CAMPUS VIRTUAL / AOL


Cursos

Cursos

MBA EM GESTÃO: COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

APRESENTAÇÃO

A consolidação da abertura comercial e a permanência do programa de estabilização econômica alteraram significativamente o ambiente dos negócios internacionais em que operam as empresas brasileiras que, então, passaram a competir tendo como parâmetro a concorrência internacional. Face a este novo ambiente, faz-se necessária a formação de pessoas que possam desenvolver capacidades analíticas e cognitivas de um atual ou futuro gestor de comércio exterior que atuará em um mundo em constante transformação.


OBJETIVOS

Desenvolver um profissional com visão sistêmica global, com capacidade de identificar oportunidades e ameaças ao negócio em nível global. Desenvolver as competências para tomada de decisões no exercício de funções relativas ao comércio exterior e finanças internacionais. Oferecer ferramentas para os alunos se tornarem líderes em suas organizações, gerenciando pessoas e ativos intangíveis em ambientes multiculturais e de grande competitividade. Desenvolver a visão estratégica e habilidades de gestão. Oferecer as ferramentas necessárias para a gestão de contratos e finanças internacionais.  Oferecer as ferramentas necessárias para a gestão de operações de exportação e importação.  Desenvolver a capacidade de realizar negociações internacionais com eficiência.


PÚBLICO-ALVO

Profissionais que atuam ou desejam atuar na área de comércio exterior, economia e finanças internacionais, câmbio, logística internacional e negócios internacionais. Profissionais que ocupam posições de gerência, chefia, supervisão ou assistentes plenos nas áreas de marketing, produção, logística e finanças em organizações com operações no exterior ou que desejam se engajar nos negócios internacionais.


Assista abaixo o vídeo do coordenador acadêmico do curso, Professor Miguel Ferreira Lima:


Estrutura Curricular (Disciplinas)

NÚCLEO GESTÃO
Gestão de Pessoas / Negociação e Administração de Conflitos / Fundamentos de Gerenciamento de Projetos / Gestão Estratégica / Economia Empresarial / Matemática Financeira / Contabilidade Financeira / Marketing / Jogos de Negócios

NÚCLEO COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Regulação do Comércio Internacional / Gestão de Operações de Câmbio / Tributação de Comércio Exterior / Negociação Internacional / Gestão de Logística Internacional / Marketing Internacional / Gestão de Operações de Exportação e Importação / Internacional  Business  Plan: Desenvolvimento de Negócios / Desenvolvimento de Carreira
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Carga Horária Total do Curso: 432 h/a

Ementas

GESTÃO DE PESSOAS
Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea.
Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Técnicas e ferramentas para gerenciamento. EAP. Diagrama de Gantt. Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM). Gestão de Pessoas. Gestão da Comunicação e Stakeholders. Gestão das Aquisições. Gestão de Custos. Gestão dos Riscos. Gestão da Qualidade. Lições aprendidas. Métodos Ágeis: SCRUM.
 
GESTÃO ESTRATÉGICA
A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balancedscorecard(BSC).
 
ECONOMIA EMPRESARIAL
A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.
 
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

CONTABILIDADE FINANCEIRA
A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações  contábeis.
 
MARKETING
Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Segmentação e posicionamento de mercado. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia
nas estratégias de Marketing. Tendências de Marketing: Marketing Digital e Métricas de Marketing.

JOGOS DE NEGÓCIOS
Aplicações dos conhecimentos aprendidos ao longo do curso em atividades que simulem situações reais do cotidiano da atividade empresarial. Decisões de estratégia, de marketing e os aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira.
· Entender o mecanismo de uma empresa;
· Tomar decisões no papel de diretor;
· Trabalhar em equipe;
· Definir metas;
· Analisar o resultado das decisões tomadas e fazer ajustes constantes.

REGULAÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Princípios fundamentais e acordos administrados pela OMC. Elementos básicos do GATT/OMC. Elementos básicos da formação de Blocos Econômicos. Impactos positivos da aplicação destes acordos sobre a iniciativa privada brasileira. Instrumentos de apoio à iniciativa privada no Brasil e regras da OMC: defesa comercial (antidumping, medidas compensatórias e salvaguardas), barreiras técnicas e compras governamentais.
 
TRIBUTAÇÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR
Legislação tributária e aduaneira nacional. Tributos incidentes na importação. Tributos incidentes na exportação. Regimes aduaneiros especiais e regimes aduaneiros aplicados em áreas especiais.
 
NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL
Mercado globalizado e o negociador global. Aspectos multi-culturaisem negociações internacionais. Princípios e estratégias de planejamento, preparação e implementação de um acordo internacional - Matriz de Negociações Complexas. Abordagens da negociação integrativa e distributiva e a dinâmica das negociações internacionais. Barreiras e desafios na execução de um acordo internacional. Diretrizes para uma negociação internacional de sucesso. Competências profissionais de um negociador internacional de sucesso. Análise de casos.
 
GESTÃO DA LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Integração das funções logísticas e SupplyChain. Estratégias de suprimento internacional. Global Sourcing. Just-In-Time. Estratégias de distribuição física internacional. Incoterms2010. Tipos de Cargas, embalagens, unitização, containers. Sistema de transportes: marítimo, aéreo, rodoviário, dutoviário, ferroviário internacional. Custos Logísticos. Multimodalidade. Operadores logísticos internacionais. Seguros internacionais. Portos como elos logísticos. Plataformas Logísticas.
 
MARKETING INTERNACIONAL
Ambiente empresarial globalizado. Estratégias e estruturas organizacionais de internacionalização. Fontes de informações no comércio internacional. Marketing Mix nos negócios internacionais: decisões de produto e marca, preço, distribuição e comunicação em nível internacional.

GESTÃO DE OPERAÇÕES DE EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO
Organização e implantação da gerência de comércio exterior. Normas dos órgãos governamentais envolvidos no comércio exterior. Procedimentos administrativos, aduaneiros e o trâmite documental nas operações de exportação e importação.

INTERNATIONAL BUSINESS PLAN: DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS
Diagnóstico estratégico da situação atual e capacidade de internacionalização da organização. Avaliação do potencial da organização para atuar no mercado internacional. Análise do Microambiente. Análise do Macroambiente. Definição de objetivos, metas e posicionamento estratégico da empresa, que deverão ser integrados aos planos desenvolvidos pelos demais módulos, visando o desenvolvimento de um Plano de Negócio Internacional. Estratégias de produto, preço, distribuição e comunicação internacional. Implementação e controle
do Plano de Negócio Internacional.

DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA
Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismocomo diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing Pessoal. Gestão de conflitos de interesses. Modelo de Negócios Pessoal – Business ModelYou.

Investimento

Condições de Pagamento:

À vista - R$ 22.215,00
R$ 10.980,00 de entrada mais 12 parcelas de R$ 998,00
R$ 5.850,00 de entrada mais 18 parcelas de R$ 998,00
R$ 1.000,00 de entrada mais 24 parcelas de R$ 998,00
Outras formas de parcelamento sob consulta
 
Contratos com parcelamento superior a 12 meses, sofrerão, a partir da 13ª mensalidade, reajuste do IGPM/FGV.
Valores incluem material didático digital e taxa de emissão do certificado de conclusão da Fundação Getulio Vargas.

FINANCIAMENTO EXCLUSIVO BANESTES: R$ 1000,00 + 36 parcelas de R$ 698,00 (valor simulado e sujeito a confirmação). Conheça mais sobre esse produto e viabilize o seu crescimento profissional.

Informações Adicionais

Curso de Pós Graduação - Lato Sensu – Especialização - MBA em Gestão: Comércio Exterior e Negócios Internacionais - Turma 10 - Vitória (ES)
 
Aulas às sextas-feiras à noite (18h30min às 22h50min) e aos sábados (8h às 12h20min) em finais de semana alternados, durante aproximadamente 18 meses.

Local: M.Murad Consultoria e Treinamento Ltda., Rua Desembargador Sampaio, 193, Praia do Canto, Vitória – ES

Início das Aulas: 23 de Junho
 
DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA:

Comprovante de graduação: cópia autenticada do diploma ou carteira de classe. Será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão de curso para aqueles que ainda não estão de posse do diploma ou carteira de classe;

Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da CNH;

2 fotos 3 x 4.
 
Observações:

Para validação das cópias simples deverão ser apresentados os documentos originais.

Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da M.Murad/FGV.

Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

Corpo Docente

Os professores do convênio M.Murad/FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. A seguir, o currículo de professores que regularmente ministram aulas em Vitória-ES. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.
 
ALEX SANDRO MONTEIRO DE MORAES 
Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec Business School no Rio de Janeiro. Professor da FGV Management de Matemática Financeira, Carteira de Investimentos, Finanças Internacionais e Administração de Recursos de Longo Prazo. Professor do MBA de Finanças da Universidade Federal do Rio de Janeiro de Gestão de Riscos e Professor convidado da Escola Naval. Exerceu o cargo de Gerência da Divisão de Pagamento de Pessoal Militar. Atualmente, exerce o cargo de Chefe de Gabinete do Diretor de Finanças da Marinha, cujas atribuições compreendem a execução da Administração Financeira da Marinha e o cargo de Gerente da Mesa de Operações Financeiras da Marinha na área de renda fixa, taxa de câmbio e planejamento de aplicações financeiras nos Estados Unidos e Europa.
 
CARLOS ALBERTO DECOTELLI DA SILVA 
Doutorado em Administração pela Universidade Nacional de Rosário - UNR - Argentina. Mestre em Administração pela FGV-EBAPE. Especialista MBA em Administração Financeira pela FGV EBAPE/EPGE. Graduado em Economia pela UERJ. Profissional Certificado ANBIMA CPA-20. Co-autor dos livros Matemática Financeira Aplicada, Gestão de Riscos no Agronegócio e Gestão de Finanças Internacionais editados pela FGV. No NYIF - New York Institute of Finance criou e coordena o curso "Financial Advanced Program". Na Alemanha,criou o semiário "Economia Verde, Agronegócio e Cooperativismo" em parceria com o German Institute of Metrology. É Sócio Administrador da COPAS Treinamento e Consultoria. Atuou como executivo na FEBRABAN, em Bancos e Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários.É membro do Comitê Técnico da ABERJ - Associação de Bancos no Estado do Rio de Janeiro. Consultor da DXA Investments para Private Equity e Venture Capital. Consultor e professor associado do BERKELEY College em New York. Professor convidado na FGV, Dom Cabral e FA-RS.
 
GLÁUCIA PAULA BERNARDES GUARANY 
Mestre em Administração Pública e de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - EBAPE, especialista em Recursos Humanos pelo FUNCEFET e Psicopedagogia pela PUC/RJ, e pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Experiência profissional de 20 anos de atuação na área de Educação e RH, passando por empresas como AÇÃO COMUNITÁRIA DO BRASIL, SENAC, FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO, FGV e Universidade Veiga de Almeida. Atuou como Coordenadora Geral de Pós-Graduação da UVA durante 3 anos, respondendo pelo planejamento e execução administrativo-acadêmico, financeiro e comercial em nível nacional. Criou e coordena há 8 anos o MBA de Educação Corporativa da UVA. É servidora pública federal da FIOCRUZ - Instituto Osvaldo Cruz, tendo dirigido o Departamento de Ensino do IOC durante 4 anos. Hoje atua na área de Recursos Humanos com Desenvolvimento de Pessoal , sendo responsável pelo Programa de Desenvolvimento Gerencial do IOC. Autora e tutora de cursos de pós-graduação à distância. Docente do govemo federal (ENAP - Escola Nacional de Administração Pública) e de diversas pós-graduações da FGV, do IBMEC e das universidades UVA, UCAM e UGF. Palestrante e consultora.
 
GUSTAVO PAIVA 
Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Economista de profissão, é graduado pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul e possui pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e MBA em Comércio Exterior. Atua na área de negócios internacionais há mais de 10 anos. Foi treinado em International Banking nos Estados Unidos, havendo trabalhado na Espanha e Inglaterra. Desempenhou também o cargo de administrador de Banco na Argentina por 5 anos. Atualmente é Gerente Regional de Comércio Exterior no Brasil.
 
INGRID PAOLA STOECKICHT 
Ingrid Stoeckicht é psicóloga, Mestre em Sistemas Integrados de Gestão pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro, com pós-graduações em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pelo CRIE-COPPE-R.J, psicanálise e psicossomática. Possui Certificação Internacional de Profissionais em Gestão do Conhecimento na metodologia MAKE - Most Admired Knowledge Enterprises, e curso de Formação de Negociadores pela FGV. Fundadora e Diretora Executiva do Instituto Nacional de Empreendedorismo e Inovação. Sócia-fundadora da INNOVATION, Practices & Strategies. Professora convidada pela FGV Management, FGV Projetos e IDE para ministrar as disciplinas de Gestão por Competências e do Conhecimento, Gestão da Inovação nas Organizações, Criatividade e Inovação, Gestão do Conhecimento e Inovação, Negociação Estratégica, Internacional, Comercial, e Administração de Conflitos. Foi professora convidada do IPEN/USP e o Centro Paula Souza (CETESP) para ministrar as disciplinas de Negociação Estratégica e Liderança nos MBAs de Gestão Empresarial, Qualidade e Produtividade, Perícia e Auditoria Ambiental, Excelência em Gestão de Projetos e Economia das Telecomunicações. Palestrante, pesquisadora e consultora em Gestão do Conhecimento, Inovação e Recursos Humanos. Desenvolveu uma Metodologia de Avaliação do Grau de Inovação Organizacional. Tem 23 anos de experiência clínica e acadêmica em empresas nacionais e multinacionais. Autora e co-autora de mais de 20 cursos em capacitação profissional, vários artigos e livros sobre gestão do capital intelectual, inovação, negociação e ativos intangíveis. Articulista convidada da coluna de inovação do jornal Brasil Econômico de São Paulo.
 
LUIZ CARLOS BECKER JUNIOR 
Luiz Carlos Becker Junior é Pós-Graduado em Políticas Públicas e Governo pela UFRJ, graduado em Formação de Executivos e Bacharel em Direito pela Universidade Estácio de Sá/RJ, especialista em Gestão da Qualidade. Atualmente está cursando o mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial na Universidade Estácio de Sá. Sua experiência profissional inclui diversos cargos executivos como os de Gerente de Recursos Humanos, Coordenador de Escritório da Qualidade, Chefe de Divisão de Relações Trabalhistas e Gerente Operacional. Trabalhou na Indústria de Roupas Pilares, Delfin Rio S/A Crédito Imobiliário e na Caixa Econômica Federal. É responsável pela coordenação das estratégias operacionais dos Programas de Renda Mínima Bolsa Escola Federal e Bolsa Alimentação. Premiado no III Concurso de Experiências Inovadoras na Administração Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão - ENAP/1998. Professor da FGV Management em todo território nacional.
 
MARCOS GUILHERME HERINGER 
Mestre em Engenharia de Sistemas e Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia - IME. Especialista em Avaliações de Empresas pelo New York Institute of Finance - NYIF. Graduação em Engenharia de Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia. Sócio Diretor da Peritos Judiciais - Perícias, Assistências Técnicas e Avaliações. Perito Judicial de Juízos de Varas Empresariais, Cíveis e de Fazenda Pública, nas Comarcas da Capital e interior do Estado do Rio de Janeiro. Professor de Finanças do Programa de Capacitação em Poder Judiciário da Escola de Direito Rio da Fundação Getulio Vargas. Professor Palestrante na área de Finanças de várias Escolas de Magistratura do Território Nacional. Professor das disciplinas Matemática Financeira, Finanças Corporativas, Análise de Projetos de Investimento, Avaliação de Empresas, Instrumentos para Operações no Mercado Financeiro e afins, em MBA s da Fundação Getulio Vargas. Co-autor do livro Matemática Financeira - Série Gestão Empresarial, editora FGV. Autor das obras intelectuais, em DVD, Matemática Financeira Aplicada, HP12C - Um Instrumento de Tomada de Decisão, Análise de Projetos de Investimento. Comentarista econômico-financeiro dos jornais O Globo e Extra, da Rede Globo de Televisão, SBT e CNT, e das rádios MEC FM e Roquette Pinto.
 
MIGUEL FERREIRA LIMA 
Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense-UFF, Especialista em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e Economista pela Universidade Federal Fluminense -UFF. Sua experiência profissional de 25 anos na área, inclui o cargo de Gerente de Comércio Exterior do Grupo Irwin Industrial e da Petrobras Internacional S/A - Braspetro. Desenvolveu atividades de consultoria na Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior - FUNCEX . Presidente da Comissão de Economia e Finanças da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador e co-autor do livro Gestão de Marketing da Série FGV Management. Organizador e co-autor do livro Gestão de Negócios Internacionais da Editora Saraiva. Ministra as seguintes disciplinas: Marketing Internacional, Estratégias de Marketing para Empresas Internacionais, Jogos de Negócios Internacionais, Comércio Exterior, Logística Internacional, International Business Plan, Fundamentos e Gestão de Marketing, e Planejamento Estratégico.

MÔNICA ROMERO MARINHO 
Mestranda e Especialista em Educação pela Universidade de La Habana / UNIAAL. Bacharel em Ciências Econômicas pela UCAM - Universidade Cândido Mendes. Economista, com vasta experiência em comércio exterior acumulada nos últimos 29 anos. Atuou na Carteira de Comércio Exterior – CACEX, do Banco do Brasil,no Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento – Secretaria Nacional de Economia, Fazenda e Planejamento – Secretaria Nacional de Economia/DECEX. Professora de várias instituições de ensino, como USP, ESAF, UFRJ, UNESA, dentre outras. Representou a SECEX no Brasil e no exterior, atuando como palestrante em diversos eventos e integrando missões técnicas internacionais, como a Comissão Mista Brasil Alemanha, a Missão preparatória da visita do Presidente Fernando Henrique ao Japão (1996).
 
NELSON LUDOVICO 
Nelson Ludovico é Pós-Doutor em Business Administration, área de concentração Negócios Internacionais pela FCU/EUA, Doutor em Comércio Exterior pela AWU/EUA, Mestre em Negócios Internacionais pela Universidad Nacional de Lomas de Zamora/Buenos Aires, Especialista em Comércio Exterior, Administrador de Empresas. Docência em cursos de graduação, especialização e MBA`s desde 1980. Sua experiência profissional inclui cargos executivos na Philips do Brasil e Sadia Trading. É professor na EAESP/GV-Pec desde 1984 e na FGVManagement. Consultor internacional desde 1985; de 2000 a 2012 atuou como consultor da FedEx - Federal Express; recebedor de 11 prêmios sendo 6 internacionais. Autor de 11 livros sendo que desde 2006 é autor pela Editora Saraiva, onde atua também como consultor técnico. Palestrante e articulista para vários jornais e revistas especializadas. Preside o LICEX-Ludovico Instituto de Comércio Exterior. É Membro de Honra do Latin American Quality Institute do Panamá, desde 2008.
 
NORA RAQUEL ZYGIELSZYPER 
Nora Raquel Zygielszyper é Mestre em Economia pela PUC do Rio de Janeiro. Formada em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas pela PUC-Rio. Sua experiência profissional inclui participação no desenvolvimento do projeto Ipeadata, no Ipea, docência em cursos de economia e finanças na graduação de Economia e Administração da PUC-RIO e em cursos de pós graduação na Fundação Getulio Vargas. É sócia diretora da Zygel Consultoria, prestando consultoria a diversas empresas na área de finanças e cenários macroeconômicos.
 
PAULO ROBERTO AMBRÓSIO RODRIGUES 
Paulo Roberto Ambrosio Rodrigues é Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá, Especialista em Administração pela Fundação Universitária da Região de Blumenau e Administrador de Empresas pela Sociedade Universitária Augusto Motta. Professor nos cursos de MBA da Fundação Getulio Vargas. Sua experiência profissional inclui cargos de gerência e diretoria em empresas, docência em cursos de bacharelato em administração, graduação tecnológica em logística e comércio exterior e pós-graduação lato sensu, bem como consultoria em diversas empresas. Autor de livros e artigos. Atualmente é Diretor de Logística em uma trading company - Comexgate Comércio e Assessoria Internacional
 
PAULO FERRACIOLI 
PAULO FERRACIOLI é engenheiro eletrônico (ITA), mestre em economia (IE/UFRJ) e especialista em Relações Internacionais (UCAM). É professor de políticas de comércio exterior e de economia na Fundação Getulio Vargas e no Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. Foi funcionário do BNDES, onde realizou estudos sobre política industrial e comércio exterior e participou das disputas comerciais sobre aeronaves com o Canadá ocorridas na OMC. No Inmetro, foi responsável pelo Ponto Focal de Barreiras Técnicas da OMC e Coordenador Nacional do SGT 3 do Mercosul. Conselheiro do Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP e do Conselho Empresarial de Relações Internacionais da FIRJAN. É Cavaleiro da Ordem do Rio Branco, condecorado pelo Ministério de Relações Exteriores.
 
PEDRO GUILHERME KRAUS 
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela California State University, East Bay (Hayward), Califórnia, Estados Unidos. Mestre em Administração pela UFSC, com Especialização em Comércio Exterior e Especialização em Recursos Humanos. Graduado em Administração. Professor convidado da California State University, East Bay, EUA, de 1999 a 2006. Consultor de Negócios internacionais, Inteligência Comercial e em Promoção de Exportações. Atualmente dirige o International Business Institute of Americas (www.ibi-americas.com.br). Ministra disciplinas em nível de pós-graduação nas áreas de Marketing Internacional, Negociações, Inteligência Competitiva e Comércio Internacional. Professor homenageado pela FGV-Management, em 2012, como destaque da área de Marketing e Vendas.
 
RICARDO BORDEAUX RÊGO
Doutor e Mestre em Administração de Empresas e Finanças pela PUC-Rio, Especialista em Engenharia de Produção e graduado em Engenharia Civil pela PUC-Rio. Sua experiência profissional inclui cargo de direção na Fernandes, Bordeaux & Del Cima Engenharia e Construção Ltda., Cargo de Engenheiro na Cia Cerv. Brahma e cargo executivo na H. Stern Joalheiros. É professor nos cursos de MBA da Fundação Getulio Vargas em todo o Brasil e da PUC-Rio. Consultor em diversas empresas. Co-autor de livros e artigos acadêmicos. Autor coordenador do livro Viabilidade Econômico-financeira de Projetos, da Coleção de Gerenciamento de Projetos do FGV Management. Consultor na área financeira em avaliação estratégica e econômico-financeira de negócios, administração do capital de giro, gestão de investimentos, mercado de capitais, entre outros.
 
RÔMULO FRANCISCO MARCELINO VERA DEL CARPIO 
Mestre em Economia e Política Internacional pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro, Diretor da Del Carpio Comércio Exterior, Consultor e Assessor de empresas, representante no Brasil da Câmara de Comércio Peru – Brasil, instrutor de Aduaneiras com 30 anos de experiência em treinamento empresarial e autor de 5 livros, com destaque para “Carta de Crédito e UCP Comentada” 4 ed. “Cobranças Documentárias e URC 522 Comentada” 2 ed. e “Carta de Crédito e URR 525 Comentada” todos publicados pelas Edições Aduaneiras.
 
THAÍS CASTELLI 
Bacharel em Direito pela PUC/SP. É mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela PUC/SP. MBA em Gestão de Negócios pela FGV. Atuou como advogada em escritórios de advocacia na área empresarial, no assessoramento a clientes estrangeiros. Como gerente jurídica internacional da Natura, foi responsável pela criação de estrutura legal no exterior para suportar seu crescimento internacional. Na Sadia SA atuou como gerente jurídica de estratégias internacionais, para expansão da empresa e venda de unidades no exterior. Atualmente é sócia da Castelli&Castelli, para assessoria jurídica internacional.É palestrante sobre temas relacionados ao processo de internacionalização de empresas, proteção da propriedade intelectual e a gestão jurídica internacional. Professora pela FGV, MBA Comércio Exterior. Autora de livros na área internacional e de propriedade intelectual: Propriedade Intelectual - O Princípio da Territorialidade; A Proteção Internacional da Marca.
 
TOM PIERRE FERNANDES DA SILVA 
Contador, Bacharel em Direito, Pós-graduado em Ciências Contábeis e Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas. Profissionalmente trabalhou na área privada: auditoria contábil e consultoria fiscal na BDO-Directa Auditores, PriceWaterHouse e Arthur Andersen de 89/94. Na área pública: Tribunal de Contas 94/97 e na Receita Federal desde 1997, lotado na Superintendência 7ª RF, Divisão de Administração Aduaneira, onde é assessor e responsável por elaboração de normas de fiscalização do Comércio Exterior, tendo passado em oito anos pela Alfândega do Porto do Rio de Janeiro em diversos cargos de chefia. Na área acadêmica atuou na graduação em cursos de Administração e Contabilidade da UNESA, atua na pós-graduação em Comércio Exterior da Fundação Getulio Vargas, professor convidado na área de contabilidade pela PUC em cursos de Pós-Graduação, professor palestrante sobre legislação aduaneira, com forte experiência em Regimes Suspensivos: petróleo e gás.
 
HELTON HADDAD CARNEIRO DA SILVA 
Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, com Pós-Graduação em Marketing e Especialização em Advanced Marketing pela State University of New York; Bacharel em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. Sócio-diretor do SMG - Share Marketing Group, empresa de consultoria fundada em 1990, tendo participado em mais de 300 projetos de planejamento e implantação de marketing em clientes de diversos portes e ramos de negócio. Foi gerente de marketing do Citibank. Atua academicamente desde 1992, sendo professor da Fundação Getulio Vargas desde 1995.
 
DENIZE ATHAYDE DUTRA DA COSTA 
Denize Athayde Dutra é Mestre em Administração Pública - EBAPE-FGV, psicóloga organizacional com pós-graduação em Gestão Empresarial e Educação. Certificação Internacional em Coaching Integrado (ICI) e na metodologia CEFE (Formação de Empreendedores). Atua desde 1981 com desenvolvimento de pessoas e educação corporativa em diversas empresas brasileiras como Petrobrás, FIOCRUZ, VALE, Banco Central, Grupo Nova América, Rede Concessionários VW, ACCOR, HAZTEC Tecnologia, Votorantim Cimentos e também em empresas em Portugal, Moçambique e Cabo Verde. Professora e Coordenadora do IDE-FGV. É diretora da Denize Dutra Gestão e Desenvolvimento. Conferencista em eventos nacionais e internacionais, autora do Curso Desenvolvimento Pessoal e co-autora do curso Desenvolvendo Equipes de Alta Performance - dois programas de e-learning. Já publicou diversos artigos sobre gestão e desenvolvimento de pessoas e escreve mensalmente para a Revista HUMAN (Portugal).

Resoluções do MEC

A Fundação Getulio Vargas é mantenedora das Escolas EBAPE (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas) e EPGE (Escola de Pós-Graduação em Economia) – Instituições de Ensino Superior credenciadas para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu autorizados e reconhecidos em conformidade com a Lei 9394/96.

Os Cursos de Pós-Graduação lato sensu – nivel especialização – oferecidos conjuntamente pelas escolas EBAPE, credenciada pela Portaria MEC nº580, de 28/03/2001, DOU nº62, de 29/03/2001, Seção 1, p. 14 e EPGE – recredenciada pela Portaria nº629, de 22/07/2014, DOU de 23/07/2014, Seção 1, p. 19, por meio do IDE (Instituto de Desenvolvimento Educacional/FGV), em seus núcleos próprios (Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo) e na Rede de Instituições Conveniadas em todo o Brasil, atendem à Resolução CNE/CES 01/2007, de 08/07/2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação.
Informações
Início das Aulas: 23 de Junho

VIABILIZE O SEU MBA EM PARCELAS DE R$ 698,00. Consulte a nossa parceria de financiamento.

Aulas às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã, em semanas alternadas.

Receba Novidades
Banner Interno
Convênios Internacionais
(27) 2125-4761

Rua Desembargador Sampaio, 193
Praia do Canto - Vitória/ES
CEP: 29055-250

Ver mapa
Agência de marketing digital - Único