(27) 2125-4761

Apresentação

O MBA em Direito do Trabalho compõe-se de disciplinas que proporcionam aos alunos instrumental e habilitação necessários para que tenham meios de desenvolver um conhecimento complementar às suas atividades profissionais.

Além disso, o corpo docente é integrado por professores renomados, com extensa experiência profissional em suas áreas de atuação, doutores, mestres e especialistas que terão a tarefa de confeccionar o material didático que será utilizado em todos os cursos, trazendo um diferencial ao implementar uma nova didática de aulas.

Objetivos

O principal objetivo do MBA é tratar de aspectos de Direito do Trabalho atuais e relevantes para uma eficiente prevenção, planejamento e solução das questões relacionadas à área trabalhista, através do exame de casos práticos e de debates acerca de soluções criativas, em uma abordagem interdisciplinar. Proporcionar aos alunos a possibilidade de atualização, bem como preparação para o mercado de trabalho. O curso permitirá ao aluno obter condições para o desenvolvimento de habilidades específicas na gestão de assuntos jurídicos trabalhistas, a partir de um enfoque interdisciplinar, capacitando-o para decisões corporativas com apoio técnico-jurídico. 

Público-Alvo

Graduados em Direito que atuam com o Direito do Trabalho. Advogados com o objetivo de atualizar e aprofundar os conhecimentos na área trabalhista. Advogados que entendem como promissora a atuação na área do Direito do Trabalho.

Estrutura Curricular

  • Direito Individual do Trabalho I - Teoria Geral e Relações de Trabalho
  • Direito Individual do Trabalho II - Contrato de Trabalho
  • Direito Individual do Trabalho III - Salário, Custo Brasil, Jornada de Trabalho
  • Direito Individual do Trabalho IV - Estabilidades, Garantias de Emprego e Término da Relação de Trabalho
  • Direito Coletivo do Trabalho
  • Direito Constitucional e Direitos Humanos aplicados ao Direito do Trabalho
  • Direito Civil aplicado ao Direito do Trabalho
  • Teoria Geral do Direito Processual do Trabalho
  • Direito Processual do Trabalho - Dissídio Individual
  • Direito Processual do Trabalho - Ações Coletivas
  • Processo Cautelar e Procedimentos Especiais Trabalhistas
  • Teoria Geral da Execução - Liquidação Trabalhista
  • Execução Trabalhista
  • Recursos no Processo Trabalhista
  • Negociação Trabalhista
  • Gestão de Pessoas
  • Solução Alternativa de Conflitos 
  • Metodologia da Pesquisa 
  • TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

Ementas

DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO I – TEORIA GERAL E RELAÇÕES DE TRABALHO

História do Direito do Trabalho. Conceito do Direito do Trabalho. Natureza Jurídica. Fontes do Direito do Trabalho. Hierarquia das Fontes. Princípios peculiares do Direito do Trabalho. Aplicação, Integração e Interpretação do Direito do Trabalho. Renúncia e transação no Direito do Trabalho. Arbitragem no Direito do Trabalho. Relação de Trabalho e de Emprego. Sujeitos da Relação de Emprego. Elementos caracterizadores da relação de emprego. Subordinação e Parassubordinação Jurídica. Empregado. Natureza Jurídica. Elementos Caracterizadores. Tipos de Empregados. Doméstico e diarista. Empregado Rural. Trabalhador Autônomo. Eventual. Trabalhador Avulso. Trabalho Voluntário. Estagiário e Aprendiz. Empregador. Elementos Caracterizadores. Grupo de Empregadores. Solidariedade entre empregadores. Consórcio de empregadores. Poderes do Empregador

 

DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II – CONTRATO DE TRABALHO

Natureza Jurídica. Características específicas. Nascimento do contrato de trabalho. Pressupostos de validade. Prova do contrato de trabalho. Objeto do contrato de trabalho. Trabalho ilícito e trabalho proibido. Conteúdo do contrato de trabalho. Obrigações do contrato de trabalho. Contrato por prazo determinado. Contrato a tempo parcial. Suspensão e Interrupção do contrato de trabalho - diferenciação dos conceitos. Classificação. Efeitos no contrato de trabalho. Casos de suspensão e interrupção do contrato de trabalho. Situações específicas. Cessação da suspensão ou da interrupção. Alteração objetiva do contrato de trabalho. Transferência de empregados no Brasil. Transferência de empregados para o exterior. O trabalhador estrangeiro. Alteração subjetiva do contrato de trabalho: sucessão trabalhista. Terceirização: diferença entre terceirização lícita e ilícita, responsabilidade do tomador de serviços nas empresas privadas e na Administração Pública. Terceirização e as concessionárias de serviços públicos. Trabalho temporário.

 

DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO III – SALÁRIO, CUSTO BRASIL E JORNADA DE TRABALHO

Salário e Remuneração. Diferença entre salário e remuneração. Natureza jurídica. Princípios específicos. Garantias constitucionais. Elementos característicos. Salário Mínimo. Composição do salário. Gorjetas, comissões, gratificações e abono. Salário in natura. Vale-transporte. Programa de Alimentação do Trabalhador. Natureza das parcelas salariais tipificadas e não-tipificadas. Salário complessivo. Salário substituição. Bônus e participação nos lucros e Resultados. Stock Option. Meios de Pagamento. Descontos Salariais. Adicional de insalubridade e periculosidade. Décimo terceiro salário. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. O custo do Direito do Trabalho. Duração e Jornada de Trabalho. Horas-extras. Banco de horas e compensação de horário. Sobreaviso. Empregados excluídos do capítulo duração de trabalho. Turnos ininterruptos de revezamento. Horas in itinere. Profissões com jornadas diferenciadas (telemarketing, bancário, advogado). Intervalo intrajornada e interjornada. Descanso semanal remunerado. Férias individuais e coletivas. Período aquisitivo e período concessivo. Abono de férias. Fracionamento das férias. Feriados. Consequências do trabalho em período de descanso. Licença-maternidade e empresa cidadã. Licença-paternidade. Constitucionalidade do intervalo do artigo 384 da CLT.

 

DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO IV - ESTABILIDADES, GARANTIAS DE EMPREGO E TÉRMINO DA RELAÇÃO DE TRABALHO

Proteção contra despedida arbitrária e despedida sem justa causa. A Convenção nº 158 da OIT.  Estabilidade e garantia de emprego. Classificações. Hipóteses legais. Estabilidade nos contratos a prazo determinado. Encerramento do estabelecimento. Impedimentos e situações prejudiciais à estabilidade. Garantia de emprego do portador de doença estigmatizante. Garantia de emprego do portador de necessidades especiais. Consequências da violação à estabilidade. Término do contrato de trabalho. Término unilateral e bilateral. Resilição motivada e resilição imotivada. Resilição de contratos por prazo determinado e indeterminado. Aviso prévio. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca. Factumprincipis. Formalidades rescisórias. Verbas rescisórias: elementos e prazo de quitação. Homologação da despedida. Seguro-desemprego.

 

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO

Direito sindical: conceito, conteúdo e função. Princípios específicos do Direito Coletivo. Fontes normativas. Conflitos coletivos de trabalho. Organização sindical brasileira. Liberdade sindical (Convenções 87 e 98 da OIT). Unicidade e unidade sindical. Dirigente sindical. Enquadramento Sindical. Conceito de categoria. Categoria profissional diferenciada. Dissociação de categorias. Entidades sindicais: conceito, natureza jurídica, estrutura, funções, requisitos de existência e atuação, prerrogativas e limitações. Garantias sindicais. As Centrais Sindicais. Contribuições sindicais. Negociação coletiva: princípios, função e níveis. Acordo coletivo, convenção coletiva e contrato coletivo de trabalho. Vigência, eficácia e extensão dos instrumentos normativos. Natureza das normas coletivas. Incorporação das cláusulas normativas aos contratos individuais de trabalho: entendimento atual do TST. Validade de cláusulas que envolvem matéria de medicina e segurança do trabalho. Flexibilização trabalhista. Condutas antissindicais. Greve: espécies e consequências. "Lockout".

 

DIREITO CONSTITUCIONAL E DIREITOS HUMANOS APLICADOS AO DIREITO DO TRABALHO

Constituição: conceito e classificação. Direitos Humanos, Direitos e Garantias Fundamentais na Constituição. Princípio da dignidade da pessoa humana. As gerações ou dimensões dos direitos humanos. Sistema Internacional de promoção e proteção dos direitos humanos. Sistema Interamericano. Tratados e Convenções Internacionais sobre direitos humanos trabalhistas. Incorporação ao ordenamento jurídico brasileiro. Conflito com as normas constitucionais. A eficácia dos direitos fundamentais nas relações trabalhistas. Direitos fundamentais individuais e coletivos de natureza trabalhista. Direitos sociais trabalhistas. Princípios constitucionais específicos aplicáveis à área trabalhista. Discriminação do trabalhador. Ações afirmativas. Disposições constitucionais e leis trabalhistas antidiscriminatórias. Análise das principais convenções da OIT ratificadas pelo Brasil relativas a direitos trabalhistas. Polêmica da validade da ratificação da Convenção 158 da OIT pelo Brasil. Proteção ao idoso (Lei n° 10.741/03). Proteção às pessoas portadoras de deficiência e o Direito do Trabalho. Proteção constitucional do trabalho infantil. Proteção constitucional contra o trabalho escravo. Meio ambiente do trabalho. Disposições Constitucionais Transitórias em matéria trabalhista. Princípio do Poder Constituinte originário e Poder Constituinte derivado. Limitações ao poder de emenda. Controle de constitucionalidade das leis. Ação Direta de Inconstitucionalidade, Ação Declaratória de Constitucionalidade e Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental. Inconstitucionalidade por omissão com casos práticos existentes em matéria trabalhista. Tutelas constitucionais das liberdades aplicáveis em matéria trabalhista: habeas corpus, mandado de segurança e mandado de injunção. 

 

DIREITO CIVIL APLICADO AO DIREITO DO TRABALHO

O Direito comum como fonte supletiva do Direito do Trabalho. O empregado à luz da dignidade da pessoa humana. Personalidade e capacidade. Os direitos de personalidade no Código Civil e no Direito do Trabalho. Consequências da violação dos direitos da personalidade. Dano moral e assédio moral. Assédio sexual: diferença entre assédio sexual por chantagem e por intimidação. Maioridade trabalhista. Influências da função social da empresa na compreensão da figura do empregador. influências da boa fé objetiva no contrato de trabalho. Deveres anexos e obrigações acessórias. Cláusulas especiais do contrato de trabalho (confidencialidade e não concorrência). Pré-eficácia e pós-eficácia do contrato de trabalho. Non venirecontra factumproprium. Abuso de direito nas relações de trabalho.  Responsabilidade civil-trabalhista. Responsabilidade do empregador por acidente de trabalho. Acidentes típicos e atípicos. Danos materiais. Pensionamento. Dano estético. Dano existencial. Dano em ricochete. Teoria do risco aplicável ao Direito do Trabalho. Responsabilidade objetiva e responsabilidade subjetiva. Prescrição nas ações indenizatórias. Honorários advocatícios. Juros trabalhistas e atualização monetária.

 

TEORIA GERAL DO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

Organização da Justiça do Trabalho. Jurisdição e Competência. Ministério Público do Trabalho – Organização e Atribuições. Princípios gerais e singularidades do Processo do Trabalho. Ação Trabalhista. Sujeitos. Causa. Objetivo. Classificação. Condições da ação. Partes no processo trabalhista. Pressupostos processuais. Suspensão do processo. Extinção do processo. Intervenção de terceiros. Atos, termos e prazos processuais. Nulidades. Prescrição. Prescrição do ato lesivo único. Prescrição do dano moral. Decadência. Preclusão. Perempção: diferenças entre perempção no Processo do Trabalhista e no Processo Civil. Aplicação subsidiária das alterações e reformas do CPC. Boa-fé processual.

 

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO – DISSÍDIO INDIVIDUAL

Dissídio Individual no Procedimento ordinário. Dissídio trabalhista. Petição inicial. Pedidos. Procedimentos trabalhistas. Peças processuais. Tutelas. Audiência. Proposta de conciliação. Arquivamento da reclamação. Respostas do réu. Sentença. Efeitos. Dissídio individual no procedimento sumaríssimo. Causas submetidas ao procedimento sumaríssimo. Princípios específicos do procedimento sumaríssimo. Aplicação subsidiária do Código de Processo Civil. Causas excluídas do procedimento sumaríssimo. Ação declaratória incidental, intervenção de terceiros nesta figura, recurso do terceiro prejudicado, reconvenção e litisconsórcio. Peças processuais. Audiência de instrução e julgamento. Provas. Sentença. Coisa julgada.

 

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO – AÇÕES COLETIVAS

Dissídio coletivo. Conceito. Natureza jurídica. Classificação. Regulamentação legal do dissídio coletivo. Requisitos da prestação jurisdicional. Pressupostos processuais em dissídio coletivo. Abrangência da substituição processual. Data-base. Litispendência. Precedentes normativos. Procedimento. Intervenção de terceiros. Acordo. Sentença. Recursos. Coisa julgada em dissídio coletivo. Ação de cumprimento. Direitos transindividuais trabalhistas e dissídios de natureza metaindividual. Ação Civil Pública. Ação Coletiva para tutela dos Interesses Individuais Homogêneos. Ação Anulatória de Cláusulas de Acordo e Convenção Coletiva.

 

PROCESSO CAUTELAR E PROCEDIMENTOS ESPECIAIS TRABALHISTAS

Poder geral de cautela. Medidas cautelares. Tipos. Competência. Legitimidade. Pressupostos cautelares.  Diferenças entre a medida cautelar e a antecipação da tutela. Prazo. Possibilidade da intervenção de terceiros e litisconsórcio no processo cautelar. Prova. Procedimento. Cessação da eficácia da medida cautelar. Suspensão do processo cautelar. Sentença cautelar. Recursos. Execução da sentença cautelar. Procedimentos cautelares específicos. Medidas cautelares atípicas e inominadas. Procedimentos especiais. Ação de consignação em pagamento. Ação de depósito. Ação de prestação de contas. Inquéritojudicial para a apuração de falta grave do empregado estável. Reclamação por falta ou recusa de anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social. Ação Rescisória. Ação Anulatória. Reclamação correicional. Mandado de segurança.

 

TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO – LIQUIDAÇÃO TRABALHISTA

Generalidades. Princípios específicos sobre a execução. Competência. Legitimidade ativa e passiva. Requisitos necessários para promover a execução. Título executório. Execução provisória e execução definitiva. Tipos de Execução. Procedimento. Solidariedade na execução. Sucessão trabalhista e execução. Cessão de crédito trabalhista. Assunção de débito trabalhista. Liquidação da sentença.

 

EXECUÇÃO TRABALHISTA

Garantia da execução. Desconsideração da personalidade jurídica do empregador. Nomeação de bens. Penhora. Penhora de bens de ex-sócios. Efeitos. Modalidades. Exceção de pré-executividade. Embargos à execução e à penhora. Embargos de terceiro. Recursos na execução. Suspensão da execução. Extinção da execução. Adjudicação, Praça e Arrematação.

 

RECURSOS NO PROCESSO TRABALHISTA

Recursos. Duplo grau de jurisdição. Princípios específicos dos recursos. Efeitos recursais. Procedimentos recursais. Pressupostos recursais. Prazos. Depósito recursal. Juízo de admissibilidade. Fungibilidade recursal. Deserção. Recurso adesivo. Recurso do terceiro prejudicado. Recurso de ofício. Recursos admitidos no Processo do Trabalho. Embargos. Recurso de Revista. Agravo de Instrumento. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Extraordinário. Prequestionamento. Tipos de Agravos. Pedido de Revisão. Pedido de Reconsideração.

 

NEGOCIAÇÃO TRABALHISTA

Introdução dos processos de negociações complexas com assimetria de poder. Técnica de criação de consenso para ganhos mútuos. Gestão de Conversas Difíceis para facilitar acordos. Diplomacia Corporativa e Gestão do Poder. Negociações entre sindicatos, governos, ambientalistas e empresas: caso de construção de porto. Contextualização da aprendizagem. O Sistema Jurídico nas Negociações Sindicais. Os Novos Paradigmas das Relações de Trabalho - Flexibilização, Terceirização. O futuro do trabalho.

 

GESTÃO DE PESSOAS

Mudanças no ambiente de negócios. Motivação e estímulo. Teorias sobre motivação. Mecanismos de defesa. Autoconhecimento e Autodesenvolvimento. Liderança. Perfil do Gestor. Formação e desenvolvimento de equipes. Aspectos conceituais de carreira. Desafios e possibilidades.

 

SOLUÇÕES ALTERNATIVAS DE CONFLITOS

Mediação. Arbitragem. Demais meios de composição alternativa de conflitos. Características. Especificidades. Natureza dos conflitos. Procedimentos. Aspectos Práticos. Estudo de casos.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA

Conhecimento, saber e ciência. Ciência e tecnologia. Métodos. Tipos de pesquisa. Trabalhos monográficos. Instrumentos de coleta de dados. Elaboração de projetos. Edição do trabalho de conclusão do curso.

Investimento

Condições de Pagamento:

  • À vista - R$ 23.285,00;
  • R$ 11.475,00 de entrada mais 12 parcelas de R$ 1.049,00;
  • R$ 6.080,00 de entrada mais 18 parcelas de R$ 1.049,00;
  • R$ 1.000,00 de entrada mais 24 parcelas de R$ 1.049,00;
  • Outras formas de parcelamento sob consulta.

Contratos com parcelamento superior a 12 meses, sofrerão, a partir da 13ª mensalidade, reajuste do IGPM/FGV;

Valores incluem material didático digital e taxa de emissão do certificado de conclusão da Fundação Getulio Vargas.

CONDIÇÕES ESPECIAIS ATÉ 30 DE DEZEMBRO - FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO PELO SITE E GARANTA O DESCONTO!

FINANCIAMENTO EXCLUSIVO BANESTES (valor simulado e sujeito a confirmação):

R$ 500,00 + 48 parcelas de R$ 620,00 ou R$ 500,00 + 36 parcelas de R$ 765,00

Conheça mais sobre esse produto e viabilize o seu crescimento profissional.

Documentação para Matrícula

Documentação para Matrícula

  • Comprovante de graduação: cópia autenticada do diploma. Será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão de curso para aqueles que ainda não estão de posse do diploma;
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da CNH;
  • 2 fotos 3 x 4.

 
Observações:

  • Para validação das cópias simples deverão ser apresentados os documentos originais;
  • Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da MMurad - Conveniada FGV;
  • Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

Corpo Docente

Os professores do convênio MMurad - Conveniada FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.

 

Corpo Docente


Adriana Calvo
Doutoranda, Mestre e Especialista em Direito do Trabalho (Direito das Relações Sociais) pela PUC - SP.

Luciano Viveiros
Mestre em Direito Econômico pela Universidade Candido Mendes.

Luiz Marcelo Filgueiras de Góis
Mestre em Direito do Trabalho pela PUC - SP.

Pedro Capanema
Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional: PUC – RJ.

Túlio de Oliveira Massoni
Mestre em Direito do Trabalho pela USP.

Raimundo Simão de Mello
Doutor em Direito pela PUC- SP.

Selma Carlotto
Doutoranda em Direito do Trabalho na Universidade Federal de Buenos Aires.

Erotilde Ribeiro
Doutora em Direito do Trabalho pela USP.

Yann Duzert 
Doutor em Gestão do Risco da Informação e da Decisão pela École Normale Superieure de Cachan- École Polytechnique Paris.

Ana Paula Cortat Zambrotti Gomes
Mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV.

Cristiane Carneiro
Mestre em Direito Empresarial pela UGF.

Maria de Lourdes Russo Ribeiro
Mestre em Língua Portuguesa pela UERJ.

Estude na FGV em Vitória!

Pré-Inscrição

Líder Nacional no Ranking do MEC

Cursos
Relacionados

Ver Todos os cursos

Pós-Graduação • MBA

MBA em Logística e Supply Chain Management

Pós-Graduação • MBA

MBA em Gestão: Incorporação e Construção Imobiliária

Pós-Graduação • MBA

Pós-Graduação em Administração de Empresas

Pré-Inscrição