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MBA em Gestão: Comércio Exterior e Negócios Internacionais

Apresentação

A consolidação da abertura comercial e a permanência do programa de estabilização econômica alteraram significativamente o ambiente dos negócios internacionais em que operam as empresas brasileiras que, então, passaram a competir tendo como parâmetro a concorrência internacional. Face a este novo ambiente, faz-se necessária a formação de pessoas que possam desenvolver capacidades analíticas e cognitivas de um atual ou futuro gestor de comércio exterior que atuará em um mundo em constante transformação.

 

Objetivos

  • Desenvolver um profissional com visão sistêmica global, com capacidade de identificar oportunidades e ameaças ao negócio em nível global;
  • Desenvolver as competências para tomada de decisões no exercício de funções relativas ao comércio exterior e finanças internacionais;
  • Oferecer ferramentas para os alunos se tornarem líderes em suas organizações, gerenciando pessoas e ativos intangíveis em ambientes multiculturais e de grande competitividade;
  • Desenvolver a visão estratégica e habilidades de gestão;
  • Oferecer as ferramentas necessárias para a gestão de contratos e finanças internacionais; 
  • Oferecer as ferramentas necessárias para a gestão de operações de exportação e importação;
  • Desenvolver a capacidade de realizar negociações internacionais com eficiência.

Público-Alvo

Profissionais que atuam ou desejam atuar na área de comércio exterior, economia e finanças internacionais, câmbio, logística internacional e negócios internacionais. Profissionais que ocupam posições de gerência, chefia, supervisão ou assistentes plenos nas áreas de marketing, produção, logística e finanças em organizações com operações no exterior ou que desejam se engajar nos negócios internacionais.

Estrutura Curricular

NÚCLEO GESTÃO:

  • Gestão de Pessoas 
  • Negociação e Administração de Conflitos 
  • Fundamentos de Gerenciamento de Projetos 
  • Gestão Estratégica 
  • Economia Empresarial 
  • Matemática Financeira 
  • Contabilidade Financeira 
  • Marketing 
  • Jogos de Negócios

 

NÚCLEO COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS:

  • Regulação do Comércio Internacional 
  • Gestão de Operações de Câmbio 
  • Tributação de Comércio Exterior 
  • Negociação Internacional 
  • Gestão de Logística Internacional 
  • Marketing Internacional 
  • Gestão de Operações de Exportação e Importação 
  • Internacional Business Plan: Desenvolvimento de Negócios 
  • Desenvolvimento de Carreira
  • TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

Ementas

GESTÃO DE PESSOAS

Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.


NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.


FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Técnicas e ferramentas para gerenciamento. EAP. Diagrama de Gantt. Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM). Gestão de Pessoas. Gestão da Comunicação e Stakeholders. Gestão das Aquisições. Gestão de Custos. Gestão dos Riscos. Gestão da Qualidade. Lições aprendidas. Métodos Ágeis: SCRUM.
 


GESTÃO ESTRATÉGICA

A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced Scorecard (BSC).
 


ECONOMIA EMPRESARIAL

A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.
 


MATEMÁTICA FINANCEIRA

Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.


CONTABILIDADE FINANCEIRA

A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.
 

MARKETING

Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Segmentação e posicionamento de mercado. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências de Marketing: Marketing Digital e Métricas de Marketing.


JOGOS DE NEGÓCIOS

Aplicações dos conhecimentos aprendidos ao longo do curso em atividades que simulem situações reais do cotidiano da atividade empresarial. Decisões de estratégia, de marketing e os aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira:

 

  • Entender o mecanismo de uma empresa;
  • Tomar decisões no papel de diretor;
  • Trabalhar em equipe;
  • Definir metas;
  • Analisar o resultado das decisões tomadas e fazer ajustes constantes.


REGULAÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL

Princípios fundamentais e acordos administrados pela OMC. Elementos básicos do GATT/OMC. Elementos básicos da formação de Blocos Econômicos. Impactos positivos da aplicação destes acordos sobre a iniciativa privada brasileira. Instrumentos de apoio à iniciativa privada no Brasil e regras da OMC: defesa comercial (antidumping, medidas compensatórias e salvaguardas), barreiras técnicas e compras governamentais.
 


TRIBUTAÇÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR

Legislação tributária e aduaneira nacional. Tributos incidentes na importação. Tributos incidentes na exportação. Regimes aduaneiros especiais e regimes aduaneiros aplicados em áreas especiais.
 


NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL

Mercado globalizado e o negociador global. Aspectos multi-culturais em negociações internacionais. Princípios e estratégias de planejamento, preparação e implementação de um acordo internacional - Matriz de Negociações Complexas. Abordagens da negociação integrativa e distributiva e a dinâmica das negociações internacionais. Barreiras e desafios na execução de um acordo internacional. Diretrizes para uma negociação internacional de sucesso. Competências profissionais de um negociador internacional de sucesso. Análise de casos.

 
GESTÃO DA LOGÍSTICA INTERNACIONAL

Integração das funções logísticas e SupplyChain. Estratégias de suprimento internacional. Global Sourcing. Just-In-Time. Estratégias de distribuição física internacional. Incoterms2010. Tipos de Cargas, embalagens, unitização, containers. Sistema de transportes: marítimo, aéreo, rodoviário, dutoviário, ferroviário internacional. Custos Logísticos. Multimodalidade. Operadores logísticos internacionais. Seguros internacionais. Portos como elos logísticos. Plataformas Logísticas.
 


MARKETING INTERNACIONAL

Ambiente empresarial globalizado. Estratégias e estruturas organizacionais de internacionalização. Fontes de informações no comércio internacional. Marketing Mix nos negócios internacionais: decisões de produto e marca, preço, distribuição e comunicação em nível internacional.


GESTÃO DE OPERAÇÕES DE EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO

Organização e implantação da gerência de comércio exterior. Normas dos órgãos governamentais envolvidos no comércio exterior. Procedimentos administrativos, aduaneiros e o trâmite documental nas operações de exportação e importação.


INTERNATIONAL BUSINESS PLAN: DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS

Diagnóstico estratégico da situação atual e capacidade de internacionalização da organização. Avaliação do potencial da organização para atuar no mercado internacional. Análise do Microambiente. Análise do Macroambiente. Definição de objetivos, metas e posicionamento estratégico da empresa, que deverão ser integrados aos planos desenvolvidos pelos demais módulos, visando o desenvolvimento de um Plano de Negócio Internacional. Estratégias de produto, preço, distribuição e comunicação internacional. Implementação e controle do Plano de Negócio Internacional.


DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA

Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismo como diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing Pessoal. Gestão de conflitos de interesses. Modelo de Negócios Pessoal – Business Model You.

Investimento

Condições de Pagamento:

  • À vista - R$ 23.285,00
  • R$ 10.980,00 de entrada mais 12 parcelas de R$ 1.049,00
  • R$ 6.080,00 de entrada mais 18 parcelas de R$ 1.049,00
  • R$ 1.000,00 de entrada mais 24 parcelas de R$ 1.049,00
  • Outras formas de parcelamento sob consulta

Contratos com parcelamento superior a 12 meses, sofrerão, a partir da 13ª mensalidade, reajuste do IGPM/FGV.

Valores incluem material didático digital e taxa de emissão do certificado de conclusão da Fundação Getulio Vargas.

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FINANCIAMENTO EXCLUSIVO BANESTES (valor simulado e sujeito a confirmação):

R$ 500,00 + 48 parcelas de R$ 620,00 ou R$ 500,00 + 36 parcelas de R$ 765,00.

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Documentação para Matrícula

  • Comprovante de graduação: cópia autenticada do diploma. Será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão de curso para aqueles que ainda não estão de posse do diploma;
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da CNH;
  • 2 fotos 3 x 4.

 

Observações:

  • Para validação das cópias simples deverão ser apresentados os documentos originais.
  • Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da MMurad - Conveniada FGV.
  • Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

Corpo Docente

Os professores da MMurad - Conveniada FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. A seguir, o currículo de professores que regularmente ministram aulas em Vitória-ES. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.
 

Gláucia Paula Bernardes Guarany 

Mestre em Administração Pública e de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - EBAPE, especialista em Recursos Humanos pelo FUNCEFET e Psicopedagogia pela PUC/RJ, e pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Experiência profissional de 20 anos de atuação na área de Educação e RH, passando por empresas como Ação Comunitária do Brasil, SENAC, Fundação Roberto Marinho, FGV e Universidade Veiga de Almeida. Atuou como Coordenadora Geral de Pós-Graduação da UVA durante 3 anos, respondendo pelo planejamento e execução administrativo-acadêmico, financeiro e comercial em nível nacional. Criou e coordena há 8 anos o MBA de Educação Corporativa da UVA. É servidora pública federal da FIOCRUZ - Instituto Osvaldo Cruz, tendo dirigido o Departamento de Ensino do IOC durante 4 anos. Hoje atua na área de Recursos Humanos com Desenvolvimento de Pessoal, sendo responsável pelo Programa de Desenvolvimento Gerencial do IOC. Autora e tutora de cursos de pós-graduação à distância. Docente do govemo federal (ENAP - Escola Nacional de Administração Pública) e de diversas pós-graduações da FGV, do IBMEC e das universidades UVA, UCAM e UGF. Palestrante e consultora.
 


Gustavo Paiva 

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Economista de profissão, é graduado pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul e possui pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e MBA em Comércio Exterior. Atua na área de negócios internacionais há mais de 10 anos. Foi treinado em International Banking nos Estados Unidos, havendo trabalhado na Espanha e Inglaterra. Desempenhou também o cargo de administrador de Banco na Argentina por 5 anos. Atualmente é Gerente Regional de Comércio Exterior no Brasil.
 

Ingrid Paola Stoeckicht 

Ingrid Stoeckicht é psicóloga, Mestre em Sistemas Integrados de Gestão pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro, com pós-graduações em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pelo CRIE-COPPE-R.J, psicanálise e psicossomática. Possui Certificação Internacional de Profissionais em Gestão do Conhecimento na metodologia MAKE - Most Admired Knowledge Enterprises, e curso de Formação de Negociadores pela FGV. Fundadora e Diretora Executiva do Instituto Nacional de Empreendedorismo e Inovação. Sócia-fundadora da INNOVATION, Practices & Strategies. Professora convidada pela FGV Management, FGV Projetos e IDE para ministrar as disciplinas de Gestão por Competências e do Conhecimento, Gestão da Inovação nas Organizações, Criatividade e Inovação, Gestão do Conhecimento e Inovação, Negociação Estratégica, Internacional, Comercial, e Administração de Conflitos. Foi professora convidada do IPEN/USP e o Centro Paula Souza (CETESP) para ministrar as disciplinas de Negociação Estratégica e Liderança nos MBAs de Gestão Empresarial, Qualidade e Produtividade, Perícia e Auditoria Ambiental, Excelência em Gestão de Projetos e Economia das Telecomunicações. Palestrante, pesquisadora e consultora em Gestão do Conhecimento, Inovação e Recursos Humanos. Desenvolveu uma Metodologia de Avaliação do Grau de Inovação Organizacional. Tem 23 anos de experiência clínica e acadêmica em empresas nacionais e multinacionais. Autora e co-autora de mais de 20 cursos em capacitação profissional, vários artigos e livros sobre gestão do capital intelectual, inovação, negociação e ativos intangíveis. Articulista convidada da coluna de inovação do jornal Brasil Econômico de São Paulo.
 

Miguel Ferreira Lima 

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Especialista em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e Economista pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Sua experiência profissional de 25 anos na área, inclui o cargo de Gerente de Comércio Exterior do Grupo Irwin Industrial e da Petrobras Internacional S/A - Braspetro. Desenvolveu atividades de consultoria na Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior - FUNCEX . Presidente da Comissão de Economia e Finanças da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador e co-autor do livro Gestão de Marketing da Série FGV Management. Organizador e co-autor do livro Gestão de Negócios Internacionais da Editora Saraiva. Ministra as seguintes disciplinas: Marketing Internacional, Estratégias de Marketing para Empresas Internacionais, Jogos de Negócios Internacionais, Comércio Exterior, Logística Internacional, International Business Plan, Fundamentos e Gestão de Marketing, e Planejamento Estratégico.
 



Nelson Ludovico 

Nelson Ludovico é Pós-Doutor em Business Administration, área de concentração Negócios Internacionais pela FCU/EUA, Doutor em Comércio Exterior pela AWU/EUA, Mestre em Negócios Internacionais pela Universidad Nacional de Lomas de Zamora/Buenos Aires, Especialista em Comércio Exterior, Administrador de Empresas. Docência em cursos de graduação, especialização e MBAs desde 1980. Sua experiência profissional inclui cargos executivos na Philips do Brasil e Sadia Trading. É professor na EAESP/GV-Pec desde 1984 e na FGVManagement. Consultor internacional desde 1985; de 2000 a 2012 atuou como consultor da FedEx - Federal Express; recebedor de 11 prêmios sendo 6 internacionais. Autor de 11 livros sendo que desde 2006 é autor pela Editora Saraiva, onde atua também como consultor técnico. Palestrante e articulista para vários jornais e revistas especializadas. Preside o LICEX-Ludovico Instituto de Comércio Exterior. É Membro de Honra do Latin American Quality Institute do Panamá, desde 2008.
 


Nora Raquel Zygielszyper 

Nora Raquel Zygielszyper é Mestre em Economia pela PUC do Rio de Janeiro. Formada em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas pela PUC-Rio. Sua experiência profissional inclui participação no desenvolvimento do projeto Ipeadata, no Ipea, docência em cursos de economia e finanças na graduação de Economia e Administração da PUC-RIO e em cursos de pós graduação na Fundação Getulio Vargas. É sócia diretora da Zygel Consultoria, prestando consultoria a diversas empresas na área de finanças e cenários macroeconômicos.


 
Paulo Roberto Ambrósio Rodrigues 

Paulo Roberto Ambrosio Rodrigues é Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá, Especialista em Administração pela Fundação Universitária da Região de Blumenau e Administrador de Empresas pela Sociedade Universitária Augusto Motta. Professor nos cursos de MBA da Fundação Getulio Vargas. Sua experiência profissional inclui cargos de gerência e diretoria em empresas, docência em cursos de bacharelato em administração, graduação tecnológica em logística e comércio exterior e pós-graduação lato sensu, bem como consultoria em diversas empresas. Autor de livros e artigos. Atualmente é Diretor de Logística em uma trading company - Comexgate Comércio e Assessoria Internacional.


 
Paulo Ferracioli 

É engenheiro eletrônico (ITA), mestre em economia (IE/UFRJ) e especialista em Relações Internacionais (UCAM). É professor de políticas de comércio exterior e de economia na Fundação Getulio Vargas e no Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. Foi funcionário do BNDES, onde realizou estudos sobre política industrial e comércio exterior e participou das disputas comerciais sobre aeronaves com o Canadá ocorridas na OMC. No Inmetro, foi responsável pelo Ponto Focal de Barreiras Técnicas da OMC e Coordenador Nacional do SGT 3 do Mercosul. Conselheiro do Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP e do Conselho Empresarial de Relações Internacionais da FIRJAN. É Cavaleiro da Ordem do Rio Branco, condecorado pelo Ministério de Relações Exteriores.


Ricardo Bordeaux Rêgo

Doutor e Mestre em Administração de Empresas e Finanças pela PUC-Rio, Especialista em Engenharia de Produção e graduado em Engenharia Civil pela PUC-Rio. Sua experiência profissional inclui cargo de direção na Fernandes, Bordeaux & Del Cima Engenharia e Construção Ltda., Cargo de Engenheiro na Cia Cerv. Brahma e cargo executivo na H. Stern Joalheiros. É professor nos cursos de MBA da Fundação Getulio Vargas em todo o Brasil e da PUC-Rio. Consultor em diversas empresas. Co-autor de livros e artigos acadêmicos. Autor coordenador do livro Viabilidade Econômico-financeira de Projetos, da Coleção de Gerenciamento de Projetos do FGV Management. Consultor na área financeira em avaliação estratégica e econômico-financeira de negócios, administração do capital de giro, gestão de investimentos, mercado de capitais, entre outros.


 
Rômulo Francisco Marcelino Vera Del Carpio 

Mestre em Economia e Política Internacional pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro, Diretor da Del Carpio Comércio Exterior, Consultor e Assessor de empresas, representante no Brasil da Câmara de Comércio Peru – Brasil, instrutor de Aduaneiras com 30 anos de experiência em treinamento empresarial e autor de 5 livros, com destaque para “Carta de Crédito e UCP Comentada” 4 ed. “Cobranças Documentárias e URC 522 Comentada” 2 ed. e “Carta de Crédito e URR 525 Comentada”, todos publicados pelas Edições Aduaneiras.


 Tom Pierre Fernandes da Silva 

Contador, Bacharel em Direito, Pós-graduado em Ciências Contábeis e Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas. Profissionalmente trabalhou na área privada: auditoria contábil e consultoria fiscal na BDO-Directa Auditores, PriceWaterHouse e Arthur Andersen de 89/94. Na área pública: Tribunal de Contas 94/97 e na Receita Federal desde 1997, lotado na Superintendência 7ª RF, Divisão de Administração Aduaneira, onde é assessor e responsável por elaboração de normas de fiscalização do Comércio Exterior, tendo passado em oito anos pela Alfândega do Porto do Rio de Janeiro em diversos cargos de chefia. Na área acadêmica atuou na graduação em cursos de Administração e Contabilidade da UNESA, atua na pós-graduação em Comércio Exterior da Fundação Getulio Vargas, professor convidado na área de contabilidade pela PUC em cursos de Pós-Graduação, professor palestrante sobre legislação aduaneira, com forte experiência em Regimes Suspensivos: petróleo e gás.
 

 

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