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MBA EM LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

APRESENTAÇÃO
Conhecimento e desempenho são desafios impostos, cada vez mais, a pessoas, organizações, governos e à sociedade em geral. Novos processos de criação e condução de negócios surgiram, ancorados, principalmente, na tecnologia da informação. A racionalização de processos, com a conseqüente agregação de valor (e redução de custos) a produtos e serviços, tornou-se ponto vital para o desenvolvimento de empresas e de nações. A Logística deixou de exercer apenas os papéis tradicionais de transportar, armazenar e disponibilizar bens para transformação e consumo. Sob o conceito de gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management), a Logística assumiu responsabilidades crescentes na estratégia das organizações. Profissionais devem estar preparados para identificar e utilizar recursos e processos que contribuam para o enfrentamento da concorrência na sociedade capitalista. Para sobreviverem nesse mercado de acirrada competição, e serem bem-sucedidas, as organizações precisam desenvolver "vantagens competitivas" e implementar relações colaborativas na cadeia de suprimentos por meio de negociações produtivas. O resultado esperado deverá privilegiar o trinômio qualidade/produtividade/custos.
 
A Logística - responsável pelo fluxo de produtos, serviços e informações inter-relacionadas, e alinhados com os objetivos de uma empresa - é um segmento crítico em termos de atendimento às necessidades do cliente, otimização operacional e redução de custos. Assim, tais recursos, quando geridos no seu limite de integração, podem levar a resultados como: Escolha de melhores alternativas de investimentos para a produção;
Redução dos custos de transporte e de distribuição; Menores custos de compras e estoques; Aumento do padrão de qualidade de bens e serviços produzidos; Desenvolvimento de parcerias com fornecedores;
Integração eletrônica com os parceiros; Desenvolvimento de negócios eletrônicos (e-business); Relacionamento positivo com clientes internos e externos; Melhoria das práticas de marketing; Implementação de parcerias estratégicas ao longo da cadeia de suprimentos.
 
Para que tais resultados possam ser alcançados, é imprescindível o desenvolvimento de recursos humanos que atuem logisticamente, sob o ponto de vista empresarial. Isso significa que sua formação técnica específica deve ser enriquecida por conteúdos de natureza interdisciplinar; ou seja, o profissional do mundo globalizado deve ter uma visão mais ampla do ambiente em que atua, a fim de melhorar sua capacidade de decisão e ação.
 
Em resposta a essa realidade, apresentamos o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, denominado MBA em Logística e Supply Chain Management, modulado de forma a capacitar pessoas atuantes nos setores comercial, industrial e de serviços.

OBJETIVOS
Conhecer referências que possibilitam pensar e agir estrategicamente frente aos desafios da Logística. Desenvolver competências e técnicas que permitam estimular a racionalização dos processos logísticos, o uso da tecnologia da informação, a valorização do capital humano, a negociação cooperativa, o aumento da produtividade, a identificação e redução de custos logísticos, em ambiente de comprometimento social e ambiental.

PÚBLICO-ALVO
Diante da importância e abrangência dos temas apresentados, o curso em questão está direcionado a Empresários, Diretores, Gerentes e Profissionais que possuam curso de nível superior e que atuem ou pretendam atuar nas áreas relacionadas à logística.

Estrutura Curricular (Disciplinas)

Aspectos Tributários da Logística / Custos Logísticos / Gestão de Produção / Gestão de Projetos Logísticos / Gestão de Serviços / Logística Internacional / Negociação aplicada à Cadeia de Suprimentos / Procurement e Desenvolvimento de Fornecedores / Sistemas Integrados de Gestão e Negócios Eletrônicos / Transporte e Distribuição / Análise de Investimentos e Riscos / Fundamentos da Logística e Cadeia de Suprimentos / Metodologia Científica / Logística do Varejo / Gestão de Pessoas e Ambientes Competitivos / Planejamento Estratégico na Logística / Diagnóstico Situacional em Logística Empresarial / Pesquisa e Desenvolvimento em Logística / Logística Reversa / Operações Portuárias / TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Carga Horária Total do Curso: 432 h/a

Ementas

ASPECTOS TRIBUTÁRIOS DA LOGÍSTICA
Princípios e normas gerais de tributação. Principais tributos e taxas (federais, estaduais e municipais) nas atividades empresariais. Incidência de tributos na cadeia produtiva e seus efeitos na operação logística. Regimes especiais de tributação. Incentivos fiscais.
  
CUSTOS LOGÍSTICOS
Fundamentos da contabilidade de custos. Custos nos processos logísticos. Custos fixos e variáveis. Margem de contribuição. Ponto de equilíbrio. Custo total e a prática das trocas compensatórias (trade-off).  Custeio por atividade (Activity Based Costing). Aplicação de controles e avaliação de resultados.
 
GESTÃO DA PRODUÇÃO
Gestão da Produção sob a ótica da Cadeia de Suprimento (Supply Chain). Indicadores-chave de Desempenho (KPI’s) aplicáveis ao Planejamento e Controle da Produção (PCP).  Plano de Operações Agregado (S&OP). Cálculos de planejamento de materiais (MPS/MRP/DRP), capacidade (CRP) e de materiais e capacidade (MRP-II). Previsão de demandas.
 
GESTÃO DE PROJETOS LOGÍSTICOS
Metodologia geral para a elaboração de projetos. Natureza dos projetos logísticos. Estrutura Analítica de Projetos (EAP). Definição de objetivos, escopo e estratégia para execução de projetos. Técnicas de planejamento, controle e avaliação de projetos logísticos. Alocação de equipe de projeto. Tratamento econômico-financeiro dos projetos logísticos.
 
GESTÃO DE SERVIÇOS
Gestão da cadeia de serviços nas operações logísticas das organizações em geral. Contratação de gestores e operadores logísticos, e prestadores de serviço. Uso de cooperativas de trabalho na cadeia de serviços. Equilíbrio custo /benefício. Indicadores de desempenho nos serviços.
 
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Global sourcinge logística internacional. Estruturação de operações logísticas em projetos de exportação. Blocos comerciais e seus impactos na logística internacional. Custos logísticos na formação dos preços de exportação. Incoterms. Contratação de transporte internacional. Agentes da cadeia de distribuição física internacional. Seguro de transporte internacional.
 
NEGOCIAÇÃO APLICADA À GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO
Negociação como instrumento para o desenvolvimento de alianças estratégicas e colaborativas na gestão da cadeia de suprimento (supply chain management). Principais tipos de negociação. Planejamento e organização. Estratégias e táticas de negociação. O uso da informação, do tempo e do poder para maximização de resultados. Negociações multilaterais. Aspectos culturais nas negociações.
 
PROCUREMENT E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Alternativas para o suprimento de insumos e serviços necessários às organizações. Procurement tradicional e na versão eletrônica. Global Sourcing. Marketing reverso como ferramenta de procurement. Comakership. Formalização dos contratos de compra. Indicadores de desempenho. Ações colaborativas na cadeia de suprimento e parcerias com fornecedores. Desenvolvimento de fornecedores de insumos e de serviços.

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO E NEGÓCIOS ELETRÔNICOS
SoftwaresERP, tipo banco de dados transacionais, na gestão da cadeia de suprimento. Interface entre sistemas de e-business, ERP e CRM. Soluções colaborativas tipo extendend enterprise, de arquitetura flexível, interoperável e com aplicações pré-integradas. Infraestrutura, disponibilidade e segurança para a implantação de negócios eletrônicos.
 
TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO
Modalidades de transportes e sua utilização competitiva de acordo com tipos de carga, distância e prazo. Transportadores e operadores logísticos. Roteirização e controle de frotas. Emprego de sistemas WMS. Papel dos Centros de Distribuição. Recebimento, armazenagem, abastecimento, atendimento de pedidos, embalagem e expedição em CDs. Indicadores de desempenho aplicáveis a transporte e distribuição.
 
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E RISCOS
Gestão financeira das empresas no ambiente da gestão da cadeia de suprimento. Retorno de  investimentos. Avaliação dos impactos, probabilidades e da importância dos fatores de risco. Quantificação dos riscos. Desenvolvimento do plano de contingências e resposta aos riscos.
 
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Conceitos de logística, logística integrada e gestão da cadeia de suprimentos. Gestão da cadeia de suprimentos e suas relações intere intraorganizacionais. Infraestrutura logística brasileira. Práticas atuais na gestão da cadeia de suprimentos. Tecnologias aplicadas à gestão da cadeia de suprimentos. Principais funções logísticas.
  
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Princípios teórico-conceituais da metodologia científica. Métodos de pesquisa aplicada. Elementos estruturantes de projetos e trabalhos de conclusão de curso.  Suporte à elaboração, formatação e edição de anteprojetos, projetos e  trabalhos de conclusão de curso. 

LOGÍSTICA DO VAREJO
Conceitos de varejo e atacado. Marketing do varejo. Canais de Distribuição. Localização de pontos de vendas e de distribuição. Operadores logísticos na distribuição. Utilização dos serviços de empresas courier. A logística reversa no varejo. Planejamento e organização de Centros de Distribuição - CD. Emprego dos recursos de TI – Tecnologia da Informação nos CD. A colaboração entre fornecedores e varejistas por meio de instrumentos como ECR (Efficient Consumer Response), CPFR (Collaborative Planning, Forecasting & Replenishment) e outros.
 
GESTÃO DE PESSOAS EM AMBIENTES COMPETITIVOS
Pessoas como diferencial competitivo na Logística. Cultura organizacional, motivação, liderança, trabalho em equipe.  Tendências contemporâneas nos processos e modelos de gestão de pessoas.
   
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA LOGÍSTICA
Planejamento/Gerenciamento Estratégico: conceitos, processos e escolas. Desenvolvimento de visão estratégica. Estratégias competitivas genéricas. Análise da concorrência. Papel estratégico de operações logísticas. Prioridades competitivas na gestão dos aspectos logísticos.

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Avaliação geral do ambiente logística da organização em análise. Identificação dos gargalos logísticos nos procedimentos praticados nas diversas áreas logísticas da organização. Análise dos dados levantados. Relatório com recomendações para redução ou eliminação das disfunções.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM LOGÍSTICA
Elaboração, análise e discussão de projetos de P&D no âmbito da cadeia de suprimentos para diferentes tipos de organização. Estado d’arte nos modelos de gestão da cadeia de suprimentos. Adequação das experiências internacionais às necessidades brasileiras.

LOGÍSTICA REVERSA
Conceito, características e principais aplicações da Logística Reversa. Aspectos que envolvem a Logística Reversa: econômico, legal e ambiental. Estruturação da Logística Reversa sob a ótica da supplychainmanagement.

OPERAÇÕES PORTUÁRIAS
Painel sobre os principais portos do Brasil e do mundo. Organização portuária no Brasil. Portos públicos e portos privados. Portos e terminais portuários. Localização geográfica e  econômica de um porto. Características físicas (Lay-Out), funcionais e operacionais de um porto. Operações portuárias: enquadramento legal, organização dos fatores produtivos, concessões do serviço público. 

Investimento

Condições de Pagamento:
 
À vista - R$ 22.215,00
R$ 10.980,00 de entrada mais 12 parcelas de R$ 998,00
R$ 5.850,00 de entrada mais 18 parcelas de R$ 998,00
R$ 1.000,00 de entrada mais 24 parcelas de R$ 998,00
Outras formas de parcelamento sob consulta

 
Contratos com parcelamento superior a 12 meses, sofrerão, a partir da 13ª mensalidade, reajuste do IGPM/FGV.
Valores incluem material didático digital e taxa de emissão do certificado de conclusão da Fundação Getulio Vargas.

FINANCIAMENTO EXCLUSIVO BANESTES: R$ 1000,00 + 36 parcelas de R$ 698,00 (valor simulado e sujeito a confirmação). Conheça mais sobre esse produto e viabilize o seu crescimento profissional.

Informações Adicionais

Curso de Pós Graduação - Lato Sensu – Especialização
MBA em Logística e Supply Chain Management - Turma 16 - Vitória (ES)
 
Aulas às sextas-feiras à noite (18h30min às 22h50min) e aos sábados (8h às 12h20min) em finais de semana alternados, durante aproximadamente 18 meses.
 
Local: M.Murad Consultoria e Treinamento Ltda., Rua Desembargador Sampaio, 193, Praia do Canto, Vitória – ES
 
Aula em 14 de Julho

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA:

Comprovante de graduação: cópia autenticada do diploma ou carteira de classe. Será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão de curso para aqueles que ainda não estão de posse do diploma ou carteira de classe;

Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da CNH;

2 fotos 3 x 4.
 
Observações:

Para validação das cópias simples deverão ser apresentados os documentos originais.

Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da M.Murad/FGV.

Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

Corpo Docente

Os professores do convênio M.Murad/FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. A seguir, o currículo de professores que regularmente ministram aulas em Vitória-ES. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.

CARMELITA SENO CARDEIRA ALVES
Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense, título este defendido e reconhecido no INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA – ISCTE, de Lisboa. Sua experiência profissional inclui o cargo de Coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento das LOJAS AMERICANAS, Assessora de Organização dos Estaleiros Navais de Lisboa S.A. – Lisnave, Gerente de 0&M da COBRA-Computadores e Sistemas Brasileiros, S.A., docência em cursos de Administração e Engenharia da FGV/RJ, UFRJ e UFF, bem como Consultoria de RH, Processos e Estratégias de Gestão a dezenas de Organizações civis e militares, de todos os portes e segmentos, no Brasil e no exterior. É membro do GEDA –Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Administração, da Academia Brasileira de Ciência da Administração.

ALEXANDRE DA SILVA RAMOS
Economista da Petrobras, atuando em sua Universidade Corporativa como orientador didatico e professor na Escola de Gestao e Negocios. Trabalhou por um ano na area de Relacoes com o Investidor (RI) da Petrobras. Possui titulo de Mestre pelo IBMEC-RJ e de Bacharel em Ciencias Economicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com pos-graduacao em Administracao Financeira pela FGV-RJ. Leciona disciplinas de Economia e Financas nos cursos de graduacao dos Institutos Superiores de Ensino LA SALLE-RJ e, como professor-tutor, nos cursos de Ensino a Distancia do FGV Online e IBMEC Online. Atuou, por quase um ano, na Agencia Nacional do Petroleo, Gas Natural e Biocombustives (ANP) como coordenador do Levantamento Semanal de Precos dos Combustiveis e, por três anos, na Coordenacao de Contas Nacionais do IBGE, contabilizando o PIB do setor agricola e agro-industrial. Possui tambem experiencia no setor financeiro, particularmente no mercado de credito, trabalhando em instituicoes como ABNAMRO Bank e Losango.

VICTOR BATISTA DOS SANTOS
Engenheiro formado pelo CEFET-RJ, MBA em Gestão Empresarial e Mestre em Tecnologia na área de Gestão da Inovação Tecnológica. Passagens em multinacionais como General Electric e Sony Music nos setores de manutenção, produção e qualidade, e nos Correios do Brasil. Dez anos como Professor e Coordenador de Pós-graduação na área de gestão e seis anos dedicado a programas de desenvolvimento gerencial. Atualmente é professor dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas e Sócio-Diretor da Lapidar Desenvolvimento Gerencial.

JOÃO VIEIRA DE ARAUJO
Doutorando em Administração na Universidade Nacional de Missiones (Argentina). Mestre em Metrologia para a Qualidade e Inovação na PUC/Rio. MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em Energia Elétrica pelo IBMEC Business School e MBA em Administração de Negócios pelo IBMEC Business School. Graduado em Engenharia Elétrica pela UGF. Possui especialização nas áreas de logística integrada, qualidade, auditoria e negociação. Como profissional atuou nos departamentos de engenharia, coordenação, planejamento, comercial e de suprimentos de empresas. Atualmente trabalha para a LIGHT Energia S.A. Co-autor do TCC ganhador do Prêmio FGV de Excelência MBA Gerência de Projetos 2004. Co-autor do livro Negociação e Administração de Conflitos – Série Gerenciamento de Projetos – Editora FGV.

NELSON LUDOVICO
Pós-Doutor em Relações Internacionais, área de concentração Negócios Internacionais (FCU/EUA), Doutor em Comércio Exterior (AWU/EUA), Mestre em Negócios Internacionais (UNLZ/Argentina, Especialista em Comércio Exterior Operações e Serviços (USJT/SP), Administrador de Empresas (UNIA). Desde 1984 é professor na EAESP/FGV e na FGV Management em cursos MBA pelo país. Docência em cursos de graduação, especialização e MBA's desde 1980. Atuou em cargos executivos nas áreas internacionais da Philips do Brasil e Sadia Trading. É consultor internacional desde 1985 com projetos de internacionalização de empresas de logística e de comércio exterior nos EUA, Europa, América do Sul e países Africanos. Foi Sócio-Diretor no Brasil da Aprile Seafreight de Gênova/Itália. Consultor contratado, desde o ano 2000, pela FedEx – Federal Express. Recebedor de 5 prêmios nacionais e 4 internacionais. Autor de vários livros pelas editoras Saraiva, Aduaneiras. Articulista para vários jornais e revistas especializadas. Conferencista e Pesquisador. Preside o Licex-Ludovico Instituto de Comércio Exterior. Desde 2008 é membro do Latin American Quality Institute – Panamá.

TOM PIERRE FERNANDES DA SILVA
Mestre em Administração pela EPABE – FGV-RJ-2007; Pós – Graduado em Ciências Contábeis pela FVG-RJ - 1989; Bacharel em Ciências Contábeis - 1988 e em Ciências Jurídicas - 1991, com curso de formação na área aduaneira pela ESAF-RJ- 1997. Atuou profissionalmente como consultor tributário da Directa-BDO -1989/1990, da PriceWatherhouse – 1990/1993, da Arthur Andersen – 1994, como contador do TCM-RJ/TCU - 1994/1997, e desde 1997 é Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil. Na área acadêmica é Professor em cursos de pós-graduação da FGV Management desde 2001, UNICAM-RJ desde 2007 e PUC-RJ desde 2008, nas matérias de Direito Tributário, Direito Aduaneiro e Contabilidade Financeira, desde 2009 da Associação Brasileira de Direito Financeiro – ABDF, tendo sido prof. da Graduação em Cursos de Ciências Contábeis e Administração da UNESA, de 2001 até 2009.

ALFREDO LUIS BRAVO
Alfredo Bravo, M.Sc. Professor, Consultor e Palestrante nos temas: Negociação, Vendas e Mudanças Organizacionais. Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Rosário – Argentina. Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense – UFF. MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor de Negociação e Vendas da IBM – Curso High Performance Selling – HPS, feito em Harvard e Huthwaite. Professor nos MBAs da FGV, UFF e FAB. Atualmente Consultor de Vendas da Paragon, uma empresa IBM Business Partner Atuou como Analista de Sistemas na White Martins e Bayer S.A. Experiência em Gerência de Projetos e Gerência de Mudanças. www.alfredobravo.com.br.

GERALDO LUIZ DE ALMEIDA PINTO
Administrador, pós-graduado em Gestão pela Qualidade Total pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Mestre em Sistemas de Gestão - Universidade Federal Fluminense – UFF (Dissertação: “Avaliação da atividade de suprimentos em Organizações Hospitalares”). Professor da FGV nas disciplinas de Gestão da Demanda e Estoques, Suprimentos, Compras, Negociação, Logística e Supply Chain Management, nos MBAs de Gestão Comercial, Gestão Empresarial, Gestão de Saúde, Gestão de Projetos e de Logística Empresarial. Foi Gerente de Suprimentos da Casa da Moeda do Brasil. Exerceu, na PETROBRAS, diversas gerências nas áreas de Orientação de Compras, Gestão de Estoques e Logística de Suprimentos. Participou como conferencista dos principais seminários nacionais de Logística. Diretor da GLAP Consultoria e Treinamento Empresarial, com trabalhos realizados para empresas em diversos segmentos da iniciativa privada e para instituições governamentais do país, em Gestão de Suprimentos, Logística Hospitalar e Negociação Empresarial. Atua como consultor da Área de Negócios Internacional da Petrobras, implementando projetos em diversos países.

JOSÉ ALEX BOTÊLHO DE OLIVA
Doutorando na USP em Logística, Mestre em Engenharia Oceânica pela COPPE/UFRJ especialização em transportes, é Engenheiro Civil e de Transportes pela Universidade de Brasília-UnB, pós-graduado em: Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia – CAEPE; Segurança e Desenvolvimento Nacional pela Escola Superior de Guerra – ESG, Macro Economia pela Universidade de Brasília / Universidade de Oxford é professor convidado da Fundação Getulio Vargas do FGV Management. Conferencista em entidades como: COPEAD, ASLOG, ABML dentre outras. Foi Assessor do Ministro dos Transportes por dois anos. Secretário de Transportes Aquaviários, Secretário de Fomento no Ministério dos Transportes e Superintendente de Navegação Interior na Agencia Nacional de Transportes Aquaviários, em Brasília.

BRUNO DE SOUZA ELIA
Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE / UFRJ, Especialista em Finanças com MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais.e Engenheiro de Produção formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Diretor Comercial do Grupo SAIB - BHS Latin America - .Helicópteros e Carga Aérea Especializada – Atuou em: Na EMBRATEL – Área Internacional e Área de Marketing. QUATTOR Petroquímica S.A. – Área de Inteligência de Mercado e Área de Precificação e Estudos Econômicos. Pertence ao corpo docente do FGV Management (MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria, MBA em Gestão Empresarial, MBA Logística Empresarial; MBA – Executivo em Saúde – EBAPE e; CADEMP) Pertence ao corpo docente do IBMEC (MBA Gestão de Negócios e MBA Finanças Corporativas, CBA Gestão de Negócios, CBA Marketing e CBA em Logística).

MARCOS LEANDRO TAVARES DA SILVA
Especialista em eBusiness pela Fundação Getulio Vargas em 2001 e em Gestão do Conhecimento pela COPPE/UFRJ em 2004. Analista de Sistemas pela Universidade Veiga de Almeida/RJ (UVA). Está cursando o Mestrado em Sistemas de Gestão pela UFF/LATEC, com uma linha de pesquisa sobre o Gerenciamento de Stakeholders no Ambiente Organizacional. Atua no mercado de informática desde 1988, como Desenvolvedor, Analista de Sistemas, Coordenador, Especialista, Gerente de Sistemas, Assessor, Diretor de eBusiness e Diretor Comercial. Sócio-Diretor e consultor da Scie Inteligência Competitiva, empresa especializada em Inteligência e Inovação de Negócios, que utiliza a otimização de processos, as tecnologias e os recursos web como impulsionadores de mudanças. Professor de disciplinas técnicas e de gestão – Gestão Estratégica da Informação, Business Intelligence, Gestão por Processos, Sistemas Integrados de Gestão e Negócios Eletrônicos, E-Business, E-Commerce, Internet para Negócios, Jogos de Negócios, Gerenciamento de Projetos, Fundamentos em Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento do Escopo, Gerenciamento da Comunicação, Gerenciamento da Integração, Project Office e Nível de Maturidade em Projetos, Técnicas de Apresentação e Reuniões - nos MBA’s de Gerência de Projetos, Gestão Empresarial, Gestão Empresarial com ênfase em Tecnologia da Informação, Gestão Industrial, Gestão de Pessoas, Logística, Marketing, MBA In Company, CADEMP e na pós-graduação de Administração – Executivo Jr, da FGV. É voluntário da Junior Achievement (www.jarj.org.br) desde 2001, colaborando ativamente como Adviser de Marketing, Finanças, RH e Produção de programa miniempresa, que leva lições de empreendedorismo para alunos do segundo ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro.

LUIS CARLOS BECKER JUNIOR
Bacharel em Formação de Executivos e em Direito pela Universidade Estácio de Sá/RJ com Pós-Graduação e Especialização em Políticas Públicas e Governo pela Escola de Governo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrando em Administração. Especialista em Gestão da Qualidade de Serviços pelas Fundações Cristiano Ottoni/MG e Dom Cabral/MG. É Subsecretário de Estado da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Trabalhou na Indústria de Roupas Pilares, na DELFIN Rio Crédito Imobiliário e na Caixa Econômica Federal. Exerceu diversos cargos, dentre os quais os de Coordenador do Programa Qualidade Caixa, Gerente de Seleção e Desenvolvimento de RH, Chefe de Divisão de Relações Trabalhistas, Gerente de Administração e Gerente Operacional. Premiado no III Concurso de Experiências Inovadoras na Administração Pública Federal – Prêmio Hélio Beltrão – ENAP, 1998. Docência em cursos de Pós-Graduação em Gestão Empresarial, Gerência de Projetos, Gestão de Saúde, Gestão de Recursos Humanos, Finanças e Logística Empresarial. É responsável pelas estratégias operacionais dos Programas de Renda Mínima – Bolsa Escola Federal e Bolsa Alimentação. Professor dos cursos de MBA da FGV Management em todo território nacional. Coautor dos livros Desenvolvimento de Equipes e Planejamento e Gestão Estratégica em Organizações de Saúde, ambos pela editora FGV.

ARNALDO RABELLO DE AGUIAR VALLIM FILHO
Doutor em Transportes e Logística pela Universidade de São Paulo. Master of Engineering em Transportes pela University of Florida. Mestrado (créditos) em Pesquisa Operacional pela COPPE / UFRJ. Professor de Logística no Bacharelado em Sistemas de Informação na Ênfase em SistemasLogísticos da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de vários cursos abertos para executivos, ministrados em todo o Brasil. Atuou na Pós Graduação da Fundação Vanzolini da USP e no Instituto Mauá de Tecnologia. Consultor em Logística e Transportes, com mais de 20 anos de atuação.

ALMIR GARNIER SANTOS
Mestre em Pesquisa Operacional e Análise de Sistemas desde 1993, pela Naval Postgraduate School (Califórnia, USA) e concluiu MBA em Gestão Internacional pela COPPEAD/UFRJ em 2008. Sua experiência profissional inclui a gerência de projetos, a chefia de departamentos e a docência de cursos de graduação e de pós-graduação nas áreas de logística, otimização, gerência de projetos e engenharia de software. Dentre suas principais realizações destacam-se o desenvolvimento e a implantação de sistemas de apoio a decisão e o desenvolvimento de Jogos de Guerra e de Negócios. Consultor de empresas, principalmente, nas áreas de localização estratégica de armazéns e de otimização de transportes. Comandou o mais moderno navio de apoio logístico da Marinha. Possui artigos publicados na área de otimização de recursos.

SÉRGIO LUIZ DA MOTTA NERY 
Mestre em Engenharia Elétrica ,pelo Instituto Militar de Egenharia; Engenheiro Eletricista ,pelo Instituto Millitar de Engenharia; Bacharel em Ciências Administrativas, pela SOCIEDADE UNIVERSITÁRIA Augusto Motta; Analista de Sistemas pela DATAMEC; curso de especialização na França (Direção de Projetos-Ecole Nationale Superieure deTechniques Avancees). Mais de vinte anos de experiência em ensino universitário, bem como, mais de onze anos como pesquisador, no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (área de laser e infravermelho ). Médico formado pela Universidade do Rio de Janeiro e pós-graduado, lato sensu, em Medicina Interna pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.Sócio da empresa SLMN CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA.

MARIA CANDIDA SOTELINO TORRES
Mestre em Análise de Sistemas - Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia, MBA com reconhecimento pela Universidade de Tampa na Flórida, pós-graduação em gestão pela qualidade, Engenheira Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET-RJ. Atualmente está cursando o doutorado. Professora do programa da Fundação Getúlio Vargas (FGV Management) e do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) que ainda assume o cargo de gerente da Incubadora de Negócio. Sua experiência profissional inclui o cargo de diretora do GRI - Grifo Resource Institute, docência em cursos de administração, gerenciamento, marketing, recursos humanos, bem como consultoria a diversas empresas tanto de grande porte até pequeno porte. Autora do curso a distância de Balanced Scorecard da Fundação Getúlio Vargas, co-autora do Livro de Administração Estratégica pela Reichmann & Affonso Editores e ainda Co-autora do livro de Estratégia Empresarial da FGVmanagement editora da FGV e Autora de artigos internacionais.

EDUARDO GALVÃO MOURA JARDIM
Doutor (PhD) em Engenharia de Produção (The University of Birmingham - UK - 1982); Mestre (MSc) em Metalurgia Industrial (The University of Birmingham - UK - 1978); Mestre (MSc) em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ - 1977); Engenheiro Metalúrgico e Industrial (PUC-RJ - 1974); Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Engenharia / Departamento de Engenharia Industrial; Professor da COPPE/UFRJ - Programa de Engenharia de Produção (1988 a 1990); Professor do Mestrado em Gestão Tecnológica de La Universidad Federal de Cuenca, Equador; Professor Associado de La Universidad del Azuay, Equador; Coordenador de Engenharia Industrial e de Assuntos Especiais do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), de 1990 a 2007; Professor Convidado do MIM - Master in International Management da Fundação Getúlio Vargas (FGV); Professor Convidado dos MBA em Gestão Empresarial e MBA em Gestão Industrial da Fundação Getúlio Vargas (FGV); Professor Convidado dos cursos de pós-graduação lato-sensu em Engenharia de Produção ministrados pelo Instituto Nacional de Tecnologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Federal do Amazonas; Professor Convidado do MBI Master Business Administration (NCE-UFRJ); Coordenador no Brasil do PMDP - Production Management Development Program, da Coca-Cola Company (1996 a 1998); Recebeu o Diploma da Ordem do Mérito Científico Nacional / Classe Comendador por Decreto Presidencial de 20/11/96 (D.O.U. 22/11/96); Autor de vários artigos publicados no Brasil e no exterior.

ANGELO JOSÉ ALBINO BRAGA
MBA em Gerência de Projetos pela FGV. Especialista em Desenvolvimento de Negócios e Soluções de TI, Identificação de Oportunidades e Gestão da Tecnologia da Informação. Certificado PMP pelo PMI e membro do PMI Capítulo MG. Professor de pós-graduação da instituição FGV-RJ. Foi funcionário da Fiat Automóveis S/A, onde exerceu importantes funções, durante 12 anos, destacando a elaboração e implementação do Sistema de Controle do Avançamento da Produção (sistema de missão crítica). Trabalhou durante 4 anos na ITS LA empresa de TI do Grupo Fiat, com atuação na gerência e liderança da equipe de elaboração de soluções e gestão de projetos, tendo como principal trabalho a implantação da infra-estrutura de TI da fábrica de caminhões da Iveco em Sete Lagoas, além da elaboração e implementação de vários projetos de TI para as empresas do Grupo Fiat. Atualmente é Project Executive da IBM, atuando na gestão de uma conta de Outsourcing de TI para o Grupo Fiat. Graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-MG, com pós-graduação em Análise de Sistemas pela FUMEC, pós-graduação em Gerência de Projetos pelo IETEC e MBA em Gerência de Projetos pela FGV.

ANTÔNIO DE PÁDUA SALMERON AYRES 
Iniciou sua carreira na PHILIPS, atingindo o 2º escalão em Compras e Planejamento de Materiais. Assumiu diversas gerências em Compras e/ou Logística na SINGER, FLESCHMANN & ROYAL, Grupo ARCOR (Argentina) e, há 4 anos, atua como "Consultor de Cadeia Logística" junto à CATERPILLAR, sendo o responsável pela concepção, implementação e monitoramento de Projetos como o "Supplier Learning Network", "Just In Time & Delivery on Locacion", tendo atuado, diretamente, em Projetos que culminaram com a conquista do PNQ 99, reconhecimento como "MRPII Classe A" e, mais recentemente, "EXCELÊNCIA OPERACIONAL" (a 30ª planta do mundo).É titular da Universidade Metodista de Piracicaba, em diversas disciplinas relacionadas à Logística, onde coordena o Curso de Pós-Graduação em Logística. É graduado em Administração e cursou, ainda, Engenharia de Produção. Concluiu dois cursos Lato Sensu (Economia de Empresas e Logística). É Mestre em Engenharia de Produção, tendo-se aprofundado em estudos na área de Logística, mesma área de dedicação no Curso de Doutorado, em andamento.

CELSO RUBENS CAMARGO 
Bacharel em Administração de Empresas pela PUC - SP; Pós-Graduação “Lato Sensu”, UNIP; Especialização em Administração de Comércio Exterior FEA - USP. Sua experiência profissional inclui cargo de Gerência de Comércio Exterior e Logística da Distribuição Física Internacional na Duratex S.A., docência em cursos de Pós-Graduação de Comércio Exterior e Gestão de Negócios Internacionais no Mackenzie, UMESP, FAAP/CECUR, CESUMAR, ESAN - SBC, consultor independente na área de Logística da Distribuição Física Internacional junto ao C.C.I. UNCTAD/OMC, Genebra - Suíça.Atual Diretor Gerente para a América do Sul do Porto de New Orleans, LA, dos EUA.

DANIEL ANGELO SILVESTRE
Doutorando em Administração de Empresas pela Universidad Nacional de Rosário (Argentina), Mestre em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Economista e Contador, com especialização em Finanças e Gestão de Pessoas e Performances (Controllership Skills e Managing People and Performances) pelo CM Training Center, em Nova Iorque. Coordenador do MBA em Gestão Financeira e Estratégias Corporativas e Professor de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Federal Fluminense (UFF). De 2004 a 2009, recebeu o `Prêmio FGV Excelência em Ensinar com Qualidade`. Em 2010 passou a integrar o Quadro de Honra da FGV. Exerceu cargos diretivos e executivos em diversas empresas, tais como: Price Waterhouse, Chase Manhattan, Souza Cruz S/A, Embratel, Grupo Veplan/Residência e Sakura Filmes de Raios-X. Atualmente é Sócio-Diretor da TreinArte Treinamento Empresarial e da DAS TARGET, empresas comprometidas com o Desenvolvimento de Negócios.

FERNANDO SABA ARBACHE
Graduado em Engenharia Civil, UFJF, Especialização em Curso de Análise, Projeto e Gerência de Sistemas, Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio, Doutorando em Sistemas de Informação - COPPE/UFRJ. Experiência Profissional: Foi CIO e responsável por novas soluções e parcerias para B2B e B2C para a empresa - Papel Virtual Editora. Atual Diretor da Arbache Tecnologia fazendo Consultorias e treinamento de logística e tecnologia (CRM, B2B, sistemas de integração) para clientes como: GE Silicones, Vivo, Souza Cruz, Rede Globo, Empresas aéreas Gol, Citibank, AON do Brasil, Electrolux, entre outras. Consultor para o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Experiência Pesquisa: Desenvolvedor de sistemas novas tecnologias em CRM, ERP e Business Intelligence. Pesquisador CNPq. Experiência Acadêmica: Professor da Fundação Getulio Vargas/Rio de Janeiro nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor IBMEC nas cadeiras de Logística e Administração de Projetos. Professor do Alto comando da Marinha de Guerra Brasileira nas cadeiras de Logística e Sistemas de Informação. Professor da pós-graduação do IME (Instituto Militar de Engenharia). Livros escritos: Logística Empresarial, 2005  Editora Petrobras. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing, 2004 Editora FGV.

GERSEM MARTINS DE ANDRADE
Engenheiro Eletrônico UFRJ (1977), Master of Sciences in Petroleum Engineering  STANFORD UNIVERSITY (1984), Bacharel em Direito UERJ (2000), Advogado registrado na OAB-RJ. Especializado em negociação de contratos internacionais na indústria do petróleo pela Association of International Petroleum Negotiators (AIPN) e pela Dundee University; em gerenciamento financeiro de óleo e gás pela University of Texas at Dallas e em Negociações Estratégicas pela Harvard University. Consultor de negócios no segmento de exploração e produção (upstream) da Área de Negócios Internacional da PETROBRAS assessorando unidades de negócios internacionais da empresa nos aspectos técnicos e estratégicos de suas negociações. É professor convidado dos cursos de pós-graduação lato sensu da FGV Management e co-autor do livro Negociação e administração de Conflitos publicado em 2006 pela Editora FGV.

JAMIL MOYSÉS FILHO
Mestre em Administração Pública (FGV/EBAPE-RJ). Aperfeiçoamento em Finanças Corporativas(FGV). Administrador. Engenheiro Civil. Professor e Coordenador Acadêmico do IDE/FGV. Consultor Organizacional: áreas de atuação: Planejamento Organizacional Integrado(Estratégico, Tático e Operacional); Gerência de Projetos; Modelagem Organizacional; Gerência de Processos; Gerência de Desempenho Empresarial; Educação Empresarial. Dentre as atividades já desenvolvidas, destacam-se: Diretor de Consultoria; Gerente de Planejamento; Gerente Financeiro; Gerente de Transporte e Distribuição; Engenheiro de Produção. Desenvolveu e implantou projetos empresariais, entre acadêmicos e de consultoria, para empresas de diferentes setores da economia. Coordenador do livro "Planejamento e Gestão Estratégica em Organizações de Saúde", Coleção Gestão Saúde, Editora FGV, 2010. Co-autor do livro: "Gestão Estratégica", Coleção Gestão Empresarial, Editora FGV (no prelo).

JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS
Administrador de empresas, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Foi executivo de empresas multinacional e nacional, prestou serviços durante anos à área logística do Exército Brasileiro. Fundador, Conselheiro e Presidente do GRUPASE - RJ, Grupo de Profissionais Administradores de Serviços do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Conselho de Administração do CIEE - RJ. Diretor da SJ Consultoria, Recrutamento e Treinamento de Pessoal S/C Ltda.Diversos artigos publicados em jornais e revistas especializadas, em nível nacional.

RENAUD BARBOSA DA SILVA
Doutor (D.Sc.) em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/COPPE, Livre-Docente em Logística (Administração de Material) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas. Professor da FGV/EBAPE, Coordenador do Programa de Pesquisas em Logística e Operações da EBAPE, Coordenador dos MBA s de Logística Empresarial e de Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde do FGV Management. Coordenador de Operações do Curso de Graduação Tecnológica da FGV/EBAPE/FGV OnLine. Executivo com experiência de 30 anos em todos os níveis hierárquicos das áreas de Logística e de Serviços. Consultor da FGV. Autor de artigos e livros diversos. Os mais recentes são: Logística em Organizações de Saúde (2010) e Decisões Complexas - Introdução aos Métodos Qualiquantitativos (2012/2013).  

SILVIO ROBERTO IGNÁCIO PIRES 
Pós-doutorado e foi professor visitante em Supply Chain Management no IMD na Suíça(1996-97). É doutor (1994) e mestre (1989) em Engenharia de Produção pela USP. É engenheiro de produção pela UFSCar (1983). Foi gestor de planejamento central no Grupo Villares (1983-88), foi professor do DEP-UFSCar (1995-96) e professor colaborador da FEM-UNICAMP (1995-98). É professor titular do Programa e Pós Graduação em Eng. de Produção da UNIMEP, coordenador de SCM-Logística no projeto IFM (MCT-CNPq) e professor da FGV Management desde 1998. Tem trabalhado para grandes empresas (Brasil e exterior) e possui inúmeras publicações no país e no exterior. Atualmente é também professor convidado do Instituto de Empresa - renomada Business School em Madrid.

VERA LÚCIA DE SOUZA
Doutora em Engenharia de Produção (UFSCar). Mestre em Administração Pública (EBAP/ FGV). Mestrado em Psicologia (CPGPA/ FGV). Especialista em Dinâmica de Grupo (SOBRAP). Terapeuta. Psicóloga (UFRJ). Docente em cursos de pós-graduação. Consultora. Ampla experiência gerencial em recursos humanos, tecnologia educacional e planejamento estratégico. Condução de workshops centrados no desenvolvimento de gestores, pessoas e equipes. Apresentação de trabalhos em administração, recursos humanos, psicologia e filosofia, no país e no exterior, destacando-se: 6ª Internacional Conference on Workplace Bullying (Université du Québec à Montréal, 2008), 1ª Conferência Portuguesa de Assédio Moral em Portugal (Universidade Técnica de Lisboa, 2007), VI Jornadas da Função Pública (Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, Luanda, setembro,2005), XIX Congress of Latin American Studies (Universidade do Texas, 1999). Autora de papers e da publicação Gestão de Desempenho: Julgamento ou Diálogo?, (RJ: FGV, 2009). Autora líder dos livros Gestão de Desempenho (RJ: FGV, 2009) Gestão com pessoas em saúde (RJ: FGV, 2009). Autora de cursos a distância (Gestão de Recursos Humanos, RJ:SENAI/ DN, 1998, traduzido em espanhol com o título Gestión de Recursos Humanos, OIT, CINTERFOR; Desafios Gerenciais Contemporâneos, Fiocruz, ENSP, 2007; Gestão com Pessoas (Banco do Brasil, 2007). 

Resoluções do MEC

A Fundação Getulio Vargas é mantenedora das Escolas EBAPE (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas) e EPGE (Escola de Pós-Graduação em Economia) – Instituições de Ensino Superior credenciadas para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu autorizados e reconhecidos em conformidade com a Lei 9394/96.

Os Cursos de Pós-Graduação lato sensu – nivel especialização – oferecidos conjuntamente pelas escolas EBAPE, credenciada pela Portaria MEC nº580, de 28/03/2001, DOU nº62, de 29/03/2001, Seção 1, p. 14 e EPGE – recredenciada pela Portaria nº629, de 22/07/2014, DOU de 23/07/2014, Seção 1, p. 19, por meio do IDE (Instituto de Desenvolvimento Educacional/FGV), em seus núcleos próprios (Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo) e na Rede de Instituições Conveniadas em todo o Brasil, atendem à Resolução CNE/CES 01/2007, de 08/07/2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação.
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Turma 16 - Aula em 14 de Julho

Aulas às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã, em semanas alternadas.

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