(27) 2125-4761

Apresentação

Atualmente, navegar na arena de negócios não é apenas uma questão de senso comum, mas do domínio das mais modernas metodologias de Gerenciamento de Projetos que, no nível Tático e Operacional, estão intimamente ligadas à gestão empresarial estratégica. A infraestrutura proporcionada pela tecnologia de informações e comunicações é hoje fundamental no desenvolvimento de conhecimentos com ciclos de vida cada vez menores. As mudanças, por terem se tornado hoje a única constante, desafiam as instituições a antever futuras tendências e a desenvolver seu capital intelectual, de modo a poder tirar proveito adequado da grande revolução tecnológica na qual estamos hoje todos inseridos.
 
Dentro desse cenário mundial, destaca-se hoje o PMI-Project Management Institute, uma instituição sem fins lucrativos que desenvolveu e mantém atualizado o PM-BoK (Project Management – Body of Knowledge), obra que congrega o Estado da Arte do Conhecimento da metodologia em Gerenciamento de Projetos, fruto da experiência de profissionais de diversas regiões geográficas do planeta e de diversos setores industriais. Isso enriquece a metodologia pela sua simplicidade e generalidade de aplicação. A virtude está em simplificar uma matéria tão complexa.
 
De forma a responder a esse desafio e a essa demanda por profissionais PMP no Brasil, a Fundação Getulio Vargas apresenta o MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos, envolvendo, como professores, tanto profissionais da área acadêmica como industrial, de modo a criar a ambiência adequada para apresentar e debater o uso estratégico das Best Practices de Gerenciamento de Projetos na Nova Economia.

 

Objetivos

  • Desenvolver uma visão holística das atividades empresariais, focando na criação de valor para a empresa. Oferecer conhecimentos técnicos aos alunos para se tornarem gestores líderes, tanto no ambiente das organizações nas quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios.  Relacionar o ferramental teórico à prática de gestão, por meio de um jogo de negócios. Trabalhar o autoconhecimento de competências comportamentais para instrumentalizar o aluno a elaborar um projeto de carreira. Construir competências para iniciar, planejar, controlar, executar e finalizar um projeto e/ou programa, com base nas áreas de conhecimento preconizadas pelo PMI (Project Management Institute): escopo, tempo, custos, qualidade, comunicação, riscos, stakeholders, pessoas, aquisições e integração.

Público-Alvo

Profissionais de empresas públicas e privadas que desejam aumentar sua capacitação na área de Gerenciamento de Projetos, segundo a metodologia do PMI – PM-BoK. Consultores de Gerenciamento de Projetos que desejam se aprofundar na metodologia PM-BoK do PMI. Profissionais que desejam se certificar como PMP (Project Management Professional) do PMI.
 

Estrutura Curricular

  • Ética e Sustentabilidade
  • Liderança e Motivação
  • Gestão Estratégica
  • Economia Empresarial
  • Negociação e Administração de Conflitos
  • Tendências em Gerência de Projetos
  • Análise de Viabilidade de Projetos
  • Fundamentos do Gerenciamento de Projetos
  • Gerenciamento do Escopo em Projetos
  • Gerenciamento de Cronograma de Projetos
  • Gerenciamento de Custos em Projetos
  • Gerenciamento da Qualidade em Projetos
  • Gerenciamento de Recursos em Projetos
  • Gerenciamento da Comunicação e Stakeholders
  • Gerenciamento de Aquisições em Projetos
  • Gerenciamento de Riscos em Projetos
  • Gerenciamento de Portfolio e PMO
  • Gerenciamento da Integração em Projetos
  • TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

Ementas

 

ÉTICA E SUSTENTABILIDADE

Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO

Do mecanicismo à sociedade do conhecimento. Liderança na era das competências. Motivação como ferramenta da liderança. Liderança e sucessão

GESTÃO ESTRATÉGICA

A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O Balanced Scorecard (BSC).

ECONOMIA EMPRESARIAL

A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS 

Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

 

TENDÊNCIAS EM GERÊNCIA DE PROJETOS 

Gerenciamento de programas. Metodologias ágeis. Projetos complexos. Design Thinking. Outras tendências em gerenciamento de projetos.

 

ANÁLISE DE VIABILIDADE DE PROJETOS

Roteiro de Informações para Elaboração e Apresentação de Projetos de Viabilidade Técnica, Econômica e Financeira. Planejamento Financeiro – Fontes de Financiamento. Fundamentos para Elaboração dos Fluxos de caixa de Projetos. Técnicas de Análise de Projetos: TMA, Payback Simples, Payback Descontado, Valor Presente – VP, Valor Presente Líquido – VPL, Taxa Interna de retorno – TIR, Índice de Lucratividade – IL. Projetos Mutuamente Excludentes. Projetos Mutuamente Excludentes com Horizontes de Planejamento Diferentes. Projetos Independentes. Projetos Dependentes. Custo do Capital. Custo Médio Ponderado do Capital – CMPC.

 

FUNDAMENTOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS 

Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

 

GERENCIAMENTO DO ESCOPO EM PROJETOS 

Conceituação de gerenciamento do escopo do projeto. Processos do gerenciamento de escopo segundo o PMBOK®. Modelos de documentos: Termo de Abertura, Declaração de Escopo, Estrutura Analítica do Projeto e Dicionário, Matriz de Rastreabilidade dos Requisitos.

 

GERENCIAMENTO DE CRONOGRAMA EM PROJETOS 

Contexto e importância da administração do tempo dentro do gerenciamento de projetos. Definição de atividades. Sequenciamento de Atividades. Estimativa e nivelamento de Recursos. Estimativa da duração das atividades. Confecção do cronograma do projeto. Técnicas para controle e otimização do cronograma. Introdução à corrente crítica.

 

GERENCIAMENTO DE CUSTOS EM PROJETOS 

Tipologia de custos em projetos. Custo direto e indireto, fixo e variável. Processos do gerenciamento de custos em projetos segundo o PMBOK®: Planejar os custos, estimativa de custos dos recursos, determinação do orçamento e controle de custos. Composição dos custos unitários. Atualização de custos. Gerenciamento do valor agregado (GVA) Earned Value. Análise das variações de custos dos recursos para aplicação de ações corretivas.

 

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS 

Gerenciamento da Qualidade – abordagens proprietárias e não proprietárias. Conceitos e definições de qualidade em projetos. Processos do gerenciamento da qualidade segundo o PMBoK®. Modelo de plano de gerenciamento da qualidade.

 

GERENCIAMENTO DE RECURSOS EM PROJETOS 

Contextualização e integração do gerenciamento de recursos do projeto com as demais áreas de gerenciamento e a estratégia da organização. Papéis e responsabilidades no gerenciamento de projetos. Planejamento e gerenciamento dos recursos do projeto. Estimativa e mobilização dos recursos do projeto. Desenvolvimento e gerenciamento da equipe do projeto. Controle dos recursos do projeto. Processos de gerenciamento de pessoas em projetos segundo o PMBOK®.

 

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES E STAKEHOLDERS 

Conceitos e importância da Comunicação em projetos. Os processos de gerenciamento. Das comunicações: Planejamento, execução e controle. Definição e importância da identificação das partes interessadas no projeto. Processo de mudança e aspectos comportamentais envolvidos. Identificação, classificação e análise dos stakeholders do projeto. Processos e técnicas de gerenciamento dos stakeholders.

 

GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES EM PROJETOS 

O processo de gerenciamento de aquisições em projetos. O planejamento das aquisições no projeto. O instrumento contratual. A condução das aquisições. A administração (controle) e o encerramento das aquisições.

 

GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS 

Riscos – definição e histórico. Planejamento do gerenciamento de riscos. Identificação dos riscos. Análise qualitativa e quantitativa dos riscos. Valor Esperado dos Riscos. Planejamento das respostas aos riscos. Planejamento das Reservas. Controle dos riscos.

 

GERENCIAMENTO DE PORTFOLIO E PMO 

Definições sobre gerência de Portfólio, ligações do portfólio com a estratégia da empresa, definições de métricas, identificação, alinhamento, avaliação, priorização, categorização e autorização de projetos e programas. Seleção e balanceamento de portfólio. Implantando gerência de portfólio através do escritório de projetos. Conceitos de PMO. Modelos de Maturidade x PMO. Tipos de PMO. Estratégias de implantação. Funções e papéis do escritório de projetos. Pontos críticos de sucesso.

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO EM PROJETOS 

Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto. Gerenciar o trabalho do projeto. Controlar o trabalho do projeto. Executar o controle integrado de mudanças. Encerrar o projeto ou fases do projeto (objetivos). Ferramentas de integração. Gerenciamento do conhecimento do projeto.

TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o Relatório de Avaliação do Projeto a ser desenvolvido e realizado ao longo de todo o curso, pelos alunos, fora da sala de aula, em grupo, de modo a exercitar também o trabalho em equipe que é típico no caso de Projetos. Deverá ter caráter de aplicabilidade dos assuntos apresentados no curso. O trabalho terá acompanhamento a distância, via internet, de um professor orientador.  

O TCC é o Trabalho de Conclusão de Curso, obrigatório, que encontra-se de acordo com a Resolução 01/2007 da CES do MEC. Constitui-se no desenvolvimento de casos práticos escolhidos e desenvolvidos pelos alunos sob a forma de pesquisa ou trabalhos baseados em casos reais cujos dados e informações estejam disponíveis e sejam colocadas em domínio público, pela possível publicação do TCC, sob a forma de Estudo de Casos.  

O TCC tem por objetivo, contribuir na assimilação dos conteúdos desenvolvidos em classe. O principal objetivo do TCC é demonstrar o aprendizado do aluno nas disciplinas do MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos. O TCC deve ser um Projeto que será apresentado encadernado em, no máximo, 60 páginas tamanho A4.  

DOCUMENTO BASE

Norma de Padronização da Apresentação TCC 11/2009 e Apenso a Norma 11/2009.

Investimento

Condições de Pagamento:

  • À vista - R$ 24.850,00
    R$ 12.210,00 de entrada mais 12 parcelas de R$ 1.123,00
    R$ 6.435,00 de entrada mais 18 parcelas de R$ 1.123,00
    R$ 1.000,00 de entrada mais 24 parcelas de R$ 1.123,00
    Outras formas de parcelamento sob consulta

Contratos com parcelamento superior a 12 meses, sofrerão, a partir da 13ª mensalidade, reajuste do IGPM/FGV.

Valores incluem material didático digital e taxa de emissão do certificado de conclusão da Fundação Getulio Vargas.

CONDIÇÕES ESPECIAIS ATÉ 30 DE DEZEMBRO - FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO PELO SITE E GARANTA O DESCONTO!

FINANCIAMENTO EXCLUSIVO BANESTES (valor simulado e sujeito a confirmação):

R$ 500,00 + 48 parcelas de R$ 640,00 ou R$ 500,00 + 36 parcelas de R$ 792,00

Conheça mais sobre esse produto e viabilize o seu crescimento profissional.

Documentação para Matrícula

  • Comprovante de graduação: cópia autenticada do diploma. Será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão de curso para aqueles que ainda não estão de posse do diploma;
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da CNH;
  • 2 fotos 3 x 4.

 

Observações:

  • Para validação das cópias simples deverão ser apresentados os documentos originais;
  • Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da MMurad - Conveniada FGV;
  • Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

Corpo Docente

Os professores do convênio MMurad - Conveniada FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. A seguir, o currículo de professores que regularmente ministram aulas em Vitória-ES. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.



José Ângelo Santos do Valle (Coordenador Acadêmico)

Doutor e Mestre em engenharia pela UFF. Engenheiro Civil pela UFRJ. Trabalhou 23 anos na Promon Engenharia. Professor convidado e coordenador do curso de MBA em Gerenciamento de Projetos. Consultor de empresas como Embraer, TV Globo e Petrobras. Fundador e ex-Presidente do PMI – Project Management Institute – Rio de Janeiro. Atua no PMI-USA, no Translation Verification Committee do Guia PMBOK. Conferencista nacional e internacional. Apresentou artigos e palestras em países da Europa, África do Sul, Japão, Estados Unidos e Canadá. Foi vice presidente do IBEC - Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos e Delegado Brasileiro no Conselho Internacional - ICEC - International Cost Engineering Council. Em 2004, recebeu o Prêmio Internacional "Americas Award" do ICEC. Fundador e membro do Comitê de Estudos (CE-93) sobre Gerenciamento de Projetos – GP - da ABNT. Membro do Conselho Editorial da Revista Mundo PM. Representa a ABNT na International Standard Organization – ISO. É membro fundador do WorkGroup - Terminology in Project Management da ISO. Trabalhou na elaboração da Norma Internacional ISO 21.500 sobre Project Management.


 
Victor Cláudio Paradela Ferreira

Doutor em Administração e Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – EBAPE, da Fundação Getúlio Vargas. Graduação em Administração e Especialização em Formação de Recursos Humanos para o Ensino à Distância. Possui experiência profissional e acadêmica no campo da Administração, tendo atuado como empresário, diretor, gerente, analista, consultor e professor nas áreas de Administração, Gestão de Recursos Humanos e Desenvolvimento Gerencial em organizações privadas e na Administração Pública direta e indireta. Atua como professor em cursos de Pós-Graduação da FGV desde 1992. Publicou três livros, além de diversos artigos em periódicos acadêmicos e científicos. Apresentou vários trabalhos em congressos científicos.
 


Ângelo José Albino Braga 

MBA em Gerência de Projetos pela FGV. Especialista em Desenvolvimento de Negócios e Soluções de TI, Identificação de Oportunidades e Gestão da Tecnologia da Informação. Certificado PMP pelo PMI e membro do PMI Capítulo MG. Professor de pós-graduação da instituição FGV-RJ. Foi funcionário da Fiat Automóveis S/A, onde exerceu importantes funções, durante 12 anos, destacando a elaboração e implementação do Sistema de Controle do Avançamento da Produção (sistema de missão crítica). Trabalhou durante 4 anos na ITS LA empresa de TI do Grupo Fiat, com atuação na gerência e liderança da equipe de elaboração de soluções e gestão de projetos, tendo como principal trabalho a implantação da infra-estrutura de TI da fábrica de caminhões da Iveco em Sete Lagoas, além da elaboração e implementação de vários projetos de TI para as empresas do Grupo Fiat. Atualmente é Project Executive da IBM, atuando na gestão de uma conta de Outsourcing de TI para o Grupo Fiat. Graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-MG, com pós-graduação em Análise de Sistemas pela FUMEC, pós-graduação em Gerência de Projetos pelo IETEC e MBA em Gerência de Projetos pela FGV.


 
Mário Luis Sampaio Pereira 

Consultor de Negócios e Projetos e Professor convidado dos MBAs de Gerenciamento de Projetos e Gestão Empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da FIA (USP). Coautor dos livros “Gerenciamento de Escopo em Projetos” pela editora FGV Management, e “PMO – Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática” pela editora Brasport (2012). Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Rosário (ARG), Mestre em Inteligência Competitiva pelo convênio UFRJ / INT / Universidade Aux- Marseille (FRA), pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP (CEAG) e pela FACESP (com ênfase em Administração da Produção); graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, em Informática pela PUC-RJ, além de certificado pelo Project Management Institute (PMI) como PMP desde 2001. Dedica-se ao Gerenciamento Profissional de Projetos há mais de 23 anos, período ao longo do qual vem prestando consultoria e liderando projetos de grande porte, para organizações no Brasil e no exterior, em temas organizacionais tais como: Planejamento Estratégico, Implementação de PMO e Metodologia Unificada de Gerenciamento de Projetos, Modelagem de Processos, Fábrica de SW e Marketing em Rede, além de capacitação de média e alta gerência, tanto no formato presencial como e-learning (à distância). Também atuou na área de TI por mais de 10 anos, tendo sido executivo de empresas nacionais e multinacionais.de empresas nacionais e multinacionais.


 
Rodrigo Barbosa Neves 

Engenheiro Civil pela UFMG, Doutorando pela UNR (Universidad Nacional de Rosário – Argentina), Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total em Projetos pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e certificado PMP (Project Management Professional) pelo PMI. É Sócio-Diretor da RBN Consultoria (www.rbnconsultoria.com.br / www.facebook.com/rbnconsultoria), professor e consultor em diversas faculdades e empresas. Possui certificação em MS Project pela Microsoft, MS Project Orange Belt pelo IIL Brasil, e EPM2010 Specialist pelo MS Project Experts EUA. É presidente do IIBA (International Institute for Business Analysis), com filial em Minas Gerais (http://minasgerais.theiiba.org), e membro da Coaters Consultores Associados (www.coaters.com.br).


 
Murilo Ramos Alambert Rodrigues

Economista pela FEA/UFRJ e mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ. Possui experiência profissional diversificada, adquirida nas áreas de Estratégia Empresarial, Elaboração de Projetos, Planejamento Estratégico e Controle de Gestão em empresas como IBM, Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), KPMG, Brasil Seguridade, Organizações Globo, Transocean, COAD, Vesuvius, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Coca-Cola, Light, Petrobrás, Telemar, Claro, NEC, Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, BRB, entre outras. Atualmente trabalha como professor de cursos de pós-graduação e como consultor de empresas, com experiência na área de desenvolvimento de planos estratégicos, planos de negócio, análise e controle de custos e orçamento empresarial. É professor de Estratégia Empresarial, Gestão de Custose Orçamento Empresarial. É Coordenador Acadêmico de cursos de pós-graduação em Gestão Empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

  
Marcos Leandro Tavares 

Especialista em e-business pela Fundação Getulio Vargas em 2001 e em Gestão do Conhecimento pela COPPE/UFRJ em 2004. Analista de Sistemas pela Universidade Veiga de Almeida/RJ (UVA). Está cursando o Mestrado em Sistemas de Gestão pela UFF/LATEC, com uma linha de pesquisa sobre o Gerenciamento de Stakeholders no Ambiente Organizacional. Atua no mercado de informática desde 1988, como Desenvolvedor, Analista de Sistemas, Coordenador, Especialista, Gerente de Sistemas, Assessor, Diretor de e-business e Diretor Comercial. Sócio-Diretor e consultor da Scie Inteligência Competitiva, empresa especializada em Inteligência e Inovação de Negócios, que utiliza a otimização de processos, as tecnologias e os recursos web como impulsionadores de mudanças. Professor de disciplinas técnicas e de gestão – Gestão Estratégica da Informação, Business Intelligence, Gestão por Processos, Gestão de Projetos, Sistemas Integrados de Gestão e Negócios Eletrônicos, E-Business, E-Commerce, Internet para Negócios, Jogos de Negócios, Tecnologias de Gestão de Projetos, Elaboração e Gerenciamento de Projetos, Fundamentos em Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento do Escopo, Gerenciamento da Comunicação, Gerenciamento da Integração e Project Office e Nível de Maturidade em Projetos, nos MBAs Executivo em Saúde, Gerência de Projetos, Gestão Empresarial, Gestão Empresarial com ênfase em Tecnologia da Informação, Gestão Industrial, Gestão de Pessoas, Logística e Supply Chain Management, Marketing, MBA In Company, CADEMP e na pós-graduação de Administração – Executivo Jr, da FGV. É voluntário da Junior Achievement (www.jarj.org.br) desde 2001, colaborando ativamente como Adviser de Marketing, Finanças, RH e Produção de programa miniempresa, que leva lições de empreendedorismo para alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro.


 
Paulette Albéris Alves de Melo 

Ph.D em Administração pela Florida Christian University. É Mestre em Administração pela Universidade IMES – USCP. É Pós-graduada em Administração de Instituições Financeiras pela EAESP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV-EPGE. É Graduada em Direito pela UBS-MC. Possui experiência profissional de 28 anos atuando na indústria financeira como executiva do Grupo Santander Banespa, em especial como Superintendente Regional do ABC Paulista, na liderança de equipes comerciais e administrativas. Professora convidada da Fundação Getulio Vargas. Foi presidente durante dez anos de empresa do terceiro setor. Tem experiência como consultora e tem ministrado palestras em várias empresas à convite da FGV, e também através da sua consultoria, a DECORH, em empresas como Rede Globo de Televisão, SBT, Unimed, Serpro, Merck Sharp, Dhome e várias outras. 

  
Alfredo Bravo 

Alfredo Bravo, M.Sc. Professor, Consultor e Palestrante nos temas: Negociação, Vendas e Mudanças Organizacionais. Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Rosário – Argentina. Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense – UFF. MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor de Negociação e Vendas da IBM – Curso High Performance Selling – HPS, feito em Harvard e Huthwaite. Professor nos MBAs da FGV, UFF e FAB. Atualmente Consultor de Vendas da Paragon, uma empresa IBM Business Partner: atuou como Analista de Sistemas na White Martins e Bayer S.A. Experiência em Gerência de Projetos e Gerência de Mudanças. Site: www.alfredobravo.com.br


 
David Menezes Lobato 

Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ, M.Sc. - Mestre em Engenharia de Produção pela UFF, Pós-Graduado em Tecnologia Educacional pela ABT, Graduado em Engenharia Civil pela UFF e Graduado em Administração de Empresas pela UFRJ com grau CUM LAUDE de dignidade acadêmica. Certificado em cursos pela Columbia Business School, Wharton Business School, University of California, Florida Christian University, Skill Dynamics Canada - an IBM Canada Company e Ansoff Associates. Trabalhou na IBM Brasil onde atuou como Coordenador do Instituto de Desenvolvimento Gerencial-Executivo. Professor e Consultor de empresas na área de Gestão Empresarial. Diretor da DB2 Lobato Consultoria e Treinamento. Qualificado no curso tutorial de professores pelo programa FGV online. Professor vencedor do Prêmio Mérito Docente FGV por 6 vezes consecutivas. Em 2010, passou a integrar o quadro de honra dos melhores professores da FGV. Professor e Coordenador acadêmico executivo da FGV.


 
Alexandre Oliveira 

Mestre em Administração de Empresas pela COPPEAD - UFRJ, especialista em Negociação e Avaliação de Executivos pela Wisconsin University  e Economista pelas Faculdades Integradas Bennett do Rio de Janeiro. Sua experiência profissional inclui a função de consultoria a diversas empresas e, cumulativamente, o cargo de Consultor do Externato Santa Ignez (NF / RJ), a docência em cursos de graduação e pós-graduação em administração e informática, na PUC – RJ e na FGV - RJ.


 
Gersem Martins de Andrade

Engenheiro Eletrônico formado pela UFRJ em 1977, Master of Sciences in Petroleum Engineering pela Stanford University em 1984; Bacharel em Direito pela UERJ em 2000; Advogado registrado na OAB-RJ. Exerceu as funções de engenheiro de reservatórios na Petrobras S. A. de 1978 até 1997. De 1978 a 1991, foi responsável pela elaboração e acompanhamento da maioria dos projetos de recuperação especial de petróleo da Petrobras. De 1992 a 1996 foi chefe do Setor de Tecnologias de Reservatórios e Avaliação de Formações e, em seguida, da Divisão de Reservatórios da Bahia. De 1996 a 1997 exerceu a função de pesquisador no Centro de Pesquisas da Petrobras estando envolvido com soluções analíticas para problemas não lineares em recuperação especial de  petróleo. De 1998 até hoje vem atuando como negociador de parcerias internacionais no segmento upstream da Petrobras.


Marcelo Carpilovsky

Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Doutorando em Psicologia. Formado em Engenharia de Sistemas pela PUC e em Direito pela UERJ. Professor de graduação e pós-graduação nas disciplinas de Comunicação Interpessoal, Gestão de Pessoas, Criatividade e Inovação nas Organizações, Negociação e Processo Decisório. Consultor em Desenvolvimento Gerencial. Professor do FGV Management. Especialista em Psicodrama Pedagógico e Organizacional. Curso na Creative Education Foundation (Buffalo / NY).

Ricardo Bordeaux

Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Especialista em Engenharia de Produção e Engenharia Civil também pela PUC-Rio. Sua experiência profissional inclui cargo de direção na Fernandes, Bordeaux & Del Cima Engenharia e Construção Ltda., cargo executivo na H. Stern Joalheiros, docência em cursos de administração (graduação e MBAs), assim como consultoria em diversas empresas. Co-autor de livros (Mercado de Capitais e Estudos em Negócios) e artigos acadêmicos. Consultor financeiro de diversas empresas.

Estude na FGV em Vitória!

Pré-Inscrição

Líder Nacional no Ranking do MEC

Cursos
Relacionados

Ver Todos os cursos

Pós-Graduação • MBA

MBA em Gestão Comercial

Pós-Graduação • MBA

MBA em Gestão: Comércio Exterior e Negócios Internacionais

Pós-Graduação • MBA

Direito Civil e Processual Civil

Pré-Inscrição