MBA em Gestão: Incorporação e Construção Imobiliária

Apresentação

A FGV desenvolveu o MBA em Gestão: Incorporação e Construção Imobiliária para suprir a necessidade de desenvolvimento gerencial dos executivos do segmento do mercado imobiliário. As disciplinas que compõem o programa do curso foram selecionadas criteriosamente com o objetivo de complementar a formação do profissional. Seu conteúdo inclui desde fundamentos básicos para a gestão de negócios (contabilidade, custos, matemática financeira, marketing, economia, estratégia, gerenciamento de projetos) até as etapas essenciais do ciclo de vida dos empreendimentos imobiliários (concepção, viabilidade, incorporação, planejamento, desenvolvimento e implementação), passando por tópicos específicos de áreas afins (direito, qualidade, meio-ambiente) e pelo desenvolvimento de habilidades gerenciais (gestão de pessoas, negociação).
 
 

 

Diferenciais

Objetivos, Público-Alvo e Metodologia

OBJETIVOS: Desenvolver uma visão holística das atividades de desenvolvimento imobiliário, com foco nas atividades de incorporação e construção de edificações. Oferecer conhecimentos técnicos aos alunos para se tornarem gestores líderes, tanto no ambiente das organizações nas quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais graduados envolvidos com a área de construção civil que pretendam trabalhar na área e segmentos correlatos. Profissionais cujo ponto atingido em suas carreiras os obriga a alcançar novos níveis de formação acadêmica. Profissionais que sintam necessidade de reciclagem. Profissionais que aspirem cargos executivos em suas empresas e que demandem, além de experiência profissional, sólidos conhecimentos de economia, gerência, finanças e pessoas.

METODOLOGIA: O MBA FGV prevê exposição oral e dialogada, abordando os aspectos práticos dos assuntos que serão tratados e, quando necessário, serão contextualizados pela respectiva teoria. As dinâmicas em sala de aula incluem exercícios, estudos de casos, trabalhos em grupo e individuais para a efetiva fixação dos conhecimentos.

Estrutura Curricular

NÚCLEO GESTÃO: estrutura curricular comum aos cursos de outras áreas de conhecimento. Visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa. Visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder, seja na empresa que trabalha ou no próprio negócio. Capacidade de relacionar teorias à práticas de gestão por meio de um jogo de negócios. Autoconhecimento de competências comportamentais para elaboração de um plano de carreira.

NÚCLEO INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO IMOBILIÁRIA: Aprofundamento do conhecimento específico das atividades envolvidas no processo de Desenvolvimento Imobiliário – Incorporação e Construção.  Desenvolver uma visão completa das principais etapas envolvidas no processo de desenvolvimento imobiliário.  Desenvolver a capacidade de avaliação da viabilidade econômico-financeira de empreendimentos imobiliários.  Capacitar o aluno a atuar como gestor de projetos de desenvolvimento imobiliário.

NÚCLEO GESTÃO:​

  • Gestão Estratégica
  • Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento
  • Matemática Financeira
  • Contabilidade Financeira
  • Economia Empresarial
  • Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
  • Marketing
  • Negociação e Administração de Conflitos
  • Jogos de Negócios

 

NÚCLEO INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO IMOBILIÁRIA:

  • Aspectos Ambientais de Empreendimentos Imobiliários 
  • Aspectos Jurídicos de Incorporações e Construções Imobiliárias 
  • Fundamentos de Incorporação Imobiliária 
  • Financiamento e Investimento em Projetos Imobiliários 
  • Gestão de Operações e Obras 
  • Pré-Construção: Planejamento, Projeto e Orçamento da Obra 
  • Viabilidade Econômico-Financeira de Incorporações Imobiliárias 
  • Vendas Imobiliárias, Canais de Vendas e Trade Marketing
  • Desenvolvimento de Carreira

 

VANTAGENS DO NOVO FORMATO DO MBA EM GESTÃO: INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO IMOBILIÁRIA

Com uma nova e moderna formatação, similar à dos MBAs das melhores universidades do mundo, o aluno faz o NÚCLEO GESTÃO com alunos de outras ênfases. Em seguida, o NÚCLEO INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO IMOBILIÁRIA é ministrado para os alunos que optaram por essa formação. Nesse formato, o aluno poderá iniciar o MBA por qualquer um dos NÚCLEOS. 

Para aqueles que desejarem no futuro fazer uma ÊNFASE diferente daquela do primeiro MBA, a FGV concederá isenção integral do NÚCLEO GESTÃO, desde que dentro do prazo de 5 anos a contar da data de conclusão do primeiro MBA. Esse benefício representa, além do prazo reduzido para conclusão do segundo MBA, 50% de desconto no preço do curso e 50% de isenção acadêmica.

 

Documentos para Matrícula

  • Cópia do diploma de graduação. Será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão de curso;
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da CNH;
  • 2 fotos 3x4.

 

Observações:

  • Candidatos deverão enviar pré-inscrição pelo site www.mmurad.com.br;
  • Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da M.Murad/FGV;
  • Para validação das cópias simples, deverão ser apresentados os documentos originais;
  • Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

Corpo Docente

Os professores do convênio MMurad - Conveniada FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. A seguir, o currículo de professores que regularmente ministram aulas em Vitória-ES. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.

Prof. Sérgio Cano Côrtes

Pós-Graduado em Marketing Estratégico pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com complementação Didático-Pedagógica, também pela FGV. Formado em Ciências Contábeis pela Faculdade Moraes Junior. Cursos de extensão nas áreas de administração, finanças, marketing e comunicação. Docente desde 1999 das disciplinas de Marketing, Finanças em Marketing, Planejamento Estratégico e Gestão de Vendas na Universidade Estácio de Sá. Atualmente, é Sócio-Diretor da SC2 Consultoria e Gestão de Negócios Imobiliários. Foi Diretor-Executivo da incorporadora Gaia Realizações Imobiliárias de 2010 a 2012. Durante 30 anos foi executivo da Caixa Econômica Federal, sendo que, de 2005 a 2010 foi Gerente Regional de Construção Civil.
 

Prof. Felipe da Costa Brasil

Doutor em Ciências / Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, com Estágio de Doutoramento da CAPES na Universidade de Évora em Portugal.  Mestre em Agronomia / Ciência do Solo e Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Mestrado em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida e de Cursos de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Meio Ambiente, QSMS e Segurança do Trabalho. Atualmente ocupa o cargo de diretor técnico da empresa Ambiente Brasil Engenharia e Tecnologia, com ênfase a Gestão e Planejamento ambiental empresarial, e atua nas áreas de consultoria, perícia e auditoria ambiental para diversas empresas. Autor de diversos artigos e técnicos.
 


Prof. Fábio Lopes Soares  

PhD em Business Administration (FCU-EUA), MSc - Mestrado em Direito (FMU), MBA - Gestão Econômica e Estratégica de Negócios (FGV), Especialista em Negociações Econômicas Internacionais (UNESP/UNICAMP), BSc - Bacharel em Direito (FDSBC), Advogado com OAB em SP, Contabilista (ETESP) e conhecimentos especializados em Defesa do Consumidor. Apresenta domínio sobre ferramentas de MCQ, PMO e certificações ISO, sendo Green Belt em Six Sigma. Membro efetivo da Comissão de Direito do Consumidor da OAB SP, do comitê setorial de Ouvidoria da ABRAREC, da ABO - Associação Brasileira de Ouvidores, da BRASILCON, especialista convidado pelo Jornal O Estado de São Paulo, JOTA (portal UOL de notícias) e avaliador da Revista Cientifica da CGU - Controladoria Geral da União. Sócio fundador da Bureau Sapientia, atuou por mais de 17 anos no Banco Itau, Unibanco e Bradesco como gestor e CFO a frente de processos gerenciais para Ouvidoria, Sistemas de Controles Operacionais, Relações de Consumo e Jurimetria, assim como para o Governo Federal e Governo do Estado de SP. Professor e Coordenador Acadêmico para cursos de extensão, pós-graduação, MBA e LLM da Escola de Administração e Escola de Direito Rio da FGV

Prof. Daniel Ferreira Falcão

Doutorando em Contabilidade pela UnB, Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios pela UFRRJ, MBA em Finanças Corporativas pela UCAM-RJ e Graduado em Ciências Contábeis pela UFRJ. É professor de graduação e MBA de várias instituições de ensino. Além das atividades docentes exercidas a 13 anos, atua na área contábil financeira desde 1995, tendo atuado como auditor pela DELOITTE Touche Thomatsu, Supervisor Financeiro na Embratel, Gerente de Contabilidade do Fundo de Pensão Telos-Embratel, Gerente de Controladoria das Empresas BRASIF e Diretor Financeiro de um grupo de Construtora, Imobiliária e Incorporadora. Atualmente atua como Consultor Empresarial.
 

Prof. Marcelo Pomeraniec Carpilovsky

Doutor em Psicologia e Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Formado em Engenharia de Sistemas pela PUC-Rio e em Direito pela UERJ. Professor de pós-graduação e palestrante nas disciplinas Criatividade e Inovação nas Organizações, Negociação, Processo Decisório, Comunicação Interpessoal e Gestão de Pessoas. Professor do FGV Management. Especialista em Psicodrama Pedagógico e Organizacional. Curso na Creative Education Foundation (Buffalo / NY). Coautor do livro Liderança e Motivação da Série Gestão de Pessoas / Publicações FGV Management. Coach certificado pela Internacional Coaching Community. Cursos e palestras ministrados em empresas públicas e privadas.
 


Prof. Gledson Pereira Lima

Glêdson Pereira Lima possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela COPPE-UFRJ e Especialização em Construção Civil pela Escola de Engenharia da UFMG. É formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU - Centro Universitário Metodista do Rio de Janeiro e é Técnico em Edificações pela Escola Técnica Federal do Rio de Janeiro - CEFET-RJ. Possui também o título de Auditor Líder em Sistemas de Gestão de Qualidade - ISO 9000 pela HGB, reconhecido pela Stat-a-Matrix – SAM Institute of USA. Iniciou sua carreira como Técnico em Edificações, onde adquiriu 10 anos de experiência trabalhando em construtoras como Carioca Christiani Nielsen Engenharia, AC Lobato Engenharia, Atlântica Empreendimentos Imobiliários e Atlântica Residencial, desenvolvendo grandes obras industriais, residenciais e comerciais. Posteriormente, como Arquiteto, foi responsável técnico por várias obras residenciais e comerciais de grande porte. Logo após, tornou-se Coordenador de Projetos no desenvolvimento de empreendimentos residenciais e também trabalhando em programas de inovação tecnologia para sistemas construtivos racionalizados e matérias de construção. Implantou e certificou Sistemas de Gestão de Qualidade e Segurança do Trabalho em diversas Construtoras, trabalhando como Coordenador de Qualidade e Representante da Diretoria. Desenvolveu também diversos projetos de grande porte nas áreas de Segurança do Trabalho, Qualidade e principalmente Engenharia Civil, por meio de consultoria para empresas e construtoras, acompanhando projetos específicos, temporários e perenes. Atualmente é Gerente Técnico de conceituada construtora, além de atuar como consultor técnico nas áreas de Tecnologia, Qualidade, Planejamento Estratégico, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Hoje conta com mais de 20 anos de experiência nas áreas em questão.

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