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MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

APRESENTAÇÃO
Atualmente, navegar na arena de negócios não é apenas uma questão de senso comum, mas do domínio das mais modernas metodologias de Gerenciamento de Projetos que, no nível Tático e Operacional, estão intimamente ligadas à gestão empresarial estratégica. A infraestrutura proporcionada pela tecnologia de informações e comunicações é hoje fundamental no desenvolvimento de conhecimentos com ciclos de vida cada vez menores. As mudanças, por terem se tornado hoje a única constante, desafiam as instituições a antever futuras tendências e a desenvolver seu capital intelectual, de modo a poder tirar proveito adequado da grande revolução tecnológica na qual estamos hoje todos inseridos.
 
Dentro desse cenário mundial, destaca-se hoje o PMI-Project Management Institute, uma instituição sem fins lucrativos que desenvolveu e mantém atualizado o PM-BoK (Project Management – Body of Knowledge), obra que congrega o Estado da Arte do Conhecimento da metodologia em Gerenciamento de Projetos, fruto da experiência de profissionais de diversas regiões geográficas do planeta e de diversos setores industriais. Isso enriquece a metodologia pela sua simplicidade e generalidade de aplicação. A virtude está em simplificar uma matéria tão complexa.
 
De forma a responder a esse desafio e a essa demanda por profissionais PMP no Brasil, a Fundação Getulio Vargas apresenta o MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos, envolvendo, como professores, tanto profissionais da área acadêmica como industrial, de modo a criar a ambiência adequada para apresentar e debater o uso estratégico das Best Practices de Gerenciamento de Projetos na Nova Economia.

OBJETIVOS
Proporcionar aos participantes um aprofundamento e capacitação na área de Gerenciamento de Projetos, em todos os seus principais aspectos, de acordo com o padrão mundialmente aceito, consagrado e reconhecido do PMI (Project Management Institute) – difundido pela publicação PM-BoK (Guide to Project Management Body of Knowledge), o conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais de empresas públicas e privadas que desejam aumentar sua capacitação na área de Gerenciamento de Projetos, segundo a metodologia do PMI – PM-BoK. Consultores de Gerenciamento de Projetos que desejam se aprofundar na metodologia PM-BoK do PMI. Profissionais que desejam se certificar como PMP (Project Management Professional) do PMI.

Assista abaixo o vídeo do coordenador acadêmico do curso, José Ângelo Vale:

Estrutura Curricular (Disciplinas)

Análise de Viabilidade de Projetos/ Estratégia de Empresas / Fundamentos de Gerenciamento de Projetos / Gerenciamento da Qualidade em Projetos / Gerenciamento de Aquisições em Projetos / Gerenciamento de Comunicação em Projetos / Gerenciamento de Custos em Projetos / Gerenciamento de Escopo em Projetos / Gerenciamento de Pessoas em Projetos / Gerenciamento de Riscos em Projetos / Gerenciamento de Tempo em Projetos / Gerenciamento de Stakeholders em Projetos / Comunicação Interpessoal / Matemática Financeira / PMO e Arquitetura Organizacional / Negociação e Administração de Conflitos /Jogos de Negócios (Online) / Práticas de Integração em Projetos / TCC – Trabalho de Conclusão de Curso / Carga Horária Total do Curso: 432 h/a

Ementas

Análise de Viabilidade de Projetos
Fundamentos de finanças para projetos. Métodos e regras para a decisão de aceitação (investir) ou rejeição (não investir) de projetos em orçamento de capital. Custo de capital próprio e custo médio ponderado de capital. Análise do risco econômico-financeiro em projetos.

Estratégia de Empresas
Estratégia: Conceitos, escolas e processos. Identidade empresarial. Análise do Macroambiente. Planejamento Estratégico: Matrizes e modelos para análise do ambiente externo: Matriz PEST, Modelos das Forças de Porter. Matrizes e Modelos para Análise do Ambiente Interno: competências e capacidades, Forças e Fraquezas, Fatores Críticos de Sucesso; Diagnóstico SWOT. Formulação estratégica: Matriz de Ansoff, Estratégias genéricas, Cadeia de Valor, Sistema de Atividades, Estratégias Funcionais. Metodologia para desenvolvimento de estratégias de negócios, Implementação e controle estratégico: O Balanced Scorecard. Objetivos e plano de ação. Características e ferramentas.
 
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Histórico e conceituação de projeto. Gerenciamento de programa, portifólio e projetos. Relação entre estratégia e projetos. Caracterização do ciclo de vida e dos grupos de processos de gerenciamento de projetos. Áreas de conhecimento segundo o PMBOK – PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Diferença entre fase de um projeto e grupo de processos de gerenciamento. Plano de gerenciamento de projeto. Lições aprendidas. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. O papel do gerente de projeto e asu principais competências. Outros padrões e instituições que disseminam melhores práticas em gerenciamento de projetos.
 
Gerenciamento da Qualidade em Projetos
Gerenciamento da qualidade – abordagens proprietárias e não proprietárias. Conceitos e definições de qualidade em projetos. Processos do gerenciamento da qualidade segundo o PMBOK. Modelo de plano de gerenciamento da qualidade.
 
Gerenciamento de Aquisições em Projetos
Conceituação de aquisições / contratação. Processos de gerenciamento das aquisições em projetos segundo o PMBOK. Tipos de contratos e licitações.
 
Gerenciamento da Comunicação em Projetos
Dimensões e modelos de comunicação. Habilidades de comunicação para o gerenciamento de projetos. Processos de gerenciamento das comunicações em projetos segundo o PMBOK. Definição e importância da identificação dos stakeholders no projeto.
 
Gerenciamento de Custos em Projetos
Tipologia de custos em projetos. Processos de gerenciamento de custos em projetos segundo o PMBOK. Gerenciamento do valor agregado (GVA).
 
Gerenciamento de Escopo em Projetos
Definição do escopo: do produto e do projeto. Processos do gerenciamento do escopo segundo o PMBOK. Modelos de documentos: declaração de Escopo, EAP, Matriz de Rastreabilidade dos Requisitos.
 
Gerenciamento de Pessoas em Projetos
Processos de gerenciamento de pessoas em projetos segundo o PMBOK.
 
Gerenciamento de Riscos em Projetos
Riscos – definição, conceitos e histórico. Processos do gerenciamento de riscos segundo o PMBOK.
 
Gerenciamento de Tempo em Projetos
Contexto e importância do gerenciamento do tempo em projetos. Processos do gerenciamento do tempo segundo o PMBOK. Caminho crítico. Desempenho do projeto. Relatório de status e ações corretivas.
  
Negociação e Administração de Conflitos

Importância da negociação. Conceitos fundamentais de negociação. O objeto da negociação. O conflito na empresa e a negociação gerencial. Comunicação interpessoal como componente primordial para o processo de negociação. Linguagem corporal na negociação. Assertividade. Estratégias e estilos de negociação. Teoria de estilos a sua argumentação. Negociação com pessoas de diferentes estilos. O perfil do gestor como negociador. O processo de negociação: elementos e fases. Principais modelos de negociação. Negociação em diferentes culturas.
 
Comunicação Interpessoal
Princípios de Comunicação. O processo da comunicação – comunicação verbal e não verbal, comunicação interpessoal e intrapessoal. Barreiras à comunicação eficaz. O processo de comunicação em grupo. A importância da inteligência emocional no processo da comunicação.
 
Matemática Financeira
Juros simples. Juros compostos. Taxas de juros (reais, efetivas e equivalentes). Descontos simples e compostos. Amortização de empréstimos. Conceitos de equivalência e fluxo de caixa. Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Pay-Back (simples e descontado). Taxa de atratividade (custo de oportunidade).
 
PMO e Arquitetura Organizacional
Escolas de Pensamento Organizacional. Tipologias de Estruturas Organizacionais: Estruturas Funcionais, Estruturas Divisionais, Estruturas Multi-Divisionais (M), Estruturas Matriciais, Estruturas Projetizadas, Estruturas Relacionais (Virtuais), Estruturas Orientadas a Processos e Estruturas Híbridas; Modelagem Estrutural. Centralização e descentralização. Matriz Make x Buy e Terceirização. PMOs: Definição, funções, implantação, impacto na arquitetura organizacional, níveis de maturidade. Cultura e clima organizacional. Gerenciamento de mudança. Gestão do conhecimento em ambiente de projeto e arquitetura organizacional.
 
Gerenciamento de Stakeholders em Projetos
Definição e importância da identificação dos stakeholders no projeto. Aspectos comportamentais. Identificação, classificação e análise dos stakeholders do projeto. Processos de gerenciamento dos stakeholders. Processo de mudança.
 
Jogos de Negócios (Online)
Nas sociedades complexas e sofisticadas, a dinâmica ambiental, cada vez mais turbulenta, obriga que as empresas desenvolvam uma visão estratégica de seus negócios. Para atuarem com efetividade nesse ambiente, as empresas dependem da capacidade de seus dirigentes diagnosticarem a influência das mudanças ambientais nos resultados e escolher alternativas estratégicas mais apropriadas para manter a empresa ajustada às demandas do meio onde atua. A simulação poderá contribuir para desenvolver algumas dessas habilidades. Porém, para participar de maneira adequada, é necessário conhecer o simulador e compreender o modelo do negócio, as variáveis de decisão envolvidas e os critérios de avaliação de desempenho utilizados.
  
Práticas de Integração em Projetos
Integração das áreas de conhecimento. Integração dos processos de gerenciamento. Termo de abertura do projeto. Elaboração preliminar do Escopo. Desenvolvimento do Plano do projeto. Gerenciamento da execução do projeto. Monitoramento e controle do trabalho do projeto. Controle integrado de mudanças. Encerramento do projeto.

Investimento

Condições de Pagamento:

À vista - R$ 23.665,00
R$ 11.650,00 de entrada mais 12 parcelas de R$ 1.067,00
R$ 6.165,00 de entrada mais 18 parcelas de R$ 1.067,00
R$ 1.000,00 de entrada mais 24 parcelas de R$ 1.067,00
Outras formas de parcelamento sob consulta.

Contratos com parcelamento superior a 12 meses, sofrerão, a partir da 13ª mensalidade, reajuste do IGPM/FGV.
Valores incluem material didático digital e taxa de emissão do certificado de conclusão da Fundação Getulio Vargas.

FINANCIAMENTO EXCLUSIVO BANESTES: R$ 1000,00 + 36 parcelas de R$ 745,00 (valor simulado e sujeito a confirmação). Conheça mais sobre esse produto e viabilize o seu crescimento profissional.

Informações Adicionais

Curso de Pós Graduação - Lato Sensu – Especialização MBA em Gerenciamento de Projetos –
Turma 44 – Vitória (ES)

  
Aulas às sextas-feiras noite (18h30min às 22h50min) e aos sábados pela manhã (8h às 12h20) em semanas alternadas, durante aproximadamente 18 meses.

Aula em 14 de Julho
 
Local: M.Murad Consultoria e Treinamento Ltda., Rua Desembargador Sampaio, 193, Praia do Canto, Vitória – ES
 
DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA:

Comprovante de graduação: cópia autenticada do diploma ou carteira de classe. Será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão de curso para aqueles que ainda não estão de posse do diploma ou carteira de classe;

Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da CNH;

2 fotos 3 x 4.
 
Observações:

Para validação das cópias simples deverão ser apresentados os documentos originais.

Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da M.Murad/FGV.

Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

Corpo Docente

Os professores do convênio M.Murad/FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. A seguir, o currículo de professores que regularmente ministram aulas em Vitória-ES. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.

JOSÉ ÂNGELO SANTOS DO VALLE (COORDENADOR ACADÊMICO)
Doutor e Mestre em engenharia pela UFF. Engenheiro Civil pela UFRJ. Trabalhou 23 anos na Promon Engenharia. Professor convidado e coordenador do curso de MBA em Gerenciamento de Projetos. Consultor de empresas como EMBRAER, TV GLOBO e PETROBRAS. Fundador e ex-Presidente do PMI – Project Management Institute – Rio de Janeiro. Atua no PMI-USA, no Translation Verification Committee do Guia PMBOK. Conferencista nacional e internacional. Apresentou artigos e palestras em países da Europa, África do Sul, Japão, Estados Unidos e Canadá. Foi vice presidente do IBEC - Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos e Delegado Brasileiro no Conselho Internacional - ICEC - International Cost Engineering Council. Em 2004, recebeu o Prêmio Internacional "Americas Award" do ICEC. Fundador e membro do Comitê de Estudos (CE-93) sobre Gerenciamento de Projetos – GP - da ABNT. Membro do Conselho Editorial da Revista Mundo PM. Representa a ABNT na International Standard Organization – ISO. É membro fundador do WorkGroup - Terminology in Project Management da ISO. Trabalhou na elaboração da Norma Internacional ISO 21.500 sobre Project Management.
 
VICTOR CLÁUDIO PARADELA FERREIRA
Doutor em Administração e Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – EBAPE, da Fundação Getúlio Vargas. Graduação em Administração e Especialização em Formação de Recursos Humanos para o Ensino à Distância. Possui experiência profissional e acadêmica no campo da Administração, tendo atuado como empresário, diretor, gerente, analista, consultor e professor nas áreas de Administração, Gestão de Recursos Humanos e Desenvolvimento Gerencial em organizações privadas e na Administração Pública direta e indireta. Atua como professor em cursos de Pós-Graduação da FGV desde 1992. Publicou três livros, além de diversos artigos em periódicos acadêmicos e científicos. Apresentou vários trabalhos em congressos científicos.
 
ÂNGELO JOSÉ ALBINO BRAGA
MBA em Gerência de Projetos pela FGV. Especialista em Desenvolvimento de Negócios e Soluções de TI, Identificação de Oportunidades e Gestão da Tecnologia da Informação. Certificado PMP pelo PMI e membro do PMI Capítulo MG. Professor de pós-graduação da instituição FGV-RJ. Foi funcionário da Fiat Automóveis S/A, onde exerceu importantes funções, durante 12 anos, destacando a elaboração e implementação do Sistema de Controle do Avançamento da Produção (sistema de missão crítica). Trabalhou durante 4 anos na ITS LA empresa de TI do Grupo Fiat, com atuação na gerência e liderança da equipe de elaboração de soluções e gestão de projetos, tendo como principal trabalho a implantação da infra-estrutura de TI da fábrica de caminhões da Iveco em Sete Lagoas, além da elaboração e implementação de vários projetos de TI para as empresas do Grupo Fiat. Atualmente é Project Executive da IBM, atuando na gestão de uma conta de Outsourcing de TI para o Grupo Fiat. Graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-MG, com pós-graduação em Análise de Sistemas pela FUMEC, pós-graduação em Gerência de Projetos pelo IETEC e MBA em Gerência de Projetos pela FGV.
 
MÁRIO LUIS SAMPAIO PEREIRA
Consultor de Negócios e Projetos e Professor convidado dos MBAs de Gerenciamento de Projetos e Gestão Empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da FIA (USP). Coautor dos livros “Gerenciamento de Escopo em Projetos” pela editora FGV Management, e “PMO – Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática” pela editora Brasport (2012). Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Rosário (ARG), Mestre em Inteligência Competitiva pelo convênio UFRJ / INT / Universidade Aux- Marseille (FRA), pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP (CEAG) e pela FACESP (com ênfase em Administração da Produção); graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, em Informática pela PUC-RJ, além decertificado pelo Project Management Institute (PMI) como PMP desde 2001. Dedica-se ao Gerenciamento Profissional de Projetos há mais de 23 anos, período ao longo do qual vem prestando consultoria e liderando projetos de grande porte, para organizações no Brasil e no exterior, em temas organizacionais tais como: Planejamento Estratégico, Implementação de PMO e Metodologia Unificada de Gerenciamento de Projetos, Modelagem de Processos, Fábrica de SW e Marketing em Rede, além de capacitação de média e alta gerência, tanto no formato presencial como e-learning (à distância). Também atuou na área de TI por mais de 10 anos, tendo sido executivo de empresas nacionais e multinacionais.de empresas nacionais e multinacionais.
 
LUCIANO MIGUEL SALAMACHA
Mestre em Engenharia de Produção pela UTFPR, com MBA pela Fundação Getulio Vargas, especialista em Gestão Industrial pela UTFPR, e Advogado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR. Integra o grupo de pesquisa do CNPQ “Promoção da Inovação Tecnológica nas Organizações”. É colunista para área empresarial para diversas emissoras da Rede CBN de Rádio e também para a Rede Record no Paraná e TV Bandeirantes em Curitiba - PR. É autor dos livros “Salve-se quem souber – conhecendo os caminhos do mundo empresarial” e “Seja promovido: seja diferente” e também de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior.
 
RODRIGO BARBOSA NEVES
Engenheiro Civil pela UFMG, Doutorando pela UNR (Universidad Nacional de Rosário – Argentina), Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total em Projetos pela UFF (Univ. Federal Fluminense) e certificado PMP (Project Management Professional) pelo PMI. É Sócio-Diretor da RBN Consultoria (www.rbnconsultoria.com.br / www.facebook.com/rbnconsultoria), professor e consultor em diversas faculdades e empresas. Possui certificação em MS Project pela Microsoft, MS Project Orange Belt pelo IIL Brasil, e EPM2010 Specialist pelo MS Project Experts EUA. É presidente do IIBA (International Institute for Business Analysis) filial MG (http://minasgerais.theiiba.org), e membro da CoaterS Consultores Associados (www.coaters.com.br).
 
MURILO RAMOS ALAMBERT RODRIGUES
Economista pela FEA/UFRJ e mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ. Possui experiência profissional diversificada, adquirida nas áreas de Estratégia Empresarial, Elaboração de Projetos, Planejamento Estratégico e Controle de Gestão em empresas como IBM, Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), KPMG, BrasilSeguridade, Organizações Globo, Transocean, COAD, Vesuvius, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Coca-Cola, Light, Petrobrás, Telemar, Claro, NEC, Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, BRB, entre outras. Atualmente trabalha como professor de cursos de pós-graduação e como consultor de empresas, com experiência na área de desenvolvimento de planos estratégicos, planos de negócio, análise e controle de custos e orçamento empresarial. É professor de Estratégia Empresarial, Gestão de Custose Orçamento Empresarial. É Coordenador Acadêmico de cursos de pós-graduação em Gestão Empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
 
JOSÉ FINOCCHIO JR.
PMP,PMI-SP,PMI-RMP ganhador do premio do PMI americano “2005 Professional development product of the year”, possui 15 anos de experiência como gerente de projetos de grande porte de transformação empresarial e Tecnologia da Informação. Atuou em posições gerenciais nas empresas Hewlett Packard, Ciba-Geigy, Digital Equipments, Deloitte Consulting, onde liderou projetos complexos na área de ERP, E-commerce e reengenharia de processos. Atualmente é gerente de sistemas para América Latina da BASF e responsável por seu Project Office. É professor em cursos de MBA na área de projetos, em instituições tais como: FGV Management, FIA-USP e FIAP. Atua como palestrante em treinamentos de gestão de projetos em empresas como Petrobras, Bradesco, Votorantim, IBM, Oracle, Ericsson, CTA Centro Tecnológico da Aeronáutica, etc. Possui um MBA em finanças pela USP, é pós-graduado em Administração de empresas pela EAESP-FGV e é graduado em processamento de dados pela Universidade Federalde São Carlos. É certificado PMP pelo PMI desde 1998, e certificação APICS desde 1990 além de diversas certificações técnicas na área de SAP R/3.
 
MARCOS LEANDRO TAVARES
Especialista em e-business pela Fundação Getulio Vargas em 2001 e em Gestão do Conhecimento pela COPPE/UFRJ em 2004. Analista de Sistemas pela Universidade Veiga de Almeida/RJ (UVA). Está cursando o Mestrado em Sistemas de Gestão pela UFF/LATEC, com uma linha de pesquisa sobre o Gerenciamento de Stakeholders no Ambiente Organizacional. Atua no mercado de informática desde 1988, como Desenvolvedor, Analista de Sistemas, Coordenador, Especialista, Gerente de Sistemas, Assessor, Diretor de e-business e Diretor Comercial. Sócio-Diretor e consultor da Scie Inteligência Competitiva, empresa especializada em Inteligência e Inovação de Negócios, que utiliza a otimização de processos, as tecnologias e os recursos web como impulsionadores de mudanças. Professor de disciplinas técnicas e de gestão – Gestão Estratégica da Informação, Business Intelligence, Gestão por Processos, Gestão de Projetos, Sistemas Integrados de Gestão e Negócios Eletrônicos, E-Business, E-Commerce, Internet para Negócios, Jogos de Negócios, Tecnologias de Gestão de Projetos, Elaboração e Gerenciamento de Projetos, Fundamentos em Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento do Escopo, Gerenciamento da Comunicação, Gerenciamento da Integração e Project Office e Nível de Maturidade em Projetos, nos MBA’s Executivo em Saúde, Gerência de Projetos, Gestão Empresarial, Gestão Empresarial com ênfase em Tecnologia da Informação, Gestão Industrial, Gestão de Pessoas, Logística e Supply Chain Management, Marketing, MBA In Company, CADEMP e na pós-graduação de Administração – Executivo Jr, da FGV. É voluntário da Junior Achievement (www.jarj.org.br) desde 2001, colaborando ativamente como Adviser de Marketing, Finanças, RH e Produção de programa miniempresa, que leva lições de empreendedorismo para alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro.
 
PAULETTE ALBÉRIS ALVES DE MELO
PhD em Administração pela Florida Christian University. É Mestre em Administração pela Universidade IMES – USCP. É Pós-graduada em Administração de Instituições Financeiras pela EAESP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV-EPGE. É Graduada em Direito pela UBS-MC.  Possui experiência profissional de 28 anos atuando na indústria financeira como executiva do Grupo Santander Banespa, em especial como Superintendente Regional do ABC Paulista, na liderança de equipes comerciais e administrativas. Professora  convidada da Fundação Getulio Vargas.  Foi presidente durante dez anos de empresa do terceiro setor. Tem experiência como consultora e tem ministrado palestras em várias empresas à convite da FGV, e também através da sua consultoria, a DECORH, em empresas como REDE GLOBO DE TELEVISÃO, SBT, UNIMED, SERPRO, MERCK SHARP E DHOME, e várias outras.    
 
LÚCIO JOSÉ DINIZ  
Médico e Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração de Empresas e Projetos pela Universidade de Columbia, USA. Consultor de empresas, atuando em projetos de política e estratégia empresarial. Sócio-Diretor da LD& M Consultores Associados Ltda e Membro do PMI-Project Management Institute desde 1989. Coordenador Técnico do Curso de Especialização em Gestão de Projetos da Fundação Dom Cabral – Minas Gerais. Certificação PMP – Project Management Professional pelo PMI - Project Management Institute. Fundador e Membro do Conselho Consultivo do Capítulo do PMI de Minas Gerais. Instrutor em Gestão de Projetos do ESI – Educational Services Institute, Arlington, Virginia, USA.Palestrante em congressos internacionais promovidos pelo PMI, tendo apresentado trabalhos em Dallas, Boston, Long Beach e San Antonio. Pesquisador do MIT – Massachussets Institute of Technology – Cambridge, MA, USA.
 
ALFREDO BRAVO
Alfredo Bravo, M.Sc. Professor, Consultor e Palestrante nos temas: Negociação, Vendas e Mudanças Organizacionais. Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Rosário – Argentina. Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense – UFF. MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor de Negociação e Vendas da IBM – Curso High Performance Selling – HPS, feito em Harvard e Huthwaite. Professor nos MBAs da FGV, UFF e FAB. Atualmente Consultor de Vendas da Paragon, uma empresa IBM Business Partner Atuou como Analista de Sistemas na White Martins e Bayer S.A. Experiência em Gerência de Projetos e Gerência de Mudanças. www.alfredobravo.com.br
 
DAVID MENEZES LOBATO
Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ, M.Sc. - Mestre em Engenharia de Produção pela UFF, Pós-Graduado em Tecnologia Educacional pela ABT, Graduado em Engenharia Civil pela UFF e Graduado em Administração de Empresas pela UFRJ com grau CUM LAUDE de dignidade acadêmica. Certificado em cursos pela Columbia Business School, Wharton Business School, University of California, Florida Christian University, Skill Dynamics Canada - an IBM Canada Company e Ansoff Associates. Trabalhou na IBM Brasil onde atuou como Coordenador do Instituto de Desenvolvimento Gerencial-Executivo. Professor e Consultor de empresas na área de Gestão Empresarial. Diretor da DB2 Lobato Consultoria e Treinamento. Qualificado no curso tutorial de professores pelo programa FGV online. Professor vencedor do Prêmio Mérito Docente FGV por 6 vezes consecutivas. Em 2010, passou a integrar o Quadro de Honra dos melhores professores da FGV. Professor e Coordenador acadêmico executivo da FGV.
 
ALEXANDRE OLIVEIRA
Mestre em Administração de Empresas pela COPPEAD - UFRJ, especialista em Negociação e Avaliação de Executivos pela Wisconsin University  e Economista pelas Faculdades Integradas Bennett do Rio de Janeiro. Sua experiência profissional inclui a função de consultoria a diversas empresas e, cumulativamente, o cargo de Consultor do Externato Santa Ignez (NF / RJ), a docência em cursos de graduação e pós-graduação em administração e informática, ma PUC – RJ e na FGV - RJ.
 
GERSEM MARTINS DE ANDRADE
Engenheiro Eletrônico formado pela UFRJ em 1977, Master of Sciences in Petroleum Engineering pela STANFORD UNIVERSITY em 1984, Bacharel em Direito pela UERJ em 2000, Advogado registrado na OAB-RJ. Exerceu as funções de engenheiro de reservatórios na Petrobras S. A. de 1978 até 1997. De 1978 a 1991, foi responsável pela elaboração e acompanhamento da maioria dos projetos de recuperação especial de petróleo da Petrobras. De 1992 a 1996 foi chefe do Setor de Tecnologias de Reservatórios e Avaliação de Formações e, em seguida, da Divisão de Reservatórios da Bahia. De 1996 a 1997 exerceu a função de pesquisador no Centro de Pesquisas da Petrobras estando envolvido com soluções  analíticas para problemas não lineares em recuperação especial de  petróleo. De 1998 até hoje vem atuando como negociador de parcerias internacionais no segmento upstream da Petrobrás.
  
JOSÉ GENARO LINHARES JR.
Consultor em gerenciamento de projetos e em tecnologia da informação, com ampla experiência de campo, totalizando mais de 7.000hrs em desenvolvimento de soluções, membro do Project Management Institute, certificado pelo mesmo como Project Management Professional, participante dos 30º., 32º. e 33º. seminários de gerenciamento de projetos pelo PMI em 1999 realizado na Filadélfia, 2001 realizado em Nashville e 2002 em San Antonio. Pós-graduado em Gerência de Tecnologia da Informação e graduado no Curso Superior em Tecnologia de Processamento de Dados pela Fumec, é certificado como Microsoft Office User Specialist em Microsoft Project 2000 e 2002. Instrutor em Gerenciamento de Projetos e Microsoft Project em várias turmas: Fiat Isvor, Telemig Celular, Telemar, Mannesmann Demag, Ceras Inglesas, Artway Brasil, Vesper, Hospital Vera Cruz, entre outras. Professor no MBA em Gerenciamento de Projetos da FGV. Professor da cadeira de Gerenciamento de Projetos no curso de Pós Graduação em Engenharia de Software na PUC. Vice Presidente de Certificações do PMI-BA.
 
MARCELO CARPILOVSKY
Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Doutorando em Psicologia. Formado em Engenharia de Sistemas pela PUC e em Direito pela UERJ. Professor de graduação e pós-graduação nas disciplinas Comunicação Interpessoal, Gestão de Pessoas, Criatividade e Inovação nas Organizações, Negociação e Processo Decisório. Consultor em Desenvolvimento Gerencial.Professor do FGV Management. Especialista em Psicodrama Pedagógico e Organizacional. Curso na Creative Education Foundation (Buffalo / NY).
 
PAULO ROBERTO DA C. VIEIRA
Doutor em Administração (COPPEAD/UFRJ), Mestre em Economia (IE/UFRJ) e Economista (UCAM). Sua experiência profissional inclui o cargo de analista do Banco Central do Brasil, bem como docência em cursos de Economia e Administração. Autor de diversos artigos publicados em revistas e Congressos.
 
RICARDO BORDEAUX
Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Especialista em Engenharia de Produção e Engenharia Civil também pela PUC-Rio. Sua experiência profissional inclui cargo de direção na Fernandes, Bordeaux & Del Cima Engenharia e Construção Ltda., cargo executivo na H. Stern Joalheiros, docência em cursos de administração (graduação e MBA’s), assim como consultoria em diversas empresas. Co-autor de livros (Mercado de Capitais e Estudos em Negócios) e artigos acadêmicos. Consultor financeiro de diversas empresas.

Resoluções do MEC

A Fundação Getulio Vargas é mantenedora das Escolas EBAPE (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas) e EPGE (Escola de Pós-Graduação em Economia) – Instituições de Ensino Superior credenciadas para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu autorizados e reconhecidos em conformidade com a Lei 9394/96.

Os Cursos de Pós-Graduação lato sensu – nivel especialização – oferecidos conjuntamente pelas escolas EBAPE, credenciada pela Portaria MEC nº580, de 28/03/2001, DOU nº62, de 29/03/2001, Seção 1, p. 14 e EPGE – recredenciada pela Portaria nº629, de 22/07/2014, DOU de 23/07/2014, Seção 1, p. 19, por meio do IDE (Instituto de Desenvolvimento Educacional/FGV), em seus núcleos próprios (Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo) e na Rede de Instituições Conveniadas em todo o Brasil, atendem à Resolução CNE/CES 01/2007, de 08/07/2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação.
Informações
Aula em 14 de Julho

Turma 44: Aulas às sextas-feiras à noite (18h30 às 22h50) e aos sábados pela manhã (8h às 12h20), quinzenalmente.

VIABILIZE O SEU MBA EM PARCELAS DE R$ 745,00. Consulte a nossa parceria de financiamento.

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(27) 2125-4761

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Praia do Canto - Vitória/ES
CEP: 29055-250

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