(27) 2125-4761

Apresentação

Líder nacional no ensino de pós-graduação lato sensu em Marketing, a MMurad - Conveniada FGV oferece um programa inovador, fundamentado na aplicação prática dos conceitos e técnicas modernas de marketing, obtidas a partir das experiências das melhores empresas e instituições de ensino, no âmbito nacional e internacional.
 

Objetivos

  • Familiarizar os participantes com os conceitos e técnicas modernas do Marketing, através da identificação das melhores práticas gerenciais adotadas por empresas de sucesso; 
  • Desenvolver nos participantes a habilidade de pensar e agir estrategicamente, voltada para a obtenção de resultados; 
  • Elaborar um Plano de Marketing de uma linha de produtos ou serviços de uma empresa existente (preferencialmente) ou nova; 
  • Promover a troca contínua de experiências entre profissionais de renome e os participantes do curso, desenvolvendo habilidades interpessoais e a capacidade de trabalhar em equipe; 
  • Oferecer aos participantes conhecimentos que possam ser aplicados no dia-a-dia profissional e que contribuam para alavancar a carreira ou a desenvolver o próprio negócio.

Público-Alvo

Este curso destina-se a profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que necessitam adquirir, aprofundar ou aplicar as técnicas de Marketing para assumir posições de comando em suas empresas.

Estrutura Curricular

  • Comportamento do Consumidor;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas;
  • Gestão de Serviços e Marketing Interno;
  • Formação e Administração de Preços;
  • Finanças para Executivos de Marketing;
  • Liderança e Formação de Equipes de Alto Desempenho;
  • Gestão de Logística, Distribuição e Trade Marketing;
  • Gestão de Vendas;
  • Negociação Comercial;
  • Gestão da Lealdade dos Clientes;
  • E-Commerce;
  • Gestão de Varejo e Franquias;
  • Marketing Internacional;
  • Comunicação Integrada de Marketing na Era Digital;
  • Gestão de Mídias Sociais;
  • Planejamento Estratégico de Marketing;
  • Implementação do Plano Estratégico de Marketing;
  • Jogos de Negócios;
  • TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.

Ementas

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

O comportamento do consumidor. Teorias da racionalidade econômica, comportamental, psicanalítica, social, antropológica e cognitivista. Fatores de influência no comportamento de compra. Tipos de compra e processo decisório de consumo. O comportamento do consumidor organizacional.

 

PESQUISA DE MERCADO

Aplicações da Pesquisa de Marketing. Sistema de Informação de Marketing – SIM. Planejando uma pesquisa. A pesquisa quantitativa. Pesquisa qualitativa e outras classificações. Segmentação de mercado: objetivos da segmentação. Benefícios e limitações da segmentação. Critérios de Segmentação.

Benefícios Esperados: ao término do módulo, os alunos conhecerão a abrangência das principais técnicas e aplicações de pesquisa de mercado, que possam discernir sobre a escolha de Institutos de Pesquisa e que possam utilizar pesquisas como ferramenta no processo de decisão.

 

GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E MARCAS

Conceitos fundamentais em produtos. A inovação em produtos. Etapas para lançamento de novos produtos. O ciclo de vida do produto. Análise do ciclo de vida do produto. Estratégia para o ciclo de vida dos produtos. Análise do portfólio de produtos. Gerenciamento do portfólio de produtos. A estratégia de marcas. Embalagem e rotulagem. Estratégia de posicionamento. O gerenciamento de produtos e marcas nas organizações.

Benefícios Esperados: ao término deste módulo, espera-se que os alunos compreendam que a Gestão do Produto envolve uma interface em todas as áreas funcionais da organização e é particularmente importante para o marketing-mix; que a Gestão de Marcas desempenha um valor estratégico para a lealdade do cliente e lucratividade do negócio; os conceitos de difusão de inovações e de ciclo de vida dos produtos são valiosas ferramentas para a gerência de produtos; O posicionamento do produto é o único “nicho” que uma empresa ocupa no mercado; As principais etapas no lançamento e desenvolvimento de novos produtos.

 

GESTÃO DE SERVIÇOS E MARKETING INTERNO

Fundamentos do Marketing de Serviços. Diferenças entre serviços e produtos. Gestão da qualidade em serviços. Produtividade em serviços. Identificação, recuperação e relacionamento com clientes. Monitoramento da satisfação do cliente. Tangibilização dos serviços. Desenvolvendo a percepção dos clientes. Marketing Interno. Condições para o Empowerment. Estratégia em Serviços. Em busca do composto ótimo.

Benefícios Esperados: remeter para o participante ao atual “estado da arte” na prestação de serviços; Criar quadro de referência que auxilie a identificar razões de insatisfação dos clientes e novas soluções para seus problemas; Idealizar formas de eliminar razões de insatisfação dos clientes com os serviços prestados por uma empresa; Analisar adaptações e/ou mudanças internas necessárias à satisfação dos clientes.

 

FORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PREÇOS

O ambiente de negócios. Comportamento de compra do consumidor. Influência do macro ambiente. Análise da concorrência. Estratégia competitiva e objetivos empresariais. A Importância dos custos na formação do preço.  Principais classificações dos custos e despesas. Margem de contribuição. Sistemas de custeio. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Métodos de definição de preços. Políticas e administração de preços. Políticas de preços para novos produtos. Preço de serviços.

Benefícios Esperados: ao término do curso, os participantes estarão aptos a formular estratégias de preços considerando as diferentes fases do ciclo de vida do produto; Estabelecer preços considerando a demanda; Benchmarking entre os participantes da indústria; Planilha de custos; Verificar a consequência de cada ação de preços no resultado da empresa. 

 

FINANÇAS PARA EXECUTIVOS DE MARKETING

O que é finanças. A relação entre finanças e marketing. Relação entre objetivos corporativos e marketing. Matemática Financeira: Juros Simples e Juros Compostos – Valor Presente e Valor Futuro de um fluxo de caixa; Instrumentos financeiros para tomada de decisão em marketing. Princípios de finanças para análise de projetos e decisões de marketing. Fundamentos de um orçamento de marketing.

Benefícios Esperados: ao término dessa disciplina, espera-se que os alunos adquiram os conhecimentos básicos de finanças aplicados ao Marketing e entendam que toda decisão de Marketing é também uma decisão financeira.

Obs.: É indispensável que o aluno tenha uma calculadora financeira, preferencialmente a HP 12C ou 10B.

 

LIDERANÇA E FORMAÇÃO DE EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO

Liderança versus gerência. Características dos líderes. Estilos de liderança. Poder e conflito nas organizações. Motivação e empowerment. Estágios de evolução de equipes.  Planejamento organizacional. Montagem da equipe. Desenvolvimento da equipe de alto desempenho. Times de trabalho auto-dirigidos.


Benefícios Esperados: ao término da disciplina, espera-se que o participante esteja melhor preparado para desenvolver o processo de autoconhecimento e de transformação pessoal. Desenvolver suas competências para liderar pessoas e obter melhores resultados através do comprometimento de sua equipe. Aprofundar a escuta ativa e a comunicação eficaz. Potenciar o relacionamento interpessoal. Focar na premissa de que a verdadeira equipe transforma desafios em oportunidades. Enfrentar os desafios frente às mudanças. Compreender os fatores críticos de sucesso da liderança, interiorizando os aspetos fundamentais da sua intervenção na equipe, conhecendo a sua motivação e dinâmica. Não superestimar a capacidade de execução da equipe. Ser bem sucedido nos processos de apoio e na delegação.

 

GESTÃO DE LOGÍSTICA, DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING

Importância da Logística na economia moderna. Suprimentos. Armazenagem. Modalidades de transporte. Logística de resposta de serviços (LRS). Supply Chain Management (SCM). Tecnologia da informação na Logística. Canais de distribuição. Características e funções. Estratégias de canais de distribuição. Trade Marketing. Modelos de atuação entre fabricantes e pontos de vendas. O conceito de marketing aplicado aos canais de vendas. A importância de Trade Marketing para as organizações.

Benefícios Esperados: espera-se que os participantes compreendam que os intermediários são usados no canal de distribuição devido à sua eficiência e às funções especializadas que desempenham. Os atacadistas desempenham funções importantes no canal, as quais nem os fabricantes nem os varejistas podem desempenhar de forma particularmente adequada. Logística é um sistema de atividades que afeta as utilidades de tempo e lugar proporcionadas por um canal de distribuição.

 

GESTÃO DE VENDAS 

Vendas na estratégia de marketing. Pressupostos básicos da política comercial. O processo da venda. Relacionamento baseado em valor Administração de vendas. Sistemas de informação de vendas - automação da força de vendas. Estrutura e funções de vendas - uma visão estratégica. A busca do melhor mix entre clientes, produtos e territórios. Onde ocorrem as vendas: o campo de trabalho. Relacionamento comercial.  Fatores críticos de sucesso.


Benefícios esperados: ao término deste módulo, espera-se que os alunos estejam aptos a desenvolver as principais ações táticas de vendas, a partir de uma perfeita adequação das mesmas aos objetivos e estratégias mercadológicas da companhia; que compreendam todas as etapas pertinentes à administração de vendas.

 

NEGOCIAÇÃO COMERCIAL

Planejando a negociação. Estágios de uma negociação. Modos de influenciar. Modelos de persuasão. Como e porque se preparar. Como e porque ganhar tempo. Como lidar com cada tipo de negociador. Escutar, sondar e questionar: uma maneira de diminuir conflitos. Diferentes maneiras de contornar um problema. A importância de perceber e usar a linguagem corporal. Fechando a negociação e métodos de diminuição de dissonância cognitiva.


Benefícios esperados: ao término deste módulo, espera-se que os alunos saibam identificar os passos de negociação necessários ao estabelecimento de um relacionamento duradouro; que possam implementar, ou “aprofundar” na empresa em que trabalham uma cultura de administração deste relacionamento junto a seus clientes.

 

GESTÃO DA LEALDADE DOS CLIENTES

1. Infraestrutura Organizacional: Cultura organizacional orientada ao cliente (paradigma transacional x paradigma relacional), Integração e aderência das áreas organizacionais à nova cultura (finanças, RH, operações e marketing), Gestão do pessoal interno – ERM (Employee Relationship Management), Mapeamento e posicionamento do portfólio de clientes (segmentação);


2. Infraestrutura ferramental: Desenho do Processo de Negócio (Business Process Design), Ferramentas de Inserção e Consulta de Dados do Cliente (CRM), DataBase Marketing (DBM), Integração dos Diversos Canais de Relacionamento (Pontos de Contato do Cliente com a Organização), conhecimento de ferramentas básicas de Tecnologia da Informação aplicadas à estratégia;


3. Projetos/Programas de Gestão da Lealdade do Cliente: A) Ações por meio da Internet – loja virtual, e-mail marketing; B)  Ações por meio da mala direta; C)  Ações por meio de programas de relacionamento (lealdade); D) Ações utilizando Cross Selling, Up-Selling, Recompra;


4. Investimento, Controle e Mensuração: Levantamento das necessidades de investimento para implementação de campanhas, KPIs de controle e avaliação da performance, apuração do retorno do investimento e eficácia das campanhas.


Benefícios esperados: o objetivo é dar ao aluno uma visão completa e prática de como obter resultados efetivos a partir do gerenciamento da lealdade da carteira de clientes, identificando os pontos internos das organizações onde o alinhamento estratégico se torna imprescindível, uso de ferramentas apropriadas ao processo, aplicação de programas específicos para o aumento incremental da participação do cliente na receita da organização e controle sobre o investimento, indicadores e retorno das iniciativas. Promover uma mudança cultural incentivando a obtenção da lucratividade a partir de práticas de relacionamento que agregam valor ao cliente, em detrimento de práticas transacionais impessoais.

 

E-COMMERCE

A Internet e os negócios. Surgimento da internet comercial. A internet e a estratégia das empresas. Operações, tecnologia e segurança. Tecnologia de comércio eletrônico. Entendendo o público-alvo, o consumidor on-line. Marketing em negócios na Internet. Segmentação, metas e posicionamento competitivo no ambiente da internet. Impacto da Internet nos programas de marketing. Administração do esforço de marketing on-line.

Benefícios esperados: ao término deste módulo, os participantes estarão aptos a desenvolver estratégias de comercialização de produtos e serviços via internet.

 

GESTÃO DE VAREJO E FRANQUIAS

Marketing de Varejo: Conceitos, panorama e tendências do varejo. Classificação e formatos. Principais oportunidades de vantagem competitiva no varejo. Composto de varejo. Gerenciamento de categorias. Localização comercial. Franchising: conceitos do Franchising. Principais aspectos jurídicos e de gestão. Passo a passo para a formatação de uma nova rede de franquias.

Benefícios esperados: ao término deste módulo, espera-se que o aluno tenha uma visão geral do varejo com lojas físicas no contemporâneo, globalizado e altamente competitivo, e as especificidades do marketing em um empreendimento de varejo físico, sob a ótica da organização varejista. Conhecer as tendências do varejo e suas consequências práticas. Identificar os diferentes tipos de formato, de propriedade e suas aplicações. Formular adequadamente uma estratégia de varejo para empresa nova ou existente, com diferenciais e vantagens competitivas sustentáveis. Identificar e manipular os elementos do composto de varejo, gerando percepção de valor para o empreendimento varejista físico. Conhecer os benefícios da técnica do Gerenciamento de Categorias. Identificar os aspectos relevantes para a seleção de um ponto comercial. Identificar o papel das partes no sistema de franchisinge fatores de sucesso. Conhecer as exigências da legislação brasileira sobre franquias. Identificar os aspectos mais importantes de gestão. Conhecer os passos para a formatação de uma nova rede de franquias.

 

MARKETING INTERNACIONAL

Demandas do mercado global. Estratégias de internacionalização: multinacionais, globais, internacionais e transnacionais. Diferenciais competitivos do executivo transnacional. Interfaces entre os “Business Managers”,”CountryManagers”, “Functional Managers” e “Corporate Managers”. Marketing Mixaplicado aos negócios internacionais: decisão de produto global, customizado ou local; Decisão de preço de entrada e manutenção nos mercados globais; Decisão de comunicação global ou local; Decisão de canais de distribuição internacional. Cases de internacionalização de empresas brasileiras.

Benefícios esperados: ao término do módulo, espera-se que os alunos entendam as mudanças estruturais da sociedade global e os impactos sobre os negócios das organizações; Desenvolvam a capacidade de percepção para negociação em mercados de diversidade cultural; Desenvolvam a capacidade de estabelecer estratégias de internacionalização das atividades de uma organização; Desenvolvam a capacidade de gerir o marketing-mixem ambiente globalizado.

 

COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING NA ERA DIGITAL

Conceito e processo de comunicação. Evolução e novas tendências na área de comunicação (da mídia de massa à mídia individualizada e participativa; a “aldeia global”, a web e a interatividade); Do conceito de públicos ao de stakeholders; A dinâmica e as diferentes ferramentas do composto de comunicação empresarial, com suas aplicações e limites; A estrutura do mercado de comunicação (atores, formas de remuneração). Planejamento de comunicação integrada de marketing: posicionamento, conceito e marca (da USP à XSP); Briefing, caminhos criativos e tipos de campanha; Legislações e ética em propaganda e promoções; Merchandising in-scripte inserção de produto; Co-brandinge promoções cruzadas; Conceitos básicos de mídia: fontes de informação e dados, canais e indicadores (do ROI ao ROE). Convergência: Transmídia, Cross Media e Storytelling.Marketing Digital e Móvel: geolocalização; mobile tagginge realidade aumentada; Social ads, links patrocinados, mecanismos de otimização de busca (SEM, SEO, Seeding); Advergamese Advertainment; Marketing viral, e-mail marketing e redes sociais corporativas; Compras coletivas. Os dilemas e o perfil do novo gestor de marketing.


Benefícios esperados: ao término da disciplina, espera-se que os alunos conheçam a evolução e as novas tendências no uso das ferramentas que compõem a comunicação integrada de marketing no mundo globalizado.

 

GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS

Redes sociais: história, conceitos e princípios básicos. Era da Informação. Laços sociais e o impacto nas redes online. Principais serviços: Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn, Foursquare etc. Blogs. Foruns. Mercado de compras coletivas. Estratégias de redes sociais. Planejamento de ações e campanhas. Redes sociais corporativas. Impactos da mobilidade. Gestão do relacionamento com o e-consumidor / CRM Virtual. Comunidades Virtuais. Redes Sociais para comunicação interna.

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING

Alinhamento empresarial. Conceitos, críticas e a evolução do planejamento estratégico de marketing (PEM). Componentes do PEM. Visão, valores, políticas e missão. Análise de cenários. Identificando oportunidades. As matrizes. Análise das forças competitivas. Arquitetura estratégica. Formulação de objetivos e metas. Estratégia competitiva de porter. A cadeia de valor. Posicionamento estratégico. Fazendo o PEM acontecer; O detalhamento das estratégias e ações; Táticas de Marketing-Mix. Implementação do PEM. Orçamento. Avaliações financeiras. Feedback e controle. Formatação e apresentação do relatório do PEM.


Benefícios esperados: após a realização deste módulo espera-se que os alunos saibam: definir o fluxograma de formulação de um Plano Estratégico de Marketing; Que os participantes possam detectar mudanças no ambiente externo e avaliar sistematicamente a posição competitiva de sua empresa e responder rapidamente por meio de estratégias eficientes de marketing às oportunidades e riscos que o mercado apresenta; Que o Plano de Marketing é um conjunto de atividades complexas e integradas, responsável por decisões relacionadas a produto, preço, comunicação, distribuição e vendas de bens e serviços.

 

IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING

Apresentação preliminar dos Planos Estratégicos de Marketing, pelos alunos ao professor da disciplina, que fará uma análise técnica e crítica do desenvolvimento do trabalho, para que possam concluí-lo corretamente e posteriormente apresentá-lo.

 

JOGOS DE NEGÓCIOS

Os jogos de negócios consistem na simulação de um ambiente empresarial competitivo, desenvolvido a partir de um software de última geração, para processamento do jogo (coordenação) e apoio à decisão (participantes).

Investimento

Condições de Pagamento:

  • À vista - R$ 23.285,00
  • R$ 11.475,00 de entrada mais 12 parcelas de R$ 1.049,00
  • R$ 6.080,00 de entrada mais 18 parcelas de R$ 1.049,00
  • R$ 1.000,00 de entrada mais 24 parcelas de R$ 1.049,00
  • Outras formas de parcelamento sob consulta

Contratos com parcelamento superior a 12 meses, sofrerão, a partir da 13ª mensalidade, reajuste do IGPM/FGV.

Valores incluem material didático digital e taxa de emissão do certificado de conclusão da Fundação Getulio Vargas.

CONDIÇÕES ESPECIAIS ATÉ 30 DE DEZEMBRO - FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO PELO SITE E GARANTA O DESCONTO!

FINANCIAMENTO EXCLUSIVO BANESTES (valor simulado e sujeito a confirmação):

R$ 500,00 + 48 parcelas de R$ 620,00 ou R$ 500,00 + 36 parcelas de R$ 765,00

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Documentação para Matrícula

  • Comprovante de graduação: cópia autenticada do diploma. Será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão de curso para aqueles que ainda não estão de posse do diploma;
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da CNH;
  • 2 fotos 3 x 4.

 

Observações:

  • Para validação das cópias simples deverão ser apresentados os documentos originais;
  • Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da MMurad - Conveniada FGV;
  • Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

Corpo Docente

Os professores do convênio MMurad -Conveniada FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. A seguir, o currículo de professores que regularmente ministram aulas em Vitória-ES. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.

 

Luis Carlos Seixas De Sá (Coordenador)

Economista (PUC-RJ); Doutorando pelo ISCTE Lisboa; Mestre em Administração de Empresas (MBA) pela HEC School of Management (França). Mestre em Planejamento Organizacional pela FGV-EBAP, Rio de Janeiro. Idealizador, Professor convidado e há 14 anos Coordenador Acadêmico dos Programas de Pós-Graduação MBA em Marketing da Fundação Getulio Vargas em inúmeras cidades do Brasil. Como executivo, ao longo de 18 anos exerceu a Diretoria Executiva de Marketing da Bradesco Seguros; a Gerência Nacional de Vendas da American Express e as Gerências de Marketing e Planejamento Estratégico do Citibank. Há doze anos é Sócio-Diretor da SÁ & ASSOCIADOS Integradora de Conhecimentos Ltda.; e da PERFORM Consultoria e Assessoria Ltda. Empresas especializadas em Consultoria e Treinamento em Estratégia Empresarial, Marketing e Vendas.

 

José Mauro Gonçalves Nunes

Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Vice-Diretor do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias, Professor Adjunto do Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana (UERJ-IFHT). É Professor Convidado dos cursos de MBA e Pós-MBA do IDE-FGV Management. Foi Professor Visitante do Mestrado Execeutivo em Gestão Empresarial da Ebape (FGV). Foi Professor Adjunto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Convidado Centro de Pós-Graduação em Direito (CEPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi Coordenador do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Veiga de Almeida. É consultor de marketing, com atuações em empresas privadas e órgãos da administração pública estadual e municipal. É autor de livros como "Linguagem e Cognição" (Rio de Janeiro: Editora LTC, 2006) e "Comportamento do Consumidor" (Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011, 1a. edição), "Pesquisa de Mercado" (Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012, 1a. edição) e "Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado" (Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, 3a. edição, coleção FGV Management, série Marketing, em colaboração com outros autores. Recebeu o Prêmio "Excelência em Ensino" do IDE/FGV Management no ano de 2007 e 2010. Além disso, é autor do blog de marketing "Pragma: Linguagem e Cultura de Consumo" (www.josemauronunes.blogspot.com).

 

Fabiano Simões Coelho

Mestre em Contabilidade gerencial pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Pós graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e Graduado em Contabilidade pela UERJ. Coordena os cursos de MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria e MBA em Mercado de Capitais na Fundação Getulio Vargas (FGV). Consultor de empresas na área de pricing, gestão de custos e planejamento estratégico. Palestrante do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ) e autor dos livros "Formação Estratégica de Precificação", da Editora Atlas e "Gestão de Custos", da editora FGV.

 

Eduardo Santiago Spiller

Doutor em Ciências em Administração, D.Sc, e Mestre em Ciências em Administração, M.Sc., pelo COPPEAD/UFRJ; Diplomado no Curso de International Affairs, Defense and Hemispheric Security do Inter American Defense College, Washington D.C., onde foi professor e Advisor da Divisão de Pesquisas; Diplomado no curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, onde é professor adjunto da Divisão de Planejamento e Gestão Estratégica, nas áreas de Planejamento, Estratégia, Inteligência e Gestão do Conhecimento; Pós-graduado em Engenharia de Transporte Ferroviário Urbano pela COPPE/UFRJ e em Análise de Sistemas pela PUC/RJ; Graduado em Engenharia Mecânica na UFF e em Direito na UFRJ, havendo sido agraciado com dignidade acadêmica no grau de Cum Laude. É professor convidado da UFRJ, do IBMEC e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército - ECEME. Leciona nos cursos de pós-graduação em Marketing e Gestão Empresarial. Sua atuação profissional diversificada, inclui funções gerenciais em diversas áreas, como Coordenador de sobressalentes e Coordenador de programas de testes de navios e plataformas de petróleo nos estaleiros Verolme; Gerente de Controle de Suprimentos e Controle Financeiro; Assessor da Superintendência Administrativa-Financeira, da Diretoria de Administração e Finanças, e da Presidência da CBTU e Superintendente de Recursos Humanos e Informática. É Advogado e Sócio-Diretor da Spiller Consultoria e Pesquisa Empresarial Ltda.

 

Carlos Renato Seabra De Almeida

Mestre em Administração pela EGN/UFRJ e Engenheiro Mecânico, com pós-graduação em Eletrônica. Bacharel em Ciências Navais. Sua experiência profissional abrange o desempenho de funções nas áreas de Estratégia, Administração, Produção, Operações, Auditoria, Telecomunicações e Logística, nas quais, durante mais de 20 anos, ocupou cargos de direção, supervisão e gerência. Possui grande vivência na área de RH, incluindo planejamento e gerenciamento de carreiras e implantação e gestão de equipe multidisciplinar. Docente convidado de cursos de MBA e Pós-graduação e de concursos, de diversas Instituições, entre as quais a FGV, atua nas áreas de Logística, Produção, Trade Marketing, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. Foi empresário, Restaurateur, Diretor de Logística da EVM Ltda e Diretor Administrativo da ProJuris Assessoria, Consultoria e Planejamento Empresarial. É Sócio-Diretor da Pro-Acta Consultoria e Treinamento em Sistemas de Gestão e Marketing. É conferencista e consultor da Bluebeacon e da Lighthouse - Consultorias de Estratégia e Marketing, da Infratelecom - Consultoria, Projetos e Serviços em Telecomunicações, da POP Marketing - Agência de Trade Marketing, e da Perform Consultoria Técnica em Marketing, Vendas e RH. Possui experiência internacional, tendo visitado 19 países das Américas, Europa e África, e a Antártica, em viagens a trabalho.

 

Cláudio Goldberg

Consultor Sênior do Instituto MVC/SP ( www.insitutomvc.com.br ), Professor da Fundação Getulio Vargas, Professor do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul, Professor Universidade Federal do Rio de Janeiro. Palestrante da Associação Brasileira de Marketing Direto, Palestrante da ABA-Associação Brasileira de Anunciantes. É Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Graduado em Ciências Políticas pela Escola Superior de Guerra , MBA em Marketing de Varejo pela Fundação Getulio Vargas e Mestrado em Administración Estratégica de Negocios pela UNIVERSIDAD NACIONAL DE MISSIONES FACULDAD DE CIÊNCIAS ECONÓMICAS – AR. Sócio e diretor de Vendas da Gplux Consultoria Ltda, com 20 anos de experiência desenvolvidos na área de Vendas e Negociação Comercial nos segmentos de Varejo, Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Ministrou, Palestras e Treinamento para mais de 2.000 gerentes comerciais, vendedores, pré-vendas e atendentes em técnicas de vendas e negociação para diversas empresas como Cargill Foods Brazil , Bayer, Mosaic, Agrosul Catarinense distribuidora, Avery Deninson, Embratel, Brasilcenter , TIM Celular , Telefônicas Empresas , Correios , Tigre S.C. , Shopping Center Conjunto Nacional de Brasília, Shopping Interlagos , Associação de varejo de papelaria e livros, CDL – Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, Brasif , Cocamar – Cooperativa agrícola de Maringá , Rede Lab’s de exames , Ártico Refrigerador, , Banco do Nordeste, Sebrae MT , Sistema Coca Cola de distribuição , Cia Atlethica , Universidade do Corpo , Task –Soluções em Automação , Coca Cola Refrescos , White Martins, , Br Trubo, Brasil Cap , Banco do Brasil , Mangels . Autor de artigos publicados em mídia especializada no INSIGHT MVC, SDR, GOLRH, Venda MAIS , Internet Business, etc. 

 

Alfredo Luis Bravo

Alfredo Bravo, M.Sc. Professor, Consultor e Palestrante nos temas: Negociação, Vendas e Mudanças Organizacionais. Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Rosário – Argentina. Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense – UFF. MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor de Negociação e Vendas da IBM – Curso High Performance Selling – HPS, feito em Harvard e Huthwaite. Professor nos MBAs da FGV, UFF e FAB. Atualmente Consultor de Vendas da Paragon, uma empresa IBM Business Partner Atuou como Analista de Sistemas na White Martins e Bayer S.A. Experiência em Gerência de Projetos e Gerência de Mudanças. www.alfredobravo.com.br.

 

Igdal Parnes

Empresário, associado a empresas dos setores: editorial, de comunicação, de desenvolvimento digital e de mobilidade sustentável. Foi diretor-geral da Editora Campus-Elsevier, um dos mais importantes grupos editoriais do Brasil. A Elsevier é uma das maiores e mais tradicionais editoras técnico-científicas do mundo. Foi diretor comercial do Jornal do Brasil, responsável pela venda de espaço publicitário e pelo relacionamento com as agências de publicidade e anunciantes do jornal e das revistas do grupo. Era também o gestor da área de Marketing ligada aos anunciantes e participava das ações de Marketing ligadas à circulação dos veículos da empresa. Trabalhou em diversas agências de publicidade; como diretor de atendimento e planejamento da Caio Domingues, diretor de grupo de contas da Provarejo, diretor de contas da Promo Ogilvy Mather e como supervisor da Standard Ogilvy Mather. Estruturou áreas comerciais e tem grande experiência nessa área. Desenvolveu e participou do desenvolvimento de diversos projetos de marketing, tendo sido responsável pelo atendimento a grandes e importantes clientes, tais como: Petrobrás, Xerox, BNDES, Sony Music, Mesbla, Brahma, Fleischmann Royal, Bausch Lomb, Chase Manhattan, entre outros. Recebeu diversos prêmios, como Profissional de Planejamento do Ano da Associação Brasileira de Propaganda, Top de Vendas, Clio Awards, Marketing Best,Top de Marketing e Colunistas. Já sob a sua direção, a Campus-Elsevier recebeu a premiação de melhor editora da região sul (Jornal do Comércio e Caixa Econômica) e um Prêmio Jabuti (melhor livro jurídico). Fez parte da diretoria da ABMN (Associação Brasileira de Marketing e Negócios) e do CONAR (Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária). É professor do MBA da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, sendo convidado para cursos em outras cidades do Brasil.

 

Luiz Fernando Castro De Mello Leitão

Administrador com pós graduação em Marketing e mestrado em Gestão Mercadológica pela UnB (2002). Professor de graduação e pós graduação desde 1996 em diversas instituições de ensino, palestrante em marketing de relacionamento e planejamento estratégico de marketing. Trabalhou em empresas como Método Informática e SEBRAE. Sócio- Diretor da GRI Brasil, empresa de consultoria em marketing de relacionamento e planejamento estratégico de marketing. Autor do livro Tamanho não é Documento: Marketing de relacionamento para pequenas e micro empresas da editora Ciência Moderna, 2010.

 

Roberto Neme Assef

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC e Pós-Graduação em Marketing pela PUC-RJ. Formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (SP), é diretor da Lucre Consultoria de Lucratividade. Autor de livros, além de ter desenvolvido o software “Preço Certo”. É professor dos cursos de Pós-Graduação em Marketing e Varejo, na
Fundação Getúlio Vargas e Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Consultor Voluntário do Instituto Endeavor de Empeendedorismo.

 

Ronaldo Gitany Salim

Profissional com mais de 25 anos de atuação em Gestão de Vendas e Negociações Industriais. Trabalhou em multinacionais, como Eckardt (alemã); Ettore-Cella (italiana); Parker-Hannifin (americana). Eleito Homem de Vendas em duas oportunidades (1995 e 96), pela Parker Hannifin (lider mundial em automação e robótica). Atuou no fechamento de importantes contratos, com empresa como: Aluex (grupo Alcoa); Brahma; Ciferal; Valesul; Michelin; Coca-Cola; CSN; Usina Eletronuclear e Petrobras. É formado em Engenharia Elétrica, com especialização em Instrumentação pelo Instituto Brasileiro do Petróleo, Pós-Graduado em Finanças, MBA em Marketing e Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial, além de possuir o curso de reconhecimento internacional, The Sales Cycle (desenvolvido pela Parker Hannifin Corp. em parceria com a Ohio University). Professor do FGV Management, desde 2001, em MBA's de Gestão de Marketing; Gestão Empresarial; Gestão de Serviços, entre outros. Em 2011 foi homenageado por seu desempenho (reconhecimento FGV - Alunos), no primeiro curso de Formação de Analistas de Marketing e Vendas. É sócio da Motion & Control Consultoria e Treinamento Ltda, atuando na formação de gestores e análises de riscos.

 

Viviane Narducci Ferraz

Doutora em Administração de empresas pela EBAPE/FGV, Mestre em Administração Pública EBAPE/FGV e especialista em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ. Sua experiência acadêmica inclui a docência na graduação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, nos cursos de MBA da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/RJ e Fundação Getúlio Vargas –
FGV/RJ. Possui vasta experiência no âmbito gerencial de empresas públicas e, como consultora, atua na equipe da FGV Projetos.

 

Roberto Neme Assef

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC e Pós-Graduação em Marketing pela PUC-RJ. Formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (SP), é diretor da Lucre Consultoria de Lucratividade. Autor de livros, além de ter desenvolvido o software “Preço Certo”. É professor dos cursos de Pós-Graduação em Marketing e Varejo, na Fundação Getúlio Vargas e Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Consultor Voluntário do Instituto Endeavor de Empeendedorismo.

 

Eliane Bernardino

Mestre em Gestão Empresarial pela EBAPE-FGV - Fundação Getúlio Vargas (RJ); pós-graduada em Análise de Sistemas pela PUC-RJ e Marketing de Varejo pela ESPM-RJ; graduada em Engenharia Civil pela UFF. Sócia e Presidente da empresa franqueadora Mister Pizza, com cerca de 45 lojas no Brasil. Sócia-Diretora da Amplia Consultoria e Projetos, empresa de consultoria especializada na formatação de redes de franquias, já tendo atendido clientes como a Oi, Tigre, Fundação Roberto Marinho, BR Distribuidora, Yogoberry, Bagaggio, Autoglass, Koni Store, Rudge, Icatu Holding, Outback Steakhouse e outras (www.amplia.com.br). Fundadora e ex-Presidente da Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) por três biênios (1995, 2001 e 2003). Autora-líder do livro Marketing de Varejo, Editora FGV e Professora convidada da Fundação Getúlio Vargas (FGV Management) desde 1998, nas disciplinas Marketing de Varejo e Gestão de Redes de Franquias (MBA em Marketing e MBA em Vendas).

 

Alexandre Vianna

Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF, MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral (INSEAD & Kellogg), pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Engenheiro de Produção pela UFRJ. Sua experiência profissional inclui cargos de diretoria e gerência nas áreas de Marketing, Vendas e Operações em empresas como a Souza Cruz, Unibanco, Xerox, Brasil Telecom, tendo como última função executiva a função de C.O.O. (Chief Operating Officer) da Contax ¿ empresa de Contact Center do Grupo Telemar. Atualmente é Sócio-Diretor da PerformancePro - empresa de consultoria nas áreas de Desenvolvimento e Gestão de Negócios - Desenvolvimento de Negócios, Gestão Empresarial, Relacionamento com Clientes (CRM) e Educação. Participa freqüentemente como palestrante em eventos no Brasil e no exterior. É autor do livro de Gestão de Desenvolvimento de Produtos e Marcas pela Editora FGV.

 

José Mauro Gonçalves Nunes

Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Psicólogo e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vice-Presidente do Instituto de Desenvolvimento Municipal ¾ IDM, Professor Adjunto da PUC-Rio, Professor Adjunto da Universidade Veiga de Almeida, Professor da Universidade Estácio de Sá, Ex-Coordenador do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Veiga de Almeida. Desempenhou funções no Governo do Estado do Rio de Janeiro, no Grupo Executivo Delegacia Legal no ano de 2001. Autor de diversos artigos e capítulos de livros.

 

Newton Rodrigues Lima

Master of Science em Operations and Production Engineering pela Naval Postgraduate School, de Monterey, Califórnia, Estados Unidos da América, com Especialização em Simulações e Jogos de Decisão; Pós-graduado em Gestão Avançada de Serviços pela PDG-IBMEC Business School, e Pós-graduado em Telecomunicações pelo CIAW-MB, do Rio de Janeiro; é Engenheiro Mecânico. Participou do Seminário “The Disney Approach to Quality Service and Customer Loyalty” - pela Disney Institute.Consultor de Empresas. Especialista na formulação de Estratégias Empresariais e Estratégias de Marketing. É Diretor e Sócio da LIGHTHOUSE Consultoria. Possui mais de 20 anos de experiência como executivo nas áreas de Estratégia, Marketing, Operações e Serviços, tendo atuado seguintes organizações: Telecom Itália Móbile - TIM; Banco Boavista InterAtlântico; Monterey Tao Consultoria e Sistemas; e Ministério da Marinha. Experiência em trabalhos de consultoria tendo atuado em conjunto com a McKinsey & Company, Bain & Company e Master - Desenvolvimento Gerencial e Empresarial.

 

Valdecy Faria Leite

Doutor em Marketing pelo COPPEAD/UFRJ, onde obteve, em 1996, o título de Doctor of Science (D.Sc.). Desenvolveu parte da tese de doutoramento na Sheffield Business School (Inglaterra). Atua, há mais de 18 anos, em docência superior e exerceu, por 13 anos, funções gerenciais em empresas de grande porte. Atua em atividades de Pesquisa de Marketing através da Qualimetrica (www.qualimetrica.com.br). Revisor técnico de artigos da área de Marketing das Revistas de Administração de Empresas (RAE) e de Administração Contemporânea (RAC). Possui trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais (Brasil, Chile, Estados Unidos, Irlanda, México, Portugal, República Dominicana e Suécia). Autor de artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros.

Depoimentos

O curso é realmente muito bom! Recomendo para os profissionais que já estão há algum tempo no mercado, atuando na área, e que desejam ampliar ou atualizar seus conhecimentos. Os professores são bastante qualificados e possuem grande vivência de mercado, o que possibilita aliar teoria e prática em sala de aula. Os livros que são utilizados junto com as apostilas também constituem excelente fonte de pesquisa, auxiliando na formação de uma boa biblioteca específica na área para uso mesmo após o término do curso. A especialização da FGV ajudou muito a valorizar meu currículo. A organização e infraestrutura oferecidas pela MMurad também são diferenciais importantes. Receber todo o calendário de aulas e material didático previamente é muito importante quando se têm uma turma formada por profissionais que precisam organizar suas agendas com antecedência.

Maria Christine Vital de Mendonça, Turma 17.

Sou proprietário de uma Agência de Publicidade/Digital. Antes de entrar no MBA, conhecia mas não tinha prática em diversas funções, desde de rotinas administrativas, negociação, gerenciamento de projetos e a especialização em marketing, digo que a minha empresa e eu se encontrávamos “estagnados“, e com a FGV, tive o prazer de ter um aprendizado com uma equipe de professores bacana que alavancou a minha profissão e também a minha empresa, foi como se eu tomasse uma pancada na cabeça para acordar para a vida. Isso me fez um bom líder e com foco ao extremo, hoje a agência emprega 5 pessoas, antes eram 2, e o número de clientes, e a quantidade de pessoas que confiam em nosso trabalho está sempre em crescimento, acredito que 2014 foi o ano da mudança, pois fizemos muitos investimento em estrutura, sistemas, inovação, e agora 2015 será o ano do crescimento, espero até mesmo conversar sobre isso no início de 2016.

Gláucio Vasconcelos Bedim, Turma 23.

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