CAMPUS VIRTUAL / AOL


Cursos

Cursos

NEGÓCIOS DE INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO IMOBILIÁRIA

OBJETIVOS
O curso de pós-graduação lato sensu – MBA em Gestão de Negócios de Incorporação e Construção
Imobiliária tem como objetivo suprir a necessidade de desenvolvimento gerencial dos executivos do segmento do mercado imobiliário.
 
As disciplinas que compõem o programa do curso foram selecionadas criteriosamente com o objetivo de complementar a formação do profissional. Seu conteúdo inclui desde fundamentos básicos para a gestão de negócios (contabilidade, custos, matemática financeira, marketing, economia, estratégia, gerenciamento de projetos) até as etapas chaves do ciclo de vida dos empreendimentos imobiliários
(concepção, viabilidade, incorporação, planejamento, desenvolvimento e implementação), passando por tópicos específicos de áreas afins (direito, qualidade, meio-ambiente) e pelo desenvolvimento de habilidades gerenciais (gestão de pessoas, negociação).
 
O curso é desenvolvido através de aulas expositivas, interação e trabalhos em equipes, recursos audiovisuais e workshops, visando trazer para a sala de aula fundamentos empresariais e estratégicos aplicados à engenharia imobiliária e de construção.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais envolvidos com a área de construção civil (empresários, engenheiros, arquitetos administradores) ou que pretendam trabalhar na área e segmentos correlatos. Profissionais cujo ponto atingido em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica. Profissionais que sintam necessidade de reciclagem. Profissionais que aspirem cargos executivos em suas empresas e que demandem, além de experiência profissional, sólidos conhecimentos de economia, gerência, finanças e pessoas. Possuidores de diploma de cursos de graduação.

Assista abaixo o vídeo de apresentação do curso:


Estrutura Curricular (Disciplinas)

Gestão Estratégica / Economia Aplicada a Empresas / Marketing Imobiliário / Contabilidade da Construção Civil e Atividade Imobiliária / Gestão de Pessoas / Negociação / Viabilidade de Empreendimentos e Incorporações Imobiliárias / Aspectos Ambientais de Empreendimentos Imobiliários / Aspectos Jurídicos de Incorporações e Construções / Coordenação e Desenvolvimento de Projetos de Edificações / Gestão de Operações e Obras / Financiamento e Investimento em Projetos Imobiliários / Fundamentos de Incorporação Imobiliária / Orçamento e Planejamento de Custos de Edificações / Vendas Imobiliárias, Canais de Vendas e Trade Marketing / Processo Decisório Estratégico (online) / Desenvolvimento Urbano e o Estatuto da Cidade (online) / TCC – Trabalho de Conclusão de Curso / Carga Horária Total do Curso: 432 h/a.

Ementas

Gestão Estratégica
Conceituação de estratégia. Aspectos da evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades, ameaças. Analise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades e competências. Pontos fortes e fracos. A matriz SWOT e o desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação. Balanced Scorecard (BSC). 
 
Economia Aplicada a Empresas
Microeconomia. Objeto de estudo da microeconomia. Lei da demanda. Elasticidade da demanda. Lei da oferta. Equilíbrio de mercado: a lei da oferta e da demanda. Teoria da empresa. Estruturas de mercado. Estratégia de negócios. Economia empresarial. 
 
Marketing Imobiliário
Conceitos de marketing. Inteligência de marketing. Comportamento do consumidor imobiliário. Mix de Marketing Imobiliário. Novos meios de comunicação e Comunicação Integrada. Marketing Imobiliário digital. Gestão de portfólio imobiliário. Segmentação, posicionamento e pesquisa. Novos negócios e Marketing B2B. Marketing 3.0 – ROI de Marketing Imobiliário e construção de marcas.
 
Contabilidade da Construção Civil e Atividade Imobiliária
Fundamentos da contabilidade. Visão geral da contabilidade. Demonstrações contábeis. Participações societárias e variações do patrimônio líquido. Aspectos específicos da contabilidade em empresas de construção civil e incorporação imobiliária. Análise econômico-financeira. Principais Indicadores. Impostos e contribuições na Incorporação Imobiliária. Lucro Real, Presumido e RET.
 
Gestão de Pessoas
Mudanças comportamentais. Gestão do autoconhecimento. Tipologias comportamentais e autoconhecimento. Aprendizagem e comportamento organizacional. O líder como educador. Processos de comunicação. Comunicação interpessoal. Canais de comunicação formais e informais. Motivação. Aspectos conceituais e teorias motivacionais. Liderança como essência da gestão. Líder coach versus líder mentor. Competências e desenvolvimento de liderança. Formação e desenvolvimento de equipes.
 
Negociação
Importância da negociação. Conceitos fundamentais de negociação. O objeto da negociação. O conflito na empresa e a negociação gerencial. Comunicação Interpessoal como componente primordial para o processo de negociação. Linguagem corporal na negociação. Assertividade. Estratégias e estilos de Negociação. Teoria de estilos a sua argumentação. Negociação com pessoas de diferentes estilos. O perfil do gestor como negociador. O processo da negociação: elementos e fases. Principais modelos de negociação. Negociação em diferentes culturas. 
 
Viabilidade de Empreendimentos e Incorporações Imobiliárias
Análise da viabilidade econômico-financeira de incorporações imobiliárias. Viabilidade mercadológica: inteligência de mercado integrada. Viabilidade técnica (natureza, tipologia, padrão, tema): estudo de massa e eficiência econômica. Indicadores da viabilidade econômico-financeira (TIR, VPL, Margem Líquida, Exposição Máxima etc). Cenários com estudos estáticos e dinâmicos (planilhas, quadros, custos e receitas).
 
Aspectos Ambientais de Empreendimentos Imobiliários
Interferência dos aspectos ambientais na viabilidade de empreendimentos imobiliários. Ecologia: histórico, perspectivas e tendências. Sustentabilidade ambiental: certificações de empreendimentos e tendências. Licenciamento ambiental. Estudo de impactos ambientais de projetos de construção civil.
 
Aspectos Jurídicos de Incorporações e Construções
Fundamentos. Registro imobiliário. Lei 4591/64 – Incorporação Imobiliária. Lei 8078/90 – Código de Defesa do Consumidor. Planejamento Societário. Lei 10.931/04 – Patrimônio de Afetação. Alienação Fiduciária da coisa imóvel. Responsabilidades. Mediação e arbitragem.
 
Coordenação e Desenvolvimento de Projetos de Edificações
O papel do projeto no processo do empreendimento. Agentes envolvidos e seus objetivos. O processo de projeto e sua gestão: definição de programa, avaliação, verificação e análise crítica. Etapas dos projetos de edificações: estudos preliminares, ante-projetos, projetos executivos, detalhamento e asbuilt. Projetos complementares. Aprovações: prefeituras, concessionárias e órgãos ambientais. Planejamento do processo de projeto. Contratação de projetos e serviços de consultoria. Conceito de coordenação de projetos. O perfil do coordenador. Building Information Modeling (BIM): conceitos básicos, usos e aplicações no ciclo de vida da edificação.
 
Gestão de Operações e Obras
Sistemas de apoio à gestão de obras. Acompanhamento físico-financeiro. Racionalização da construção: métodos e processos. Logística de canteiros de obra. Perdas e produtividade. Gestão da cadeia de suprimentos: compras e contratações. Gestão da mão-de-obra: própria e terceirizada. Integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional. Desenvolvimento tecnológico e inovação na Construção Civil. Visão geral da nova Norma de Desempenho.
 
Financiamento e Investimento em Projetos Imobiliários
O Sistema Financeiro Imobiliário - SFI. Financiamento para aquisição: FGTS, SBPE e outros. Financiamento à produção. Funding. Mercado de capitais: principais agentes, macroprocessos e legislação. Securitização. Certificados de base imobiliária: CRI, CEPAC, CCI e outros. Fundos de base imobiliária: FII, FIP, FIDC. Gestão de carteira de investimento imobiliária.
 
Fundamentos de Incorporação Imobiliária
Incorporação Imobiliária: definição de empresa incorporadora e ciclo econômico. Estrutura de governança de incorporadoras: novos negócios, áreas de controle, desenvolvimento do produto e pósvendas. Negócio Imobiliário: participantes, funding, ativos (terreno ou edifício) e ciclo estratégico. Incorporador x Construtor: integração, responsabilidades, interesses e posicionamento. Fases da estruturação imobiliária: prospecção e análise; viabilidade legal, técnica e edilícia; viabilidade econômico-financeira; aquisição do ativo imobiliário; montagem imobiliária; planejamento estratégico; campanha de vendas; avaliação dos resultados; entrega do empreendimento; e atendimento ao cliente.
 
Orçamento e Planejamento de Custos de Edificações
Conceito do orçamento. Papel do orçamento no ciclo do empreendimento. Funções dos setores de Planejamento e Orçamento. NBR 12.721: conceitos de área equivalente, CUB e estimativa de custos. Elaboração de orçamento: preliminar, paramétrico e analítico. Curva ABC. Acompanhamento e controle de custos. Planejamento físico do empreendimento.
 
Vendas Imobiliárias, Canais de Vendas e Trade Marketing
Estratégia, planejamento e gestão de vendas imobiliárias. Canais diretos, indiretos e alternativos: B2B, corporativos e internacionais. Ferramentas Web: mobile, SEO e redes sociais. Métricas e políticas comerciais: comissionamento, premiação e recebíveis. Estratégias de negociação: propostas, aprovações, descontos e resultados. Parcerias de vendas com outras indústrias. Gestão de informações de vendas. O Marketing no Trade: promoção, campanhas de vendas, marketing de guerrilha e gestão de PDV’s.
 
Processo Decisório Estratégico
Racionalidade na decisão estratégica: ação decisória, análise social da decisão administrativa, construção do racional na decisão estratégica. Ilogicidade e intuição no processo decisório: limites da racionalidade, contexto social da organização, métodos de decisão, estruturas cognitivas, construção do não-racional na decisão estratégica, intuição como habilidade decisória, ilogicidade, contradições e paradoxos como recursos gerenciais. Armadilhas decisórias: tendenciosidades – armadilhas comportamentais: atalhos e simplificações, ancoragem, violação da utilidade e da probabilidade, previsões sob o efeito da percepção tardia, autoconfiança excessiva, atribuição distorcida da causalidade, profecia auto-realizável, exposição seletiva – apego aos próprios desejos e as práticas administrativas, pensamento grupista, evitando as próprias tendenciosidades. Ansiedade e medo no trabalho: percepção do risco como origem de ansiedade e medo no contexto gerencial, gerência das emoções – controle na percepção do risco e na ansiedade. Reengenharia dos sonhos – reflexão, diálogo, valores e intenções: momentos de reflexão, diálogo estratégico – consenso para a decisão coletiva, visão como dimensão de liderança, ideação como referência decisória – utopia e valores.
 
Desenvolvimento Urbano e o Estatuto da Cidade
Apresenta, em grandes linhas, as profundas transformações ocorridas na política urbana nacional, que alteraram o conceito de desenvolvimento – hoje definido como desenvolvimento sustentável –, democratizaram a gestão urbana, instituíram a política urbana como uma política pública – que está sendo estruturada nacionalmente –, introduziram a obrigatoriedade da adoção de novos instrumentos de planejamento – como o Plano Diretor –, bem como um regime jurídico para as cidades, com base na nova concepção de propriedade urbana e em instrumentos de intervenção nas áreas urbanas.

Investimento

Condições de pagamento:
 
À vista - R$ 18.970,00
R$ 9.450,00 de entrada mais 12 parcelas de R$ 846,00
R$ 5.100,00 de entrada mais 18 parcelas de R$ 846,00
R$ 1.000,00 de entrada mais 24 parcelas de R$ 846,00

Contratos com parcelamento superior a 12 meses, sofrerão, a partir da 13ª mensalidade, reajuste do IGPM/FGV. Valores incluem apostilas e taxa de emissão do certificado de conclusão da Fundação Getulio Vargas. 


FINANCIAMENTO EXCLUSIVO BANESTES: R$ 250,00 + 48 parcelas de R$ 501,13 (valor simulado e sujeito a confirmação). Conheça mais sobre esse produto e viabilize o seu crescimento profissional.


Informações Adicionais

Curso de Pós Graduação - Lato Sensu – Especialização  
MBA em Gestão de Negócios de Incorporação e da Construção Imobiliária - Turma 01 - Vitória (ES)


Aulas às sextas-feiras à noite (18h30min às 22h50min) e aos sábados (8h às 12h20min) em finais de semana alternados, durante aproximadamente 20 meses.

Aula em 19 de Setembro
 
Local: M.Murad Consultoria e Treinamento Ltda., Rua Des. Sampaio, nº 193, Praia do Canto - Vitória - ES

Documentos para Matrícula:

2 fotos 3 x 4.
Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da carteira de classe.
Cópia autenticada do diploma de graduação (na falta do diploma será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão do curso).
Autorização para faturamento (contendo razão social, CNPJ, endereço e plano de pagamento) ou cheque para pagamento da parcela de entrada.

Observações:

Para validação das cópias simples deverão ser apresentados os documentos originais.
Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da M.Murad/FGV.
Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

Resoluções do MEC

A Fundação Getulio Vargas é credenciada pela Portaria MEC nº 2.878, de 24.08.05, publicada no DOU de 26/08/2005 - Seção I - p.21 e oferece, pela Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE) e pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE), cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, autorizados e avaliados pela CAPES, além de cursos de graduação, reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Os cursos em nível de pós-graduação – especialização, oferecidos pelo IDE, por meio de seus Programas FGV Management (Rede Conveniada) e FGV Cursos Corporativos, atendem à Resolução CNE/CES O1/2007, de 08/07/2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação. Em atendimento ao disposto à legislação em vigor, os cursos de especialização à distância, oferecidos pelo Programa FGV Online são autorizados pelo MEC, pela Portaria Ministerial nº 3661, de 05/12/2003.
Informações
Aulas quinzenais às sextas-feiras noite à e aos sábados pela manhã

Aula em 19 de Setembro

Receba Novidades
Banner Interno
Convênios Internacionais
(27) 2125-4761

Rua Desembargador Sampaio, 193
Praia do Canto - Vitória/ES
CEP: 29055-250

Ver mapa
Único - Agência Digital
?>