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MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

APRESENTAÇÃO
O mundo empresarial, devido a suas constantes mudanças, tem exigido e buscado profissionais competentes, hábeis em gerenciar diferentes áreas e com uma visão estratégica para enfrentar os desafios. Essa busca de profissionais de gabarito tem impulsionado cada vez mais os executivos a procurarem, em Programas de Educação Continuada, o conteúdo e conhecimento para assim atender às necessidades imediatas do mercado.

Sendo assim, para suprir essa demanda, a FGV desenvolveu o MBA em Gestão Empresarial, que aborda uma multiplicidade de conceitos e práticas, essenciais para a formação de profissionais que buscam agir e intervir no mundo dos negócios, cada vez mais globalizado e competitivo.

O programa é destinado a profissionais que desejam se instrumentalizar nas diversas áreas do conhecimento da administração. Essa interdisciplinaridade faculta ao participante uma visão estratégica no processo decisório. Sua estrutura tem por objetivo oferecer o aprimoramento dos executivos, oriundos de diferentes áreas de formação acadêmica, para assumirem posições de destaque nas organizações. Os temas abordados enfocam agilidade, liderança, flexibilidade para enfrentar a incerteza, criatividade, comunicação, relacionamento interpessoal e grupal, bem como instrumentais nas diversas áreas de atuação do executivo – finanças, marketing, gestão de pessoas, controladoria e estratégia, dentre outras. Ou seja, todos os temas estão associados ao desenvolvimento de habilidades e oferecem os conhecimentos técnicos e gerenciais para a formação do gestor contemporâneo. É de se destacar também, o desenvolvimento da capacidade empreendedora do participante, aluno, onde o mesmo é incentivado a desenvolver um projeto final de curso, de  caráter prático, que venha agregar valor para si próprio ou para a empresa em que atua.

OBJETIVOS
O MBA em Gestão Empresarial tem como objetivo proporcionar a capacitação técnica aprofundada na gestão de empresas de seus participantes, desenvolvendo a visão estratégica e de mercado, numa visão integrada e global. Desta forma o MBA apresenta os seguintes objetivos específicos: Desenvolver visão estratégica do participante; Oferecer instrumentais, permitindo ao participante uma maior eficiência no processo decisório; Desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área de gestão; Desenvolver habilidades pessoais em comunicação, planejamento e liderança; Contribuir na formação de executivos para a área de gestão; Contribuir para o aumento da capacidade empresarial do participante bem como para a competitividade das organizações de que fazem parte.

PÚBLICO-ALVO
O programa MBA Executivo em Gestão Empresarial tem como público alvo: Profissionais cujo ponto atingido em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica; Profissionais que sintam necessidade de atualização e reciclagem de conhecimentos; Profissionais que aspirem a cargos executivos em suas empresas e que demandem, além de experiência profissional, sólidos conhecimentos de economia, gerência, finanças, estratégia, pessoas e marketing; Profissionais que desejem desenvolver sua capacidade empreendedora, por intermédio da condução de um novo negócio - próprio ou projeto em sua empresa

Assista abaixo o vídeo do coordenador acadêmico do curso, Isnard Marshall Júnior:

Metodologia

O MBA em Gestão Empresarial prevê exposição oral e dialogada, abordando os aspectos práticos dos assuntos que serão tratados e, quando necessário, serão contextualizados pela respectiva teoria. As dinâmicas em sala de aula incluem exercícios, estudos de casos, trabalhos em grupo e individuais para a efetiva fixação dos conhecimentos.
O curso está estruturado em 03 (três) módulos de gestão , conforme abaixo:

MÓDULO BÁSICO DE GESTÃO
MÓDULO DE ÊNFASE
ELABORAÇÃO DE TCC

Estrutura Curricular (Disciplinas)

NÚCLEO GESTÃO (216 h/a)

Gestão de Pessoas / Negociação e Administração de Conflitos / Fundamentos de Gerenciamento de Projetos / Gestão Estratégica / Economia Empresarial / Matemática Financeira / Contabilidade Financeira / Marketing / Jogos de Negócios

NÚCLEO ÊNFASE (216 h/a)

Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação / Finanças Corporativas / Direito Empresarial para Gestores / Gestão da Qualidade e Processos / Ética e Sustentabilidade / Gestão de Serviços e  Endomarketing / Orçamento e Controle / Plano de Negócios / Desenvolvimento de Carreira

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC


Carga Horária Total do Curso: 432 h/a

Ementas

GESTÃO DE PESSOAS
Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização
 
NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Técnicas e ferramentas para gerenciamento. EAP. Diagrama de Gantt. Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM). Gestão de Pessoas. Gestão da Comunicação e Stakeholders. Gestão das Aquisições. Gestão de Custos. Gestão dos Riscos. Gestão da Qualidade. Lições aprendidas. Métodos Ágeis: SCRUM.
 
GESTÃO ESTRATÉGICA
A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balancedscorecard(BSC).
 
ECONOMIA EMPRESARIAL
A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia

MATEMÁTICA FINANCEIRA
Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

CONTABILIDADE FINANCEIRA
A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

MARKETING
Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Segmentação e posicionamento de mercado. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências de Marketing: Marketing Digital e Métricas de Marketing.

JOGOS DE NEGÓCIOS
Aplicações dos conhecimentos aprendidos ao longo do curso em atividades que simulem situações reais do cotidiano da atividade empresarial. Decisões de estratégia, de marketing e os aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Entender o mecanismo de uma empresa. Tomar decisões no papel de diretor. Trabalhar em equipe. Definir metas. Analisar o resultado das decisões tomadas e fazer ajustes constantes.

GESTÃO ESTRATÉGICA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
TI nas organizações: estratégia e conceitos. Tendências em tecnologia da informação. Planejamento e estratégia de TI. O impacto da tecnologia nos modelos de competitividade. Infraestrutura de TI. Aplicações nas organizações: Sistemas de Informação, Enterprise ResourcePlanning (ERP), CustomerRelationshipManagement (CRM), Business Intelligence(BI). Governança de TI
 
FINANÇAS CORPORATIVAS
Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Fundamentos de avaliação de Empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.
 
DIREITO EMPRESARIAL PARA GESTORES
Teoria geral dos contratos e sua aplicação ao cotidiano do gestor: princípios, requisitos, consentimento, formação, interpretação dos contratos e outras disposições. Código de Defesa do Consumidor: justificativa da tutela e relação jurídica de consumo. Proteção contratual sob a ótica do CDC, responsabilidade e instrumentos profiláticos de gestão para o fornecedor

GESTÃO DA QUALIDADE E PROCESSOS
Evolução do processo da qualidade. Ciclo PDCA. Ferramentas de gerenciamento. Visão, mapeamento, definição, melhoria e avaliação de processos. Indicadores de qualidade e produtividade. Ambiente Seis Sigma. Ciclo DMAIC e suas variações. Certificações ISO. Documentação da qualidade: controle, procedimentos e registros. Sistemas integrados de gestão. Métodos específicos de gestão. Modelo de gestão do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Metodologia para desenvolvimento e implementação do modelo de gestão pela qualidade. Fatores críticos de sucesso.
 
ÉTICA E SUSTENTABILIDADE
Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.  

GESTÃO DE SERVIÇOS E ENDOMARKETING
Fundamentos do Marketing de Serviços. Gestão da qualidade em serviços. Monitoração da satisfação do cliente. Produtividade em serviços. Identificação, recuperação e relacionamento com clientes. Tangibilizaçãodos serviços. Estratégia em Serviços. Processos organizacionais e endomarketing. Condições para o Empowerment.

ORÇAMENTO E CONTROLE
Conceito e finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Implantação do sistema orçamentário. Elaboração do orçamento nas diversas áreas: orçamento de venda, produção, despesas operacionais por centro de responsabilidade, investimento de capital, despesas e receitas financeiras. Consolidação do orçamento com elaboração: Fluxo de Caixa, Demonstração de Resultado e Balanço Patrimonial. Controle orçamentário cotejando o real com o orçado. Análise e decisão           

PLANO DE NEGÓCIOS
Desenvolvimento de um plano de negócios. O empreendedorismo no Brasil. A modelagem dos novos negócios. A análise estratégica. Projeção de resultados. O plano econômico financeiro. Os aspectos operacionais e logísticos. A estrutura organizacional e os elementos da gestão de pessoas. Estratégia de Venda do Projeto.
 
DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA
Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismocomo diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing Pessoal. Gestão de conflitos de interesses. Modelo de Negócios Pessoal – Business ModelYou. 

Investimento

Condições de Pagamento:

À vista - R$ 23.665,00
R$ 11.650,00 de entrada mais 12 parcelas de R$ 1.067,00
R$ 6.165,00 de entrada mais 18 parcelas de R$ 1.067,00
R$ 1.000,00 de entrada mais 24 parcelas de R$ 1.067,00
Outras formas de parcelamento sob consulta


Contratos com parcelamento superior a 12 meses, sofrerão, a partir da 13ª mensalidade, reajuste do IGPM/FGV.
Valores incluem material didático digital e taxa de emissão do certificado de conclusão da Fundação Getulio Vargas.

FINANCIAMENTO EXCLUSIVO BANESTES: R$ 1.000,00 + 36 parcelas de R$ 745,00 (valor simulado e sujeito a confirmação). Conheça mais sobre esse produto e viabilize o seu crescimento profissional.

Informações Adicionais

Pós Graduação - Lato Sensu – Especialização MBA em Gestão Empresarial - Turma 67 - Vitória (ES)

Aulas às quartas e quintas-feiras à noite (18h30 às 22h50) em semanas alternadas, durante aproximadamente 18 meses.

Início das Aulas: 28 de Junho
 
Local: M.Murad Consultoria e Treinamento Ltda., Rua Desembargador Sampaio, 193, Praia do Canto, Vitória – ES
 
DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA:

Comprovante de graduação: cópia autenticada do diploma ou carteira de classe. Será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão de curso para aqueles que ainda não estão de posse do diploma ou carteira de classe;

Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da CNH;

2 fotos 3 x 4.
 
Observações:

Para validação das cópias simples deverão ser apresentados os documentos originais.

Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da M.Murad/FGV.

Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

Corpo Docente

Os professores do convênio M.Murad/FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. A seguir, o currículo de professores que regularmente ministram aulas em Vitória-ES. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.
 
ALEXANDRE ALBERTO LEITE DE OLIVEIRA
Mestre em Administração de Empresas pela COPPEAD – UFRJ; Especialista em Negociação e Avaliação de Executivos pela Wisconsin University e Economista pelas Faculdades Integradas Bennett do Rio de Janeiro. Sua experiência profissional inclui a função de consultoria a diversas empresas e, cumulativamente, o cargo de Consultor do Externato Santa Ignez (NF / RJ), a docência em cursos de graduação e pós-graduação em administração e informática, ma PUC – RJ e na FGV - RJ.
 
ALFREDO AUGUSTO GONÇALVES PINTO
Mestre em Administração Pública pela FGV/EBAPE, graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior. É professor na FGV nos seus cursos de Pós-Graduação nas disciplinas de Contabilidade, Análise e Interpretação de Balanços, Custos, Orçamento, Auditoria e Controladoria. Atua como consultor em projetos de Investimentos Imobiliários e Finanças Pessoais. Sua experiência inclui as posições de Auditor na Peat, Marwick, Mitchell & Co. Auditores Independentes; Auditor na Price Waterhouse Auditores Independentes; Auditor e Contador na PETROBRAS; Professor na FGV nos cursos de Graduação em Administração e Economia na disciplina de Introdução a Contabilidade. Co-autor dos livros Gestão de Custos, da Série Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e Gestão de Custos em Saúde, da Série Gestão em Saúde da FGV Management.
 
ISNARD MARSHALL JUNIOR
Mestre em Engenharia de Produção - COPPE / UFRJ. Pós-Graduado em Administração de Empresas – PUC/RJ e em Gestão pela Qualidade Total – AOTS-JUSE / Japão. Administrador de Empresas formado pela EBAP – FGV / RJ. Professor de Cursos de Pós-graduação da Fundação Getulio Vargas / EBAP e EPGE. Coordenador Acadêmico de cursos de pós–graduação lato sensu, nível especialização da Fundação Getulio Vargas – FGV. Experiência profissional de mais de 25 anos em cargos técnicos e executivos com atuação nas áreas de planejamento, qualidade total, treinamento, orçamento, controladoria, informações gerenciais e desenvolvimento de novos negócios.
 
RICARDO BORDEAUX RÊGO
Doutor e Mestre em Administração de Empresas na área de Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Especialista em Engª de Produção e Engº Civil também pela PUC-Rio. Sua experiência profissional inclui cargo de direção na Fernandes, Bordeaux & Del Cima Engª e Construção Ltda., cargo executivo na H. Stern Joalheiros,de Engº na Cia. Cervejaria Brahma, docência em cursos de administração (graduação e MBA’s), assim como consultoria em diversas empresas. É sócio da Bordeaux Consultoria e Treinamento Ltda. Consultor nas áreas de estratégia financeira, avaliação de projetos e empresas, capital de giro, regulamentação, governança corporativa e risco. Tem diversos trabalhos publicados na área de Mercado de Capitais e Finanças. Autor Coordenador do livro Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos da Coleção FGV Management de Gerenciamento de Projetos. Co-autor dos livros Mercado de Capitais – Coleção Coppead Ed. Atlas, 2000, e Estudos em Negócios – IAG-PUC-Rio e Coppead Ed. Mauad,2002. Autor e co-autor de diversos artigos acadêmicos apresentados em congressos nacionais e internacionais.
 
ROBSON RIBEIRO GONÇALVES
Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 1996) e bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo (USP - 1992). Foi economista do Banco Central do Brasil (1994- 96), pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA 1996-2002) e professor do Ibmec Rio de Janeiro (1997-2002). Como professor, atua hoje nos MBAs da FGV e nos programas executivos do Ibmec São Paulo. Possui publicações nas áreas de Teoria Econômica e Estudos Setoriais. Dedica-se ainda a atividades de consultoria (na FGV Projetos) e palestras em estudos setoriais e cenarização estratégica. Dentre os clientes de consultoria e palestras mais recentes, incluem-se empresas como Zamprogna, Volvo, Coamo e Cocamar e instituições como Fiesp, Abramat, Sinduscon-SP, Bovespa, dentre outras.
 
PAULO ROBERTO DA COSTA VIEIRA
Doutor em Administração (COPPEAD/UFRJ), Mestre em Economia (IE/UFRJ) e Economista (UCAM). Sua experiência profissional inclui o cargo de analista do Banco Central do Brasil, bem como a docência em cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) no âmbito da Economia e da Administração. Autor de livro e artigos publicados em revistas científicas e anais de congressos.
 
FABIANO SIMÕES COELHO
Mestre em Contabilidade gerencial pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pós graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e graduado em Contabilidade pela UERJ. Coordena os cursos de MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria e MBA em Mercado de Capitais na Fundação Getulio Vargas (FGV). Consultor de empresas na área de pricing, gestão de custos e planejamento estratégico. Palestrante do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ) e autor dos livros Formação Estratégica de Precificação da Editora Atlas e Gestão de Custos da editora FGV.

WASHINGTON LUIZ FERREIRA
Mestre em administração pela COPPEAD-UFRJ, graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia e Administração da UFJF. Sua experiência profissional inclui a coordenação de cursos de graduação e pós-graduação e docência em cursos de economia e administração, bem como consultorias à empresas.  

VIVIANE NARDUCCI FERRAZ
Doutora em Administração de empresas pela EBAPE/FGV, Mestre em Administração Pública EBAPE/FGV e especialista em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ. Sua experiência acadêmica inclui a docência na graduação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ e nos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas. Possui vasta experiência no âmbito gerencial de empresas públicas e, como consultora, atua na equipe da FGV Projetos.
 
ZUINGLIO JOSÉ BARROSO BRAGA
Doutor em Administração de Negócios pela Flórida Christian University – Orlando, Flórida/USA. Mestre em Ciências Contábeis e Financeiras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Sua experiência profissional inclui treinamento e consultoria pela Hernandez & Associados, e ZHF Desenvolvimento Profissional Ltda, nas quais é sócio. Experiência em auditoria externa e contabilidade em empresas dos setores industriais e comerciais. No campo da docência, exerceu a função de coordenação de cursos de Ciências Contábeis em diversas oportunidades; docência em cursos de graduação e pós-graduação, desde 1995. Autor de diversos artigos científicos e coautor do livro Contabilidade Financeira, série Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria – FGV Management – Rio de Janeiro: Editora FGV.
 
ALFREDO LUIS BRAVO
Alfredo Bravo, M.Sc. Professor, Consultor e Palestrante nos temas: Negociação, Vendas e Mudanças Organizacionais. Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Rosário – Argentina. Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense – UFF. MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor de Negociação e Vendas da IBM – Curso High Performance Selling – HPS, feito em Harvard e Huthwaite. Professor nos MBAs da FGV, UFF e FAB. Atualmente Consultor de Vendas da Paragon, uma empresa IBM Business Partner Atuou como Analista de Sistemas na White Martins e Bayer S.A. Experiência em Gerência de Projetos e Gerência de Mudanças. www.alfredobravo.com.br
 
ANGELO JOSÉ ALBINO BRAGA
MBA em Gerência de Projetos pela FGV. Especialista em Desenvolvimento de Negócios e Soluções de TI, Identificação de Oportunidades e Gestão da Tecnologia da Informação. Certificado PMP pelo PMI e membro do PMI Capítulo MG. Professor de pós-graduação da instituição FGV-RJ. Foi funcionário da Fiat Automóveis S/A, onde exerceu importantes funções, durante 12 anos, destacando a elaboração e implementação do Sistema de Controle do Avançamento da Produção (sistema de missão crítica). Trabalhou durante 4 anos na ITS LA empresa de TI do Grupo Fiat, com atuação na gerência e liderança da equipe de elaboração de soluções e gestão de projetos, tendo como principal trabalho a implantação da infra-estrutura de TI da fábrica de caminhões da Iveco em Sete Lagoas, além da elaboração e implementação de vários projetos de TI para as empresas do Grupo Fiat. Atualmente é Project Executive da IBM, atuando na gestão de uma conta de Outsourcing de TI para o Grupo Fiat. Graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-MG, com pós-graduação em Análise de Sistemas pela FUMEC, pós-graduação em Gerência de Projetos pelo IETEC e MBA em Gerência de Projetos pela FGV.
 
MARCELO PERUZZO
Marcelo Peruzzo é mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Marketing pela FAE Business School e analista de sistemas pela Escola Superior de Ensino Empresarial em Informática. Atualmente é CEO do IP2 Marketing de Resultado, onde gerencia contas nacionais nas áreas de treinamentos e consultoria em marketing, atendendo empresas como Petrobrás, O Boticário, Pepsico do Brasil, Brasil Telecom, Caixa Econômica, Hotéis Hilton, Fiat Automóveis, Unimed, Grupo Bom Jesus, Sebrae, Copel, Panasonic, Souza Cruz, Banco HSBC, entre outras. É autor do livro Os Dez Mandamentos de Deus e os Pecados Organizacionais, publicado em abril de 2002 com grande repercussão nacional. Em novembro de 2003 lançou o livro Jesus de Gravata, obra baseada em sua dissertação de mestrado sobre Marketing Pessoal. Em 2004 lançou o seu terceiro livro, “O Caminho do Perdão”, em parceria com o escritor Milton Malanski. É professor de pós-graduação e MBA’s da FGV Management em todo território nacional nas áreas de Marketing, Comunicação, Vendas, Comportamento do Consumidor, E-Commerce e Web Marketing.. Pesquisador do segmento de marketing, ética e relacionamento. Seus artigos e estudos vêm sendo amplamente divulgados pela mídia nacional e internacional como Revistas Isto É, Época, Amanhã; e nos principais jornais de grande circulação e opinião; e programas de abrangência nacional, como Fantástico, Jornal da Globo, Boa Noite Brasil, Jornal da Band, Sem Censura, Band News, e dezenas de programas locais e regionais. No primeiro semestre de 2005, sua pesquisa sobre a mágoa, foi destaque na CHUM FM da cidade de Toronto, bem com os jornais The Daily Post e The Record, ambos com circulação na província de Ontário no Canadá. Os jornais La Tercera de Santiago do Chile e Infobae de Buenos Aires da Argentina dedicaram amplo espaço para divulgação da mesma pesquisa. Mais informações em http://www.marceloperuzzo.com.br: ou visite http://www.google.com.br e procure por Marcelo Peruzzo entre aspas.
 
CLÁUDIO AUGUSTO GARBI
Formado em Ciências Econômicas, pela Instituição Toledo de Ensino (ITE-Bauru), e também em Administração (CEUCLAR). Tornou-se especialista em Economia por escolas da USP-ESALQ e UFSCar. É mestre em Administração pela Universidade São Francisco-USF, e desde então, desenvolve estudos na área de docência e negócios na FGV, instituição esta que atua desde 2004 na graduação e em vários cursos dos programas de pós-graduações. Estudou na Inglaterra e Estados Unidos, além de ter conhecido 21 países em diferentes continentes (África, Américas, Ásia, Europa, Oriente Médio e Oceania). Foi premiado pela FGV em 2009 e 2011 como destaque e melhor professor em Economia do programa FGV Management. É professor de pós-graduação na Manchester Business School, na Inglaterra, também coordenador de pós-graduação na Faculdade de Agudos (FAAG), a qual coordena o MBA Internacional em Gestão Empresarial e de Pessoas, junto a Universidade de Benguela e em Luanda, capital de Angola. Atua paralelamente como industrial do setor calçadista nas funções de gerente geral e de custos. Vem desenvolvendo diversos trabalhos no cenário educacional e de consultoria, tanto no Brasil como em outras nações. Suas pesquisas englobam as áreas de Gestão, Economia, Estratégia, Custos, Projetos, Teorias Micro e Macroeconômicas, Empreendedorismo e Sustentabilidade Socioambiental.
 
PAULETTE ALBÉRIS ALVES DE MELO
PhD em Administração pela Florida Christian University. É Mestre em Administração pela Universidade IMES – USCP. É Pós-graduada em Administração de Instituições Financeiras pela EAESP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV-EPGE. É Graduada em Direito pela UBS-MC.  Possui experiência profissional de 28 anos atuando na indústria financeira como executiva do Grupo Santander Banespa, em especial como Superintendente Regional do ABC Paulista, na liderança de equipes comerciais e administrativas. Professora  convidada da Fundação Getulio Vargas.  Foi presidente durante dez anos de empresa do terceiro setor. Tem experiência como consultora e tem ministrado palestras em várias empresas à convite da FGV, e também através da sua consultoria, a DECORH, em empresas como REDE GLOBO DE TELEVISÃO, SBT, UNIMED, SERPRO, MERCK SHARP E DHOME, e várias outras.    
 
 
DANIEL ANGELO SILVESTRE
Mestre em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Economista e Contador, com especialização em Finanças e Gestão de Pessoas e Performances (Controllership Skills e Managing People and Performances) pelo CM Training Center, em Nova Iorque. Coordenador do MBA em Gestão Financeira e Estratégias Corporativas e Professor de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Por seis anos consecutivos, de 2004 a 2009, recebeu o Prêmio ―FGV Excelência em Ensinar com Qualidade. Em 2010 passou a integrar o ― Quadro de Honra da FGV. Exerceu cargos diretivos e executivos em diversas empresas, tais como: Price Waterhouse, Chase Manhattan, Souza Cruz S/A, Embratel, Grupo Veplan/Residência e Sakura Filmes de Raios-X. Atualmente e Sócio-Diretor da TreinArte Treinamento Empresarial e da DAS TARGET, empresas comprometidas com o Desenvolvimento de Pessoas e de soluções em consultoria de Gestão de Negócios.
 
MARIA LEONOR GALANTE DELMAS
Doutora em Psicologia Organizacional. Mestre em Educação, Especialista em Relações Humanas, Supervisão Pedagógica e Orientação Educacional, Docência Superior e Psicopedagogia. Assistente social, psicóloga e pedagoga. Atuante em processos de treinamento e consultoria organizacional e execução de processos de motivação e apoio ao desenvolvimento de lideranças em várias organizações. Vivência em implantação de projetos de identificação de áreas de conflito e  cabíveis intervenções . Construção de código de ética em ambientes organizacionais e em instituições de ensino. Consultora na área de Gestão de Pessoas, Clima organizacional e Construção de Códigos de Ética e Conduta.  Supervisora da Unidade Barra da FGV – RJ (2003-2008) . Professora convidada da FGV MANAGEMENT. Professora visitante na UERJ PUC-RS UCP UCS (Caxias do Sul) – UFJF, Petrobrás, Clariant, Embratel, UNIBANCO, Amil. Certificada pela Sociedade Latino Americana de Coaching para aplicação e devolutória do Assessment DISC®. Membro do conselho editorial da Revista Comunicação 360º. Facilitadora em coachig sistêmico e constelações organizacionais (Porto-Portugal). Formação em Neurolinguística. Sócia executiva da PHOENIX Treinamento e Desenvolvimento Gerencial e Profissional.

MARCOS GUILHERME HERINGER
Mestre em Engenharia de Sistemas e Materiais – Instituto Militar de Engenharia – IME. Graduação em Engenharia de Materiais – Instituto Militar de Engenharia - IME. Sócio Diretor da Peritos Judiciais – Perícias, Assistências Técnicas e Avaliações. Perito Judicial de Juízos de Varas Empresariais, Cíveis e de Fazenda Pública, nas Comarcas da Capital e interior do Estado do Rio de Janeiro. Professor de Finanças do Programa de Capacitação em Poder Judiciário da Escola de Direito Rio da Fundação Getulio Vargas. Professor Palestrante da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ. Professor das disciplinas Matemática Financeira, Finanças Corporativas, Análise de Projetos de Investimento, Avaliação de Empresas, Instrumentos para Operações no Mercado Financeiro e afins, em MBA´s da Fundação Getulio Vargas. Co-autor do livro Matemática Financeira – Série Gestão Empresarial, editora FGV. Autor das obras intelectuais, em DVD, Matemática Financeira Aplicada e HP12C – Um Instrumento de Tomada de Decisão.
 
MARCOS LEANDRO TAVARES DA SILVA
Especialista em e-business pela Fundação Getulio Vargas em 2001 e em Gestão do Conhecimento pela COPPE/UFRJ em 2004. Analista de Sistemas pela Universidade Veiga de Almeida/RJ (UVA). Está cursando o Mestrado em Sistemas de Gestão pela UFF/LATEC, com uma linha de pesquisa sobre o Gerenciamento de Stakeholders no Ambiente Organizacional. Atua no mercado de informática desde 1988, como Desenvolvedor, Analista de Sistemas, Coordenador, Especialista, Gerente de Sistemas, Assessor, Diretor de e-business e Diretor Comercial. Sócio-Diretor e consultor da Scie Inteligência Competitiva, empresa especializada em Inteligência e Inovação de Negócios, que utiliza a otimização de processos, as tecnologias e os recursos web como impulsionadores de mudanças. Professor de disciplinas técnicas e de gestão – Gestão Estratégica da Informação, Business Intelligence, Gestão por Processos, Gestão de Projetos, Sistemas Integrados de Gestão e Negócios Eletrônicos, E-Business, E-Commerce, Internet para Negócios, Jogos de Negócios, Tecnologias de Gestão de Projetos, Elaboração e Gerenciamento de Projetos, Fundamentos em Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento do Escopo, Gerenciamento da Comunicação, Gerenciamento da Integração e Project Office e Nível de Maturidade em Projetos, nos MBA’s Executivo em Saúde, Gerência de Projetos, Gestão Empresarial, Gestão Empresarial com ênfase em Tecnologia da Informação, Gestão Industrial, Gestão de Pessoas, Logística e Supply Chain Management, Marketing, MBA In Company, CADEMP e na pós-graduação de Administração – Executivo Jr, da FGV. É voluntário da Junior Achievement (www.jarj.org.br) desde 2001, colaborando ativamente como Adviser de Marketing, Finanças, RH e Produção de programa miniempresa, que leva lições de empreendedorismo para alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro.
 
MURILO RAMOS ALAMBERT RODRIGUES
Economista pela FEA/UFRJ e mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ. Possui experiência profissional diversificada, adquirida nas áreas de Estratégia Empresarial, Elaboração de Projetos, Planejamento Estratégico e Controle de Gestão em empresas como IBM, Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), KPMG, BrasilSeguridade, Organizações Globo, Transocean, COAD, Vesuvius, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Coca-Cola, Light, Petrobrás, Telemar, Claro, NEC, Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, BRB, entre outras. Atualmente trabalha como professor de cursos de pós-graduação e como consultor de empresas, com experiência na área de desenvolvimento de planos estratégicos, planos de negócio, análise e controle de custos e orçamento empresarial. É professor de Estratégia Empresarial, Gestão de Custos e Orçamento Empresarial.
 
FREDERICO STEINER COSTA
Sócio fundador da Progressiva – Soluções Integradas em Negócios. Atua como consultor empresarial com ampla experiência em: - Lançamento de Produtos, Instrutoria Organizacional, Organização do Pensamento Estratégico Empresarial e Operações Comerciais. Atuou durante sete anos na Xerox do Brasil onde foi coach do Processo "Time to Market". Foi Gerente Regional do SENAC Rio, Diretor de Marketing da Grifo Enterprises e vice-presidente da Decision Support Ltda., empresa residente no Instituto Gênesis de Tecnologia – PUC-RJ. Formação Superior em Administração pela PUC-RJ. É mestre em Sistemas de Gestão Empresarial com ênfase em Qualidade e Competitividade pelo Laboratório de Tecnologia da Universidade Federal Fluminense e tem MBA em Gestão Estratégica e Qualidade pelo Grifo Research Institute. Examinador do PNQ 2007. É professor da FGV Management. Consultor renomado no mercado coordenando projetos e ministrando treinamentos para executivos em empresas como: Xerox, VALE, SIG, White Martins, Accenture, SENAC, BNB, IBM, Usiminas, Wheaton, SKF, Stam, Tranship, Leite de Rosas, Amil, Tegobrás, Lafem Engenharia, AT&T, UOL, SENAC, Lean Engenharia, Samcil, Rio de Janeiro Refrescos (Coca-Cola), COELCE, dentre outras.
 
CLÁUDIO DE CARVALHO MATTOS
Mestre em Ciências Contábeis na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Graduado em Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Ciências Navais na Escola Naval. Gestor de Execução Financeira e Contas Públicas do Ministério da Defesa por mais de vinte anos. Presidente de Comissão de Licitações do Ministério da Defesa durante treze anos. Chefe do Departamento de Finanças da Pagadoria de Pessoal da Marinha. Assessor de Economia e Operações de Crédito do Secretario Geral da Marinha. Diretor do Depósito de Combustíveis da Marinha no Rio de Janeiro. Chefe do Departamento de Orçamento da Diretoria de Administração da Marinha, sendo responsável pela execução orçamentária e financeira de todo o Orçamento alocado à Marinha do Brasil por dois anos. Coordenador do Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais da Escola Nacional de Administração Pública – DF (ENAP) no Ministério da Defesa. Professor da FGV Management e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Presidente de bancas de avaliação para concurso de Admissão ao serviço Público Federal. Coordenou a implantação de sistemas de custos em varias instituições publicas e privadas. É um dos autores do Livro “Contabilidade Financeira da Série Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria da Fundação Getulio Vargas (FGV)”. Atualmente é Diretor da Pagadoria de Pessoal da Marinha, organização militar responsável pela execução financeira e orçamentária do pagamento de todo o Comando da Marinha, incluindo os servidores militares e civis, ativos, inativos e pensionistas.
 
AMÉRICO FRANCISCO PINTO
Especialista e pesquisador em Estratégia Empresarial e Gerenciamento de Projetos, atuando como consultor em diversas empresas no Brasil e no Exterior. É certificado PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute), principal organização mundial responsável pelo desenvolvimento de práticas e profissionais em Gerenciamento de projetos. Américo é Doutorando em Gerenciamento de Programas e Projetos pela Skema Business School, em Lille, França. Possui também um MBA pelo IBMEC-RJ e é graduado em Administração de Empresas pela UERJ. Desde 2004, Américo atua como Diretor Executivo da Compass International, onde responde hoje pelo Compass Research Center, braço global de pesquisa da empresa. Anteriormente, Américo era responsável pela unidade de serviços de Consultoria em Gestão de Projetos no Brasil e no Exterior. Américo acumulou experiência como Diretor Executivo e Gerente de Projetos em empresas como Arthur Andersen e Deloitte, liderando projetos globalmente localizados em empresas como Petrobras, Vale, Walmart, Ampla, TV Globo, Votorantim, Banco Central, Ericsson, Telefônica, Sul América Seguros, Coca-Cola e Vicunha Têxtil, entre diversas outras. Desde 2001, Américo é um voluntário ativo junto ao Project Management Institute, tendo exercido os cargos de Vice-Presidente de Programas e Desenvolvimento Profissional do Project Management Institute do Rio de Janeiro entre 2002 e 2007 e Chair para a América Latina do Oil, Gas and Petrochemical Group do PMI (O,G&P SIG) entre 2004 e 2005. Atualmente, Américo desenvolve trabalhos de pesquisa junto ao PMI Internacional e com seções regionais do instituto, em especial a seção Rio de Janeiro, onde é Líder do Grupo Estratégico de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos. Américo foi o idealizador e coordena um dos mais importantes estudos sobre Gerenciamento de Projetos anualmente realizado no país, o PMSURVEY.ORG, iniciativa internacional criada em 2003 e reconhecida pelo PMI, a qual conta com a participação de mais de 700 organizações de empresas de diversos países. Em 2011, Américo recebeu em Dallas, EUA, durante o Congresso Global do PMI, o prêmio “Distinguished Contribution Award”, por sua ampla contribuição para com o desenvolvimento das práticas de gerenciamento de projetos a nível mundial, especialmente por meio do PMSURVEY.ORG.
 
PEDRO LEÃO BISPO
Mestrado em Administração - UNIGRANRIO é pós-graduado em Engenharia Econômica e Administração Industrial, pela UFRJ. Sua experiência profissional inclui o cargo de Diretor Geral da SimCred Crediário e Cobrança, Diretor Financeiro e Administrativo da Carl Zeiss Óptica Ltda; Gerente de Produção da Divisão de Listas telefônicas do Grupo S/A O ESTADO DE SÃO PAULO; Gerente de Operações; Controladoria e Sistemas de Informações da ampm comestíveis Ltda., empresa do grupo Atlantic de Petróleo, Chefe do Setor de Programação Financeira da FCC S.A., joint-venture da PETROBRAS-AKZO. Associado da SBESSA Consultores Associados, empresa com atuação nas áreas de Planejamento Estratégico, Orçamento, Desenvolvimento de Estratégias comerciais, Planejamento Tributário, Serviços de Contabilidade e Auditoria.

Resoluções do MEC

A Fundação Getulio Vargas é mantenedora das Escolas EBAPE (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas) e EPGE (Escola de Pós-Graduação em Economia) – Instituições de Ensino Superior credenciadas para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu autorizados e reconhecidos em conformidade com a Lei 9394/96.

Os Cursos de Pós-Graduação lato sensu – nivel especialização – oferecidos conjuntamente pelas escolas EBAPE, credenciada pela Portaria MEC nº580, de 28/03/2001, DOU nº62, de 29/03/2001, Seção 1, p. 14 e EPGE – recredenciada pela Portaria nº629, de 22/07/2014, DOU de 23/07/2014, Seção 1, p. 19, por meio do IDE (Instituto de Desenvolvimento Educacional/FGV), em seus núcleos próprios (Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo) e na Rede de Instituições Conveniadas em todo o Brasil, atendem à Resolução CNE/CES 01/2007, de 08/07/2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação.
Informações
Turma 67: Aulas às quartas e quintas-feiras à noite (18h30 às 22h50), quinzenalmente.

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Início das Aulas: 28 de Junho

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