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MBA EM MARKETING

APRESENTAÇÃO
Líder nacional no ensino de pós-graduação lato-sensu em Marketing, a FGV Management oferece um programa inovador, fundamentado na aplicação prática dos conceitos e técnicas modernas de marketing, obtidas a partir das experiências das melhores empresas e instituições de ensino, no âmbito nacional e internacional.

 OBJETIVOS
Familiarizar os participantes com os conceitos e técnicas modernas do Marketing através da identificação das melhores práticas gerenciais adotadas por empresas de sucesso; Desenvolver nos participantes a habilidade de pensar e agir estrategicamente, voltada para a obtenção de resultados; Elaborar um Plano de Marketing de uma linha de produtos ou serviços de uma empresa existente, (preferencialmente) ou nova; Promover a troca contínua de experiências de profissionais de renome e os participantes do curso, desenvolvendo habilidades interpessoais notadamente a capacidade de trabalhar em equipe; Oferecer aos participantes conhecimentos que possam ser aplicados no seu dia-a-dia profissional e que contribuam para alavancar a sua carreira ou a desenvolver o seu próprio negócio.

PÚBLICO-ALVO
Este curso destina-se a profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que necessitam adquirir, aprofundar ou aplicar as técnicas de Marketing para assumir posições de comando em suas empresas.

Assista abaixo o vídeo do coordenador acadêmico do curso, Luis Carlos Sá:

Estrutura Curricular (Disciplinas)

Comportamento do Consumidor / Pesquisa de Mercado / Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas / Gestão de Serviços e Marketing Interno / Formação e Administração de Preços / Finanças para Executivos de Marketing / Liderança e Formação de Equipes de Alto Desempenho / Gestão de Logística, Distribuição e Trade Marketing / Gestão de Vendas / Negociação Comercial / Gestão da Lealdade dos Clientes / E-Commerce / Gestão de Varejo e Franquias / Marketing Internacional / Comunicação Integrada de Marketing na Era Digital / Gestão de Mídias Sociais / Planejamento Estratégico de Marketing / Implementação do Plano Estratégico de Marketing / Jogos de Negócios / TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Carga Horária Total do Curso: 432 h/a

Ementas

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
O comportamento do consumidor. Teorias da racionalidade econômica, comportamental, psicanalítica, social, antropológica e cognitivista. Fatores de influência no comportamento de compra. Tipos de compra e processo decisório de consumo. O comportamento do consumidor organizacional.
 
PESQUISA DE MERCADO
Aplicações da Pesquisa de Marketing. Sistema de Informação de Marketing – SIM. Planejando uma pesquisa. A pesquisa quantitativa. Pesquisa qualitativa e outras classificações. Segmentação de mercado: Objetivos da segmentação. Benefícios e limitações da segmentação. Critérios de Segmentação.
Benefícios Esperados:Ao término do módulo os alunos conhecerão a abrangência das principais técnicas e aplicações de pesquisa de mercado; que possam discernir sobre a escolha de Institutos de Pesquisa e que possam utilizar pesquisas como ferramenta no processo de decisão.
 
GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E MARCAS
Conceitos fundamentais em produtos. A inovação em produtos. Etapas para lançamento de novos produtos. O ciclo de vida do produto. Análise do ciclo de vida do produto. Estratégia para o ciclo de vida dos produtos. Análise do portfólio de produtos. Gerenciamento do portfólio de produtos. A estratégia de marcas. Embalagem e rotulagem. Estratégia de posicionamento. O gerenciamento de produtos e marcas nas organizações.
Benefícios Esperados: Ao término deste módulo, espera-se que os alunos compreendam que: A Gestão do Produto envolve uma interface em todas as áreas funcionais da organização e é particularmente importante para o marketing-mix; que a Gestão de Marcas desempenha um valor estratégico para a lealdade do cliente e lucratividade do negócio; os conceitos de difusão de inovações e de ciclo de vida dos produtos são valiosas ferramentas para a gerência de produtos; O posicionamento do produto é o único “nicho” que uma empresa ocupa no mercado; as principais etapas no lançamento e desenvolvimento de novos produtos.
 
GESTÃO DE SERVIÇOS E MARKETING INTERNO
Fundamentos do Marketing de Serviços. Diferenças entre serviços e produtos. Gestão da qualidade em serviços. Produtividade em serviços. Identificação, recuperação e relacionamento com clientes. Monitoração da satisfação do cliente. Tangibilização dos serviços. Desenvolvendo a percepção dos clientes. Marketing Interno. Condições para o Empowerment. Estratégia em Serviços. Em busca do composto ótimo.
Benefícios Esperados:Remeter para o participante ao atual “estado da arte” na prestação de serviços; Criar quadro de referência que auxilie a identificar razões de insatisfação dos clientes e novas soluções para seus problemas; Idealizar formas de eliminar razões de insatisfação dos clientes com os serviços prestados por uma empresa; Analisar adaptações e/ou mudanças internas necessárias à satisfação dos clientes.
 
FORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PREÇOS
O ambiente de negócios. Comportamento de compra do consumidor. Influência do macro ambiente. Análise da concorrência. Estratégia competitiva e objetivos empresariais. A Importância dos custos na formação do preço.  Principais classificações dos custos e despesas. Margem de contribuição. Sistemas de custeio. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Métodos de definição de preços. Políticas e administração de preços. Políticas de preços para novos produtos. Preço de serviços.
Benefícios Esperados: Ao término do curso os participantes estarão aptos a: formular estratégias de preços considerando as diferentes fases do ciclo de vida do produto; estabelecer preços considerando a demanda; Benchmarking entre os participantes da indústria; Planilha de custos; verificar a conseqüência de cada ação de preços no resultado da empresa. 

FINANÇAS PARA EXECUTIVOS DE MARKETING
O que é finanças. A relação entre finanças e marketing. Relação entre objetivos corporativos e marketing. Matemática Financeira: Juros Simples e Juros Compostos – Valor Presente e Valor Futuro de um fluxo de caixa; Instrumentos financeiros para tomada de decisão em marketing. Princípios de finanças para análise de projetos e decisões de marketing. Fundamentos de um orçamento de marketing
Benefícios Esperados: Ao término dessa disciplina, espera-se que os alunos adquiram os conhecimentos básicos de finanças aplicados ao Marketing e entendam que toda decisão de marketing é também uma decisão financeira.
OBS: É indispensável que o aluno tenha uma calculadora financeira, preferencialmente a HP 12C ou 10B.
 
LIDERANÇA E FORMAÇÃO DE EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO
Liderança versus gerência. Características dos líderes. Estilos de liderança. Poder e conflito nas organizações. Motivação e empowerment. Estágios de evolução de equipes.  Planejamento organizacional. Montagem da equipe. Desenvolvimento da equipe de alto desempenho. Times de trabalho auto-dirigidos.
Benefícios Esperados: Ao término da disciplina espera-se que o participante esteja melhor preparado para desenvolver o processo de autoconhecimento e de transformação pessoal. Desenvolver suas competências para liderar pessoas e obter melhores resultados através do comprometimento de sua equipe. Aprofundar a escuta ativa e a comunicação eficaz. Potenciar o relacionamento interpessoal. Focar na premissa de que a verdadeira equipe transforma desafios em oportunidades. Enfrentar os desafios frente às mudanças. Compreender os fatores críticos de sucesso da liderança, interiorizando os aspetos fundamentais da sua intervenção na equipe, conhecendo a sua motivação e dinâmica. Não superestimar a capacidade de execução da equipe. Ser bem sucedido nos processos de apoio e na delegação.

GESTÃO DE LOGÍSTICA, DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING
Importância da Logística na moderna economia. Suprimentos. Armazenagem. Modalidades de transporte. Logística de resposta de serviços (LRS). Supply Chain Management(SCM). Tecnologia da informação na Logística. Canais de distribuição. Características e funções. Estratégias de canais de distribuição.  TradeMarketing. Modelos de atuação entre fabricantes e pontos de vendas. O conceito de marketing aplicado aos canais de vendas. A importância de TradeMarketing para as organizações.
Benefícios Esperados: Espera-se que os participantescompreendam que os intermediários são usados no canal de distribuição devido à sua eficiência e às funções especializadas que desempenham; Os atacadistas desempenham funções importantes no canal, as quais nem os fabricantes nem os varejistas podem desempenhar de forma particularmente adequada; Logística é um sistema de atividades que afeta as utilidades de tempo e lugar proporcionadas por um canal de distribuição.

GESTÃO DE VENDAS 
Vendas na estratégia de marketing.  Pressupostos básicos da política comercial. O processo da venda. Relacionamento baseado em valor Administração de vendas. Sistemas de informação de vendas - automação da força de vendas. Estrutura e funções de vendas - uma visão estratégica. A busca do melhor mix entre clientes, produtos e territórios. Onde ocorrem as vendas: o campo de trabalho. Relacionamento comercial.  Fatores críticos de sucesso.
Benefícios Esperados: Ao término deste módulo, espera-se que os alunos estejam aptos a desenvolver as principais ações táticas de vendas, a partir de uma perfeita adequação das mesmas aos objetivos e estratégias mercadológicas da companhia; que compreendam todas as etapas pertinentes à administração de vendas.

NEGOCIAÇÃO COMERCIAL
Planejando a negociação. Estágios de uma negociação. Modos de influenciar. Modelos de persuasão. Como e porque se preparar. Como e porque ganhar tempo. Como lidar com cada tipo de negociador. Escutar, sondar e questionar: uma maneira de diminuir conflitos. Diferentes maneiras de contornar um problema. a importância de perceber e usar a linguagem corporal.fechandoa negociação e métodos de diminuição de dissonância cognitiva.
Benefícios Esperados: Ao término deste módulo, espera-se que os alunos saibam identificar os passos de negociação necessários ao estabelecimento de um relacionamento duradouro; que possam implementar, ou “aprofundar”, na empresa em que trabalham, uma cultura de administração deste relacionamento junto a seus clientes.

GESTÃO DA LEALDADE DOS CLIENTES
1. Infraestrutura Organizacional: Cultura organizacional orientada ao Cliente (paradigma transacional x paradigma relacional), Integração e Aderência das Áreas Organizacionais à Nova Cultura (Finanças, RH, Operações e Marketing), Gestão do Pessoal Interno – ERM (EmployeeRelationshipManagement), Mapeamento e Posicionamento do Portfólio de Clientes (Segmentação)
2. Infraestrutura ferramental: Desenho do Processo de Negócio (Business ProcessDesign), Ferramentas de Inserção e Consulta de Dados do Cliente (CRM), DatabaseMarketing (DBM), Integração dos Diversos Canais de Relacionamento (Pontos de Contato do Cliente com a Organização), conhecimento de ferramentas básicas de Tecnologia da Informação aplicadas à estratégia
3. Projetos/Programas de Gestão da Lealdade do Cliente: A) Ações por meio da Internet – loja virtual, e-mail marketing, B)   Ações por meio da Mala Direta C)  Ações por meio de Programas de Relacionamento (Lealdade) D)  Ações utilizando Cross Selling, UpSelling, Recompra.
4. Investimento, Controle e Mensuração: Levantamento das Necessidades de Investimento para Implementação de Campanhas, KPI’sde Controle e Avaliação da Performance, Apuração do Retorno do Investimento e Eficácia das Campanhas.
Benefícios Esperados: O objetivo é dar ao aluno uma visão completa e prática de como obter resultados efetivos a partir do gerenciamento da lealdade da carteira de clientes, identificando os pontos internos das Organizações onde o alinhamento estratégico se torna imprescindível, uso de ferramentas apropriadas ao processo, aplicação de programas específicos para o aumento incremental da participação do cliente na receita da Organização e controle sobre o investimento, indicadores e retorno das iniciativas. Promover uma mudança cultural incentivando a obtenção da lucratividade a partir de práticas de relacionamento que agregam valor ao Cliente, em detrimento de práticas transacionais impessoais.

E-COMMERCE
A Internet e os negócios. Surgimento da Internet comercial. A Internet e a estratégia das empresas.  Operações, tecnologia e segurança. Tecnologia de comércio eletrônico.Entendendo o público alvo – o consumidor on-line.Marketing em negócios na Internet. Segmentação, metas e posicionamento competitivo no ambiente da Internet. Impacto da Internet nos programas de marketing. Administração do esforço de marketing on-line.
Benefícios Esperados:Ao término deste módulo, os participantes estarão aptos a desenvolver estratégias de comercialização de produtos e serviços via internet.

GESTÃO DE VAREJO E FRANQUIAS
Marketing de Varejo: Conceitos, Panorama e Tendências do Varejo.  Classificação e formatos. Principais oportunidades de vantagem competitiva no varejo. Composto de Varejo. Gerenciamento de Categorias. Localização Comercial. Franchising: Conceitos do Franchising. Principais aspectos jurídicos e de gestão. Passo a passo para a formatação de uma nova rede de franquias.
Benefícios Esperados: Ao término deste módulo, espera-se que o aluno tenha uma visão geral do varejo com lojas físicas contemporâneo, globalizado e altamente competitivo, e as especificidades do marketing em um empreendimento de varejo físico, sob a ótica da organização varejista. Conheça as tendências do varejo e suas consequências práticas. Identifique os diferentes tipos de formato e de propriedade e suas aplicações. Formule adequadamente uma estratégia de varejo para empresa nova ou existente, com diferenciais e vantagens competitivas sustentáveis. Identifique e manipule os elementos do composto de varejo gerando percepção de valor para o empreendimento varejista físico. Conheça os benefícios da técnica do Gerenciamento de Categorias. Identifique os aspectos relevantes para a seleção de um ponto comercial. Identifique o papel das partes no sistema de franchisinge fatores de sucesso. Conheça as exigências da legislação brasileira sobre franquias. Identifique os aspectos mais importantes de gestão. Conheça os passos para a formatação de uma nova rede de franquias.

MARKETING INTERNACIONAL
Demandas do mercado global. Estratégias de internacionalização: multinacionais, globais, internacionais e transnacionais; Diferenciais competitivos do executivo transnacional. Interfaces entre os“Business Managers”,”CountryManagers”, “Functional Managers” e “Corporate Managers”. Marketing Mixaplicado aos negócios internacionais: decisão de produto global, customizado ou local; decisão de preço de entrada e manutenção nos mercados globais; decisão de comunicação global ou local; decisão de canais de distribuição internacionais. Cases de internacionalização de empresas brasileiras.
Benefícios Esperados:Ao término do módulo espera-se que os alunos: entendam as mudanças estruturais da sociedade global e os impactos sobre os negócios das organizações; desenvolvam a capacidade de percepção para negociação em mercados de diversidade cultural; desenvolvam a capacidade de estabelecer estratégias de internacionalização das atividades de uma organização; desenvolvam a capacidade de gerir o marketing-mixem ambiente globalizado.

COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING NA ERA DIGITAL
Conceito e processo de Comunicação. Evolução e novas tendências na área de comunicação (da mídia de massa à mídia individualizada e participativa; a “Aldeia Global”, a web e a interatividade); do conceito de públicos ao de stakeholders; a dinâmica e as diferentes ferramentas do composto de Comunicação Empresarial, com suas aplicações e limites; a estrutura do mercado de comunicação (atores, formas de remuneração). Planejamento de Comunicação Integrada de Marketing: posicionamento, conceito e marca (da USP à XSP); briefing, caminhos criativos e tipos de campanha; legislações e ética em propaganda e promoções; Merchandising in-scripte inserção de produto; Co-brandinge Promoções cruzadas; conceitos básicos de mídia – fontes de informação e dados, canais e indicadores (do ROI ao ROE). Convergência: Transmídia, Cross Media e Storytelling.Marketing Digital e Móvel: geolocalização; mobile tagginge realidade aumentada; Social Ads, LinksPatrocinados, mecanismos de otimização de busca (SEM, SEO, Seeding); Advergamese Advertainment; marketing viral, e-mail marketing e redes sociais corporativas; compras coletivas. Os dilemas e o perfil do novo gestor de marketing.
Benefícios Esperados: Ao término da disciplina espera-se que os alunos conheçam a evolução e as novas tendências no uso das ferramentas que compõem a Comunicação Integrada de Marketing no mundo globalizado.

GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS
Redes sociais: história, conceitos e princípios básicos. Era da Informação. Laços sociais e o impacto nas redes online. Principais serviços: Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn, FoursquareetcBlogs. Foruns. Mercado de Compras Coletivas. Estratégias de Redes Sociais. Planejamento de ações e campanhas. Redes Sociais corporativas. Impactos da mobilidade. Gestão do Relacionamento com o e-Consumidor / CRM Virtual. Comunidades Virtuais. Redes Sociais para comunicação interna.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Alinhamento empresarial. Conceitos, críticas e a evolução do planejamento estratégico de marketing (PEM). Componentes do PEM. Visão, valores, políticas e missão. Análise de cenários. Identificando oportunidades. As matrizes. Análise das forças competitivas. Arquitetura estratégica. Formulação de objetivos e metas. Estratégia competitiva de Porter. A cadeia de valor. Posicionamento estratégico. Fazendo o PEM acontecer; o detalhamento das Estratégias e Ações Táticas de Marketing-Mix. Implementação do PEM. Orçamento. Avaliações financeiras. Feedbacke controle. Formatação e apresentação do relatório do PEM.
Benefícios Esperados:Após a realização deste módulo espera-se que os alunos saibam: Definir o fluxograma de formulação de um Plano Estratégico de Marketing; Que os participantes possam detectar mudanças no ambiente externo e avaliar sistematicamente a posição competitiva de sua empresa e responder rapidamente por meio de estratégias eficientes de marketing às oportunidades e riscos que o mercado apresenta; Que o Plano de Marketing é um conjunto de atividades complexas e integradas, responsável por decisões relacionadas a produto, preço, comunicação, distribuição e vendas de bens e serviços.

IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Apresentação preliminar dos Planos Estratégicos de Marketing, pelos alunos ao Professor da disciplina Planejamento Estratégico de Marketing, que fará uma análise técnica e crítica do desenvolvimento do trabalho, para que possam concluí-lo corretamente e posteriormente realizar a apresentação do mesmo.

JOGOS DE NEGÓCIOS
Os jogos de negócios consistem na simulação de um ambiente empresarial competitivo, desenvolvido a partir de um software de última geração, para processamento do Jogo (coordenação) e apoio à decisão (participantes).

Investimento

Condições de Pagamento:

À vista - R$ 22.215,00
R$ 10.980,00 de entrada mais 12 parcelas de R$ 998,00
R$ 5.850,00 de entrada mais 18 parcelas de R$ 998,00
R$ 1.000,00 de entrada mais 24 parcelas de R$ 998,00
Outras formas de parcelamento sob consulta


Contratos com parcelamento superior a 12 meses, sofrerão, a partir da 13ª mensalidade, reajuste do IGPM/FGV.
Valores incluem material didático digital e taxa de emissão do certificado de conclusão da Fundação Getulio Vargas.


FINANCIAMENTO EXCLUSIVO BANESTES: R$ 1000,00 + 36 parcelas de R$ 698,00 (valor simulado e sujeito a confirmação). Conheça mais sobre esse produto e viabilize o seu crescimento profissional.

Informações Adicionais

Curso de Pós Graduação - Lato Sensu – Especialização
MBA em Marketing - Turma 27 - Vitória (ES)
 
Aulas às quartas e quintas-feiras à noite (18h30min às 22h50min), em semanas alternadas, durante aproximadamente 18 meses.
 
Local: M.Murad Consultoria e Treinamento Ltda., Rua Desembargador Sampaio, 193, Praia do Canto, Vitória – ES

Início das Aulas: 28 de Junho
 
DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA:

Comprovante de graduação: cópia autenticada do diploma ou carteira de classe. Será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão de curso para aqueles que ainda não estão de posse do diploma ou carteira de classe;

Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da CNH;

2 fotos 3 x 4.
 
Observações:

Para validação das cópias simples deverão ser apresentados os documentos originais.

Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da M.Murad/FGV.

Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

Corpo Docente

Os professores do convênio M.Murad/FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. A seguir, o currículo de professores que regularmente ministram aulas em Vitória-ES. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.

LUIS CARLOS SEIXAS DE SÁ (COORDENADOR)
Economista (PUC-RJ); Doutorando pelo ISCTE Lisboa; Mestre em Administração de Empresas (MBA) pela HEC School of Management (França). Mestre em Planejamento Organizacional pela FGV-EBAP, Rio de Janeiro. Idealizador, Professor convidado e há 14 anos Coordenador Acadêmico dos Programas de Pós-Graduação MBA em Marketing da Fundação Getulio Vargas em inúmeras cidades do Brasil. Como executivo, ao longo de 18 anos exerceu a Diretoria Executiva de Marketing da Bradesco Seguros; a Gerência Nacional de Vendas da American Express e as Gerências de Marketing e Planejamento Estratégico do Citibank. Há doze anos é Sócio-Diretor da SÁ & ASSOCIADOS Integradora de Conhecimentos Ltda.; e da PERFORM  Consultoria e Assessoria Ltda. empresas especializadas em Consultoria e Treinamento em Estratégia Empresarial, Marketing e Vendas.

JOSÉ MAURO GONÇALVES NUNES
Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Vice-Diretor do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias, Professor Adjunto do Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana (UERJ-IFHT). É Professor Convidado dos cursos de MBA e Pós-MBA do IDE-FGV Management. Foi Professor Visitante do Mestrado Execeutivo em Gestão Empresarial da Ebape (FGV). Foi Professor Adjunto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Convidado Centro de Pós-Graduação em Direito (CEPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi Coordenador do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Veiga de Almeida. É consultor de marketing, com atuações em empresas privadas e órgãos da administração pública estadual e municipal. É autor de livros como "Linguagem e Cognição" (Rio de Janeiro: Editora LTC, 2006) e "Comportamento do Consumidor" (Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011, 1a. edição), "Pesquisa de Mercado" (Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012, 1a. edição) e "Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado" (Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, 3a. edição, coleção FGV Management, série Marketing, em colaboração com outros autores. Recebeu o Prêmio "Excelência em Ensino" do IDE/FGV Management no ano de 2007 e 2010. Além disso, é autor do blog de marketing "Pragma: Linguagem e Cultura de Consumo" (www.josemauronunes.blogspot.com).

HÉLIO ARTHUR IRIGARAY
Doutor em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio e Bacharel em Economia pela University of Northern Iowa. Professor da FGV-EBAPE. Sua experiência profissional inclui cargos de gerência de projetos e Marketing na Star Alliance, VARIG, Banco Holandês Unido (ABN), bem como consultoria em planejamento estratégico de marketing para empresas de grande, médio e pequeno porte. Autor do livro de Gestão de Produtos e Marcas para o MBA de Marketing.

FABIANO SIMÕES COELHO
Mestre em Contabilidade gerencial pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pós graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e graduado em Contabilidade pela UERJ. Coordena os cursos de MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria e MBA em Mercado de Capitais na Fundação Getulio Vargas (FGV). Consultor de empresas na área de pricing, gestão de custos e planejamento estratégico. Palestrante do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ) e autor dos livros Formação Estratégica de Precificação da Editora Atlas e Gestão de Custos da editora FGV.

EDUARDO SANTIAGO SPILLER
Doutor em Ciências em Administração, D.Sc, e Mestre em Ciências em Administração, M.Sc., pelo COPPEAD/UFRJ; diplomado no Curso de International Affairs, Defense and Hemispheric Security do Inter American Defense College, Washington D.C., onde foi professor e Advisor da Divisão de Pesquisas; diplomado no curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, onde é professor adjunto da Divisão de Planejamento e Gestão Estratégica, nas áreas de Planejamento, Estratégia, Inteligência e Gestão do Conhecimento; pós-graduado em Engenharia de Transporte Ferroviário Urbano pela COPPE/UFRJ e em Análise de Sistemas pela PUC/RJ; graduado em Engenharia Mecânica na UFF e em Direito na UFRJ, havendo sido agraciado com dignidade acadêmica no grau de ¿CUM LAUDE¿. É professor convidado da UFRJ, do IBMEC e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército - ECEME. Leciona nos cursos de pós-graduação em Marketing e Gestão Empresarial. Sua atuação profissional diversificada, inclui funções gerenciais em diversas áreas, como Coordenador de sobressalentes e Coordenador de programas de testes de navios e plataformas de petróleo nos estaleiros Verolme; Gerente de Controle de Suprimentos e Controle Financeiro, Assessor da Superintendência Administrativa-Financeira, da Diretoria de Administração e Finanças, e da Presidência da CBTU e Superintendente de Recursos Humanos e Informática. É Advogado e Sócio-Diretor da Spiller Consultoria e Pesquisa Empresarial Ltda.

CARLOS RENATO SEABRA DE ALMEIDA
Mestre em Administração pela EGN/UFRJ e Engenheiro Mecânico, com pós-graduação em Eletrônica. Bacharel em Ciências Navais. Sua experiência profissional abrange o desempenho de funções nas áreas de Estratégia, Administração, Produção, Operações, Auditoria, Telecomunicações e Logística, nas quais, durante mais de 20 anos, ocupou cargos de direção, supervisão e gerência. Possui grande vivência na área de RH, incluindo planejamento e gerenciamento de carreiras e implantação e gestão de equipe multidisciplinar. Docente convidado de cursos de MBA e Pós-graduação e de concursos, de diversas Instituições, entre as quais a FGV, atua nas áreas de Logística, Produção, Trade Marketing, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. Foi empresário, Restaurateur, Diretor de Logística da EVM Ltda e Diretor Administrativo da ProJuris Assessoria, Consultoria e Planejamento Empresarial. É Sócio-Diretor da Pro-Acta Consultoria e Treinamento em Sistemas de Gestão e Marketing. É conferencista e consultor da Bluebeacon e da Lighthouse - Consultorias de Estratégia e Marketing, da Infratelecom - Consultoria, Projetos e Serviços em Telecomunicações, da POP Marketing - Agência de Trade Marketing, e da Perform ¿ Consultoria Técnica em Marketing, Vendas e RH. Possui experiência internacional, tendo visitado 19 países das Américas, Europa e África, e a Antártica, em viagens a trabalho.

MARIA LEONOR GALANTE DELMAS
Doutora em Psicologia Organizacional. Mestre em Educação, Especialista em Relações Humanas, Supervisão Pedagógica e Orientação Educacional, Docência Superior e Psicopedagogia. Assistente social, psicóloga e pedagoga. Atuante em processos de treinamento e consultoria organizacional e execução de processos de motivação e apoio ao desenvolvimento de lideranças em várias organizações. Vivência em implantação de projetos de identificação de áreas de conflito e  cabíveis intervenções . Construção de código de ética em ambientes organizacionais e em instituições de ensino. Consultora na área de Gestão de Pessoas, Clima organizacional e Construção de Códigos de Ética e Conduta.  Supervisora da Unidade Barra da FGV – RJ (2003-2008) . Professora convidada da FGV MANAGEMENT. Professora visitante na UERJ PUC-RS UCP UCS (Caxias do Sul) – UFJF, Petrobrás, Clariant, Embratel, UNIBANCO, Amil. Certificada pela Sociedade Latino Americana de Coaching para aplicação e devolutória do Assessment DISC®. Membro do conselho editorial da Revista Comunicação 360º. Facilitadora em coachig sistêmico e constelações organizacionais (Porto-Portugal). Formação em Neurolinguística. Sócia executiva da PHOENIX Treinamento e Desenvolvimento Gerencial e Profissional.

CLÁUDIO GOLDBERG
Consultor Sênior do Instituto MVC/SP ( www.insitutomvc.com.br ), Professor da Fundação Getulio Vargas, Professor do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul, Professor Universidade Federal do Rio de Janeiro. Palestrante da Associação Brasileira de Marketing Direto, Palestrante da ABA-Associação Brasileira de Anunciantes. É Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Graduado em Ciências Políticas pela Escola Superior de Guerra , MBA em Marketing de Varejo pela Fundação Getulio Vargas e Mestrado em Administración Estratégica de Negocios pela UNIVERSIDAD NACIONAL DE MISSIONES FACULDAD DE CIÊNCIAS ECONÓMICAS – AR. Sócio e diretor de Vendas da Gplux Consultoria Ltda, com 20 anos de experiência desenvolvidos na área de Vendas e Negociação Comercial nos segmentos de Varejo, Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Ministrou, Palestras e Treinamento para mais de 2.000 gerentes comerciais, vendedores, pré-vendas e atendentes em técnicas de vendas e negociação para diversas empresas como Cargill Foods Brazil , Bayer, Mosaic, Agrosul Catarinense distribuidora, Avery Deninson, Embratel, Brasilcenter , TIM Celular , Telefônicas Empresas , Correios , Tigre S.C. , Shopping Center Conjunto Nacional de Brasília, Shopping Interlagos , Associação de varejo de papelaria e livros, CDL – Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, Brasif , Cocamar – Cooperativa agrícola de Maringá , Rede Lab’s de exames , Ártico Refrigerador, , Banco do Nordeste, Sebrae MT , Sistema Coca Cola de distribuição , Cia Atlethica , Universidade do Corpo , Task –Soluções em Automação , Coca Cola Refrescos , White Martins, , Br Trubo, Brasil Cap , Banco do Brasil , Mangels . Autor de artigos publicados em mídia especializada no INSIGHT MVC, SDR, GOLRH, Venda MAIS , Internet Business, etc. 

ALFREDO LUIS BRAVO
Alfredo Bravo, M.Sc. Professor, Consultor e Palestrante nos temas: Negociação, Vendas e Mudanças Organizacionais. Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Rosário – Argentina. Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense – UFF. MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor de Negociação e Vendas da IBM – Curso High Performance Selling – HPS, feito em Harvard e Huthwaite. Professor nos MBAs da FGV, UFF e FAB. Atualmente Consultor de Vendas da Paragon, uma empresa IBM Business Partner Atuou como Analista de Sistemas na White Martins e Bayer S.A. Experiência em Gerência de Projetos e Gerência de Mudanças. www.alfredobravo.com.br.

MARCELO PERUZZO
Marcelo Peruzzo é mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Marketing pela FAE Business School e analista de sistemas pela Escola Superior de Ensino Empresarial em Informática. Atualmente é CEO do IP2 Marketing de Resultado, onde gerencia contas nacionais nas áreas de treinamentos e consultoria em marketing, atendendo empresas como Petrobrás, O Boticário, Pepsico do Brasil, Brasil Telecom, Caixa Econômica, Hotéis Hilton, Fiat Automóveis, Unimed, Grupo Bom Jesus, Sebrae, Copel, Panasonic, Souza Cruz, Banco HSBC, entre outras. É autor do livro Os Dez Mandamentos de Deus e os Pecados Organizacionais, publicado em abril de 2002 com grande repercussão nacional. Em novembro de 2003 lançou o livro Jesus de Gravata, obra baseada em sua dissertação de mestrado sobre Marketing Pessoal. Em 2004 lançou o seu terceiro livro, “O Caminho do Perdão”, em parceria com o escritor Milton Malanski. É professor de pós-graduação e MBA’s da FGV Management em todo território nacional nas áreas de Marketing, Comunicação, Vendas, Comportamento do Consumidor, E-Commerce e Web Marketing.. Pesquisador do segmento de marketing, ética e relacionamento. Seus artigos e estudos vêm sendo amplamente divulgados pela mídia nacional e internacional como Revistas Isto É, Época, Amanhã; e nos principais jornais de grande circulação e opinião; e programas de abrangência nacional, como Fantástico, Jornal da Globo, Boa Noite Brasil, Jornal da Band, Sem Censura, Band News, e dezenas de programas locais e regionais. No primeiro semestre de 2005, sua pesquisa sobre a mágoa, foi destaque na CHUM FM da cidade de Toronto, bem com os jornais The Daily Post e The Record, ambos com circulação na província de Ontário no Canadá. Os jornais La Tercera de Santiago do Chile e Infobae de Buenos Aires da Argentina dedicaram amplo espaço para divulgação da mesma pesquisa. Mais informações em http://www.marceloperuzzo.com.br: ou visite http://www.google.com.br e procure por Marcelo Peruzzo entre aspas.

EDUARDO MARÓSTICA
Graduado em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, Pós-graduado em Gestão Estratégica de Organizações, MBA em Negociação, Mestrado em Administração e Negócios, Doutor em Administração, Comunicação e Educação e Curso PHD na Florida, USA. No histórico profissional, conto com passagens na área estratégica empresarial em diversas organizações nacionais e internacionais. Atualmente é Sócio-Diretor em uma empresa de consultoria e treinamento empresarial. Atua como consultor, colunista e palestrante em empresas no Brasil e no Exterior. Na área acadêmica lecionando para alunos de graduação e pós-graduação.

IGDAL PARNES
Empresário, associado a empresas dos setores: editorial, de comunicação, de desenvolvimento digital e de mobilidade sustentável. Foi diretor-geral da Editora Campus-Elsevier, um dos mais importantes grupos editoriais do Brasil. A Elsevier é uma das maiores e mais tradicionais editoras técnico-científicas do mundo. Foi diretor comercial do Jornal do Brasil, responsável pela venda de espaço publicitário e pelo relacionamento com as agências de publicidade e anunciantes do jornal e das revistas do grupo. Era também o gestor da área de Marketing ligada aos anunciantes e participava das ações de Marketing ligadas à circulação dos veículos da empresa. Trabalhou em diversas agências de publicidade; como diretor de atendimento e planejamento da Caio Domingues, diretor de grupo de contas da Provarejo, diretor de contas da Promo Ogilvy Mather e como supervisor da Standard Ogilvy Mather. Estruturou áreas comerciais e tem grande experiência nessa área. Desenvolveu e participou do desenvolvimento de diversos projetos de marketing, tendo sido responsável pelo atendimento a grandes e importantes clientes, tais como: Petrobrás, Xerox, BNDES, Sony Music, Mesbla, Brahma, Fleischmann Royal, Bausch Lomb, Chase Manhattan, entre outros. Recebeu diversos prêmios, como Profissional de Planejamento do Ano da Associação Brasileira de Propaganda, Top de Vendas, Clio Awards, Marketing Best,Top de Marketing e Colunistas. Já sob a sua direção, a Campus-Elsevier recebeu a premiação de melhor editora da região sul (Jornal do Comércio e Caixa Econômica) e um Prêmio Jabuti (melhor livro jurídico). Fez parte da diretoria da ABMN (Associação Brasileira de Marketing e Negócios) e do CONAR (Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária). É professor do MBA da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, sendo convidado para cursos em outras cidades do Brasil.

PATRICIA RICCELLI GALANTE DE SÁ
Mestre em Gestão Empresarial e Bacharel em Comunicação Social/Relações Públicas pela Faculdade Hélio Alonso/RJ, tendo aprovado sua dissertação de mestrado “A difusão de inovações numa sociedade em rede: o estudo de caso da introdução dos alimentos transgênicos no Brasil”. Especialista em Reputação Corporativa, durante toda sua carreira trabalhou como Gerente de Comunicação e Marketing em empresas de marcas renomadas, como os hotéis Sheraton Rio, Sheraton Mofarrej e Caesar Park Ipanema, na empresa aérea TAM
e na agência de planejamento de comunicação Guimarães Comunicação & Marketing (atual Thymus Branding), atendendo Natura, Monsanto, Tilibra, Disney e Mogiana Alimentos. Por meio de sua empresa de consultoria de marketing, FastCo Ltda, prestou serviços às Secretarias de Turismo de Minas Gerais e do Ceará, Louis Vuitton, Henkel, Grupo Rio, Samba e Carnaval, dentre vários outros. Até 2007 foi sócia-proprietária da Casa della Pasta, fábrica de massas artesanais com atuação em 28 pontos de varejo no Rio de Janeiro, além de manter sua atividade docente nos MBAs em Marketing, Gestão Estratégica, Gestão Empresarial e de Pessoas da FGV Management, desde 1995 e no MBE em Responsabilidade Social e Terceiro Setor da UFRJ/Instituto de Economia. É editora do blog Amor ao Planeta, que reúne uma comunidade de 3.500 MBAs e gestores em todo o Brasil, interessados em sustentabilidade, branding e mídia digital. É palestrante, curadora e mediadora em eventos de ONGs e entidades de classe, como CDI – Comitê para Democratização da Informática, Câmara Americana de Comércio (Amcham), Abap, FIRJAN e FIERN.

LUIZ FERNANDO CASTRO DE MELLO LEITÃO
Administrador com pós graduação em Marketing e mestrado em Gestão Mercadológica pela UnB (2002). Professor de graduação e pós graduação desde 1996 em diversas instituições de ensino, palestrante em marketing de relacionamento e planejamento estratégico de marketing. Trabalhou em empresas como Método Informática e SEBRAE. Sócio- Diretor da GRI Brasil, empresa de consultoria em marketing de relacionamento e planejamento estratégico de marketing. Autor do livro Tamanho não é Documento: Marketing de relacionamento para pequenas e micro empresas da editora Ciência Moderna, 2010.

ANTÕNIO ALEXANDRE BAHIA FREIRE
Formado em Administração de Empresas e Ciência da Computação e Mestre em Administração de Empresas pela University of Oklahoma, nos Estados Unidos. Trabalhou em multinacionais no Brasil e nos Estados Unidos, tendo recebido vários prêmios acadêmicos no exterior. Alexandre Freire é palestrante, e tem artigos publicados em jornais e revistas, entre eles o jornal Estado de São Paulo, revista Mundo PM, revista Planeta, revista Vitrine do Varejo, revista Exame PME e revista Profissional e Negócios. Alexandre Freire foi colunista da revista VOCÊS/A da Editora Abril. Co-autor do livro Cobol Programming and Data Processing Methods, Brooks Cole Company, Monterey, California, 1985, Estados Unidos e dos livros Inevitável Mundo Novo -O fim da privacidade, Editora Axis Mundi, 2006 e A Arte de Gerenciar Serviços, Editora Strong, 2008. Visite sua página profissional www.alexfreire.com.br.

ROBERTO NEMER ASSEF
Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC e Pós-Graduação em Marketing pela PUC-RJ. Formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (SP), é diretor da Lucre Consultoria de Lucratividade. Autor de livros, além de ter desenvolvido o software “Preço Certo”. É professor dos cursos de Pós-Graduação em Marketing e Varejo, na
Fundação Getúlio Vargas e Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Consultor Voluntário do Instituto Endeavor de Empeendedorismo.

RONALDO GITANY SALIM
Profissional com mais de 25 anos de atuação em Gestão de Vendas e Negociações Industriais. Trabalhou em multinacionais, como Eckardt (alemã); Ettore-Cella (italiana); Parker-Hannifin (americana). Eleito Homem de Vendas em duas oportunidades (1995 e 96), pela Parker Hannifin (lider mundial em automação e robótica). Atuou no fechamento de importantes contratos, com empresa como: Aluex (grupo Alcoa); Brahma; Ciferal; Valesul; Michelin; Coca-Cola; CSN; Usina Eletronuclear e Petrobras. É formado em Engenharia Elétrica, com especialização em Instrumentação pelo Instituto Brasileiro do Petróleo, Pós-Graduado em Finanças, MBA em Marketing e Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial, além de possuir o curso de reconhecimento internacional, The Sales Cycle (desenvolvido pela Parker Hannifin Corp. em parceria com a Ohio University). Professor do FGV Management, desde 2001, em MBA's de Gestão de Marketing; Gestão Empresarial; Gestão de Serviços, entre outros. Em 2011 foi homenageado por seu desempenho (reconhecimento FGV - Alunos), no primeiro curso de Formação de Analistas de Marketing e Vendas. É sócio da Motion & Control Consultoria e Treinamento Ltda, atuando na formação de gestores e análises de riscos.

JOÃO PAULO GINO DO RÊGO
Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ, com foco em Sistemas de Informação e Marketing. Especializações na área de Projetos e Analise de Testes pela PUCRJ e Direito Digital pela FGV. Graduado em Análise de Sistemas. Diretor da CodeZone, empresa especializada em soluções para Mídias Digitais, mobile, e-Commerce e Multimídia. Tem como linhas de pesquisa Redes de Distribuição Digital, Mercado de Entretenimento, Comércio Eletrônico e Web Semântica. Nos últimos 10 anos tem realizado projetos para diversas empresas públicas e privadas como Petrobrás, Banco Modal, CENPES, British Council, AMBEV, IBM, Whirpool, Unilever, AES EletroPaulo, Sony Ericsson, Novartis, DOW, Ampla Energia, In Press Porter Novelli, L´Oréal, Multiplan, Metrô Rio, Ministério da Saúde, Ministério da Cultura etc. Também ministrou cadeiras e palestras de Business Intelligence, e-Commerce, Marketing Digital, Governança de TI e Gerência de Tecnologias de Internet em cursos de pós-graduação e MBA de instituições nacionais. Atualmente, é professor dos cursos de Pós-MBA em Marketing Digital e MBA em Marketing pela FGV.

CARLOS HENRIQUE PARENTE DE BARROS
Com sólida experiência em Comunicação Corporativa, Marketing e Sustentabilidade. Docência em cursos de Comunicação na pós-graduação da ESPM, da Brazilian Business School (BBS) e da Anhembi-Morumbi. Atuou em empresas nacionais e multinacionais, participando e liderando importantes processos de comunicação estratégica. Vivenciou ainda a experiência de atuar como Consultor. Atualmente, atua na área de Comunicação e Sustentabilidade da Alpargatas. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP). Autor de arrtigos e livros de comunicação: `Obrigado, Van Gogh`, pela Editora Peirópolis e `A Força das empresas - volume 1`, pela Aberje Editorial.

RICARDO FRANCO TEIXEIRA
Doutorando em Administração (UNR), Mestre em Sistemas de Gestão (UFF), Pós-graduado em Management (FGV), Engenheiro Civil, Administrador de Empresas, professor na FGV das seguintes disciplinas: Administração de Marketing Contemporâneo, Fundamentos de Marketing, Gestão de Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Plano de Marketing para Empresas de Saúde, Marketing de Serviços e Endomarketing e Organização das Informações Gerenciais. Orientador de trabalhos de conclusão de curso, é também palestrante abordando temas ligados a Planejamento Estratégico e Marketing para platéias corporativas. Diretor da Excellence Management Consultores Ltda. É especialista em negociação e gestão de contratos. Co-autor do livro Administração de Marketing no Mundo Contemporâneo publicado pela Editora FGV.

MAURÍCIO DE MENEZES CORDEIRO
Ph.D. em Computer Science, Master of Science em Systems Engineering e Computer Science pela Naval Postgraduate School, Monterey, Califórnia, EUA; é Engenheiro Mecânico com Pós-graduação em Eletrônica. Desempenhou diversos cargos executivos de expressão, dentre os quais se destacam o de CEO da BRASMÍDIA Publicidade e Representações, Diretor-Executivo da Bras-Seg Sistemas, especializada na área de Sistemas de Monitoramento e Segurança, Superintendente-Executivo da Diretoria de Sistemas da Marinha; Comandante do Centro de Análise a Sistemas Operativos e de Chefe do Departamento de Pesquisas do Instituto de Pesquisas da Marinha. Possui vasta experiência no desenvolvimento e na implementação de Sistemas de Informações Gerenciais, Sistemas de Apoio à Decisão, Sistemas Enterprise Resource Plannings – ERPs e Jogos de Negócios. É auditor da Qualidade ISO-9000. É Sócio Diretor da LIGHTHOUSE Consultoria, Consultor de empresas, e Professor de Sistemas de Informações Gerenciais, Gestão Estratégica da Informação e de Jogos de Negócios da Fundação Getulio Vargas (FGV) e do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). Possui experiência internacional, tendo residido no exterior por 7 anos e visitado mais de 30 países das Américas, Europa e África.

VIVIANE NARDUCCI FERRAZ
Doutora em Administração de empresas pela EBAPE/FGV, Mestre em Administração Pública EBAPE/FGV e especialista em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ. Sua experiência acadêmica inclui a docência na graduação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, nos cursos de MBA da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/RJ e Fundação Getúlio Vargas –
FGV/RJ. Possui vasta experiência no âmbito gerencial de empresas públicas e, como consultora, atua na equipe da FGV Projetos.

ROBERTO NEME ASSEF
Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC e Pós-Graduação em Marketing pela PUC-RJ. Formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (SP), é diretor da Lucre Consultoria de Lucratividade. Autor de livros, além de ter desenvolvido o software “Preço Certo”. É professor dos cursos de Pós-Graduação em Marketing e Varejo, na Fundação Getúlio Vargas e Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Consultor Voluntário do Instituto Endeavor de Empeendedorismo.

JOSÉ LUIZ MEINBERG
Especialista em Gestão de Marketing pela Columbia University (Nova York, EUA) - Marketing Management Program. Graduado em comunicação social pela Universidade Anhembi Morumbi (SP) com diversos cursos de extensão universitária. Sua experiência profissional inclui cargos de diretoria de marketing, gerência de grupo de produto e gerência de produto em empresas privadas como Cica, Heublein, Stock, Cinzano e Emulzint. Docente convidado em cursos de pós-graduação na área de gestão de marketing, gestão comercial e gestão empresarial pelo FGV Management. Atua também na área de treinamento e como consultor de empresas.

PEDRO GUILHERME KRAUS
Doutor em Engenharia de Produção, com ênfase em negócios internacionais UFSC/California State University, Hayward/San Francisco, EUA/2000). Professor convidado da Fundação Getúlio Vargas/RJ (FGV-Management) onde leciona em Programas de MBA as disciplinas: Marketing Internacional, Comércio Internacional, Inteligência Comercial. Diretor do International Business Institute of the Americas – IBI-Americas. Professor convidado da California State University, East Bay/EUA, durante 9 anos, onde lecionou disciplinas em cursos de graduação e pós-graduação (MBA), e participou ativamente em trabalhos de consultoria a empresas brasileiras e chilenas.

ELIANE BERNARDINO
Mestre em Gestão Empresarial pela EBAPE-FGV - Fundação Getúlio Vargas (RJ); pós-graduada em Análise de Sistemas pela PUC-RJ e Marketing de Varejo pela ESPM-RJ; graduada em Engenharia Civil pela UFF. Sócia e Presidente da empresa franqueadora Mister Pizza, com cerca de 45 lojas no Brasil. Sócia-Diretora da Amplia Consultoria e Projetos, empresa de consultoria especializada na formatação de redes de franquias, já tendo atendido clientes como a Oi, Tigre, Fundação Roberto Marinho, BR Distribuidora, Yogoberry, Bagaggio, Autoglass, Koni Store, Rudge, Icatu Holding, Outback Steakhouse e outras (www.amplia.com.br). Fundadora e ex-Presidente da Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) por três biênios (1995, 2001 e 2003). Autora-líder do livro Marketing de Varejo, Editora FGV e Professora convidada da Fundação Getúlio Vargas (FGV Management) desde 1998, nas disciplinas Marketing de Varejo e Gestão de Redes de Franquias (MBA em Marketing e MBA em Vendas).

RICARDO DE CASTRO
Mestre em comunicação e cultura pela ECO/UFRJ com ênfase em comunicação digital e Mestre em psicologia pela Puc-Rio, com ênfase em Psicologia Social em rede digital. Fez seu MBA na Coppead da UFRJ com ênfase em gestão executiva de negócios. Rico é executivo, professor e consultor de e-business, marketing e comunicação colaborativa, com vasta experiência no mercado nacional. É Diretor da Ideia Consumer Insights e atende clientes como Pizza Hut, Coca-Cola, Petrobras, BR, Light, CCAA, Light, Eletrobras, Essilor, Bob' s, KFC, Arplan, WMccann, NBS, Staff, Ag.3, Script, e Heads dentre outros clientes. Profissional de atendimento e de planejamento de marketing com mais de 20 anos de experiência como executivo e consultor de organizações, gerenciou o Marketing da ISM (Partner Lotus Notes WCM IBM), foi Gerente Geral Delivery do Grupo Sendas, consultor da Arthur D'Little para o desenvolvimento do Planejamento de Relacionamento do Portal da Petrobras, da Digimkt (Digital Marketing) e do Grupo Casseta e Planeta. Possui vasta experiência em atendimento, planejamento e análise de pesquisa de marketing com ênfase comunicação/inovação. No universo acadêmico foi professor/ orientador do CBA do IBMEC e durante 9 anos professor/ orientador em projetos finais da graduação e da pós-graduação da ESPM. (Mercadologia, Pesquisa, Planejamento Estratégico e Marketing Estratégico, Entretenimento Digital e DBM). Possui quatro livros publicados nas áreas de Marketing Estratégico, Sistemas de Comunicação, História da Comunicação e Comunicação Integrada de Marketing (Ed. FGV -dez de 2010). Acaba de publicar artigo no livro multi-autoral sobre tendências para a Comunicação no século XXI pela Editora do Exército Brasileiro. Foi revisor do livro de Marketing Estratégico da Ed. MGrallHill. É colunista do Mundo do Marketing www.mundodomarketing.com.br. É palestrante em diversas instituições como Rede Globo de Televisão, Exército, AMCHAM SP, ABA RIO, UFRJ, PUC, Federação das Indústrias, ESPM, Banco de Desenvolvimeto da Bahia e Senac.

ALEXANDRE VIANNA
Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF, MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral (INSEAD & Kellogg), pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Engenheiro de Produção pela UFRJ. Sua experiência profissional inclui cargos de diretoria e gerência nas áreas de Marketing, Vendas e Operações em empresas como a Souza Cruz, Unibanco, Xerox, Brasil Telecom, tendo como última função executiva a função de C.O.O. (Chief Operating Officer) da Contax ¿ empresa de Contact Center do Grupo Telemar. Atualmente é Sócio-Diretor da PerformancePro - empresa de consultoria nas áreas de Desenvolvimento e Gestão de Negócios - Desenvolvimento de Negócios, Gestão Empresarial, Relacionamento com Clientes (CRM) e Educação. Participa freqüentemente como palestrante em eventos no Brasil e no exterior. É autor do livro de Gestão de Desenvolvimento de Produtos e Marcas pela Editora FGV.

ANDRÉ KISCHINEVSKY
Sócio-fundador do Instituto Infnet, onde trabalha como Diretor-Geral; Co-fundador da empresa de desenvolvimento profissional on-line TopMaster e do maior portal de desenvolvimento profissional em TI - Tecnologia da Informação, o TI Master. Atualmente é Vice-Presidente de Tecnologia da Assespro - Associação das Empresas Brasileiras de Software, e escreve para diversas publicações da área, como o jornal O Globo, o Jornal do Brasil e o Jornal do Commercio, além de ministrar palestras nos principais congressos nacionais, como Fenasoft e Telexpo.Em 2002, junto com seus sócios, Andre foi agraciado com o título de Empreendedor Endeavor, em um concurso onde participaram centenas de empresas latino-americanas dos mais diversos segmentos. Em maio de 2002, recebeu o prêmio Empreendedores do Novo Brasil, da Revista Você s.a. Mais informações em www.kischi.com.br e www.kischi.com.br.

JOSÉ MAURO GONÇALVES NUNES
Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Psicólogo e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vice-Presidente do Instituto de Desenvolvimento Municipal ¾ IDM, Professor Adjunto da PUC-Rio, Professor Adjunto da Universidade Veiga de Almeida, Professor da Universidade Estácio de Sá, Ex-Coordenador do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Veiga de Almeida. Desempenhou funções no Governo do Estado do Rio de Janeiro, no Grupo Executivo Delegacia Legal no ano de 2001. Autor de diversos artigos e capítulos de livros.

NEWTON RODRIGUES LIMA
Master of Science em Operations and Production Engineering pela Naval Postgraduate School, de Monterey, Califórnia, Estados Unidos da América, com Especialização em Simulações e Jogos de Decisão; Pós-graduado em Gestão Avançada de Serviços pela PDG-IBMEC Business School, e Pós-graduado em Telecomunicações pelo CIAW-MB, do Rio de Janeiro; é Engenheiro Mecânico. Participou do Seminário “The Disney Approach to Quality Service and Customer Loyalty” - pela Disney Institute.Consultor de Empresas. Especialista na formulação de Estratégias Empresariais e Estratégias de Marketing. É Diretor e Sócio da LIGHTHOUSE Consultoria. Possui mais de 20 anos de experiência como executivo nas áreas de Estratégia, Marketing, Operações e Serviços, tendo atuado seguintes organizações: Telecom Itália Móbile - TIM; Banco Boavista InterAtlântico; Monterey Tao Consultoria e Sistemas; e Ministério da Marinha. Experiência em trabalhos de consultoria tendo atuado em conjunto com a McKinsey & Company, Bain & Company e Master - Desenvolvimento Gerencial e Empresarial.

VALDECY FARIA LEITE
Doutor em Marketing pelo COPPEAD/UFRJ, onde obteve, em 1996, o título de Doctor of Science (D.Sc.). Desenvolveu parte da tese de doutoramento na Sheffield Business School (Inglaterra). Atua, há mais de 18 anos, em docência superior e exerceu, por 13 anos, funções gerenciais em empresas de grande porte. Atua em atividades de Pesquisa de Marketing através da Qualimetrica (www.qualimetrica.com.br). Revisor técnico de artigos da área de Marketing das Revistas de Administração de Empresas (RAE) e de Administração Contemporânea (RAC). Possui trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais (Brasil, Chile, Estados Unidos, Irlanda, México, Portugal, República Dominicana e Suécia). Autor de artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros.

Resoluções do MEC

A Fundação Getulio Vargas é mantenedora das Escolas EBAPE (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas) e EPGE (Escola de Pós-Graduação em Economia) – Instituições de Ensino Superior credenciadas para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu autorizados e reconhecidos em conformidade com a Lei 9394/96.

Os Cursos de Pós-Graduação lato sensu – nivel especialização – oferecidos conjuntamente pelas escolas EBAPE, credenciada pela Portaria MEC nº580, de 28/03/2001, DOU nº62, de 29/03/2001, Seção 1, p. 14 e EPGE – recredenciada pela Portaria nº629, de 22/07/2014, DOU de 23/07/2014, Seção 1, p. 19, por meio do IDE (Instituto de Desenvolvimento Educacional/FGV), em seus núcleos próprios (Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo) e na Rede de Instituições Conveniadas em todo o Brasil, atendem à Resolução CNE/CES 01/2007, de 08/07/2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação.
Informações
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Turma 27 com aulas às quartas e quintas-feiras à noite, em semanas alternadas.

Início das Aulas: 28 de Junho

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