MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores

Apresentação

A área de gestão de pessoas é muito importante para as empresas, já que ter colaboradores satisfeitos e motivados impacta diretamente nos resultados. Com o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores, o aluno irá desenvolver competências que o ajudarão a gerenciar equipes de modo a agregar valor para a estratégia do negócio. O curso também busca esclarecer por que a gestão de talentos é fator essencial para o sucesso das organizações.


 

Diferenciais

Objetivos, Público-Alvo e Metodologia

O MBA TEM COMO OBJETIVOS DESENVOLVER: 

Competências de liderança e gestão de pessoas que irão contribuir para o desenvolvimento holístico e integrado de pessoas e organizações; Habilidades para lidar com a dimensão humana, tornando mais efetivo o exercício da liderança e da capacidade para lidar com os mais diversos e complexos desafios organizacionais; Alto nível de efetividade nos relacionamentos e aspectos interpessoais e intergrupais, com ênfase nos temas: qualidade pessoal, comunicação, comportamento, liderança, negociação, assertividade, processos decisórios, resolução de conflitos, ética, aprendizagem, criatividade e papéis nos âmbitos profissional e pessoal; Conhecimento sobre posicionamentos filosóficos e éticos em organizações e no mundo. Autoconhecimento por meio de conceitos e ferramentas que promovem a identificação das competências desenvolvidas e a desenvolver; Ferramentas relativas a teorias psicológicas que geram comunicação mais assertiva e eficaz e relacionamentos mais saudáveis; Conhecimentos sobre gestão que contribuem para decisões mais acertadas e melhor desenvolvimento organizacional.

PÚBLICO-ALVO: O MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores é recomendado para profissionais de qualquer área de atuação que desejam desenvolver competências de gestão e comportamentais para exercer liderança eficaz e gestão mais humanizada nas empresas. 

METODOLOGIA: O MBA FGV prevê exposição oral e dialogada, abordando os aspectos práticos dos assuntos que serão tratados e, quando necessário, serão contextualizados pela respectiva teoria. As dinâmicas em sala de aula incluem exercícios, estudos de casos, trabalhos em grupo e individuais para a efetiva fixação dos conhecimentos.

 

 

Estrutura Curricular

  • Aprendizagem: Conceitos, Práticas e Técnicas
  • Assertividade, Feedback e Solução de Conflitos
  • Apresentações em Público e Condução de Reuniões
  • Comunicação Interpessoal, Liderança e Poder
  • Criatividade e Inovação
  • Delegação, Empowerment e Equipes
  • Filosofia e Sociologia para Gestores
  • Modelagem Organizacional e Evolução dos Modelos Gerenciais
  • Papéis e Atuação - Facilitador, Coaching e Mentoring
  • Programação Neurolinguística (PNL) Fase I
  • Programação Neurolinguística (PNL) Fase II
  • Psicodrama Organizacional - Fase I
  • Ética e Sustentabilidade
  • Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
  • Gestão Estratégica
  • Gestão da Mudança e Cultura Organizacional
  • Negociação e Administração de Conflitos
  • Teorias Comportamentais, Competências Emocionais e Motivação

Documentos para Matrícula

  • Cópia do diploma de graduação. Será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão de curso;
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da CNH;
  • 2 fotos 3x4.

 

Observações:

  • Candidatos deverão enviar pré-inscrição pelo site www.mmurad.com.br;
  • Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da M.Murad/FGV;
  • Para validação das cópias simples, deverão ser apresentados os documentos originais;
  • Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

Corpo Docente

Os professores do convênio MMurad - Conveniada FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. A seguir, o currículo de professores que regularmente ministram aulas em Vitória-ES. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.
 


Maria Leonor Galantes Delmas

Doutora em Psicologia Organizacional. Mestre em Educação, Especialista em Relações Humanas, Supervisão Pedagógica e Orientação Educacional, Docência Superior e Psicopedagogia. Graduada em Psicologia. Assistente social e pedagoga. Atuante em processos de treinamento e consultoria organizacional e execução de processos de motivação e apoio ao desenvolvimento de lideranças em várias organizações. Vivência em implantação de projetos de identificação de áreas de conflito e cabíveis intervenções . Construção de código de ética em ambientes organizacionais e em instituições de ensino. Consultora na área de Gestão de Pessoas, Clima organizacional e Construção de Códigos de Ética e Conduta. Supervisora da Unidade Barra da FGV – RJ (2003-2008) . Professora convidada da FGV MANAGEMENT. Professora visitante na UERJ PUC-RS UCP UCS (Caxias do Sul) – UFJF, Petrobrás, Clariant, Embratel, UNIBANCO, Amil. Certificada pela Sociedade Latino Americana de Coaching para aplicação e devolutória do Assessment DISC®. Membro do conselho editorial da Revista Comunicação 360º. Facilitadora em coachig sistêmico e constelações organizacionais (Porto-Portugal). Formação em Neurolinguística. Sócia executiva da PHOENIX Treinamento e Desenvolvimento Gerencial e Profissional.
 


Carmelita Seno Cardeira Alves 

Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense, título este defendido e reconhecido no INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA – ISCTE, de Lisboa. Sua experiência profissional inclui o cargo de Coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento das LOJAS AMERICANAS, Assessora de Organização dos Estaleiros Navais de Lisboa S.A. – Lisnave, Gerente de 0&M da COBRA-Computadores e Sistemas Brasileiros, S.A., docência em cursos de Administração e Engenharia da FGV/RJ, UFRJ e UFF, bem como Consultoria de RH, Processos e Estratégias de Gestão a dezenas de Organizações civis e militares, de todos os portes e segmentos, no Brasil e no exterior. É membro do GEDA –Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Administração, da Academia Brasileira de Ciência da Administração.
 


Elson Adalberto Teixeira 

Mestre em Gestão e Estratégia pela UFRRJ, Pós-graduado pelo ISEP Instituto Superior de Estudos Pedagógicos em Recursos Humanos e Bacharel em Administração de Empresas. Autor de 11 livros pela Editora Makron Books do Brasil nas áreas de administração e negócios e 02 pela Editora da Fundação Getúlio Vargas sobre administração de empresas e foi Coordenador do livro Gestão de Vendas. Autor e apresentador de 4 Vídeos de treinamento e gerenciamento. Professor da Fundação Getúlio Vargas nos MBAs de Marketing e Gestão Empresarial. Diretor da GENIAL Comunicação & Treinamentos Empresariais, empresa especializada em consultoria e treinamentos gerenciais. Como consultor e ministrando treinamentos, já atuou em empresas como: Petrobras, Telefônica, Cargill, Aga, Brahma, Banco Central do Brasil, Furnas Centrais Elétricas, Bradesco, Correios, Infraero, INMETRO, Fábrica Carioca de Catalisadores, Cenpes, Shell, Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, entre outras.
 


Jorge Renato da Silva Bruno 

Trabalhou na Frota Nacional de Petroleiros – FRONAPE/Mar como Oficial de Máquinas, nas linhas de grande cabotagem e longo-curso onde visitou 32 países, diversos terminais, bases de apoio, plataformas de petróleo, estaleiros e empresas. Em particular no Japão, desenvolveu estudos sobre o milagre japonês e os sistemas de gestão da qualidade e produtividade, segundo o modelo japonês. Trabalhou na Refinaria Duque de Caxias -REDUC (Assessoria de Planejamento e Qualidade) onde também atuou como Coordenador de Qualidade, Coordenador de Certificação ISO 9000 e Instrutor Interno para o Sistema Petrobras. No Serviço de Materiais (EDISE -SERMAT – Assessoria de Planejamento) atuou no desenvolvimento de fornecedores e das estratégias de fornecimento corporativo. No ano de 1994 participou da equipe de especialistas que desenvolveu o Sistema de Gerenciamento de Desempenho do Pessoal – GDP corporativo. Em 1997 desligou-se da Petrobras para atuar como Consultor de Empresas e Professor Universitário. Ex-Oficial de Máquinas da Marinha Mercante, Bacharel em Ciências Náuticas pela Marinha do Brasil, Mestre em Administração eDesenvolvimento Empresarial, Especialista em Qualidade e Produtividade, Professor/Sub-Coordenador do Programa de MBA em Petróleo e Gás da Fundação Getúlio Vargas onde ministra aulas em diversos MBAs nas disciplinas: Competências Gerenciais, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica de Pessoas, Planejamento Estratégico, Gestão da Qualidade e orienta diversos TCCs sobre temas da indústria de petróleo e outros. Como Consultor atende regularmente a Petrobras, BR Distribuidora, Transpetro, Furnas e outras empresas. Nos projetos de T&D para seus Clientes desenvolveu mais de 28.000 pessoas nos últimos 12 anos, com ênfase nos Programas de Desenvolvimento de Equipes, com 328 turmas realizadas até junho de 2010, em particular para o Sistema Petrobras. Em 2007 atuou como Consultor do Prominp Fórum Pernambuco. Em 2008/2009 atuou como Consultor do COMPERJ/GE. Atualmente é Consultor da Organização Nacional da Indústria do Petróleo – ONIP e Diretor da VETOR Consultoria e Desenvolvimento. Velejador oceânico nas horas vagas.
 


Mara Beckert

Mestre em Administração de Recursos Humanos pela Universidade de Extremadura – Espanha, e pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Especialização em Administração de RH e graduação em Administração de Empresas pela FAE Business School de Curitiba. Diretora da Quasar Consultoria e Assessoria em Educação Corporativa. Trajetória profissional construída com mais de vinte anos de experiência em áreas vinculadas à educação superior. Professora nos cursos de pós-graduação da FGV Management.
 


Ana Ligia Nunes Finamor 

Doutora pela Universidade de León, Espanha, mestre em desenvolvimento humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, e especialista em administração pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA e gestão empresarial pela FGV. É bacharel em Administração pela ULBRA. Realizou projetos no exterior, (Alemanha, Espanha e Inglaterra). Autora de livro, artigos científicos e conferencista em congressos e seminários. Ministra cursos, treinamentos e realiza consultoria junto à empresas, e atua como docente e coordenadora acadêmica nos Cursos MBAs em Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas – FGV, onde foi homenageada como destaque acadêmico em 2006, 2007, 2008 e 2009.
 


Iêda Maria Vecchioni Carvalho 

Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela UFRJ, pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela FGV, Psicóloga pela UFRJ. Diretora da IMC Consultoria Empresarial. Consultora da FGV Projetos. Professora convidada dos cursos de MBA em Administração Pública e Gestão de Pessoas – FGV, Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva – ESPM, e docente de cursos abertos na área da Administração – CADEMP–FGV, IDEMP e TRAININGX em nível Brasil. Membro efetivo das Diretorias de Desenvolvimento Organizacional e Consultoria Interna da ABRH. Ex-Especialista e Consultora Interna (Xerox do Brasil S.A.) nas Áreas de Recursos Humanos e Qualidade Total. Co-autora do livro: Consultoria em Gestão de Pessoas, publicado pela Editora da Fundação Getulio Vargas. Coordenadora e co-autora do livro: Recrutamento e Seleção por Competências, publicado pela Editora da Fundação Getulio Vargas. Apresenta experiência em empresa multinacional de grande porte (Xerox do Brasil) e em consultoria organizacional para empresas dos setores público e privado nas Áreas de Recursos Humanos e Qualidade Total, abrangendo as funções de: Recrutamento e Seleção para diversos níveis e cargos; desenvolvimento e implantação de Programas de Indução, Integração, Avaliação de Potencial e Gestão de Desempenho; Desenvolvimento Organizacional, Gerencial e de Equipes; Pesquisas de Clima Organizacional; estudos de reorganização de Áreas de Trabalho; implantação de Planos de Cargos, Salários e Benefícios; desenvolvimento e implantação de Programas de Remuneração Variável e desenvolvimento e implantação de Sistemas de Gestão por Competências.
 


Vera Lúcia de Souza 

Doutora em Engenharia de Produção (UFSCar). Mestre em Administração Pública (EBAP/ FGV). Mestrado em Psicologia (CPGPA/ FGV). Especialista em Dinâmica de Grupo (SOBRAP). Terapeuta. Psicóloga (UFRJ). Docente em cursos de pósgraduação. Consultora. Ampla experiência gerencial em recursos humanos, tecnologia educacional e planejamento estratégico. Condução de workshops centrados no desenvolvimento de gestores, pessoas e equipes. Apresentação de trabalhos em administração, recursos humanos, psicologia e filosofia, no país e no exterior, destacando-se: 6ª Internacional Conference on Workplace Bullying (Université du Québec à Montréal, 2008), 1ª Conferência Portuguesa de Assédio Moral em Portugal (Universidade Técnica de Lisboa, 2007), VI Jornadas da Função Pública (Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, Luanda, setembro,2005), XIX Congress of Latin American Studies (Universidade do Texas, 1999). Autora de papers e da publicação Gestão de Desempenho: Julgamento ou Diálogo?, (RJ: FGV, 2009). Autora líder dos livros Gestão de Desempenho (RJ: FGV, 2009) Gestão com pessoas em saúde (RJ: FGV, 2009). Autora de cursos a distância (Gestão de Recursos Humanos, RJ:SENAI/ DN, 1998, traduzido em espanhol com o título Gestión de Recursos Humanos, OIT, CINTERFOR; Desafios Gerenciais Contemporâneos, Fiocruz, ENSP, 2007; Gestão com Pessoas (Banco do Brasil,2007).
 


Enio Sperling Jaques 

Doutor e Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Dissertação de Mestrado: “Mecanismos alternativos de solução de conflitos trabalhistas” e Tese de Doutorado; “A eficácia e os efeitos da sentença arbitral no ordenamento jurídico trabalhista”. Professor universitário em São Paulo, nos Cursos de Graduação e Pós-graduação de Direito nas disciplinas: Direito Material e Direito Processual do Trabalho, Direito Sindical e Direito da Seguridade Social; Palestrante em diversos seminários; Consultor Jurídico de Relações Trabalhistas e Sindicais de inúmeras empresas multinacionais e sindicatos; Vice-Presidente do INAMA – Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem; Diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais do SINPROQUIM; Coordenador das Negociações Coletivas - CEAG-10– FIESP; Membro Asociación Iberoamericana de Derecho del Trabajo y de la Seguridade Social. Sócio Fundador do escritório ENIO SPERLING JAQUES SOCIEDADE DE ADVOGADOS.
 


Glauco dos Santos Scelza Cavalcanti 

Palestrante, professor e empresário. Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-Graduado no MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Administração de Empresas pela PUC do Rio de Janeiro. Possui curso de especialização em negociação pela Harvard Law School. Professor de Negociação nos cursos de MBA em Gestão Empresarial da FGV. Integrante do Programa de Negociações Complexas e Coordenador do Pós-MBA em Negociação da FGV. Sócio-fundador das empresas GC-5 Assessoria Empresarial Ltda e Megafly. Convidado pelo Presidente da The Latin American Company dos USA, para atuar como consultor em business development, para participar do desenvolvimento de projetos que integram os mercados Brasil e Estados Unidos da America. Na Coca-Cola Company – Divisão Brasil, atuou como Gerente de Desenvolvimento de Negócios.
 


Paulette Albéris Alves de Melo

PhD em Administração pela Florida Christian University. É Mestre em Administração pela Universidade IMES – USCP. É Pós-graduada em Administração de Instituições Financeiras pela EAESP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV-EPGE. É Graduada em Direito pela UBS-MC. Possui experiência profissional de 28 anos atuando na indústria financeira como executiva do Grupo Santander Banespa, em especial como Superintendente Regional do ABC Paulista, na liderança de equipes comerciais e administrativas. Professora convidada da Fundação Getulio Vargas. Foi presidente durante dez anos de empresa do terceiro setor. Tem experiência como consultora e tem ministrado palestras em várias empresas à convite da FGV, e também através da sua consultoria, a DECORH, em empresas como REDE GLOBO DE TELEVISÃO, SBT, UNIMED, SERPRO, MERCK SHARP E DHOME, e várias outras.
 


Daniel Angelo Silvestre 

Mestre em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Economista e Contador, com especialização em Finanças e Gestão de Pessoas e Performances (Controllership Skills e Managing People and Performances) pelo CM Training Center, em Nova Iorque. Coordenador do MBA em Gestão Financeira e Estratégias Corporativas e Professor de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Por seis anos consecutivos, de 2004 a 2009, recebeu o Prêmio ―FGV Excelência em Ensinar com Qualidade. Em 2010 passou a integrar o ― Quadro de Honra da FGV. Exerceu cargos diretivos e executivos em diversas empresas, tais como: Price Waterhouse, Chase Manhattan, Souza Cruz S/A, Embratel, Grupo Veplan/Residência e Sakura Filmes de Raios-X. Atualmente e Sócio-Diretor da TreinArte Treinamento Empresarial e da DAS TARGET, empresas comprometidas com o Desenvolvimento de Pessoas e de soluções em consultoria de Gestão de Negócios.
 


Marcelo Peruzzo 

Marcelo Peruzzo é mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Marketing pela FAE Business School e analista de sistemas pela Escola Superior de Ensino Empresarial em Informática. Atualmente é CEO do IP2 Marketing de Resultado, onde gerencia contas nacionais nas áreas de treinamentos e consultoria em marketing, atendendo empresas como Petrobrás, O Boticário, Pepsico do Brasil, Brasil Telecom, Caixa Econômica, Hotéis Hilton, Fiat Automóveis, Unimed, Grupo Bom Jesus, Sebrae, Copel, Panasonic, Souza Cruz, Banco HSBC, entre outras. É autor do livro Os Dez Mandamentos de Deus e os Pecados Organizacionais, publicado em abril de 2002 com grande repercussão nacional (matérias disponíveis sobre o assunto no site http://www.profperuzzo.com). Em novembro de 2003 lançou o livro Jesus de Gravata, obra baseada em sua dissertação de mestrado sobre Marketing Pessoal. Em 2004 lançou o seu terceiro livro, “O Caminho do Perdão”, em parceria com o escritor Milton Malanski. É professor de pós-graduação e MBA’s da FGV Management em todo território nacional nas áreas de Marketing, Comunicação, Vendas, Comportamento do Consumidor, E-Commerce e Web Marketing.. Pesquisador do segmento de marketing, ética e relacionamento. Seus artigos e estudos vêm sendo amplamente divulgados pela mídia nacional e internacional como Revistas Isto É, Época, Amanhã; e nos principais jornais de grande circulação e opinião; e programas de abrangência nacional, como Fantástico, Jornal da Globo, Boa Noite Brasil, Jornal da Band, Sem Censura, Band News, e dezenas de programas locais e regionais. No primeiro semestre de 2005, sua pesquisa sobre a mágoa, foi destaque na CHUM FM da cidade de Toronto, bem com os jornais The Daily Post e The Record, ambos com circulação na província de Ontário no Canadá. Os jornais La Tercera de Santiago do Chile e Infobae de Buenos Aires da Argentina dedicaram amplo espaço para divulgação da mesma pesquisa. Mais informações em http://www.professorperuzzo.com.br: ou visite http://www.google.com e procure por Marcelo Peruzzo entre aspas.
 


Murilo Ramos Alambert Rodrigues 

Economista pela FEA/UFRJ e mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ. Possui experiência profissional diversificada, adquirida nas áreas de Estratégia Empresarial, Elaboração de Projetos, Planejamento Estratégico e Controle de Gestão em empresas como IBM, Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), KPMG, BrasilSeguridade, Organizações Globo, Transocean, COAD, Vesuvius, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Coca-Cola, Light, Petrobrás, Telemar, Claro, NEC, Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, BRB, entre outras. Atualmente trabalha como professor de cursos de pós-graduação e como consultor de empresas, com experiência na área de desenvolvimento de planos estratégicos, planos de negócio, análise e controle de custos e orçamento empresarial. É professor de Estratégia Empresarial, Gestão de Custose Orçamento Empresarial. É Coordenador Acadêmico de cursos de pós-graduação em Gestão Empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
 


Heloisa Lessa R. Guenzburger

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial, MBA Executivo na COPPEAD-UFRJ, Pós-Graduada em Planejamento - Poupança e Empréstimo, na Northwestern University e em Psicodrama Organizacional e Pedagógico na Pegasus/Potenciar. Extensão universitária em Criatividade na PUC, Análise de Mercado de Ações- IBMEC, Administração Financeira - PUC. Exerceu cargos de Diretoria e Gerência em várias empresas. Consultora, atuando na facilitação de processos de mudança, de qualidade, e de desenvolvimento humano e empresarial. Professora de cursos de Pós-Graduação na FGV, UCP e UEB.
 


Alexandre Alberto Leite de Oliveira

Mestre em Administração de Empresas pela COPPEAD – UFRJ; Especialista em Negociação e Avaliação de Executivos pela Wisconsin University e Economista pelas Faculdades Integradas Bennett do Rio de Janeiro. Sua experiência profissional inclui a função de consultoria a diversas empresas e, cumulativamente, o cargo de Consultor do Externato Santa Ignez (NF / RJ), a docência em cursos de graduação e pós-graduação em administração e informática, ma PUC – RJ e na FGV - RJ.
 


Marcelo Carpilowski 

Doutor em Psicologia e Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Formado em Engenharia de Sistemas pela PUC e em Direito pela UERJ. Professor de graduação e pós-graduação nas disciplinas Comunicação Interpessoal, Gestão de Pessoas, Criatividade e Inovação nas Organizações, Negociação e Processo Decisório. Consultor em Desenvolvimento Gerencial. Professor do FGV Management. Especialista em Psicodrama Pedagógico e Organizacional. Curso na Creative Education Foundation (Buffalo / NY).
 


Maria Candida Sotelino Torres 

Mestre em Análise de Sistemas - Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia, MBA com reconhecimento pela Universidade de Tampa na Flórida, pós-graduação em gestão pela qualidade, Engenheira Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET-RJ. Atualmente está cursando o doutorado. Professora do programa da Fundação Getúlio Vargas (FGV Management) e do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) que ainda assume o cargo de gerente da Incubadora de Negócio. Sua experiência profissional inclui o cargo de diretora do GRI - Grifo Resource Institute, docência em cursos de administração, gerenciamento, marketing, recursos humanos, bem como consultoria a diversas empresas tanto de grande porte até pequeno porte. Autora do curso a distância de Balanced Scorecard da Fundação Getúlio Vargas, co-autora do Livro de Administração Estratégica pela Reichmann & Affonso Editores e ainda Co-autora do livro de Estratégia Empresarial da FGVmanagement editora da FGV e Autora de artigos internacionais.
 


Maria Zélia de Almeida Souza 

Doutoranda em Engenharia de Produção pela UFSCar/SP; Mestre em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública/ EBAP da Fundação Getúlio Vargas/ FGV. Sócia-Diretora da FAS Consultoria Empresarial. Consultora em Planejamento e Recursos Humanos. Tendo realizado trabalhos em órgãos públicos e privados, de médio e grande porte, tais como: Grupo Pena Branca, Multicanal S/A, Integral Ltda, Grupo Lachmann, Mesbla S/A, Fininvest, Grupo Peixoto de Castro, Comlurb, Senado Federal, Ministério da Saúde, Tribunal da Justiça, Secretaria do Tesouro Nacional e Eletrobrás, Neoenergia, Ampla, Coca-Cola, Petrobrás.. Co-autora das publicações: Cargos, Carreiras e Remuneração (FGV/RJ), Gestão de Recursos Humanos (SENAI/RJ). e dos artigos Remuneração Flexível: Um Desafio. Competências e Resultados: Uma Exigência dos Novos Tempos. Docente de Cursos de Pós-Gradução do IAG- PUC; da FGV/ Escola de Pós-Gradução em Economia – EPGE; e dos Cursos de Graduação em Administração e do MBA em Gestão de Negócios do IBMEC. . Apresentação de trabalhos em Administração e Recursos Humanos no País e no exterior, destacando-se: a 6ª Internacional Conference on Workplace Bullying (Contemporary practices for performance evaluation and wages: conditioning factors for violence against worker’s dignity) na Université du Québec à Montréal (junho, 2008), 1ª Conferência Portuguesa de Assédio Moral em Portugal (Systems of Performance and Wage: base for moral harassment in Brazil? na Universidade Técnica de Lisboa (novembro, 2007).

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