Apresentação

As grandes questões emergentes que permeiam o cenário organizacional exigem a adoção de uma nova visão estratégica e gerencial dos negócios, que nos garanta vantagem competitiva e resultados em vendas. Agilidade nas decisões, liderança empreendedora, flexibilidade e maleabilidade para enfrentar a incerteza, criatividade, capacidade de comunicação e relacionamento inter-pessoal e grupal e construção de parcerias sólidas, entre outras, são algumas das habilidades requeridas ao gestor comercial contemporâneo, que podem ser desenvolvidas e aprimoradas no MBA em Gestão Comercial da FGV.

 

Diferenciais

Objetivos, Público-Alvo e Metodologia

OBJETIVOS: Desenvolver competências que adicionem valor ao desempenho de funções estratégicas em áreas ligadas à Gestão Comercial; Debater sobre experiências  e boas práticas  em torno da realidade  comercial  das empresas  num contexto globalizado; Desenvolver a capacidade de negociar e inovar, alinhando as estratégias e os processos da área de Gestão Comercial às demandas do mercado, adicionando valor aos clientes e à empresa. Aprimorar habilidades pessoais e interpessoais que facilitem a liderança de equipes de vendas; Desenvolver a capacidade de visão estratégica com a finalidade de adotar novas abordagens em relação ao mercado.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais que desejam ampliar os conhecimentos na área da gestão comercial como forma de maximizar o resultado da organização de forma sustentável; Gestores  que  busquem  aperfeiçoar  competências  relacionadas  à  liderança  de  equipes,  à  visão estratégica e às decisões relativas ao processo de vendas. 

METODOLOGIA: O MBA FGV prevê exposição oral e dialogada, abordando os aspectos práticos dos assuntos que serão tratados e, quando necessário, serão contextualizados pela respectiva teoria. As dinâmicas em sala de aula incluem exercícios, estudos de casos, trabalhos em grupo e individuais para a efetiva fixação dos conhecimentos.

Estrutura Curricular

  • Comunicação Interpessoal e Corporativa
  • Ética e Sustentabilidade
  • Construção de Equipes de Alto Desempenho
  • Aspectos Legais nas Relações de Consumo
  • Gestão de Pessoas em Vendas
  • Consumo e Processo Decisório de Compra
  • Estratégias de Vendas e Políticas Comerciais
  • Planejamento de Marketing e Vendas
  • Planejamento e Controle de Vendas
  • E-commerce e Internet das Coisas
  • Administração de Vendas
  • Desenho e Gestão dos Canais de Vendas
  • Formulação da Política Comercial
  • Negociação e Administração de Conflitos
  • Finanças para Gestores
  • Gestão da Lealdade dos Clientes
  • Tomada de Decisão
  • Matemática Financeira
  • Formação e Administração de Preços
  • Orientação de TCC (Adicional)
  • TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

Documentos para Matrícula

  • Cópia do diploma de graduação. Será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão de curso;
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da CNH;
  • 2 fotos 3x4.

 

Observações:

  • Candidatos deverão enviar pré-inscrição pelo site www.mmurad.com.br;
  • Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da M.Murad/FGV;
  • Para validação das cópias simples, deverão ser apresentados os documentos originais;
  • Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

Corpo Docente

Os professores do convênio MMurad - Conveniada FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. A seguir, o currículo de professores que regularmente ministram aulas em Vitória-ES. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.
 


Frederico Port 

“Master of Science” pela Universidade do Colorado, graduado pelo “Leadership Program” do Eckerd College da Flórida e licenciado em Física, Química e Matemática pela UNESP. Sua experiência profissional como executivo de empresas multinacionais – Andersen Consulting, Chase Manhattan e Price Waterhouse – inclui projetos no Brasil e no exterior (USA, Inglaterra, México). Professor convidado da FGV- RJ desde 1987 ministra palestras e presta serviços de treinamento, em turmas fechadas para executivos com ênfase em Aspectos Comportamentais da Comunicação Interpessoal, Apresentações e Palestras.
 


Fabiano Simões Coelho 

Mestre em Contabilidade gerencial pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pós graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduado em Contabilidade pela UERJ. Coordena os cursos de MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria e MBA em Mercado de Capitais na Fundação Getulio Vargas (FGV). Consultor de empresas na área de pricing, gestão de custos e planejamento estratégico. Palestrante do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ) e autor dos livros Formação Estratégica de Precificação da Editora Atlas e Gestão de Custos da editora FGV.
 


Luiz Fernando Castro de Mello Leitão 

Administrador com pós graduação em Marketing e mestrado em Gestão Mercadológica pela UnB (2002). Professor de graduação e pós graduação desde 1996 em diversas instituições de ensino, palestrante em marketing de relacionamento e planejamento estratégico de marketing. Trabalhou em empresas como Método Informática e SEBRAE. Sócio- Diretor da GRI Brasil, empresa de consultoria em marketing de relacionamento e planejamento estratégico de marketing. Autor do livro Tamanho não é Documento: Marketing de relacionamento para pequenas e micro empresas da editora Ciência Moderna, 2010.
 


Alfredo Bravo 

Alfredo Bravo, M.Sc. Professor, Consultor e Palestrante nos temas: Negociação, Vendas e Mudanças Organizacionais. Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Rosário – Argentina. Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense – UFF. MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor de Negociação e Vendas da IBM – Curso High Performance Selling – HPS, feito em Harvard e Huthwaite. Professor nos MBAs da FGV, UFF e FAB. Atualmente Consultor de Vendas da Paragon, uma empresa IBM Business Partner. Atuou como Analista de Sistemas na White Martins e Bayer S.A. Experiência em Gerência de Projetos e Gerência de Mudanças. www.alfredobravo.com.br
 


Gilberto Malamut 

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Sua experiência profissional inclui o cargo de diretor nas áreas de sistemas, comercial e administrativa, docência em cursos de graduação e de pós-graduação, bem como consultoria em empresas do setor público e privado.
 


Cláudio Goldberg 

Consultor Sênior do Instituto MVC/SP ( www.insitutomvc.com.br ), Professor da Fundação Getulio Vargas, Professor do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul, Professor Universidade Federal do Rio de Janeiro. Palestrante da Associação Brasileira de Marketing Direto, Palestrante da ABA-Associação Brasileira de Anunciantes. É Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Graduado em Ciências Políticas pela Escola Superior de Guerra , MBA em Marketing de Varejo pela Fundação Getulio Vargas e Mestrado em Administración Estratégica de Negocios pela UNIVERSIDAD NACIONAL DE MISSIONES FACULDAD DE CIÊNCIAS ECONÓMICAS – AR. Sócio e diretor de Vendas da Gplux Consultoria Ltda, com 20 anos de experiência desenvolvidos na área de Vendas e Negociação Comercial nos segmentos de Varejo, Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Ministrou, Palestras e Treinamento para mais de 2.000 gerentes comerciais, vendedores, pré-vendas e atendentes em técnicas de vendas e negociação para diversas empresas como Cargill Foods Brazil , Bayer, Mosaic, Agrosul Catarinense distribuidora, Avery Deninson, Embratel, Brasilcenter , TIM Celular , Telefônicas Empresas , Correios , Tigre S.C. , Shopping Center Conjunto Nacional de Brasília, Shopping Interlagos , Associação de varejo de papelaria e livros, CDL – Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, Brasif , Cocamar – Cooperativa agrícola de Maringá , Rede Lab’s de exames , Ártico Refrigerador, , Banco do Nordeste, Sebrae MT , Sistema Coca Cola de distribuição , Cia Atlethica , Universidade do Corpo , Task –Soluções em Automação , Coca Cola Refrescos , White Martins, , Br Trubo, Brasil Cap , Banco do Brasil , Mangels . Autor de artigos publicados em mídia especializada no INSIGHT MVC, SDR, GOLRH, Venda MAIS , Internet Business, etc.
 


Alessandra Assad 

Alessandra Assad é formada em jornalismo, com pós-graduação em Comunicação Audiovisual e MBA em Direção Estratégica. Ao longo de duas décadas, atuou como repórter, apresentadora e produtora em televisões, rádios e agência de notícias. Atualmente é âncora do Programa de TV Gestão 360 graus, percorre o Brasil como palestrante requisitada na área de vendas e gestão, é professora no MBA de Gestão Comercial da Fundação Getulio Vargas, colunista de alguns veículos de comunicação impressos e sites. É autora de muitos artigos sobre Liderança, Gestão de Mudanças, Comportamento Organizacional, Comunicação, Vendas, Motivação e Atendimento ao Cliente. Desde 2000 é professora universitária. De 2003 a 2009, atuou como diretora de Redação da revista VendaMais, a maior revista de vendas do Brasil e desde 2006 é sócia idealizadora da ASSIM ASSAD - Desenvolvimento Humano. É autora do livro Atreva-se a Mudar! - Como praticar a melhor gestão de pessoas e processos.
 


Marcelo Peruzzo 

Marcelo Peruzzo é mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Marketing pela FAE Business School e analista de sistemas pela Escola Superior de Ensino Empresarial em Informática. Atualmente é CEO do IP2 Marketing de Resultado, onde gerencia contas nacionais nas áreas de treinamentos e consultoria em marketing, atendendo empresas como Petrobrás, O Boticário, Pepsico do Brasil, Brasil Telecom, Caixa Econômica, Hotéis Hilton, Fiat Automóveis, Unimed, Grupo Bom Jesus, Sebrae, Copel, Panasonic, Souza Cruz, Banco HSBC, entre outras. É autor do livro Os Dez Mandamentos de Deus e os Pecados Organizacionais, publicado em abril de 2002 com grande repercussão nacional (matérias disponíveis sobre o assunto no site http://www.profperuzzo.com). Em novembro de 2003 lançou o livro Jesus de Gravata, obra baseada em sua dissertação de mestrado sobre Marketing Pessoal. Em 2004 lançou o seu terceiro livro, “O Caminho do Perdão”, em parceria com o escritor Milton Malanski. É professor de pós-graduação e MBA’s da FGV Management em todo território nacional nas áreas de Marketing, Comunicação, Vendas, Comportamento do Consumidor, E-Commerce e Web Marketing.. Pesquisador do segmento de marketing, ética e relacionamento. Seus artigos e estudos vêm sendo amplamente divulgados pela mídia nacional e internacional como Revistas Isto É, Época, Amanhã; e nos principais jornais de grande circulação e opinião; e programas de abrangência nacional, como Fantástico, Jornal da Globo, Boa Noite Brasil, Jornal da Band, Sem Censura, Band News, e dezenas de programas locais e regionais. No primeiro semestre de 2005, sua pesquisa sobre a mágoa, foi destaque na CHUM FM da cidade de Toronto, bem com os jornais The Daily Post e The Record, ambos com circulação na província de Ontário no Canadá. Os jornais La Tercera de Santiago do Chile e Infobae de Buenos Aires da Argentina dedicaram amplo espaço para divulgação da mesma pesquisa. Mais informações em http://www.professorperuzzo.com.br: ou visite http://www.google.com e procure por Marcelo Peruzzo entre aspas.
 


Eduardo Maróstica

Graduado em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, Pós-graduado em Gestão Estratégica de Organizações, MBA em Negociação, Mestrado em Administração e Negócios, Doutor em Administração, Comunicação e Educação e Curso PHD na Florida, USA. No histórico profissional, conto com passagens na área estratégica empresarial em diversas organizações nacionais e internacionais. Atualmente é Sócio-Diretor em uma empresa de consultoria e treinamento empresarial. Atua como consultor, colunista e palestrante em empresas no Brasil e no Exterior. Na área acadêmica lecionando para alunos de graduação e pós-graduação.
 


Nayra Christina Maciel Assad Pinto 

Advogada, com especialização em Direito do Consumidor pela EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro). Sócia do escritório Assad Pinto Advogados. Conferencista e consultora de empresas. Membro do Brasilcon (Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor). Co-Autora do livro "Aspectos jurídicos em saúde". Co-Autora do livro "Estratégias de comunicação em marketing". Professora homenageada anualmente, desde 2007, pelo IDE/FGV Management com o Prêmio "Excelência em Ensino". Em 2012 passa a integrar a categoria "Quadro de Honra", do qual fazem parte os professores contemplados com o prêmio por 5 anos consecutivos (quinquênio 2007/2011).
 


Luis Roberto Mello 

Atua há 10 anos como consultor de empresas nas áreas de Estratégia, Marketing, Vendas e Recursos Humanos. Neste tempo atendeu a diversas organizações nacionais, com ou sem finalidade lucrativa. Destacam-se no seu portfólio de clientes: Telefônica Empresas, Oxiquímica Ltda., Fundação Getulio Vargas, Sindicato da Empresas de Transporte Rodoviário da Cidade do Rio de Janeiro (Rioônibus), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Petrobrás, BR Distribuidora, Petroleum Geoscience Technology (PGT), Saint-Gobain Abrasivos, entre outras. Desde 2000 é professor convidado das cadeiras Planejamento Estratégico, Gestão de Marketing, Gerência de Vendas, entre outras, nas seguintes instituições: FGV, IBMEC, Universidade Gama Filho e Universidade Federal Fluminense. Mestre em Administração pela EBAPE/Fundação Getulio Vargas – RJ; possui MBA em Gestão Estratégica de Serviços pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas – RJ; e é Graduado em Administração (com ênfase em Marketing) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – RJ.
 


José Luiz Meinberg

Especialista em Gestão de Marketing pela Columbia University (Nova York, EUA) - Marketing Management Program. Graduado em comunicação social pela Universidade Anhembi Morumbi (SP) com diversos cursos de extensão universitária. Sua experiência profissional inclui cargos de diretoria de marketing, gerência de grupo de produto e gerência de produto em empresas privadas como Cica, Heublein, Stock, Cinzano e Emulzint. Docente convidado em cursos de pós-graduação na área de gestão de marketing, gestão comercial e gestão empresarial pelo FGV Management. Atua também na área de treinamento e como consultor de empresas.
 


Nelson Rodrigues 

Advogado formado pela Faculdade Cândido Mendes. MBA em Administração de Empresas pela FGV/RJ. Experiência profissional na área financeira como Gerente Geral e Diretor dos Bancos Bozano Simonsen, Citibank, ABN AmroBank e Lloyds Bank. Professor da Fundação Getúlio Vargas nos cursos de pós-graduação e nas disciplinas de Análise de Crédito e Garantias, Gestão de Riscos de Crédito e Cobrança. Consultor das seguintes empresas:Shell Brasil, Petróleo Ipiranga, Repsol, Infoglobo, Petrobrás Distribuidora, NetRio, Banco Itaú BBA, Sicredi, Sicoob, White Martins, Banco Safra e Cecremef( Furnas ). Sócio do Escritório FSLM Advogados-Rio de Janeiro. Sócio da empresa NJRM Treinamento Empresarial Ltda. e da RGF Recuperação de Créditos Ltda.
 


Mario Eduardo Gomes da Cunha 

Formado em administração de empresas pela Universidade Mackenzie e MBA em Marketing pelo Ibmec Business School. Possui especialização em Estratégia realizada na Harvard Business School. Experiência de mais de 15 anos como consultor de empresas multinacionais como Basf, Citibank, Amanco, Aon, Liberty Seguros dentre outras. É palestrante internacional em diversos assuntos relacionados a Marketing, vendas e estratégia, além de ser presença constante na mídia nacional, tendo sido entrevistado no programa do Jô em 2003. É professor de MBA da FGV e da Faap e gestor da Academia de Marketing Consultoria e Treinamento.
 


Antônio Eugênio Valverde Mariani Passos 

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, especialista em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Sua experiência profissional inclui consultorias na área de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas (Espaço Arte de Curar Consultoria em Qualidade de Vida, RealProtect Segurança de Redes, PinkChic e na RNP – Rede Nacional de Pesquisa), Coordenação Acadêmica da Graduação em Administração da UFRJ, chefia do Serviço de seleção de pessoal da Universidade do Rio de Janeiro – UNI-RIO, Psicólogo no SESI – BA, Analista de Recursos Humanos da Mesbla Loja de Departamentos.
 


André Kischinevsky 

Pró-Reitor de Marketing do Instituto Infnet (www.infnet.edu.br). O Infnet é o líder na formação de profissionais de Tecnologia da Informação no Rio de Janeiro, com mais de 15 anos de funcionamento e 30 mil alunos formados. Hoje, oferece cursos intensivos, graduações e pós-graduações nas áreas de Tecnologia da Informação e Design Digital. Em 1995, quando a Internet comercial aportou no país, Andre já estava profundamente envolvido com a Rede e ministrava aulas sobre o assunto no Ibase/Alternex, o primeiro provedor de acesso do país. Em outubro de 1999, foi co-fundador portal de desenvolvimento profissional em Tecnologia da Informação, o TI Master (www.timaster.com.br). Desde 1998, é professor da Fundação Getulio Vargas, onde ministra disciplinas em diversos MBAs. Também escreve para diversas publicações, como o jornal O Globo e o Jornal do Brasil, além de ministrar palestras em diversos congressos. É co-autor do livro “E-Commerce”, editado pela Fundação Getulio Vargas. Em 2002, junto com seus sócios, Andre foi agraciado com o título de Empreendedor Endeavor, em um concurso onde participaram centenas de empresas latino-americanas dos mais diversos segmentos. O Instituto Empreender Endeavor é uma organização internacional que reconhece empreendedores que conjugam grande potencial de crescimento de seus negócios com responsabilidade social. Em maio de 2002, recebeu o prêmio Empreendedores do Novo Brasil, da Revista Você S/A. Em 2006, como hobby, Andre lançou um site com as melhores opções de lazer do Rio de Janeiro: www.soum.com.br Andre estudou Processamento de Dados na PUC-Rio, é Gestor de Recursos Humanos pela Candido Mendes e pós-graduado em Gestão Empresarial.
 


Mara Beckert 

Mestre em Administração de Recursos Humanos pela Universidade de Extremadura – Espanha, e pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Especialização em Administração de RH e graduação em Administração de Empresas pela FAE Business School de Curitiba. Diretora da Quasar Consultoria e Assessoria em Educação Corporativa. Trajetória profissional construída com mais de vinte anos de experiência em educação superior e gestão de pessoas. É co-autora do livro Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas, publicado pela Editora FGV em 2005. Professora nos cursos de pós-graduação da FGV Management.
 


Alfredo Augusto Gonçalves Pinto 

Mestre em Administração Pública pela FGV/EBAPE, graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior. É professor na FGV nos seus cursos de Pós-Graduação nas disciplinas de Contabilidade, Análise e Interpretação de Balanços, Custos, Orçamento, Auditoria e Controladoria. Atua como consultor em projetos de Investimentos Imobiliários e Finanças Pessoais. Sua experiência inclui as posições de Auditor na Peat, Marwick, Mitchell & Co. Auditores Independentes; Auditor na Price Waterhouse Auditores Independentes; Auditor e Contador na PETROBRAS; Professor na FGV nos cursos de Graduação em Administração e Economia na disciplina de Introdução a Contabilidade. Co-autor dos livros Gestão de Custos, da Série Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e Gestão de Custos em Saúde, da Série Gestão em Saúde da FGV Management.
 


José Waldo Camurça da Silveira Filho 

Master Practitioner e Trainer Training em Programação Neurolinguística. Formação em Coach – ACTIUS, Campinas-SP. Pósgraduação em Marketing – ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo-SP. Engenheiro Agrônomo – UFC - Universidade Federal do Ceará. Professor da FGV - Fundação Getúlio Vargas Management nos MBAs de Gestão Comercial, Gestão Empresarial, Gerenciamento de Projetos, Gestão em Marketing e Vendas, Gestão de Pessoas, Gestão em Vendas. Desenvolve trabalhos nas empresas: Petrobras, Nestlé Purina, Gerdau, Epson Impressoras, C & A, Galvão Engenharia, Pfizer, SENAI, DHL, NVSistemas-IBM, Brasil Promotion, Forma Editora – Free Shop, RR Donnelley, Imagem Promocional, Luxury Brindes, Nortox, Nutriara, Cervejaria Conti, Premier Pet, Secoli Brindes, Adimax, Fertilizantes Heringer, Microquímica, Matsuda, Guabi, Total Alimentos, Creative Design entre outras. Executa trabalhos comportamentais com ferramentas da PNL – Programação Neurolinguística, Análise Transacional e Comunicação Efetiva, objetivando a motivação, o espírito de equipe e a liderança para pessoas que interagem nos processos produtivos, visando melhores resultados nas negociações e administrações de conflitos. Experiência em gerenciar equipes de vendas e administrativas nas empresas Evialis Socil/ Cargil, Purina, Bunge, Basf, Monsanto e Ciba Geigy. Ministra aulas desde 1976. Já atuou como Palestrante na Pós-graduação da ESPM-São Paulo, Faculdade de Jaguariúna-SP, UNIFEOB São João da Boa Vista-SP. Publica artigos em revistas e sites especializados, sobre assuntos ligados à comercialização de produtos e serviços, atendimento, treinamento e desenvolvimento de pessoal.
 


Luiz Carlos Monteiro 

Graduado em Matemática pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (atual UFRJ) e em Administração Financeira. Especialista em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes. Consultor financeiro, sócio-diretor da LCM Treinamento e Consultoria, instrutor especializado no desenvolvimento e administração de programas para trainees, projetos de desenvolvimento gerencial, reciclagem e atualização de executivos. Experiência profissional: executivo – 20 anos de experiência em posições gerenciais nas empresas Chase Manhattan Bank (budget and planning), Coca Cola Indústrias Ltda. (treasury manager), Banco de Investimentos Bozano, Simonsen (account officer / corporate).
 


Agnaldo Santos Pereira 

Consultor especializado em Finanças Corporativas, formado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Master of Sciences com especialização em Finanças e Mestre em Engenharia Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou do International Management Program da New York University. Possui grande experiência profissional na área financeira tendo atuado como Executivo em empresas como Control Data Corporation, Companhia de Cigarros Souza Cruz, Gillette do Brasil, BNDES e Banco Fininvest, além de extensa experiência como consultor. Professor da Fundação Getulio Vargas e do IBMEC. Sócio-diretor da FinanceTech – Tecnologia em Finanças. Autor das fitas de vídeo e CD-Rom para treinamento gerencial: “Administração Financeira”, “O Caixa é o Rei”; “Técnicas para Análise de Crédito” e “Administração Financeira em Tempos de Crise”. Diretor do Instituto Brasileiro de Gestão.
 


Newton Rodrigues Lima 

Master of Science em Operations and Production Engineering pela Naval Postgraduate School, de Monterey, Califórnia, Estados Unidos da América, com Especialização em Simulações e Jogos de Decisão; Pós-graduado em Gestão Avançada de Serviços pela PDG-IBMEC Business School, e Pós-graduado em Telecomunicações pelo CIAW-MB, do Rio de Janeiro; é Engenheiro Mecânico. É Especialista em Negociação pela Harvard Law School, em Cambridge, EUA. Especialista em Liderança Situacional – Modelo Ken Blanchard. Master em Programação Neurolinguística (Design Human Engineering), com certificação internacional, pelo INAP. Participou do Seminário “Estilo Disney de gestão e qualidade em Serviços” - pela Disney Institute. Diretor-Executivo do Grupo Blueway. Participou do Seminário “The Disney Approach to Quality Service and Customer Loyalty” - pela Disney Institute.Consultor de Empresas. Especialista na formulação de Estratégias Empresariais e Estratégias de Marketing. Possui mais de 20 anos de experiência como executivo nas áreas de Estratégia, Marketing, Operações e Serviços, tendo atuado seguintes organizações: Telecom Itália Móbile - TIM; Banco Boavista InterAtlântico; Monterey Tao Consultoria e Sistemas; e Ministério da Marinha. Experiência em trabalhos de consultoria tendo atuado em conjunto com a McKinsey & Company, Bain & Company e Master - Desenvolvimento Gerencial e Empresarial.
 


João Baptista Vilhena 

Presidente e Sócio do Instituto MVC. Mais de 30 anos de experiência profissional em treinamento, consultoria e coaching, nas áreas de Educação, Gestão, Marketing, Negociação, Vendas & Distribuição. Mestre em Administração pela FGV e pós-graduado em Marketing pela ESPM/RJ. Já atendeu mais de 100 empresas nacionais e multinacionais de diversos setores. Como palestrante participou de importantes eventos nacionais e internacionais, tais como ASTD (American Society for Training and Development) nos EUA em 2006 e 2007; CBTD (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento); CRIARH; ABTD; ExpoVendaMais. É Coordenador Acadêmico do MBA em Gestão Comercial da FGV. Autor dos livros Manual para Montagem de uma Universidade Corporativa (ed.ABTD); Negociação e Influência em Vendas (ed. MVC); Certificação da Área Comercial (ed. MVC). Co-autor de 4 livros: Manual de T&D (ed. ABTD); Gigantes da Venda (ed. Landscape), Gestão de Marketing (ed. FGV) e Gestão Social: metodologia e casos (ed. FGV). Colunista da Revista VendaMais há 5 anos, escreve regularmente artigos e resenhas em veículos especializados. Apresentador de 5 vídeos de treinamento produzidos pela COMMIT; produziu dois programas de e-learning - Vendas Consultivas e Negociação Comercial.

Depoimentos

A minha experiência com a FGV/M.Murad foi ótima. Foi onde encontrei uma estrutura física excelente, funcionários e professores qualificados, nos surpreendendo positivamente a cada contato, a cada aula. Aprendi muito com os funcionários, com os professores e com os alunos, principalmente os colegas de turma. O MBA em Gestão Comercial contribuiu e está contribuindo muito na minha vida pessoal e profissional.

Francisco de Assis de Souza Santiago, ex-aluno do curso de MBA em Gestão Comercial - Turma 06.

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