(27) 2125-4761

Apresentação

O mundo empresarial, devido a suas constantes mudanças, tem exigido e buscado profissionais competentes, hábeis em gerenciar diferentes áreas e com uma visão estratégica para enfrentar os desafios. Essa busca de profissionais de gabarito tem impulsionado cada vez mais os executivos a procurarem, em Programas de Educação Continuada, conteúdo e conhecimento para assim atender às necessidades imediatas do mercado.

Para suprir essa demanda, a FGV desenvolveu o MBA em Gestão Empresarial, que aborda uma multiplicidade de conceitos e práticas, essenciais para a formação de profissionais que buscam agir e intervir no mundo dos negócios, cada vez mais globalizado e competitivo.

O programa é destinado a profissionais que desejam se instrumentalizar nas diversas áreas do conhecimento da administração. Essa interdisciplinaridade faculta ao participante uma visão estratégica no processo decisório. Sua estrutura tem por objetivo oferecer o aprimoramento dos executivos, oriundos de diferentes áreas de formação acadêmica, para assumirem posições de destaque nas organizações. Os temas abordados enfocam agilidade, liderança, flexibilidade para enfrentar a incerteza, criatividade, comunicação, relacionamento interpessoal e grupal, bem como instrumentais nas diversas áreas de atuação do executivo: finanças, marketing, gestão de pessoas, controladoria e estratégia, dentre outras. Todos os temas estão associados ao desenvolvimento de habilidades e oferecem os conhecimentos técnicos e gerenciais para a formação do gestor contemporâneo. É de se destacar também, o desenvolvimento da capacidade empreendedora do participante, aluno, onde o mesmo é incentivado a desenvolver um projeto final de curso, de caráter prático, que venha agregar valor para si ou para a empresa em que atua.

Objetivos

O MBA em Gestão Empresarial tem como objetivo proporcionar a capacitação técnica aprofundada na gestão de empresas de seus participantes, desenvolvendo direcionamento estratégico e de mercado, numa visão integrada e global. Desta forma o MBA apresenta os seguintes objetivos específicos: 

Desenvolver visão estratégica do participante; 
Oferecer instrumentais, permitindo ao participante uma maior eficiência no processo decisório; 
Desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área de gestão; 
Desenvolver habilidades pessoais em comunicação, planejamento e liderança; 
Contribuir na formação de executivos para a área de gestão; 
Contribuir para o aumento da capacidade empresarial do participante bem como para a competitividade das organizações de que faz parte.

Público-Alvo

O programa MBA Executivo em Gestão Empresarial tem como público alvo: Profissionais cujo ponto atingido em suas carreiras os obriga a alcançar novos níveis de formação acadêmica; Profissionais que sintam necessidade de atualização e reciclagem de conhecimentos; Profissionais que aspirem a cargos executivos em suas empresas e que demandem, além de experiência profissional, sólidos conhecimentos de economia, gerência, finanças, estratégia, pessoas e marketing; Profissionais que desejem desenvolver sua capacidade empreendedora, por intermédio da condução de um novo negócio, próprio ou projeto em sua empresa.

Metodologia

O MBA Executivo em Gestão Empresarial prevê exposição oral e dialogada, abordando os aspectos práticos dos assuntos que serão tratados e, quando necessário, serão contextualizados pela respectiva teoria. As dinâmicas em sala de aula incluem exercícios, estudos de casos, trabalhos em grupo e individuais para a efetiva fixação dos conhecimentos.  O curso está estruturado em 7 ( sete ) núcleos de conhecimento , conforme a seguir:

NÚCLEO DE PESSOAS

NÚCLEO DE CONTROLADORIA  

NÚCLEO DE MARKETING  

NÚCLEO DE FINANÇAS  

NÚCLEO DE TÓPICOS COMPLEMENTARES  

NÚCLEO ESTRATÉGICO 

NÚCLEO DE SIMULAÇÕES

Para um melhor aproveitamento do curso, por parte dos participantes, as disciplinas serão apresentadas de forma intercalada, entre os diversos núcleos, permitindo maior equilíbrio e suavidade.  

Ao longo do MBA serão oferecidas as disciplinas de Empreendedorismo e PIN - Plano de Negócios que tem por objetivo desenvolver a capacidade empreendedora dos participantes, por intermédio de um trabalho prático - plano de negócios. Desta forma o PIN irá contribuir para que os participantes consolidem os conhecimentos adquiridos nas demais disciplinas, em um projeto empresarial, de forma pratica.

Estrutura Curricular

  • Gestão de Pessoas;
  • Inovação nas Organizações;
  • Gestão Contábil Financeira;
  • Gestão Integrada de Custos e Orçamento;
  • Marketing;
  • Gestão de Vendas;
  • Negociação;
  • Matemática Financeira;
  • Finanças Corporativas;
  • Gestão da Qualidade e Processos;
  • Direito do Consumidor;
  • Gestão de Projetos;
  • Gestão Estratégica;
  • Economia Empresarial;
  • Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação;
  • Jogos de Negócios;
  • Empreendedorismo;
  • Plano de Negócios (PIN);
  • Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Ementas

 

GESTÃO DE PESSOAS

Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

 INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES 

O papel da criatividade no processo de inovação. O comportamento criativo. Ferramentas de geração de ideias e sistemas de monitoramento. Relação entre processos de inovação, gestão do conhecimento e organizações de aprendizagem. A inovação como instrumento de criação de mercado. Ferramentas de inovação no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Abordagem sistemática e a criação de novos conceitos. O Processo de gestão da inovação - da ideia, à implementação e comercialização.

GESTÃO CONTÁBIL FINANCEIRA 

Fundamentos da Contabilidade. Demonstrações Contábeis de acordo com a Lei das S/A: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado. Participações Societárias e variações do Patrimônio Líquido. Situação financeira x situação econômica. Critérios de análise econômico-financeira: análise vertical, horizontal e indicadores de liquidez, endividamento, lucratividade e rentabilidade.

 GESTÃO INTEGRADA DE CUSTOS E ORÇAMENTO 

Visão gerencial dos custos. Custos para tomada de decisões: custeio por absorção x custeio direto. Análise custo/volume/lucro: margem de contribuição, ponto de equilíbrio e alavancagem. Orçamento como instrumento de planejamento e controle. Orçamentos básicos: operação, investimentos e caixa. Orçamento de operação: vendas, produção de despesas operacionais. Orçamento de investimentos: bens de capital e outros investimentos. Orçamento de caixa: recebimentos e pagamentos. Demonstrações financeiras projetadas: balanço patrimonial, demonstração do resultado e fluxo de caixa.

MARKETING 

Conceitos e definições básicas de marketing. Introdução ao marketing estratégico. O marketing estratégico como recurso de competitividade de organizações no atual cenário econômico. Ambiente de marketing. Segmentação de mercado. O mix de marketing frente ao mercado. Produto. Preço. Distribuição. Comunicação e promoção. Criação de valor de mercado. Influência da tecnologia nas estratégias de marketing. Planejamento de marketing e ferramentas de controle.

GESTÃO DE VENDAS

Vendas na estratégia de marketing. Pressupostos básicos da política comercial. O processo de venda. Relacionamento baseado em valor. Administração de vendas. Sistemas de informação de vendas - automação da força de vendas.Estrutura e funções de vendas - uma visão estratégica.A busca do melhor mix entre clientes, produtos e territórios.Onde ocorrem as vendas: o campo de trabalho.Relacionamento comercial.Fatores críticos de sucesso.

NEGOCIAÇÃO 

Importância da negociação. Conceitos fundamentais de negociação. O objeto da negociação. O conflito na empresa e a negociação gerencial.  Comunicação Interpessoal como componente primordial para o processo de negociação. Linguagem corporal na negociação. Assertividade. Estratégias e estilos de Negociação. Teoria de estilos a sua argumentação. Negociação com pessoas de diferentes estilos. O perfil do gestor como negociador. O processo da negociação: elementos e fases. Principais modelos de negociação. Negociação em diferentes culturas. 

MATEMÁTICA FINANCEIRA 

Conceitos financeiros fundamentais. Juros Simples e Juros Compostos. Tipos de Taxas de Juros. Operações de Desconto. Equivalência de taxas e capitais. Calculo do valor presente e valor futuro. Séries de Pagamentos - Séries Uniformes Antecipadas, Postecipadas e Diferidas. Sistemas de amortização: tabela price e sistema de amortização constante. Método de análise de fluxos de caixa. Desconto racional composto e desconto comercial.

 

FINANÇAS CORPORATIVAS

Visão geral de finanças. Risco e retorno. CAPM (Capital Asset Pricing Model).  CMPC (Custo Médio Ponderado de Capital). Fluxo de caixa dos investimentos e capital de giro. Critérios para análise de projetos. Período payback  simples e descontado. VPL (Valor presente líquido). TIR (Taxa interna de retorno) e TIR modificada). Índice de lucratividade.  Administração da Liquidez. Administração do Capital de Giro. Ciclos Operacional e Financeiro. Necessidade de Capital de Giro. Ponto de Equilíbrio. Avaliação de empresas e projetos - Conceitos fundamentais.

GESTÃO DA QUALIDADE E PROCESSOS

Evolução do processo da qualidade. Ciclo PDCA. Ferramentas de gerenciamento. Visão, mapeamento, definição, melhoria e avaliação de processos. Indicadores de qualidade e produtividade. Ambiente Seis Sigma. Ciclo DMAIC e suas variações. Certificações ISO. Documentação da qualidade: controle, procedimentos e registros. Sistemas integrados de gestão. Métodos específicos de gestão. Modelo de gestão do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Metodologia para desenvolvimento e implementação do modelo de gestão pela qualidade. Fatores críticos de sucesso.

DIREITO DO CONSUMIDOR

Código de Defesa do Consumidor: justificativa da tutela e relação jurídica de consumo. As esferas de proteção: responsabilidade civil, penal e administrativa. Publicidade abusiva e enganosa. Prevenção e reparação de danos. Responsabilidade por vício e por defeito de produto e serviço. Formas de saneamento de vício e composição indenizatória. Desconsideração da personalidade jurídica e proteção patrimonial. Excludentes de responsabilidade. Proteção contratual sob a ótica do CDC. As cláusulas contratuais e as práticas comerciais abusivas. Responsabilidade e instrumentos profiláticos de gestão para o fornecedor.

GESTÃO DE PROJETOS 

Fundamentos de gerenciamento de projetos. Evolução dos Conceitos. PMI – PMBOK. As certificações em gerenciamento de projetos. Técnicas e ferramentas para gerenciamento. Elaboração de project charter; Criação de EAP - WBS (work breakdown structure). Diagrama de Gantt. Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM). Análise, interpretação e resposta aos riscos do projeto; Cronogramas físico-financeiro e o controle do projeto. Plano de Ação. Indicadores de desempenho e o Earned Value. (valor agregado).

GESTÃO ESTRATÉGICA 

Conceituação de estratégia. Aspectos da evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades, ameaças. Analise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades e competências. Pontos fortes e fracos. A matriz SWOT e o desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação. Balanced Scorecard (BSC).

ECONOMIA EMPRESARIAL

Fundamentos da análise econômica: oferta, demanda, equilíbrio de mercado, elasticidade-preço e elasticidade-renda da demanda, elasticidade-preço da oferta. Mensuração da atividade econômica: PIB e PNB, inflação e índices de preço, poupança e investimento, crescimento e flutuações cíclicas. Economia monetária: conceitos de moeda e a atuação do Banco Central.  Balanço de pagamentos. Balança comercial, conta de capital e regimes cambiais. Modelos de conjuntura e crescimento. Os mercados competitivos e não competitivos, regulação de mercado, grupos econômicos, atuação do CADE e SDE e papel do governo e blocos econômicos.

GESTÃO ESTRATÉGICA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 

TI nas Organizações – Estratégia e Conceitos. Fazendo negócios na economia digital. Tendências em Tecnologia da Informação. Planejamento e estratégia de TI. Modelo de forças competitivas. O impacto da tecnologia no Modelo de Porter. Modelo da cadeia de valor. Infraestrutura de TI. A revolução da Internet - E-business e E-commerce; B2C; B2B; Outros modelos; Mobile e-commerce. Aplicações nas Organizações - Sistemas de Informação, Enterprise Resource Planning (ERP), Customer Relationship Management (CRM), Business Intelligence (BI), Governança de TI.

JOGOS DE NEGÓCIOS

Aplicação dos conhecimentos aprendidos ao longo do curso em atividades que simulem situações reais do cotidiano competitivo da atividade empresarial. Introdução à dinâmica de Jogo de Negócios. Revisão e integração dos conceitos utilizados na gestão empresarial por intermédio da utilização de modelo de simulação (business game) que contempla decisões/“jogadas” associadas às temáticas de economia, estratégia, controle contábil e financeiro, operacional, finanças, mercadológica e outras aprendidas durante o MBA.

EMPREENDEDORISMO

Perfil do empreendedor. Barreiras ao empreendedorismo. Ambientes organizacionais favoráveis ao empreendedorismo. Identificação de novos negócios e sua estruturação. Vocação na seleção de projeto empreendedor. Avaliação e escolha de projeto empreendedor. Principais dificuldades e razões para o sucesso de ações empreendedoras. As oportunidades em franquias. Considerações sobre a elaboração de plano de negócios. Apresentação, venda e defesa do plano de negócios para gestores, acionistas, diretoria ou investidores potenciais.

PLANO DE NEGÓCIOS (PIN)

Desenvolvimento de um projeto integrado de negócios (plano de negócios). O plano de negócio: o ramo e as atividades da empresa. O estudo de mercado e o ambiente competitivo. A análise estratégica. A análise estratégica. O gerenciamento do processo produtivo e operacional. A estrutura organizacional e os elementos da gestão de pessoas. A responsabilidade social e ambiental.  O planejamento das variáveis mercadológicas. A estrutura legal da empresa. O plano econômico financeiro. As projeções de resultados. O sumário executivo. Avaliação Global do negócio proposto no Plano de Negócios. 

Investimento

Condições de Pagamento:

À vista - R$ 24.850,00
R$ 12.210,00 de entrada mais 12 parcelas de R$ 1.123,00
R$ 6.435,00 de entrada mais 18 parcelas de R$ 1.123,00
R$ 1.000,00 de entrada mais 24 parcelas de R$ 1.123,00
Outras formas de parcelamento sob consulta

Valores incluem material didático digital e taxa de emissão do certificado de conclusão da Fundação Getulio Vargas.

CONDIÇÃO ESPECIAL ATÉ 28 DE FEVEREIRO - FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO PELO SITE E GARANTA O DESCONTO! 

FINANCIAMENTO EXCLUSIVO BANESTES (valor simulado e sujeito a confirmação):

R$ 500,00 + 48 parcelas de R$ 640,00 ou R$ 500,00 + 36 parcelas de R$ 792,00.

Conheça mais sobre esse produto e viabilize o seu crescimento profissional. 

Documentação para Matrícula

Comprovante de graduação: cópia autenticada do diploma. Será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão de curso para aqueles que ainda não estão de posse do diploma;
Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da CNH;
2 fotos 3 x 4.

Observações:

Para validação das cópias simples, deverão ser apresentados os documentos originais;
Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da MMurad - Conveniada FGV;
Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

Corpo Docente

Os professores da MMurad - Conveniada FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. A seguir, o currículo de professores que regularmente ministram aulas em Vitória-ES. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.

 

Alexandre Alberto Leite de Oliveira 

Mestre em Administração de Empresas pela COPPEAD – UFRJ; Especialista em Negociação e Avaliação de Executivos pela Wisconsin University e Economista pelas Faculdades Integradas Bennett do Rio de Janeiro. Sua experiência profissional inclui a função de consultoria em diversas empresas e, cumulativamente, o cargo de Consultor do Externato Santa Ignez (NF/RJ), a docência em cursos de graduação e pós-graduação em administração e informática, na PUC/RJ e na FGV/RJ.
 

Isnard Marshall Junior 

Mestre em Engenharia de Produção - COPPE/UFRJ. Pós-Graduado em Administração de Empresas – PUC/RJ e em Gestão pela Qualidade Total – AOTS-JUSE/Japão. Administrador de Empresas formado pela EBAP – FGV/RJ. Professor de Cursos de Pós-graduação da Fundação Getulio Vargas / EBAP e EPGE. Coordenador Acadêmico de cursos de pós–graduação lato sensu, nível especialização da Fundação Getulio Vargas – FGV. Experiência profissional de mais de 25 anos em cargos técnicos e executivos com atuação nas áreas de planejamento, qualidade total, treinamento, orçamento, controladoria, informações gerenciais e desenvolvimento de novos negócios.
 
Ricardo Bordeaux Rêgo 

Doutor e Mestre em Administração de Empresas na área de Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Especialista em Engª de Produção e Engº Civil também pela PUC-Rio. Sua experiência profissional inclui cargo de direção na Fernandes, Bordeaux & Del Cima Engª e Construção Ltda., cargo executivo na H. Stern Joalheiros,de Engº na Cia. Cervejaria Brahma, docência em cursos de administração (graduação e MBAs), assim como consultoria em diversas empresas. É sócio da Bordeaux Consultoria e Treinamento Ltda. Consultor nas áreas de estratégia financeira, avaliação de projetos e empresas, capital de giro, regulamentação, governança corporativa e risco. Tem diversos trabalhos publicados na área de Mercado de Capitais e Finanças. Autor e Coordenador do livro "Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos", da Coleção FGV Management de Gerenciamento de Projetos. Co-autor dos livros "Mercado de Capitais – Coleção Coppead". pela Ed. Atlas, 2000; e "Estudos em Negócios – IAG-PUC-Rio e Coppead", pela Ed. Mauad, 2002. Autor e co-autor de diversos artigos acadêmicos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

 

Robson Ribeiro Gonçalves 

Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 1996 e bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), em 1992. Foi economista do Banco Central do Brasil (1994-96), pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA 1996-2002) e professor do Ibmec Rio de Janeiro (1997-2002). Como professor, atua hoje nos MBAs da FGV e nos programas executivos do Ibmec São Paulo. Possui publicações nas áreas de Teoria Econômica e Estudos Setoriais. Dedica-se ainda a atividades de consultoria na FGV Projetos e palestras em estudos setoriais e cenarização estratégica. Dentre os clientes de consultoria e palestras mais recentes, incluem-se empresas como Zamprogna, Volvo, Coamo e Cocamar e instituições como Fiesp, Abramat, Sinduscon-SP, Bovespa, dentre outras.

Fabiano Simões Coelho 

Mestre em Contabilidade gerencial pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pós-graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e graduado em Contabilidade pela UERJ. Coordena os cursos de MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria e MBA em Mercado de Capitais na Fundação Getulio Vargas (FGV). Consultor de empresas na área de pricing, gestão de custos e planejamento estratégico. Palestrante do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ) e autor dos livros Formação Estratégica de Precificação da Editora Atlas e Gestão de Custos da editora FGV.

Viviane Narducci Ferraz 

Doutora em Administração de empresas pela EBAPE/FGV, Mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV e especialista em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ. Sua experiência acadêmica inclui a docência na graduação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ e nos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas. Possui vasta experiência no âmbito gerencial de empresas públicas e, como consultora, atua na equipe da FGV Projetos.

 

Zuinglio José Barroso Braga 

Doutor em Administração de Negócios pela Flórida Christian University – Orlando, Flórida/USA. Mestre em Ciências Contábeis e Financeiras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Sua experiência profissional inclui treinamento e consultoria pela Hernandez & Associados, e ZHF Desenvolvimento Profissional Ltda, nas quais é sócio. Experiência em auditoria externa e contabilidade em empresas dos setores industriais e comerciais. No campo da docência, exerceu a função de coordenação de cursos de Ciências Contábeis em diversas oportunidades; docência em cursos de graduação e pós-graduação, desde 1995. Autor de diversos artigos científicos e coautor do livro "Contabilidade Financeira", da série Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria – FGV Management – Rio de Janeiro, pela Editora FGV.

 

Alfredo Luis Bravo 

Alfredo Bravo, M.Sc. Professor, Consultor e Palestrante nos temas: Negociação, Vendas e Mudanças Organizacionais. Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Rosário – Argentina. Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense – UFF. MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor de Negociação e Vendas da IBM – Curso High Performance Selling – HPS, feito em Harvard e Huthwaite. Professor nos MBAs da FGV, UFF e FAB. Atualmente Consultor de Vendas da Paragon, uma empresa IBM Business Partner Atuou como Analista de Sistemas na White Martins e Bayer S.A. Experiência em Gerência de Projetos e Gerência de Mudanças. Site: www.alfredobravo.com.br

 

Angelo José Albino Braga 

MBA em Gerência de Projetos pela FGV. Especialista em Desenvolvimento de Negócios e Soluções de TI, Identificação de Oportunidades e Gestão da Tecnologia da Informação. Certificado PMP pelo PMI e membro do PMI Capítulo MG. Professor de pós-graduação da instituição FGV-RJ. Foi funcionário da Fiat Automóveis S/A, onde exerceu importantes funções, durante 12 anos, destacando a elaboração e implementação do Sistema de Controle do Avançamento da Produção (sistema de missão crítica). Trabalhou durante 4 anos na ITS LA empresa de TI do Grupo Fiat, com atuação na gerência e liderança da equipe de elaboração de soluções e gestão de projetos, tendo como principal trabalho a implantação da infra-estrutura de TI da fábrica de caminhões da Iveco em Sete Lagoas, além da elaboração e implementação de vários projetos de TI para as empresas do Grupo Fiat. Atualmente, é Project Executive da IBM, atuando na gestão de uma conta de Outsourcing de TI para o Grupo Fiat. Graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-MG, com pós-graduação em Análise de Sistemas pela FUMEC, pós-graduação em Gerência de Projetos pelo IETEC e MBA em Gerência de Projetos pela FGV.

Cláudio Augusto Garbi 

Formado em Ciências Econômicas, pela Instituição Toledo de Ensino (ITE-Bauru), e também em Administração (CEUCLAR). Tornou-se especialista em Economia por escolas da USP-ESALQ e UFSCar. É mestre em Administração pela Universidade São Francisco-USF, e desde então, desenvolve estudos na área de docência e negócios na FGV, instituição esta que atua desde 2004 na graduação e em vários cursos dos programas de pós-graduações. Estudou na Inglaterra e Estados Unidos, além de ter conhecido 21 países em diferentes continentes (África, Américas, Ásia, Europa, Oriente Médio e Oceania). Foi premiado pela FGV em 2009 e 2011 como destaque e melhor professor em Economia do programa FGV Management. É professor de pós-graduação na Manchester Business School, na Inglaterra, também coordenador de pós-graduação na Faculdade de Agudos (FAAG), a qual coordena o MBA Internacional em Gestão Empresarial e de Pessoas, junto a Universidade de Benguela e em Luanda, capital de Angola. Atua paralelamente como industrial do setor calçadista nas funções de gerente geral e de custos. Vem desenvolvendo diversos trabalhos no cenário educacional e de consultoria, tanto no Brasil como em outras nações. Suas pesquisas englobam as áreas de Gestão, Economia, Estratégia, Custos, Projetos, Teorias Micro e Macroeconômicas, Empreendedorismo e Sustentabilidade Socioambiental.

 

Paulette Albéris Alves de Melo 

PhD em Administração pela Florida Christian University. É Mestre em Administração pela Universidade IMES – USCP. É pós-graduada em Administração de Instituições Financeiras pela EAESP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV-EPGE. É Graduada em Direito pela UBS-MC. Possui experiência profissional de 28 anos atuando na indústria financeira como executiva do Grupo Santander Banespa, em especial como Superintendente Regional do ABC Paulista, na liderança de equipes comerciais e administrativas. Professora convidada da Fundação Getulio Vargas. Foi presidente de empresa do terceiro setor por dez anos. Tem experiência como consultora e tem ministrado palestras em várias empresas à convite da FGV, e também através da sua consultoria, a DECORH, em empresas como: Rede Globo de Televisão, SBT, Unimed, Serpro, Merck Sharp, Dhome e várias outras.
 

Daniel Angelo Silvestre 

Mestre em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Economista e Contador, com especialização em Finanças e Gestão de Pessoas e Performances (Controllership Skills e Managing People and Performances) pelo CM Training Center, em Nova Iorque. Coordenador do MBA em Gestão Financeira e Estratégias Corporativas e Professor de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Por seis anos consecutivos, de 2004 a 2009, recebeu o Prêmio  FGV Excelência em Ensinar com Qualidade. Em 2010 passou a integrar o Quadro de Honra da FGV. Exerceu cargos diretivos e executivos em diversas empresas, tais como: Price Waterhouse, Chase Manhattan, Souza Cruz S/A, Embratel, Grupo Veplan/Residência e Sakura Filmes de Raios-X. Atualmente e Sócio-Diretor da TreinArte Treinamento Empresarial e da DAS TARGET, empresas comprometidas com o Desenvolvimento de Pessoas e de soluções em consultoria de Gestão de Negócios.

Marcos Leandro Tavares da Silva 

Especialista em e-business pela Fundação Getulio Vargas em 2001 e em Gestão do Conhecimento pela COPPE/UFRJ em 2004. Analista de Sistemas pela Universidade Veiga de Almeida/RJ (UVA). Está cursando o Mestrado em Sistemas de Gestão pela UFF/LATEC, com uma linha de pesquisa sobre o Gerenciamento de Stakeholders no Ambiente Organizacional. Atua no mercado de informática desde 1988, como Desenvolvedor, Analista de Sistemas, Coordenador, Especialista, Gerente de Sistemas, Assessor, Diretor de e-business e Diretor Comercial. Sócio-Diretor e consultor da Scie Inteligência Competitiva, empresa especializada em Inteligência e Inovação de Negócios, que utiliza a otimização de processos, as tecnologias e os recursos web como impulsionadores de mudanças. Professor de disciplinas técnicas e de gestão – Gestão Estratégica da Informação, Business Intelligence, Gestão por Processos, Gestão de Projetos, Sistemas Integrados de Gestão e Negócios Eletrônicos, E-Business, E-Commerce, Internet para Negócios, Jogos de Negócios, Tecnologias de Gestão de Projetos, Elaboração e Gerenciamento de Projetos, Fundamentos em Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento do Escopo, Gerenciamento da Comunicação, Gerenciamento da Integração e Project Office e Nível de Maturidade em Projetos, nos MBA’s Executivo em Saúde, Gerência de Projetos, Gestão Empresarial, Gestão Empresarial com ênfase em Tecnologia da Informação, Gestão Industrial, Gestão de Pessoas, Logística e Supply Chain Management, Marketing, MBA In Company, CADEMP e na pós-graduação de Administração – Executivo Jr, da FGV. É voluntário da Junior Achievement (www.jarj.org.br) desde 2001, colaborando ativamente como Adviser de Marketing, Finanças, RH e Produção de programa miniempresa, que leva lições de empreendedorismo para alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro.

 

Murilo Ramos Alambert Rodrigues 

Economista pela FEA/UFRJ e mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ. Possui experiência profissional diversificada, adquirida nas áreas de Estratégia Empresarial, Elaboração de Projetos, Planejamento Estratégico e Controle de Gestão em empresas como IBM, Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), KPMG, BrasilSeguridade, Organizações Globo, Transocean, COAD, Vesuvius, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Coca-Cola, Light, Petrobrás, Telemar, Claro, NEC, Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, BRB, entre outras. Atualmente trabalha como professor de cursos de pós-graduação e como consultor de empresas, com experiência na área de desenvolvimento de planos estratégicos, planos de negócio, análise e controle de custos e orçamento empresarial. É professor de Estratégia Empresarial, Gestão de Custos e Orçamento Empresarial.

 

Frederico Steiner Costa 

Sócio fundador da Progressiva – Soluções Integradas em Negócios. Atua como consultor empresarial com ampla experiência em: - Lançamento de Produtos, Instrutoria Organizacional, Organização do Pensamento Estratégico Empresarial e Operações Comerciais. Atuou durante sete anos na Xerox do Brasil onde foi coach do Processo "Time to Market". Foi Gerente Regional do SENAC Rio, Diretor de Marketing da Grifo Enterprises e vice-presidente da Decision Support Ltda., empresa residente no Instituto Gênesis de Tecnologia – PUC-RJ. Formação Superior em Administração pela PUC-RJ. É mestre em Sistemas de Gestão Empresarial com ênfase em Qualidade e Competitividade pelo Laboratório de Tecnologia da Universidade Federal Fluminense e tem MBA em Gestão Estratégica e Qualidade pelo Grifo Research Institute. Examinador do PNQ 2007. É professor da FGV Management. Consultor renomado no mercado coordenando projetos e ministrando treinamentos para executivos em empresas como: Xerox, VALE, SIG, White Martins, Accenture, SENAC, BNB, IBM, Usiminas, Wheaton, SKF, Stam, Tranship, Leite de Rosas, Amil, Tegobrás, Lafem Engenharia, AT&T, UOL, SENAC, Lean Engenharia, Samcil, Rio de Janeiro Refrescos (Coca-Cola), COELCE, dentre outras.

 

Cláudio de Carvalho Mattos 

Mestre em Ciências Contábeis na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Graduado em Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Ciências Navais na Escola Naval. Gestor de Execução Financeira e Contas Públicas do Ministério da Defesa por mais de vinte anos. Presidente de Comissão de Licitações do Ministério da Defesa durante treze anos. Chefe do Departamento de Finanças da Pagadoria de Pessoal da Marinha. Assessor de Economia e Operações de Crédito do Secretario Geral da Marinha. Diretor do Depósito de Combustíveis da Marinha no Rio de Janeiro. Chefe do Departamento de Orçamento da Diretoria de Administração da Marinha, sendo responsável pela execução orçamentária e financeira de todo o Orçamento alocado à Marinha do Brasil por dois anos. Coordenador do Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais da Escola Nacional de Administração Pública – DF (ENAP) no Ministério da Defesa. Professor da FGV Management e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Presidente de bancas de avaliação para concurso de Admissão ao serviço Público Federal. Coordenou a implantação de sistemas de custos em varias instituições publicas e privadas. É um dos autores do Livro “Contabilidade Financeira da Série Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria da Fundação Getulio Vargas (FGV)”. Atualmente é Diretor da Pagadoria de Pessoal da Marinha, organização militar responsável pela execução financeira e orçamentária do pagamento de todo o Comando da Marinha, incluindo os servidores militares e civis, ativos, inativos e pensionistas.

 

Américo Francisco Pinto 

Especialista e pesquisador em Estratégia Empresarial e Gerenciamento de Projetos, atuando como consultor em diversas empresas no Brasil e no Exterior. É certificado PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute), principal organização mundial responsável pelo desenvolvimento de práticas e profissionais em Gerenciamento de projetos. Américo é Doutorando em Gerenciamento de Programas e Projetos pela Skema Business School, em Lille, França. Possui também um MBA pelo IBMEC-RJ e é graduado em Administração de Empresas pela UERJ. Desde 2004, Américo atua como Diretor Executivo da Compass International, onde responde hoje pelo Compass Research Center, braço global de pesquisa da empresa. Anteriormente, Américo era responsável pela unidade de serviços de Consultoria em Gestão de Projetos no Brasil e no Exterior. Américo acumulou experiência como Diretor Executivo e Gerente de Projetos em empresas como Arthur Andersen e Deloitte, liderando projetos globalmente localizados em empresas como Petrobras, Vale, Walmart, Ampla, TV Globo, Votorantim, Banco Central, Ericsson, Telefônica, Sul América Seguros, Coca-Cola e Vicunha Têxtil, entre diversas outras. Desde 2001, Américo é um voluntário ativo junto ao Project Management Institute, tendo exercido os cargos de Vice-Presidente de Programas e Desenvolvimento Profissional do Project Management Institute do Rio de Janeiro entre 2002 e 2007 e Chair para a América Latina do Oil, Gas and Petrochemical Group do PMI (O,G&P SIG) entre 2004 e 2005. Atualmente, Américo desenvolve trabalhos de pesquisa junto ao PMI Internacional e com seções regionais do instituto, em especial a seção Rio de Janeiro, onde é Líder do Grupo Estratégico de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos. Américo foi o idealizador e coordena um dos mais importantes estudos sobre Gerenciamento de Projetos anualmente realizado no país, o PMSURVEY.ORG, iniciativa internacional criada em 2003 e reconhecida pelo PMI, a qual conta com a participação de mais de 700 organizações de empresas de diversos países. Em 2011, Américo recebeu em Dallas, EUA, durante o Congresso Global do PMI, o prêmio “Distinguished Contribution Award”, por sua ampla contribuição para com o desenvolvimento das práticas de gerenciamento de projetos a nível mundial, especialmente por meio do PMSURVEY.ORG.

Depoimentos

Conheci a M.Murad/FGV e seus Diretores em 2003, ano em que fui aluno da 1ª Turma do MBA FAC – Finanças, Auditoria e Controladoria, concluído em 2004. Confesso que a excelência do atendimento, o compromisso com um alto padrão de ensino e o elevado nível do Corpo Docente, revelados em cada detalhe, cativaram-me. De lá para cá foram 05 MBAs (04 concluídos e 01 em andamento) na M.Murad/FGV, cuja construção e transmissão do conhecimento a cada MBA contribuiu de modo significativo para a evolução da minha carreira profissional, qualificando-me para posições de comando e liderança em grandes empresas. Sendo assim, resta apenas registrar os meus sinceros agradecimentos pela experiência positiva e construtiva vivenciada ao longo dos últimos 12 anos. Parabéns à M.Murad/FGV, seus Diretores e a sua fantástica equipe, pelos 15 anos desta sólida parceria com a Fundação Getúlio Vargas, cuja excelência e o compromisso com o ensino certamente foram determinantes para a conquista, ano após ano, do título de “Melhor Conveniada FGV do Brasil”

Fábio Ricardo Geremias, ex-aluno dos cursos de MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria, Direito Tributário, Gestão Empresarial e Pós-MBA em Inteligência Empresarial..

Quando ingressei no MBA, trabalhava como Gerente de Logística no município da Serra. Lembro que no primeiro dia de aula fizemos uma atividade e recebi um formulário para preencher em que uma das perguntas era 'como gostaria de estar remunerado ao final do curso?'. A princípio, é natural o preenchimento do formulário pensando apenas em cumprir com a tarefa que nos foi passada, não preenchemos com aquela vontade e expectativa que vai se realizar a profecia do papel. Além disso, alguns professores batem muito nessa tecla, enfatizando que o investimento que estamos fazendo será um diferencial de mercado para melhorar nossa remuneração, na atual ou em outra empresa. Pois bem, no final do curso fui procurado por uma grande empresa e a mesma me convidou para participar de um processo seletivo no mesmo cargo, porém com uma remuneração e pacotes de benefícios bem melhores do que eu tinha. Quando informei que estava concluindo pela MMurad - Conveniada FGV percebi que o seu grau de interesse aumentou. O final foi muito feliz, passei no processo, recebi uma proposta de 25% a mais do número que coloquei como pretensão salarial na atividade e desde o dia 08/12 já estou trabalhando nessa empresa.
Agradeço pela atenção e presteza de todos na MMurad - FGV, falo com toda a certeza que vocês todos contribuíram para o meu sucesso!
'MMurad - Conveniada FGV, muito feliz por ter escolhido vocês!'”

Kleber Azevedo Otoni, Turma 54.

Estude na FGV em Vitória!

Pré-Inscrição

Líder Nacional no Ranking do MEC

Cursos
Relacionados

Ver Todos os cursos

Pós-Graduação • MBA

MBA em Saúde - Gestão de Clínicas e Hospitais

Pós-Graduação • MBA

MBA em Gerenciamento de Projetos

Pós-Graduação • MBA

MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

Pré-Inscrição