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MBA EM GESTÃO: INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO IMOBILIÁRIA

MBA EM GESTÃO: INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO IMOBILIÁRIA

OBJETIVOS
O curso de pós-graduação lato sensu – MBA em Gestão de Negócios de Incorporação e Construção
Imobiliária tem como objetivo suprir a necessidade de desenvolvimento gerencial dos executivos do segmento do mercado imobiliário.
 
As disciplinas que compõem o programa do curso foram selecionadas criteriosamente com o objetivo de complementar a formação do profissional. Seu conteúdo inclui desde fundamentos básicos para a gestão de negócios (contabilidade, custos, matemática financeira, marketing, economia, estratégia, gerenciamento de projetos) até as etapas chaves do ciclo de vida dos empreendimentos imobiliários
(concepção, viabilidade, incorporação, planejamento, desenvolvimento e implementação), passando por tópicos específicos de áreas afins (direito, qualidade, meio-ambiente) e pelo desenvolvimento de habilidades gerenciais (gestão de pessoas, negociação).
 
O curso é desenvolvido através de aulas expositivas, interação e trabalhos em equipes, recursos audiovisuais e workshops, visando trazer para a sala de aula fundamentos empresariais e estratégicos aplicados à engenharia imobiliária e de construção.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais envolvidos com a área de construção civil (empresários, engenheiros, arquitetos administradores) ou que pretendam trabalhar na área e segmentos correlatos. Profissionais cujo ponto atingido em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica. Profissionais que sintam necessidade de reciclagem. Profissionais que aspirem cargos executivos em suas empresas e que demandem, além de experiência profissional, sólidos conhecimentos de economia, gerência, finanças e pessoas. Possuidores de diploma de cursos de graduação.

Assista abaixo o vídeo de apresentação do curso:


Ementas

GESTÃO DE PESSOAS
Mudanças comportamentais. Gestão do autoconhecimento. Tipologias comportamentais e autoconhecimento. Aprendizagem e comportamento organizacional. O líder como educador. Processos de comunicação. Comunicação interpessoal. Canais de comunicação formais e informais. Motivação. Aspectos conceituais e teorias motivacionais. Liderança como essência da gestão. Líder coachversus líder mentor. Competências e desenvolvimento de liderança. Formação e desenvolvimento de equipes.

NEGOCIAÇÃO
Importância da negociação. Conceitos fundamentais de negociação. O objeto da negociação. O conflito na empresa e a negociação gerencial. Comunicação Interpessoal como componente primordial para o processo de negociação. Linguagem corporal na negociação. Assertividade. Estratégias e estilos de Negociação. Teoria de estilos a sua argumentação. Negociação com pessoas de diferentes estilos. O perfil do gestor como negociador. O processo da negociação: elementos e fases. Principais modelos de negociação. Negociação em diferentes culturas.

VIABILIDADE DE EMPREENDIMENTOS E INCORPORAÇÕES IMOBILIÁRIAS
Análise da viabilidade econômico-financeira de incorporações imobiliárias. Viabilidade mercadológica: inteligência de mercado integrada. Viabilidade técnica (natureza, tipologia, padrão, tema): estudo de massa e eficiência econômica. Indicadores da viabilidade econômico-financeira (TIR, VPL, Margem Líquida, Exposição Máxima etc). Cenários com estudos estáticos e dinâmicos (planilhas, quadros, custos e receitas).

ASPECTOS AMBIENTAIS DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS
Interferência dos aspectos ambientais na viabilidade de empreendimentos imobiliários. Ecologia: histórico, perspectivas e tendências. Sustentabilidade ambiental: certificações de empreendimentos e tendências. Licenciamento ambiental. Estudo de impactos ambientais de projetos de construção civil.

ASPECTOS JURÍDICOS DE INCORPORAÇÕES E CONSTRUÇÕES
Fundamentos. Registro imobiliário. Lei 4591/64 – Incorporação Imobiliária. Lei 8078/90 – Código de Defesa do Consumidor. Planejamento Societário. Lei 10.931/04 – Patrimônio de Afetação. Alienação Fiduciária da coisa imóvel. Responsabilidades. Mediação e arbitragem.

COORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EDIFICAÇÕES
O papel do projeto no processo do empreendimento. Agentes envolvidos e seus objetivos. O processo de projeto e sua gestão: definição de programa, avaliação, verificação e análise crítica. Etapas dos projetos de edificações: estudos preliminares, ante-projetos, projetos executivos, detalhamento e asbuilt. Projetos complementares. Aprovações: prefeituras, concessionárias e órgãos ambientais. Planejamento do processo de projeto. Contratação de projetos e serviços de consultoria. Conceito de coordenação de projetos. O perfil do coordenador. BuildingInformationModeling(BIM): conceitos básicos, usos e aplicações no ciclo de vida da edificação.

FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO EM PROJETOS IMOBILIÁRIOS
O Sistema Financeiro Imobiliário - SFI. Financiamento para aquisição: FGTS, SBPE e outros. Financiamento à produção. Funding. Mercado de capitais: principais agentes, macroprocessos e legislação. Securitização. Certificados de base imobiliária: CRI, CEPAC, CCI e outros. Fundos de base imobiliária: FII, FIP, FIDC. Gestão de carteira de investimento imobiliária.

FUNDAMENTOS DE INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA
Incorporação Imobiliária: definição de empresa incorporadora e ciclo econômico. Estrutura de governança de incorporadoras: novos negócios, áreas de controle, desenvolvimento do produto e pósvendas. Negócio Imobiliário: participantes, funding, ativos (terreno ou edifício) e ciclo estratégico. Incorporador x Construtor: integração, responsabilidades, interesses e posicionamento. Fases da estruturação imobiliária: prospecção e análise; viabilidade legal, técnica e edilícia; viabilidade econômico-financeira; aquisição do ativo imobiliário; montagem imobiliária; planejamento estratégico; campanha de vendas; avaliação dos resultados; entrega do empreendimento; e atendimento ao cliente.

GESTÃO DE OPERAÇÕES E OBRAS
Sistemas de apoio à gestão de obras. Acompanhamento físico-financeiro. Racionalização da construção: métodos e processos. Logística de canteiros de obra. Perdas e produtividade. Gestão da cadeia de suprimentos: compras e contratações. Gestão da mão-de-obra: própria e terceirizada. Integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional. Desenvolvimento tecnológico e inovação na Construção Civil. Visão geral da nova Norma de Desempenho.

ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO DE CUSTOS DE EDIFICAÇÕES
Conceito do orçamento. Papel do orçamento no ciclo do empreendimento. Funções dos setores de Planejamento e Orçamento. NBR 12.721: conceitos de área equivalente, CUB e estimativa de custos. Elaboração de orçamento: preliminar, paramétrico e analítico. Curva ABC. Acompanhamento e controle de custos. Planejamento físico do empreendimento.

PIN – PROJETO INTEGRADO DE NEGÓCIOS
Introdução aos conceitos do conhecimento científico. Introdução à metodologia de pesquisa. Conceitos e estrutura do plano de negócios. Conceitos e estrutura de estudos de casos. Desenvolvimento e apresentação de um projeto, na forma de um plano de negócios ou estudo de caso, com potencial para ser implementado e/ou utilizado futuramente como base para novos estudos.

VENDAS IMOBILIÁRIAS, CANAIS DE VENDAS E TRADE MARKETING
Estratégia, planejamento e gestão de vendas imobiliárias. Canais diretos, indiretos e alternativos: B2B, corporativos e internacionais. Ferramentas Web: mobile, SEO e redes sociais. Métricas e políticas comerciais: comissionamento, premiação e recebíveis. Estratégias de negociação: propostas, aprovações, descontos e resultados. Parcerias de vendas com outras indústrias. Gestão de informações de vendas. O Marketing no Trade: promoção, campanhas de vendas, marketing de guerrilha e gestão de PDV’s.

Corpo Docente

Professores abaixo participaram da turma 1, já concluída.
 
Profa. Denize Ferreira Rodrigues
Doutora em Administração pela Universidad Nacional de Rosario (UNR), Mestre em Administração pelo Instituto COPPEAD/UFRJ e graduada em Administração e Economia. É Professional & Self Coach pelo IBC. Sua experiência profissional, pavimentada pelo exercício de diversas funções técnicas e por atividades docentes no ensino superior (UFRRJ, UERJ e UGF), inclui a direção da área de Recursos Humanos da Unigranrio, bem como projetos de consultoria e de treinamento a diversas empresas públicas e privadas. É Professora Convidada dos Programas de Pós-Graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV Management e FGV In Company), autora de artigos técnicos, e coautora dos livros: Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas (2003), e Gestão de Pessoas (2012), ambos publicados pela Editora FGV.
 
Prof. Alexander Baer
Presidente da Alexander Baer e Associados desde 2001. Palestrante Profissional, Coaching Estratégico, Professor Convidado do MBA da Fundação Getulio Vargas e Sócio Diretor de Estratégia e Novos Negócios da Fuego Comunicação, com atuação nacional nas áreas de Planejamento Estratégico de Vida e Carreira, Planejamento Estratégico, Cultura e Gestão Estratégica Organizacional. Administrador de empresas com Especialização em Marketing e Desenvolvimento Gerencial. Profissional com ampla experiência em empresas de grande, médio e pequeno porte, tais como: consultor da Directa BDO Binder - multinacional Alemã de desenvolvimento de sistemas e auditoria; consultor do SEBRAE-PR; gerente de marketing da Pluma Conforto e Turismo - uma das maiores transportadores de passageiros e cargas do Brasil e outras. Seus artigos e entrevistas vêm sendo amplamente divulgados pela mídia regional e nacional como Revista Você S.A., TV Rede Paranaense de Comunicação, Gazeta do Povo, Rádio CBN; TV Mercosul; TV É – Paraná; Rádio Educativa; Rádio Transamérica; Ó TV; Folha de Londrina, Correio Brasiliense, O Globo; Revista VIP de Macaé, Jornal de Piracicaba, Portal RH, Revista O Exclusivo POA; Revista Realiza News – RJ; A Notícia – Porto Velho; Portal WEC, O Documento de Cuiabá; Revista Perspectiva ISAE - PR; Revista do Sindimóveis SC; Portal Administradores; entre outros jornais e revistas de grande circulação. Sua videoconferência “Marketing Pessoal – O Valor de sua Marca Você S.A.”! já foi assistida nacionalmente por milhares de pessoas. Sua palestra/show – “SINTONIA COM O SUCESSO” (realizada com uma Orquestra & Maestro), lançada em 2006 já foi vista por mais de 13.500 profissionais. Voluntário do Instituto Arte Geral e Instituto Bom Aluno.
 
 
Prof. Márcio Pagliaro Gonçalves
Engenheiro Civil, graduado em 1973 pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FEUERJ, Pós-Graduado no MBA Edifícios Sustentáveis / Projeto e Performance, desenvolvido em parceria entre a ALS – América Latina Sustentável e a Universidade Católica de Petrópolis/RJ, com o apoio do GBC Brasil – Green Building Council. Especialista em Estudos de Viabilidade Econômica e Financeira de Empreendimentos Imobiliários, com cursos de especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, em Mecânica dos Solos e Fundações, Matemática Financeira, Administração de Projetos, Análise Econômica e Financeira de Projetos, Perícias e Avaliações Patrimoniais e de Negócios Imobiliários. Experiência profissional estruturada por mais de 35 anos, inclui passagens por grandes grupos incorporadores: Gomes de Almeida, Fernandes S/A, Monteiro Aranha S/A, João Fortes Engenharia S/A, Banco Boavista Interatlântico, entre outras empresas e clientes. Consultor Imobiliário com trabalhos na área técnica, comercial e financeira, na criação de produtos imobiliários e elaboração de estudos de viabilidade, tendo participado da montagem lógica de software de análise de investimentos imobiliários. Bibliografia Publicada e Coautor dos livros: GUIA ADEMI RJ – Manual do Comprador de Imóveis, produzido e editado pela própria ADEMI-RJ e ESTRUTURAÇÃO IMOBILIÁRIA APLICADA – Editora Renovar - 1ª edição.
  
Prof. Sérgio Cano Côrtes
Pós-Graduado em Marketing Estratégico pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com complementação Didático-Pedagógica, também pela FGV. Formado em Ciências Contábeis pela Faculdade Moraes Junior. Cursos de extensão nas áreas de administração, finanças, marketing e comunicação. Docente desde 1999 das disciplinas de Marketing, Finanças em Marketing, Planejamento Estratégico e Gestão de Vendas na Universidade Estácio de Sá. Atualmente, é Sócio-Diretor da SC2 Consultoria e Gestão de Negócios Imobiliários. Foi Diretor-Executivo da incorporadora Gaia Realizações Imobiliárias de 2010 a 2012. Durante 30 anos foi executivo da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, sendo que, de 2005 a 2010 foi Gerente Regional de Construção Civil.
 
Prof. Mario Rubens de Mello Neto
Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), professor de macroeconomia da UFF, e está cursando o Doutorado em Economia pela UFF. Sua experiência profissional inclui o cargo de Gerente de Operações em empresas do setor financeiro, pesquisador do Grupo da Moeda e Sistema Financeiro, docência em cursos de economia, bem como consultoria em diversas empresas e na Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Autor de artigos.
 
Prof. Felipe da Costa Brasil
Doutor em Ciências / Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, com Estágio de Doutoramento da CAPES na Universidade de Évora em Portugal.  Mestre em Agronomia / Ciência do Solo e Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Mestrado em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida e de Cursos de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Meio Ambiente, QSMS e Segurança do Trabalho. Atualmente ocupa o cargo de diretor técnico da empresa Ambiente Brasil Engenharia e Tecnologia, com ênfase a Gestão e Planejamento ambiental empresarial, e atua nas áreas de consultoria, perícia e auditoria ambiental para diversas empresas. Autor de diversos artigos e técnicos.
 
Prof. Fábio Lopes Soares
PhD - Doutorando pela Florida Christian University (EUA), MSc – Mestrado em Direito da Sociedade da Informação (FMU), MBA – Gestão Econômica e Estratégica de Negócios (FGV), Especialista em Negociações Econômicas Internacionais (UNESP/UNICAMP), BSc – Bacharel em Direito com OAB em SP (FDSBC), contabilista (ETESP) e conhecimentos especializados em Defesa do Consumidor. Apresenta domínio sobre ferramentas de Qualidade, MCQ, PMO e certificações ISO, sendo Green Belt em Six Sigma. Participante efetivo da Comissão de Direito do Consumidor da OAB SP, do comitê setorial de Ouvidoria da ABRAREC, Conselheiro da ABO - Associação Brasileira de Ouvidores, além de membro da BRASILCON e especialista convidado pelos Jornais O Estado de São Paulo e Revista Consumidor Moderno. Diretor e consultor da Bureau Sapientia, atuou por mais de 17 anos nos Banco Itau, Unibanco e Bradesco como gestor e CFO a frente de processos gerenciais para Ouvidoria, Sistemas de Controle Operacionais e Relações de Consumo, assim como para o Governo Federal e Governo do Estado de SP. Docente em cursos de pós-graduação, MBA e LLM em Relações de Consumo, Fundamentos de Direito Empresarial, Gestão de Serviços Jurídicos, Real Estate (Direito Imobiliário) e Controladoria.
 
Prof. Sérgio Niskier
Engenheiro Civil e de Segurança formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense em 1973, com pós graduação na PUC-RJ em Administração e Engenharia de Segurança. Sócio e Diretor Técnico da Niskier Construtora Ltda., ex Vice-Presidente do CREA –RJ, membro das Diretorias ou Conselhos do Sinduscon-RJ, Seconci-RJ, Clube de Engenharia, tendo lecionado por muitos anos na Faculdade de Arquitetura Gama Filho, na Faculdade de Engenharia Souza Marques, e no curso de Pós-Graduação do IBAM-Instituto Brasileiro de Administração Municipal. Dirigiu vários canteiros de obras de portes distintos desde pequenas obras até conjuntos de vários blocos simultâneos e coordenou vários projetos.
 
Prof. Edson Mendes Araujo
Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas com extensão em Empreendedorismo pela Babson School of Executive Education, Engenheiro Civil pela Universidade FUMEC. Atua há 23 anos no segmento da construção civil, particularmente nas áreas de Orçamento, Coordenação de Projetos, Sistemas de Gestão e Incorporação Imobiliária. Trabalhou 14 anos na Direcional Engenharia SA como Gerente de Incorporações e Orçamento. Hoje é Sócio-Diretor da Estratégia Engenharia.
 
Prof. Henrique Penteado Teixeira
Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas com extensão pelo FGV Executive MBA Program to University of Southern California, tem MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV, é especialista em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) e Bacharel em Publicidade, Propaganda e Criação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sua experiência profissional inclui os cargos de gestão nas áreas de Marketing e Vendas em empresas como: Allianz Seguros, Klabin Segall S/A, Construtora Tenda S/A (grupo Gafisa), Brookfield Incorporações e atualmente na Paysage Empreendimentos.
 
Prof. Daniel Ferreira Falcão
Doutorando em Contabilidade pela UnB, Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios pela UFRRJ, MBA em Finanças Corporativas pela UCAM-RJ e Graduado em Ciências Contábeis pela UFRJ. É professor de graduação e MBA de várias instituições de ensino. Além das atividades docentes exercidas a 13 anos, atua na área contábil financeira desde 1995, tendo atuado como auditor pela DELOITTE Touche Thomatsu, Supervisor Financeiro na EMBRATEL, Gerente de Contabilidade do Fundo de Pensão TELOS-EMBRATEL, Gerente de Controladoria das Empresas BRASIF e Diretor Financeiro de um grupo de Construtora, Imobiliária e Incorporadora. Atualmente atua como Consultor Empresarial.
 
Prof. Wagner Barros da Fonseca
Mestre em Ciências em Arquitetura pelo PROARQ/FAU/UFRJ em 2002, arquiteto e urbanista formado pela FAU/UFRJ em 1994. Atualmente leciona no Centro de Referência da Construção Civil do SENAI/RJ. Ë titular de uma empresa de arquitetura e atua na área de coordenação de projetos e desenvolvimento projetos de arquitetura para empreendimentos imobiliários, obras públicas e espaços corporativos.
 
Prof. Marcelo Pomeraniec Carpilovsky
Doutor em Psicologia e Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Formado em Engenharia de Sistemas pela PUC-Rio e em Direito pela UERJ. Professor de pós-graduação e palestrante nas disciplinas Criatividade e Inovação nas Organizações, Negociação, Processo Decisório, Comunicação Interpessoal e Gestão de Pessoas. Professor do FGV Management. Especialista em Psicodrama Pedagógico e Organizacional. Curso na Creative Education Foundation (Buffalo / NY). Coautor do livro Liderança e Motivação da Série Gestão de Pessoas / Publicações FGV Management. Coach certificado pela Internacional Coaching Community. Cursos e palestras ministrados em empresas públicas e privadas.
 
Prof. Gledson Pereira Lima
Glêdson Pereira Lima possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela COPPE-UFRJ e Especialização em Construção Civil pela Escola de Engenharia da UFMG. É formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU - Centro Universitário Metodista do Rio de Janeiro e é Técnico em Edificações pela Escola Técnica Federal do Rio de Janeiro - CEFET-RJ. Possui também o título de Auditor Líder em Sistemas de Gestão de Qualidade - ISO 9000 pela HGB, reconhecido pela Stat-a-Matrix – SAM Institute of USA. Iniciou sua carreira como Técnico em Edificações, onde adquiriu 10 anos de experiência trabalhando em construtoras como Carioca Christiani Nielsen Engenharia, AC Lobato Engenharia, Atlântica Empreendimentos Imobiliários e Atlântica Residencial, desenvolvendo grandes obras industriais, residenciais e comerciais. Posteriormente, como Arquiteto, foi responsável técnico por várias obras residenciais e comerciais de grande porte. Logo após, tornou-se Coordenador de Projetos no desenvolvimento de empreendimentos residenciais e também trabalhando em programas de inovação tecnologia para sistemas construtivos racionalizados e matérias de construção. Implantou e certificou Sistemas de Gestão de Qualidade e Segurança do Trabalho em diversas Construtoras, trabalhando como Coordenador de Qualidade e Representante da Diretoria. Desenvolveu também diversos projetos de grande porte nas áreas de Segurança do Trabalho, Qualidade e principalmente Engenharia Civil, por meio de consultoria para empresas e construtoras, acompanhando projetos específicos, temporários e perenes. Atualmente é Gerente Técnico de conceituada construtora, além de atuar como consultor técnico nas áreas de Tecnologia, Qualidade, Planejamento Estratégico, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Hoje conta com mais de 20 anos de experiência nas áreas em questão.

Estrutura Curricular (Disciplinas)

NÚCLEO GESTÃO
Contabilidade Financeira / Desenvolvimento de Carreira / Economia Empresarial / Fundamentos de Gerenciamento de Projetos / Gestão Estratégica / Gestão de Pessoas / Jogos de Negócios / Marketing / Matemática Financeira / Negociação e Administração de Conflitos

NÚCLEO INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO IMOBILIÁRIA
Aspectos Ambientais de Empreendimentos Imobiliários / Aspectos Jurídicos de Incorporações e Construções Imobiliárias / Fundamentos de Incorporação Imobiliária / Financiamento e Investimento em Projetos Imobiliários / Gestão de Operações e Obras / Pré-Construção: Planejamento, Projeto e Orçamento da Obra / Viabilidade Econômico-Financeira de Incorporações Imobiliárias / Vendas Imobiliárias, Canais de Vendas e Trade Marketing

Trabalho de Conclusão de Curso

Carga Horária Total do Curso: 432 h/a.

Investimento

Condições de pagamento:
 

À vista - R$ 22.215,00
R$ 10.980,00 de entrada mais 12 parcelas de R$ 998,00
R$ 5.850,00 de entrada mais 18 parcelas de R$ 998,00
R$ 1.000,00 de entrada mais 24 parcelas de R$ 998,00
Outras formas de parcelamento sob consulta


Contratos com parcelamento superior a 12 meses, sofrerão, a partir da 13ª mensalidade, reajuste do IGPM/FGV. Valores incluem material didático digital e taxa de emissão do certificado de conclusão da Fundação Getulio Vargas. 


FINANCIAMENTO EXCLUSIVO BANESTES: R$ 1.000,00 + 36 parcelas de R$ 698,00 (valor simulado e sujeito a confirmação). Conheça mais sobre esse produto e viabilize o seu crescimento profissional.


Informações Adicionais

Pós Graduação - Lato Sensu – Especialização - MBA em Gestão: Incorporação e Construção Imobiliária - Turma 02 - Vitória (ES)

Aulas às sextas-feiras à noite (18h30min às 22h50min) e aos sábados (8h às 12h20min) em finais de semana alternados, durante aproximadamente 18 meses.

Local: M.Murad Consultoria e Treinamento Ltda., Rua Desembargador Sampaio, 193, Praia do Canto, Vitória – ES

Início Previsto: Maio 2017

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA:


Comprovante de graduação: cópia autenticada do diploma ou carteira de classe. Será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão de curso para aqueles que ainda não estão de posse do diploma ou carteira de classe;

Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da CNH;

2 fotos 3 x 4.
 
Observações:

Para validação das cópias simples deverão ser apresentados os documentos originais.

Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da M.Murad/FGV.

Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

Resoluções do MEC

A Fundação Getulio Vargas é mantenedora das Escolas EBAPE (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas) e EPGE (Escola de Pós-Graduação em Economia) – Instituições de Ensino Superior credenciadas para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu autorizados e reconhecidos em conformidade com a Lei 9394/96.

Os Cursos de Pós-Graduação lato sensu – nivel especialização – oferecidos conjuntamente pelas escolas EBAPE, credenciada pela Portaria MEC nº580, de 28/03/2001, DOU nº62, de 29/03/2001, Seção 1, p. 14 e EPGE – recredenciada pela Portaria nº629, de 22/07/2014, DOU de 23/07/2014, Seção 1, p. 19, por meio do IDE (Instituto de Desenvolvimento Educacional/FGV), em seus núcleos próprios (Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo) e na Rede de Instituições Conveniadas em todo o Brasil, atendem à Resolução CNE/CES 01/2007, de 08/07/2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação.
Informações
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Turma 02 - Encontro Inaugural: 26 de Maio

Aulas às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã, em semanas alternadas

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(27) 2125-4761

Rua Desembargador Sampaio, 193
Praia do Canto - Vitória/ES
CEP: 29055-250

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