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MBA EM GESTÃO: OPERAÇÕES DE SERVIÇOS

MBA EM GESTÃO: OPERAÇÕES DE SERVIÇOS

APRESENTAÇÃO 
Programa inovador, fundamentado na aplicação prática dos conceitos e técnicas modernas da gestão de serviços, utilizados pelas melhores empresas e instituições de ensino no âmbito nacional e internacional. O programa aborda temas de vanguarda da Gestão Empresarial, notadamente a Inovação, a Sustentabilidade e Governança Corporativa; temas tradicionais como Pessoas, Marketing, Vendas, Finanças, Estratégia e temas específicos de Gestão de Serviços tais como: Operações, Qualidade e Atendimento ao Cliente. Espera-se que ao término do programa os participantes estejam aptos a assumir posições de liderança nas empresas em que trabalham ou que possam empreender o seu próprio negócio com sucesso.
 
OBJETIVOS
Desenvolver uma visão holística das atividades empresariais, focando na criação de valor para a empresa. Oferecer  conhecimentos técnicos aos alunos para se tornarem gestores líderes, tanto no ambiente das organizações nas quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios. Relacionar o ferramental teórico à prática de gestão, por meio de um jogo de negócios. Trabalhar o autoconhecimento de competências comportamentais para instrumentalizar o aluno a elaborar de um projeto de carreira.


PÚBLICO-ALVO
Profissionais que tenham concluído a graduação em qualquer área, cujo ponto alcançado em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica. Profissionais que  precisem conhecer as peculiaridades da gestão de um negócio no setor de serviços.

Assista abaixo o vídeo do coordenador acadêmico do curso, Luis Carlos Sá:


Estrutura Curricular (Disciplinas)

NÚCLEO GESTÃO (216 h/a)
Gestão de Pessoas / Negociação e Administração de Conflitos / Fundamentos e Gerenciamento de Projetos / Gestão Estratégica / Economia Empresarial / Matemática Financeira / Contabilidade e Financeira / Marketing / Jogos de Negócios

NÚCLEO OPERAÇÕES DE SERVIÇOS (216 h/a)
Operações em Serviços / Design e Desenvolvimento de Serviços / Estratégias de Precificação e Métricas em Serviços / Gerenciamento de Comunicação em Serviços / Alto Desempenho em Equipes de Serviços / Arquitetura Organizacional e Blueprint de Serviços / Gestão da Excelência e Experiência em Serviços / Branding e Estratégias de Recuperação em Serviços / Desenvolvimento de Carreira

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.

Carga Horária Total do Curso: 432 h/a

Ementas

GESTÃO DE PESSOAS
Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.
 
FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Técnicas e ferramentas para gerenciamento. EAP. Diagrama de Gantt. Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM). Gestão de Pessoas. Gestão da Comunicação e Stakeholders. Gestão das Aquisições. Gestão de Custos. Gestão dos Riscos. Gestão da Qualidade. Lições aprendidas. Métodos Ágeis: SCRUM.

OPERAÇÕES EM SERVIÇOS
Introdução aos conceitos de serviços. Aspectos fundamentais da gestão de serviços. Estágios da competitividade operacional. Gestão do processo de entrega de serviço. Projeção de demanda em serviços. Capacidade produtiva em serviços. Balanceamento entre Marketing e Operações.

DESIGN E DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS
A oferta de serviços. O cliente como parte integrante do sistema de entrega do serviço. O design de serviços. Design Sistêmico: Design Thinking, Design Doing, Design Being. ReengenhariaemServiços.
 
ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO E MÉTRICAS EM SERVIÇOS
Custos de serviço: a perspectiva do cliente. Fundamentos de estratégias de preço. Constituição do preço final em serviços. Estratégias emergentes de precificação.
 
GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO EM SERVIÇOS
Estratégias de Comunicação em Serviços. O processo de comunicação. Desafios de comunicar em serviços. Expectativas do cliente. A comunicação durante a execução de Serviço.
 
ALTO DESEMPENHO EM EQUIPES DE SERVIÇOS
A estratégia baseada em pessoas: colaboradores. A estratégia baseada em pessoas: consumidores. Estratégias de desenvolvimento de equipes de alto desempenho em serviço. Gestão de equipes de alto desempenho em serviços.

ARQUITETURA ORGANIZACIONAL E BLUEPRINT DE SERVIÇOS
Gerenciando os pontos de contato em serviços. Blueprint: desenhando processos e fluxos em serviço. Utilizando o blueprintpara a introdução de novos produtos. Gerenciando falhas em serviço.

GESTÃO DA EXCELÊNCIA E EXPERIÊNCIA EM SERVIÇOS 
Excelência pela evidência física: tangilbilizandoserviços. Socialização de clientes e funcionários. O desenvolvimento de Servicescape. Gestão da variabilidade

BRANDING E ESTRATÉGIAS DE RECUPERAÇÃO EM SERVIÇOS
Brandingem serviços. Satisfação de clientes de serviço. Reclamações e o gerenciamento da recuperação em serviços. Implementando estratégias de recuperação.

DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA
Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismocomo diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing Pessoal. Gestão de conflitos de interesses. Modelo de Negócios Pessoal – Business ModelYou.
A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balancedscorecard(BSC).

ECONOMIA EMPRESARIAL
A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

MATEMÁTICA FINANCEIRA
Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

CONTABILIDADE FINANCEIRA
A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

MARKETING
Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Segmentação e posicionamento de mercado. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências de Marketing: Marketing Digital e Métricas de Marketing.


JOGOS DE NEGÓCIOS
Aplicações dos conhecimentos aprendidos ao longo do curso em atividades que simulem situações reais do cotidiano da atividade empresarial. Decisões de estratégia, de marketing e os aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira.
 
. Entender o mecanismo de uma empresa
. Tomar decisões no papel de diretor
. Trabalhar em equipe
. Definir metas
. Analisar o resultado das decisões tomadas e fazer ajustes constantes.

OPERAÇÕES EM SERVIÇOS
Introdução aos conceitos de serviços. Aspectos fundamentais da gestão de serviços. Estágios da competitividade operacional. Gestão do processo de entrega de serviço. Projeção de demanda em serviços. Capacidade produtiva em serviços. Balanceamento entre Marketing e Operações.

DESIGN E DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS
A oferta de serviços. O cliente como parte integrante do sistema de entrega do serviço. O design de serviços. Design Sistêmico: Design Thinking, Design Doing, Design Being. ReengenhariaemServiços.
 
ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO E MÉTRICAS EM SERVIÇOS
Custos de serviço: a perspectiva do cliente. Fundamentos de estratégias de preço. Constituição do preço final em serviços. Estratégias emergentes de precificação.
 
GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO EM SERVIÇOS
Estratégias de Comunicação em Serviços. O processo de comunicação. Desafios de comunicar em serviços. Expectativas do cliente. A comunicação durante a execução de Serviço.
 
ALTO DESEMPENHO EM EQUIPES DE SERVIÇOS
A estratégia baseada em pessoas: colaboradores. A estratégia baseada em pessoas: consumidores. Estratégias de desenvolvimento de equipes de alto desempenho em serviço. Gestão de equipes de alto desempenho em serviços.

ARQUITETURA ORGANIZACIONAL E BLUEPRINTDE SERVIÇOS
Gerenciando os pontos de contato em serviços. Blueprint: desenhando processos e fluxos em serviço. Utilizando o blueprintpara a introdução de novos produtos. Gerenciando falhas em serviço.

GESTÃO DA EXCELÊNCIA E EXPERIÊNCIA EM SERVIÇOS
Excelência pela evidência física: tangilbilizandoserviços. Socialização de clientes e funcionários. O desenvolvimento de Servicescape. Gestão da variabilidade

BRANDING E ESTRATÉGIAS DE RECUPERAÇÃO EM SERVIÇOS
Brandingem serviços. Satisfação de clientes de serviço. Reclamações e o gerenciamento da recuperação em serviços. Implementando estratégias de recuperação.

DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA
Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismocomo diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing Pessoal. Gestão de conflitos de interesses. Modelo de Negócios Pessoal – Business ModelYou.

Investimento

Condições de Pagamento:

À vista - R$ 22.215,00
R$ 10.980,00 de entrada mais 12 parcelas de R$ 998,00
R$ 5.850,00 de entrada mais 18 parcelas de R$ 998,00
R$ 1.000,00 de entrada mais 24 parcelas de R$ 998,00
Outras formas de parcelamento sob consulta

 
Contratos com parcelamento superior a 12 meses, sofrerão, a partir da 13ª mensalidade, reajuste do IGPM/FGV.
Valores incluem material didático digital e taxa de emissão do certificado de conclusão da Fundação Getulio Vargas.


FINANCIAMENTO EXCLUSIVO BANESTES:
R$ 1000,00 + 36 parcelas de R$ 698,00 (valor simulado e sujeito a confirmação). Conheça mais sobre esse produto e viabilize o seu crescimento profissional.
R$ 1000,00 + 36 parcelas de R$ 698,00 (valor simulado e sujeito a confirmação). Conheça mais sobre esse produto e viabilize o seu crescimento profissional.
R$ 1000,00 + 36 parcelas de R$ 698,00 (valor simulado e sujeito a confirmação). Conheça mais sobre esse produto e viabilize o seu crescimento profissional.

Informações Adicionais

Curso de Pós Graduação - Lato Sensu – Especialização
MBA em Gestão: Operações de Serviços - Turma 03 - Vitória (ES)
 
Aulas às sextas-feiras à noite (18h30min às 22h50min) e aos sábados pela manhã (8h às 12h20) em semanas alternadas, durante aproximadamente 18 meses.
 
Local: M.Murad Consultoria e Treinamento Ltda., Rua Desembargador Sampaio, 193, Praia do Canto, Vitória – ES


 
DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA:

Comprovante de graduação: cópia autenticada do diploma ou carteira de classe. Será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão de curso para aqueles que ainda não estão de posse do diploma ou carteira de classe;

Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da CNH;

2 fotos 3 x 4.
 
Observações:

Para validação das cópias simples deverão ser apresentados os documentos originais.

Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da M.Murad/FGV.

Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

Corpo Docente

Os professores do convênio M.Murad/FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. A seguir, o currículo de professores que regularmente ministram aulas em Vitória-ES. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.

VALDECY FARIA LEITE
Doutor em Marketing pelo COPPEAD/UFRJ, onde obteve, em 1996, o título de Doctor of Science (D.Sc.). Desenvolveu parte da tese de doutoramento na Sheffield Business School (Inglaterra). Atua há 20 anos em docência superior e exerceu por 13 anos funções gerenciais em empresas de grande porte. Revisor técnico de artigos da área de Marketing das Revistas de Administração de Empresas (RAE), de Administração Contemporânea (RAC) e da Latin American Business Review (LABR). Autor de trabalhos, relacionados a Gestão de Marketing, Marketing de Serviços e Pesquisa de Marketing, publicados em congressos nacionais e internacionais (Brasil, Chile, Estados Unidos, Irlanda, México, Portugal, República Dominicana e Suécia). Autor de artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros. Professor do FGV Management para as disciplinas Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado, Gestão de Serviços e Marketing Interno e Gestão de Marketing. Responsável Técnico dos Projetos de Pesquisa da Qualimetrica - Pesquisas de Marketing (www.qualimetrica.com.br) desde 1994.

RODRIGO MARTINS NAVARRO DE ANDRADE
Engenheiro de Produção pela UFRJ, com MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral/INSEAD e MBA em Serviços, pela COPPEAD. É também especialista em Comércio Exterior pela FUNCEX/RJ. Especialização em Inovação pela London Business School e em Negociação pela Harvard Law School. Experiência profissional inclui cargos de diretoria e gerência sênior nas áreas de planejamento estratégico, comércio internacional, estratégias industriais e relações institucionais em empresas como Nokia, Philip Morris, Telemar/Oi e Xerox. Seus trabalhos de consultoria incluem clientes como BMW, Honda, ABRACICLO, Syngenta, O Boticário, Ceras Johnson, Burson-Marsteller, CPqD, GE, Mabe, Patense e Simm do Brasil. Diretor da Copersucar e sócio da empresa MI-6 Consultoria Empresarial (www.mi6.com.br), é professor nos MBAs da FGV desde 2000.

RUBENS MAZZALI
Economista com pós-graduação em Economia de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É presidente do Conselho de Administração da Macrovia S/A e Conselheiro Independente de empresas. Professor nos MBAs da Fundação Getulio Vargas nas disciplinas de Governança Corporativa; Pensamento Sistêmico e Processo Decisório; e Sustentabilidade Corporativa. Foi Economista-chefe do Escritório de Sustentabilidade Estratégica do ISAE/FGV, Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getulio Vargas, Diretor Executivo do Instituto Quasar de Tecnologia e Logística Social, Diretor Adjunto do Departamento de Responsabilidade Social do CIESP/CPS Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e Coordenador do Comitê Executivo do Conselho de Administração do Núcleo de Pensamento Estratégico do Paraná. Foi Presidente do Comitê Estratégico de Sustentabilidade Corporativa da Amcham - American Chamber of Commerce for Brazil (Câmara Americana de Comércio), instituição onde também foi membro do TaskForce de Educação do Board e Vice-chairperson do Comitê de Logística e Supply-chain Management. Ocupou cargos de direção em empresas do setor de autopeças e de tecnologia de informação. Autor do livro "Gestão de Negócios Sustentáveis" da Série Gestão Estratégica de Empresas da Editora da Fundação Getulio Vargas.

INGRID PAOLA STOECKICHT
Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro. Mestre em Sistemas Integrados de Gestão pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro, com pós-graduações em Gestão de Recursos Humanos pela FGV, Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pelo CRIE-COPPE-R.J, psicanálise e psicossomática. Realizou o Programa de Negociação para Executivos Seniors na Harvard Law School (junho, 2011) e o programa de Inovação Radical no MIT (06/2012). Atualmente está fazendo o Stanford Certificate for Innovation & Entrepreneur. Possui Certificação Internacional de Profissionais em Gestão do Conhecimento na metodologia MAKE - Most Admired Knowledge Enterprises, e curso de Formação de Negociadores pela Fundação Getúlio Vargas. Fundadora e Diretora Executiva do Instituto Nacional de Empreendedorismo e Inovação. Sócia-fundadora da INNOVATION, Practices & Strategies. Professora convidada pela F.G.V. Management, FGV Proejtos e IDE para ministrar as disciplinas de Gestão por Competências e do Conhecimento, Gestão da Inovação nas Organizações, Criatividade e Inovação, Gestão do Conhecimento e Inovação. Professora convidada pela F.G.V. - Projetos e Management para ministrar as disciplinas de Negociação Estratégica, Internacional, Comercial, Negociação e e Administração de Conflitos, e cursos em habilidades gerenciais nos programas de pós-graduação e de extensão em inglês e português. Foi professora convidada do IPEN/USP e o Centro Paula Souza (CETESP) para ministrar as disciplinas de Negociação Estratégica e Liderança nos MBAs de Gestão Empresarial, Qualidade e Produtividade, Perícia e Auditoria Ambiental, Excelência em Gestão de Projetos e Economia das Telecomunicações. Palestrante, pesquisadora e consultora em Gestão do Conhecimento, Inovação e Recursos Humanos. Desenvolveu uma Metodologia de Avaliação do Grau de Inovação Organizacional. Tem 23 anos de experiência clínica e acadêmica em empresas nacionais e multinacionais. Autora e co-autora de mais de 20 cursos em capacitação profissional, vários artigos e livros sobre Gestão do capital intelectual, inovação, negociação e ativos intangíveis.

EDUARDO SANTIAGO SPILLER
Doutor em Ciências em Administração, D.Sc, e Mestre em Ciências em Administração, M.Sc., pelo COPPEAD/UFRJ; diplomado no Curso de International Affairs, Defense and Hemispheric Security do Inter American Defense College, Washington D.C., onde foi professor e Advisor da Divisão de Pesquisas; diplomado no curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, onde é professor adjunto da Divisão de Planejamento e Gestão Estratégica, nas áreas de Planejamento, Estratégia, Inteligência e Gestão do Conhecimento; pós-graduado em Engenharia de Transporte Ferroviário Urbano pela COPPE/UFRJ e em Análise de Sistemas pela PUC/RJ; graduado em Engenharia Mecânica na UFF e em Direito na UFRJ, havendo sido agraciado com dignidade acadêmica no grau de ¿CUM LAUDE¿. É professor convidado da UFRJ, do IBMEC e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército - ECEME. Leciona nos cursos de pós-graduação em Marketing e Gestão Empresarial. Sua atuação profissional diversificada, inclui funções gerenciais em diversas áreas, como Coordenador de sobressalentes e Coordenador de programas de testes de navios e plataformas de petróleo nos estaleiros Verolme; Gerente de Controle de Suprimentos e Controle Financeiro, Assessor da Superintendência Administrativa-Financeira, da Diretoria de Administração e Finanças, e da Presidência da CBTU e Superintendente de Recursos Humanos e Informática. É Advogado e Sócio-Diretor da Spiller Consultoria e Pesquisa Empresarial Ltda.

MARIA LEONOR GALANTE DELMAS
Doutora em Psicologia Organizacional pela American World University / IOWA , Mestre em Educação pela PUC-RJ , especialista em Psicopedagogia ( UFRJ) , Relações Humanas (PUC-RJ) , Docência Superior (UGF),Supervisão Pedagógica e Orientação Educacional (CEPUERJ). Assistente Social,pedagoga e psicóloga . A experiência profissional tem foco na Educação continuada e treinamento na área de docentes e consultoria em diversas empresas na construção de códigos de ética e conduta , diagnóstico de clima organizacional, formação de equipes .Consultora de escolas particulares e oficiais . Docente universitária e nos cursos de MBA da FGV. Palestrante em congressos nacionais e internacionais de Educação. Membro do conselho editorial da revista "Comunicação 360º " da Casa do Cliente. Formação e Certificação Internacional de Analistas em DISC .Facilitadora de Constelações Organizacionais e coaching sistêmico ( Porto-Portugal). Formação em Neurolinguística. Socia diretora da PHOENIX Consultoria e Treinamento.

ROBERTO NEME ASSEF 
Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC, Pós-Graduação em Marketing pela PUC-RJ e formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (SP). É diretor da Lucre Consultoria de Lucratividade, autor de livros e desenvolveu o software Preço Certo. É professor dos cursos de Pós-Graduação na Fundação Getúlio Vargas e em outras instituições, além de proferir palestras em entidades patronais e Universidades. Consultor Voluntário do Instituto Endeavor de Empreendedorismo.

CLÁUDIO GOLDBERG
Consultor Sênior do Instituto MVC/SP ( www.insitutomvc.com.br ), Professor da Fundação Getulio Vargas, Professor do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul, Professor Universidade Federal do Rio de Janeiro. Palestrante da Associação Brasileira de Marketing Direto, Palestrante da ABA-Associação Brasileira de Anunciantes. É Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Graduado em Ciências Políticas pela Escola Superior de Guerra , MBA em Marketing de Varejo pela Fundação Getulio Vargas e Mestrado em Administración Estratégica de Negocios pela UNIVERSIDAD NACIONAL DE MISSIONES FACULDAD DE CIÊNCIAS ECONÓMICAS – AR. Sócio e diretor de Vendas da Gplux Consultoria Ltda, com 20 anos de experiência desenvolvidos na área de Vendas e Negociação Comercial nos segmentos de Varejo, Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Ministrou, Palestras e Treinamento para mais de 2.000 gerentes comerciais, vendedores, pré-vendas e atendentes em técnicas de vendas e negociação para diversas empresas como Cargill Foods Brazil , Bayer, Mosaic, Agrosul Catarinense distribuidora, Avery Deninson, Embratel, Brasilcenter , TIM Celular , Telefônicas Empresas , Correios , Tigre S.C. , Shopping Center Conjunto Nacional de Brasília, Shopping Interlagos , Associação de varejo de papelaria e livros, CDL – Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, Brasif , Cocamar – Cooperativa agrícola de Maringá , Rede Lab’s de exames , Ártico Refrigerador, , Banco do Nordeste, Sebrae MT , Sistema Coca Cola de distribuição , Cia Atlethica , Universidade do Corpo , Task –Soluções em Automação , Coca Cola Refrescos , White Martins, , Br Trubo, Brasil Cap , Banco do Brasil , Mangels . Autor de artigos publicados em mídia especializada no INSIGHT MVC, SDR, GOLRH, Venda MAIS , Internet Business, etc.

ALFREDO LUIS BRAVO
Alfredo Bravo, M.Sc. Professor, Consultor e Palestrante nos temas: Negociação, Vendas e Mudanças Organizacionais. Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Rosário – Argentina. Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense – UFF. MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor de Negociação e Vendas da IBM – Curso High Performance Selling – HPS, feito em Harvard e Huthwaite. Professor nos MBAs da FGV, UFF e FAB. Atualmente Consultor de Vendas da Paragon, uma empresa IBM Business Partner Atuou como Analista de Sistemas na White Martins e Bayer S.A. Experiência em Gerência de Projetos e Gerência de Mudanças. www.alfredobravo.com.br.

ALEXANDRE VIANNA
Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF, MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral (INSEAD & Kellogg), pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Engenheiro de Produção pela UFRJ. Sua experiência profissional inclui cargos de diretoria e gerência nas áreas de Marketing, Vendas e Operações em empresas como a Souza Cruz, Unibanco, Xerox, Brasil Telecom, tendo como última função executiva a função de C.O.O. (Chief Operating Officer) da Contax ¿ empresa de Contact Center do Grupo Telemar. Atualmente é Sócio-Diretor da PerformancePro - empresa de consultoria nas áreas de Desenvolvimento e Gestão de Negócios - Desenvolvimento de Negócios, Gestão Empresarial, Relacionamento com Clientes (CRM) e Educação. Participa freqüentemente como palestrante em eventos no Brasil e no exterior. É autor do livro de Gestão de Desenvolvimento de Produtos e Marcas pela Editora FGV.

FREDERICO STEINER COSTA
Sócio fundador da Progressiva – Soluções Integradas em Negócios. Atua como consultor empresarial com ampla experiência em: - Lançamento de Produtos, Instrutoria Organizacional, Organização do Pensamento Estratégico Empresarial e Operações Comerciais. Atuou durante sete anos na Xerox do Brasil onde foi coach do Processo "Time to Market". Foi Gerente Regional do SENAC Rio, Diretor de Marketing da Grifo Enterprises e vice-presidente da Decision Support Ltda., empresa residente no Instituto Gênesis de Tecnologia – PUC-RJ. Formação Superior em Administração pela PUC-RJ. É mestre em Sistemas de Gestão Empresarial com ênfase em Qualidade e Competitividade pelo Laboratório de Tecnologia da Universidade Federal Fluminense e tem MBA em Gestão Estratégica e Qualidade pelo Grifo Research Institute. Examinador do PNQ 2007. É professor da FGV Management. Consultor renomado no mercado coordenando projetos e ministrando treinamentos para executivos em empresas como: Xerox, VALE, SIG, White Martins, Accenture, SENAC, BNB, IBM, Usiminas, Wheaton, SKF, Stam, Tranship, Leite de Rosas, Amil, Tegobrás, Lafem Engenharia, AT&T, UOL, SENAC, Lean Engenharia, Samcil, Rio de Janeiro Refrescos (Coca-Cola), COELCE, dentre outras.

EDUARDO MARÓSTICA
Graduado em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, Pós-graduado em Gestão Estratégica de Organizações, MBA em Negociação, Mestrado em Administração e Negócios, Doutor em Administração, Comunicação e Educação e Curso PHD na Florida, USA. No histórico profissional, conto com passagens na área estratégica empresarial em diversas organizações nacionais e internacionais. Atualmente é Sócio-Diretor em uma empresa de consultoria e treinamento empresarial. Atua como consultor, colunista e palestrante em empresas no Brasil e no Exterior. Na área acadêmica lecionando para alunos de graduação e pós-graduação.

NAYRA CHRISTINA MACIEL ASSAD PINTO
Advogada, com especialização em Direito do Consumidor pela EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro). Sócia do escritório Assad Pinto Advogados. Conferencista e consultora de empresas. Membro do Brasilcon (Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor). Co-Autora do livro "Aspectos jurídicos em saúde". Co-Autora do livro "Estratégias de comunicação em marketing". Professora homenageada anualmente, desde 2007, pelo IDE/FGV Management com o Prêmio "Excelência em Ensino". Em 2012 passa a integrar a categoria "Quadro de Honra", do qual fazem parte os professores contemplados com o prêmio por 5 anos consecutivos (quinquênio 2007/2011).

IGDAL PARNES
Empresário, associado a empresas dos setores: editorial, de comunicação, de desenvolvimento digital e de mobilidade sustentável. Foi diretor-geral da Editora Campus-Elsevier, um dos mais importantes grupos editoriais do Brasil. A Elsevier é uma das maiores e mais tradicionais editoras técnico-científicas do mundo. Foi diretor comercial do Jornal do Brasil, responsável pela venda de espaço publicitário e pelo relacionamento com as agências de publicidade e anunciantes do jornal e das revistas do grupo. Era também o gestor da área de Marketing ligada aos anunciantes e participava das ações de Marketing ligadas à circulação dos veículos da empresa. Trabalhou em diversas agências de publicidade; como diretor de atendimento e planejamento da Caio Domingues, diretor de grupo de contas da Provarejo, diretor de contas da Promo Ogilvy Mather e como supervisor da Standard Ogilvy Mather. Estruturou áreas comerciais e tem grande experiência nessa área. Desenvolveu e participou do desenvolvimento de diversos projetos de marketing, tendo sido responsável pelo atendimento a grandes e importantes clientes, tais como: Petrobrás, Xerox, BNDES, Sony Music, Mesbla, Brahma, Fleischmann Royal, Bausch Lomb, Chase Manhattan, entre outros. Recebeu diversos prêmios, como Profissional de Planejamento do Ano da Associação Brasileira de Propaganda, Top de Vendas, Clio Awards, Marketing Best,Top de Marketing e Colunistas. Já sob a sua direção, a Campus-Elsevier recebeu a premiação de melhor editora da região sul (Jornal do Comércio e Caixa Econômica) e um Prêmio Jabuti (melhor livro jurídico). Fez parte da diretoria da ABMN (Associação Brasileira de Marketing e Negócios) e do CONAR (Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária). É professor do MBA da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, sendo convidado para cursos em outras cidades do Brasil.

AGNALDO SANTOS PEREIRA
Consultor especializado em Finanças Corporativas, formado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Master of Sciences com especialização em Finanças e Mestre em Engenharia Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou do International Management Program da New York University. Possui grande experiência profissional na área financeira tendo atuado como Executivo em empresas como Control Data Corporation, Companhia de Cigarros Souza Cruz, Gillette do Brasil, BNDES e Banco Fininvest, além de extensa experiência como consultor. Professor da Fundação Getulio Vargas e do IBMEC. Sócio-diretor da FinanceTech - Tecnologia em Finanças. Autor das fitas de vídeo e CD-Rom para treinamento gerencial: “Administração Financeira”, “O Caixa é o Rei”; “Técnicas para Análise de Crédito” e “Administração Financeira em Tempos de Crise”. Diretor do Instituto Brasileiro de Gestão.
 

Resoluções do MEC

A Fundação Getulio Vargas é mantenedora das Escolas EBAPE (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas) e EPGE (Escola de Pós-Graduação em Economia) – Instituições de Ensino Superior credenciadas para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu autorizados e reconhecidos em conformidade com a Lei 9394/96.

Os Cursos de Pós-Graduação lato sensu – nivel especialização – oferecidos conjuntamente pelas escolas EBAPE, credenciada pela Portaria MEC nº580, de 28/03/2001, DOU nº62, de 29/03/2001, Seção 1, p. 14 e EPGE – recredenciada pela Portaria nº629, de 22/07/2014, DOU de 23/07/2014, Seção 1, p. 19, por meio do IDE (Instituto de Desenvolvimento Educacional/FGV), em seus núcleos próprios (Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo) e na Rede de Instituições Conveniadas em todo o Brasil, atendem à Resolução CNE/CES 01/2007, de 08/07/2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação.
Informações
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Turma 03

Aulas às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã, quinzenalmente.

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(27) 2125-4761

Rua Desembargador Sampaio, 193
Praia do Canto - Vitória/ES
CEP: 29055-250

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