MBA em Gestão: Incorporação e Construção Imobiliária

Apresentação

A FGV desenvolveu o MBA em Gestão: Incorporação e Construção Imobiliária para suprir a necessidade de desenvolvimento gerencial dos executivos do segmento do mercado imobiliário. As disciplinas que compõem o programa do curso foram selecionadas criteriosamente com o objetivo de complementar a formação do profissional. Seu conteúdo inclui desde fundamentos básicos para a gestão de negócios (contabilidade, custos, matemática financeira, marketing, economia, estratégia, gerenciamento de projetos) até as etapas essenciais do ciclo de vida dos empreendimentos imobiliários (concepção, viabilidade, incorporação, planejamento, desenvolvimento e implementação), passando por tópicos específicos de áreas afins (direito, qualidade, meio-ambiente) e pelo desenvolvimento de habilidades gerenciais (gestão de pessoas, negociação).
 
 

 

Diferenciais

Objetivos, Público-Alvo e Metodologia

OBJETIVOS: Desenvolver uma visão holística das atividades de desenvolvimento imobiliário, com foco nas atividades de incorporação e construção de edificações. Oferecer conhecimentos técnicos aos alunos para se tornarem gestores líderes, tanto no ambiente das organizações nas quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais graduados envolvidos com a área de construção civil que pretendam trabalhar na área e segmentos correlatos. Profissionais cujo ponto atingido em suas carreiras os obriga a alcançar novos níveis de formação acadêmica. Profissionais que sintam necessidade de reciclagem. Profissionais que aspirem cargos executivos em suas empresas e que demandem, além de experiência profissional, sólidos conhecimentos de economia, gerência, finanças e pessoas.

METODOLOGIA: O MBA FGV prevê exposição oral e dialogada, abordando os aspectos práticos dos assuntos que serão tratados e, quando necessário, serão contextualizados pela respectiva teoria. As dinâmicas em sala de aula incluem exercícios, estudos de casos, trabalhos em grupo e individuais para a efetiva fixação dos conhecimentos.

Estrutura Curricular

NÚCLEO GESTÃO: estrutura curricular comum aos cursos de outras áreas de conhecimento. Visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa. Visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder, seja na empresa que trabalha ou no próprio negócio. Capacidade de relacionar teorias à práticas de gestão por meio de um jogo de negócios. Autoconhecimento de competências comportamentais para elaboração de um plano de carreira.

NÚCLEO INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO IMOBILIÁRIA: Aprofundamento do conhecimento específico das atividades envolvidas no processo de Desenvolvimento Imobiliário – Incorporação e Construção.  Desenvolver uma visão completa das principais etapas envolvidas no processo de desenvolvimento imobiliário.  Desenvolver a capacidade de avaliação da viabilidade econômico-financeira de empreendimentos imobiliários.  Capacitar o aluno a atuar como gestor de projetos de desenvolvimento imobiliário.

NÚCLEO GESTÃO:​

  • Gestão Estratégica
  • Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento
  • Matemática Financeira
  • Contabilidade Financeira
  • Economia Empresarial
  • Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
  • Marketing
  • Negociação e Administração de Conflitos
  • Jogos de Negócios

 

NÚCLEO INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO IMOBILIÁRIA:

  • Aspectos Ambientais de Empreendimentos Imobiliários 
  • Aspectos Jurídicos de Incorporações e Construções Imobiliárias 
  • Fundamentos de Incorporação Imobiliária 
  • Financiamento e Investimento em Projetos Imobiliários 
  • Gestão de Operações e Obras 
  • Pré-Construção: Planejamento, Projeto e Orçamento da Obra 
  • Viabilidade Econômico-Financeira de Incorporações Imobiliárias 
  • Vendas Imobiliárias, Canais de Vendas e Trade Marketing
  • Desenvolvimento de Carreira

 

VANTAGENS DO NOVO FORMATO DO MBA EM GESTÃO: INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO IMOBILIÁRIA

Com uma nova e moderna formatação, similar à dos MBAs das melhores universidades do mundo, o aluno faz o NÚCLEO GESTÃO com alunos de outras ênfases. Em seguida, o NÚCLEO INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO IMOBILIÁRIA é ministrado para os alunos que optaram por essa formação. Nesse formato, o aluno poderá iniciar o MBA por qualquer um dos NÚCLEOS. 

Para aqueles que desejarem no futuro fazer uma ÊNFASE diferente daquela do primeiro MBA, a FGV concederá isenção integral do NÚCLEO GESTÃO, desde que dentro do prazo de 5 anos a contar da data de conclusão do primeiro MBA. Esse benefício representa, além do prazo reduzido para conclusão do segundo MBA, 50% de desconto no preço do curso e 50% de isenção acadêmica.

 

Ementas

GESTÃO DE PESSOAS

Mudanças comportamentais. Gestão do autoconhecimento. Tipologias comportamentais e autoconhecimento. Aprendizagem e comportamento organizacional. O líder como educador. Processos de comunicação. Comunicação interpessoal. Canais de comunicação formais e informais. Motivação. Aspectos conceituais e teorias motivacionais. Liderança como essência da gestão. Líder coach versus líder mentor. Competências e desenvolvimento de liderança. Formação e desenvolvimento de equipes.


NEGOCIAÇÃO

Importância da negociação. Conceitos fundamentais de negociação. O objeto da negociação. O conflito na empresa e a negociação gerencial. Comunicação Interpessoal como componente primordial para o processo de negociação. Linguagem corporal na negociação. Assertividade. Estratégias e estilos de Negociação. Teoria de estilos a sua argumentação. Negociação com pessoas de diferentes estilos. O perfil do gestor como negociador. O processo da negociação: elementos e fases. Principais modelos de negociação. Negociação em diferentes culturas.


VIABILIDADE DE EMPREENDIMENTOS E INCORPORAÇÕES IMOBILIÁRIAS

Análise da viabilidade econômico-financeira de incorporações imobiliárias. Viabilidade mercadológica: inteligência de mercado integrada. Viabilidade técnica (natureza, tipologia, padrão, tema): estudo de massa e eficiência econômica. Indicadores da viabilidade econômico-financeira (TIR, VPL, Margem Líquida, Exposição Máxima etc). Cenários com estudos estáticos e dinâmicos (planilhas, quadros, custos e receitas).


ASPECTOS AMBIENTAIS DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Interferência dos aspectos ambientais na viabilidade de empreendimentos imobiliários. Ecologia: histórico, perspectivas e tendências. Sustentabilidade ambiental: certificações de empreendimentos e tendências. Licenciamento ambiental. Estudo de impactos ambientais de projetos de construção civil.


ASPECTOS JURÍDICOS DE INCORPORAÇÕES E CONSTRUÇÕES

Fundamentos. Registro imobiliário. Lei 4591/64 – Incorporação Imobiliária. Lei 8078/90 – Código de Defesa do Consumidor. Planejamento Societário. Lei 10.931/04 – Patrimônio de Afetação. Alienação Fiduciária da coisa imóvel. Responsabilidades. Mediação e arbitragem.


COORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EDIFICAÇÕES

O papel do projeto no processo do empreendimento. Agentes envolvidos e seus objetivos. O processo de projeto e sua gestão: definição de programa, avaliação, verificação e análise crítica. Etapas dos projetos de edificações: estudos preliminares, ante-projetos, projetos executivos, detalhamento e asbuilt. Projetos complementares. Aprovações: prefeituras, concessionárias e órgãos ambientais. Planejamento do processo de projeto. Contratação de projetos e serviços de consultoria. Conceito de coordenação de projetos. O perfil do coordenador. Building Information Modeling (BIM): conceitos básicos, usos e aplicações no ciclo de vida da edificação.


FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO EM PROJETOS IMOBILIÁRIOS


O Sistema Financeiro Imobiliário - SFI. Financiamento para aquisição: FGTS, SBPE e outros. Financiamento à produção. Funding. Mercado de capitais: principais agentes, macroprocessos e legislação. Securitização. Certificados de base imobiliária: CRI, CEPAC, CCI e outros. Fundos de base imobiliária: FII, FIP, FIDC. Gestão de carteira de investimento imobiliária.


FUNDAMENTOS DE INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA

Incorporação Imobiliária: definição de empresa incorporadora e ciclo econômico. Estrutura de governança de incorporadoras: novos negócios, áreas de controle, desenvolvimento do produto e pós-vendas. Negócio Imobiliário: participantes, funding, ativos (terreno ou edifício) e ciclo estratégico. Incorporador x Construtor: integração, responsabilidades, interesses e posicionamento. Fases da estruturação imobiliária: prospecção e análise; viabilidade legal, técnica e edilícia; viabilidade econômico-financeira; aquisição do ativo imobiliário; montagem imobiliária; planejamento estratégico; campanha de vendas; avaliação dos resultados; entrega do empreendimento; e atendimento ao cliente.


GESTÃO DE OPERAÇÕES E OBRAS

Sistemas de apoio à gestão de obras. Acompanhamento físico-financeiro. Racionalização da construção: métodos e processos. Logística de canteiros de obra. Perdas e produtividade. Gestão da cadeia de suprimentos: compras e contratações. Gestão da mão-de-obra: própria e terceirizada. Integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional. Desenvolvimento tecnológico e inovação na Construção Civil. Visão geral da nova Norma de Desempenho.


ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO DE CUSTOS DE EDIFICAÇÕES

Conceito do orçamento. Papel do orçamento no ciclo do empreendimento. Funções dos setores de Planejamento e Orçamento. NBR 12.721: conceitos de área equivalente, CUB e estimativa de custos. Elaboração de orçamento: preliminar, paramétrico e analítico. Curva ABC. Acompanhamento e controle de custos. Planejamento físico do empreendimento.


PIN – PROJETO INTEGRADO DE NEGÓCIOS

Introdução aos conceitos do conhecimento científico. Introdução à metodologia de pesquisa. Conceitos e estrutura do plano de negócios. Conceitos e estrutura de estudos de casos. Desenvolvimento e apresentação de um projeto, na forma de um plano de negócios ou estudo de caso, com potencial para ser implementado e/ou utilizado futuramente como base para novos estudos.


VENDAS IMOBILIÁRIAS, CANAIS DE VENDAS E TRADE MARKETING

Estratégia, planejamento e gestão de vendas imobiliárias. Canais diretos, indiretos e alternativos: B2B, corporativos e internacionais. Ferramentas Web: mobile, SEO e redes sociais. Métricas e políticas comerciais: comissionamento, premiação e recebíveis. Estratégias de negociação: propostas, aprovações, descontos e resultados. Parcerias de vendas com outras indústrias. Gestão de informações de vendas. O Marketing no Trade: promoção, campanhas de vendas, marketing de guerrilha e gestão de PDVs.

Documentos para Matrícula

  • Cópia do diploma de graduação. Será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão de curso;
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da CNH;
  • 2 fotos 3x4.

 

Observações:

  • Candidatos deverão enviar pré-inscrição pelo site www.mmurad.com.br;
  • Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da M.Murad/FGV;
  • Para validação das cópias simples, deverão ser apresentados os documentos originais;
  • Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

Corpo Docente

Os professores do convênio MMurad - Conveniada FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. A seguir, o currículo de professores que regularmente ministram aulas em Vitória-ES. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.

Prof. Sérgio Cano Côrtes

Pós-Graduado em Marketing Estratégico pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com complementação Didático-Pedagógica, também pela FGV. Formado em Ciências Contábeis pela Faculdade Moraes Junior. Cursos de extensão nas áreas de administração, finanças, marketing e comunicação. Docente desde 1999 das disciplinas de Marketing, Finanças em Marketing, Planejamento Estratégico e Gestão de Vendas na Universidade Estácio de Sá. Atualmente, é Sócio-Diretor da SC2 Consultoria e Gestão de Negócios Imobiliários. Foi Diretor-Executivo da incorporadora Gaia Realizações Imobiliárias de 2010 a 2012. Durante 30 anos foi executivo da Caixa Econômica Federal, sendo que, de 2005 a 2010 foi Gerente Regional de Construção Civil.
 

Prof. Felipe da Costa Brasil

Doutor em Ciências / Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, com Estágio de Doutoramento da CAPES na Universidade de Évora em Portugal.  Mestre em Agronomia / Ciência do Solo e Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Mestrado em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida e de Cursos de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Meio Ambiente, QSMS e Segurança do Trabalho. Atualmente ocupa o cargo de diretor técnico da empresa Ambiente Brasil Engenharia e Tecnologia, com ênfase a Gestão e Planejamento ambiental empresarial, e atua nas áreas de consultoria, perícia e auditoria ambiental para diversas empresas. Autor de diversos artigos e técnicos.
 


Prof. Fábio Lopes Soares  

PhD em Business Administration (FCU-EUA), MSc - Mestrado em Direito (FMU), MBA - Gestão Econômica e Estratégica de Negócios (FGV), Especialista em Negociações Econômicas Internacionais (UNESP/UNICAMP), BSc - Bacharel em Direito (FDSBC), Advogado com OAB em SP, Contabilista (ETESP) e conhecimentos especializados em Defesa do Consumidor. Apresenta domínio sobre ferramentas de MCQ, PMO e certificações ISO, sendo Green Belt em Six Sigma. Membro efetivo da Comissão de Direito do Consumidor da OAB SP, do comitê setorial de Ouvidoria da ABRAREC, da ABO - Associação Brasileira de Ouvidores, da BRASILCON, especialista convidado pelo Jornal O Estado de São Paulo, JOTA (portal UOL de notícias) e avaliador da Revista Cientifica da CGU - Controladoria Geral da União. Sócio fundador da Bureau Sapientia, atuou por mais de 17 anos no Banco Itau, Unibanco e Bradesco como gestor e CFO a frente de processos gerenciais para Ouvidoria, Sistemas de Controles Operacionais, Relações de Consumo e Jurimetria, assim como para o Governo Federal e Governo do Estado de SP. Professor e Coordenador Acadêmico para cursos de extensão, pós-graduação, MBA e LLM da Escola de Administração e Escola de Direito Rio da FGV

Prof. Daniel Ferreira Falcão

Doutorando em Contabilidade pela UnB, Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios pela UFRRJ, MBA em Finanças Corporativas pela UCAM-RJ e Graduado em Ciências Contábeis pela UFRJ. É professor de graduação e MBA de várias instituições de ensino. Além das atividades docentes exercidas a 13 anos, atua na área contábil financeira desde 1995, tendo atuado como auditor pela DELOITTE Touche Thomatsu, Supervisor Financeiro na Embratel, Gerente de Contabilidade do Fundo de Pensão Telos-Embratel, Gerente de Controladoria das Empresas BRASIF e Diretor Financeiro de um grupo de Construtora, Imobiliária e Incorporadora. Atualmente atua como Consultor Empresarial.
 

Prof. Marcelo Pomeraniec Carpilovsky

Doutor em Psicologia e Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Formado em Engenharia de Sistemas pela PUC-Rio e em Direito pela UERJ. Professor de pós-graduação e palestrante nas disciplinas Criatividade e Inovação nas Organizações, Negociação, Processo Decisório, Comunicação Interpessoal e Gestão de Pessoas. Professor do FGV Management. Especialista em Psicodrama Pedagógico e Organizacional. Curso na Creative Education Foundation (Buffalo / NY). Coautor do livro Liderança e Motivação da Série Gestão de Pessoas / Publicações FGV Management. Coach certificado pela Internacional Coaching Community. Cursos e palestras ministrados em empresas públicas e privadas.
 


Prof. Gledson Pereira Lima

Glêdson Pereira Lima possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela COPPE-UFRJ e Especialização em Construção Civil pela Escola de Engenharia da UFMG. É formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU - Centro Universitário Metodista do Rio de Janeiro e é Técnico em Edificações pela Escola Técnica Federal do Rio de Janeiro - CEFET-RJ. Possui também o título de Auditor Líder em Sistemas de Gestão de Qualidade - ISO 9000 pela HGB, reconhecido pela Stat-a-Matrix – SAM Institute of USA. Iniciou sua carreira como Técnico em Edificações, onde adquiriu 10 anos de experiência trabalhando em construtoras como Carioca Christiani Nielsen Engenharia, AC Lobato Engenharia, Atlântica Empreendimentos Imobiliários e Atlântica Residencial, desenvolvendo grandes obras industriais, residenciais e comerciais. Posteriormente, como Arquiteto, foi responsável técnico por várias obras residenciais e comerciais de grande porte. Logo após, tornou-se Coordenador de Projetos no desenvolvimento de empreendimentos residenciais e também trabalhando em programas de inovação tecnologia para sistemas construtivos racionalizados e matérias de construção. Implantou e certificou Sistemas de Gestão de Qualidade e Segurança do Trabalho em diversas Construtoras, trabalhando como Coordenador de Qualidade e Representante da Diretoria. Desenvolveu também diversos projetos de grande porte nas áreas de Segurança do Trabalho, Qualidade e principalmente Engenharia Civil, por meio de consultoria para empresas e construtoras, acompanhando projetos específicos, temporários e perenes. Atualmente é Gerente Técnico de conceituada construtora, além de atuar como consultor técnico nas áreas de Tecnologia, Qualidade, Planejamento Estratégico, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Hoje conta com mais de 20 anos de experiência nas áreas em questão.

Estude na FGV em Vitória!

Pré-Inscrição

Líder Nacional no Ranking do MEC

Cursos
Relacionados

Ver Todos os cursos

Pós-Graduação • MBA

MBA em Gestão Comercial

Pós-Graduação • MBA

MBA em Saúde - Gestão de Clínicas e Hospitais

Pós-Graduação • MBA

Pós-Graduação em Administração de Empresas

Pré-Inscrição