(27) 2125-4761

(27) 99975-4248

Apresentação

Líder nacional no ensino de pós-graduação lato-sensu em Marketing, a Fundação Getulio Vargas oferece um programa inovador, fundamentado na aplicação prática dos conceitos e técnicas modernas de marketing e mídias digitais, obtidas a partir das experiências das melhores empresas e instituições de ensino, no âmbito nacional e internacional.

 

Diferenciais

Objetivos

Apresentar conceitos e técnicas modernas do marketing adotadas pelas organizações em um contexto globalizado; Discutir ações de posicionamento estratégico de uma marca, um produto ou um serviço, no mercado; Promover a troca continua de experiências profissionais, desenvolvendo o pensamento crítico e analítico com vistas a relacionar o ferramental teórico à prática do Marketing.

Público-Alvo

O MBA em Marketing e Mídias Digitais destina-se a profissionais graduados nas diversas áreas de atuação, que necessitam adquirir e aprofundar conhecimentos sobre o tema para assumirem posições de comando em suas empresas ou desenvolverem os seus próprios negócios. 

Estrutura Curricular

  • Consumo e Processo Decisório de Compra
  • Inteligência e Pesquisa de Mercado
  • Criação, Desenvolvimento e Gestão de Produto
  • Gestão de Serviços e Endomarketing
  • Formação e Administração de Preços
  • Estratégia de Distribuição e Gestão de Canais
  • Gestão de Vendas
  • E-Commerce e a Internet das Coisas
  • Marketing de Varejo na Era Omnichannel
  • Marketing de Busca
  • Gestão de Conteúdos e Mídias Sociais
  • Mobile Marketing
  • Branding, Marketing e Sustentabilidade
  • Comunicação, Planejamento e Convergência de Mídias
  • Finanças para Gestores
  • Empreendedorismo na Era do Conhecimento
  • Planejamento Estratégico de Marketing
  • Gestão das Tecnologias Digitais
  • TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.

Ementas

Consumo e Processo Decisório de Compra

Teorias da racionalidade econômica, comportamental, psicanalítica, social, antropológica e cognitivista. Fatores de influência no comportamento de compra. Tipos de compra e processo decisório de consumo. O comportamento do consumidor organizacional. Perfil do comportamento do consumidor brasileiro. Papéis sociais, personalidades e estilos de vida de consumidores na internet.

Inteligência e Pesquisa de Mercado

Aplicações da Pesquisa de Marketing. Sistema de Informação de Marketing (SIM). Planejamento de uma pesquisa. A pesquisa quantitativa. Pesquisa qualitativa e outras classificações. Segmentação de mercado: Objetivos da segmentação. Benefícios e limitações da segmentação. Critérios de Segmentação.

Criação, Desenvolvimento e Gestão de Produto

Conceitos fundamentais em produtos. O papel do gerente de produto nas Organizações; análise do ciclo de vida do produto; análise do composto do produto; análise de portfólio de produtos; fases de lançamento de um novo produto; técnicas de avaliação do posicionamento mercadológico de produtos; conceitos de Branding Design.
Stage gate. Gestão de portfólio de produtos.

Gestão de Serviços e Endomarketing

Fundamentos do Marketing de Serviços.Gestão da qualidade em serviços. Produtividade em serviços. Identificação, recuperação e relacionamento com clientes. Monitoração da satisfação do cliente. Tangibilização dos serviços. Desenvolvendo a percepção dos clientes. Marketing Interno. Condições para o Empowerment. Estratégia em Serviços. Em busca do composto ótimo.

Formação e Administração de Preços

O papel do preço na estratégia comercial. O ambiente de negócios. Estratégia competitiva e objetivos empresariais. Influência dos fatores mercadológicos na decisão de preços. A importância dos custos na formação do preço. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Métodos de definição de preços. Políticas e administração de preços.

Estratégia de Distribuição e Gestão de Canais

Gestão da Cadeia de Suprimentos e adequação aos sistemas distributivos. Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Cadeia de Suprimentos. O mercado servido: avaliação dos necessários serviços para atender o mercado alvo. Parâmetros que ordenam o canal de distribuição - tipos, funções, serviços, custos, rentabilidade e participantes. Estrutura do plano de distribuição.

Gestão de Vendas

Vendas na estratégia de marketing. Pressupostos básicos da política comercial. Administração e controle de vendas. Estrutura e funções de vendas - uma visão estratégica. A busca do melhor mix entre clientes, produtos e territórios. Medidas de desempenho na avaliação da Carteira de Clientes e da equipe de Vendas.

E-Commerce e a Internet das Coisas

A Internet e os Negócios. Multiplicação das operações One Stop Shop e o uso da precificação dinâmica em larga escala. O paradigma da computação em nuvem como suporte à nova era do varejo. Conceitos, plataformas e estratégias para E- Commerce. Tendências em E-Commerce.

Marketing de Varejo na era Omnichannel

Panorama e tendências do varejo lojista. Omnichannel (omnicanal). Classificação dos formatos de varejo e das formas de propriedade e/ou organização. Estratégia de varejo e principais oportunidades de construção de vantagem competitiva sustentável. Composto de varejo. Planejamento acompanhamento de promoções no ponto de venda. Gerenciamento de categorias. Fatores importantes para definição da localização comercial. Apresentação física da loja e visual merchandising.

Marketing de Busca

Search Engine Marketing e Otimização de Sites. Políticas essenciais dos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo!). Planejamento de ações de links patrocinados. Ad sense. Blackhat SEO. Gestão de campanhas de links. Meta tags. Mercado e tendências em Marketing de Busca.

Gestão de Conteúdos e Mídias Sociais

Definições de Meios e Conteúdos. Comunicação e Marketing no Meio Digital. Gerenciamento de Marketing de Conteúdo. Marketing de Conteúdo e Mercado. Redes sociais: história, conceitos e princípios básicos. Era da Informação. Laços sociais e o impacto nas redes online. Principais serviços: Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn, Foursquare. Blogs. Mercado de Compras Coletivas. Estratégias de Redes Sociais. Planejamento de ações e campanhas. Redes Sociais corporativas. Impactos da mobilidade. Gestão do Relacionamento com o e-Consumidor / CRM Virtual. Redes Sociais para comunicação interna.

Mobile Marketing

Mobile Marketing como estratégia para fidelizar clientes. Dinâmica do Mercado. Hipersegmentação de campanhas. Internet das coisas. Tecnologias, Ferramentas, Modelos de Negócios e Serviços Campanhas, Estratégias e Métricas

Branding, Marketing e Sustentabilidade

Ética, moral e lei. Relação entre ética, marketing e sustentabilifdade. Branding: Brand Equity e Ativos Intangíveis, brand valuation, Marketing Social, Marketing 3.0. Engajamento dos stakeholders: gestão da cadeia de valor, papel social da empresa, risco social. Certificações, indicadores, relatórios e legislação de responsabilidade socioambiental. Geração de Valor Compartilhado.

Comunicação, Planejamento e Convergência das Mídias

Conceito, processo, evolução e novas tendências na área de comunicação. A dinâmica e as diferentes ferramentas do composto de Comunicação Empresarial, suas aplicações e limites. Cross mídia e transmídia. Planejamento de Comunicação Integrada de Marketing: segmentação, posicionamento, brand equity, estratégia de campanha, de mídia e de criação. Revisão de briefing. Fatores de decisão em mídia. Avaliação e decisão de tipos de campanha e dos caminhos criativos.

Finanças para Gestores

O que é finanças. O processo de criação de riqueza nas organizações. Os objetivos da gestão financeira e o seu impacto na gestão empresarial. Noções gerais de contabilidade e o uso dos indicadores de desempenho. A matemática financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de Avaliação de Projetos de Investimento.

Empreendedorismo na Era do Conhecimento

Sociedade do Conhecimento e o desenvolvimento da cultura empreendedora nas empresas. Perfil do empreendedor e do intraempreendedor. Processo empreendedor, principais modelos e fontes de financiamentos. Dificuldades a serem enfrentadas: riscos, barreiras e causas de fracassos.

Planejamento Estratégico de Marketing

Conceitos, críticas e a evolução do planejamento estratégico de marketing (PEM). Componentes do PEM. Visão, valores, políticas e Missão. Análise de cenários. Identificando oportunidades. As matrizes. Análise das forças competitivas. Arquitetura estratégica. Formulação de objetivos e metas. Estratégia competitiva de Porter. A cadeia de valor. Posicionamento estratégico. Fazendo o PEM acontecer. Implementação do PEM. Avaliações financeiras. Feedback e controle.

Gestão das Tecnologias Digitais

Principais tecnologias da Internet. Tendências de mercado. Tecnologias móveis. TV (TV Interativa, Alta Definição, TV Online, Custom TV). Ferramentas para gestão de sites (CMS), Infraestrutura (servidores, streaming segurança, suporte). Tipos de Tecnologias Digitais. Vantagens e Desvantagens de diferentes alternativas. Convergência de mídias e tecnologias. Web Semântica e Big Data.

 

Investimento

Condições de Pagamento:

  • À vista - R$ 23.285,00
  • R$ 11.475,00 de entrada mais 12 parcelas de R$ 1.049,00
  • R$ 6.080,00 de entrada mais 18 parcelas de R$ 1.049,00
  • R$ 1.000,00 de entrada mais 24 parcelas de R$ 1.049,00
  • Outras formas de parcelamento sob consulta

Valores incluem material didático digital e taxa de emissão do certificado de conclusão da Fundação Getulio Vargas.

FINANCIAMENTO EXCLUSIVO BANESTES (valor simulado e sujeito a confirmação):

R$ 500,00 + 48 parcelas de R$ 620,00 ou R$ 500,00 + 36 parcelas de R$ 765,00

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Documentação para Matrícula

  • Comprovante de graduação: cópia autenticada do diploma. Será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão de curso para aqueles que ainda não estão de posse do diploma;
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da CNH;
  • 2 fotos 3 x 4.

 

Observações:

  • Para validação das cópias simples deverão ser apresentados os documentos originais;
  • Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da MMurad - Conveniada FGV;
  • Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

Corpo Docente

Os professores do convênio MMurad -Conveniada FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. A seguir, o currículo de professores que regularmente ministram aulas em Vitória-ES. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.

 

Luis Carlos Seixas De Sá (Coordenador)

Economista (PUC-RJ); Doutorando pelo ISCTE Lisboa; Mestre em Administração de Empresas (MBA) pela HEC School of Management (França). Mestre em Planejamento Organizacional pela FGV-EBAP, Rio de Janeiro. Idealizador, Professor convidado e há 14 anos Coordenador Acadêmico dos Programas de Pós-Graduação MBA em Marketing da Fundação Getulio Vargas em inúmeras cidades do Brasil. Como executivo, ao longo de 18 anos exerceu a Diretoria Executiva de Marketing da Bradesco Seguros; a Gerência Nacional de Vendas da American Express e as Gerências de Marketing e Planejamento Estratégico do Citibank. Há doze anos é Sócio-Diretor da SÁ & ASSOCIADOS Integradora de Conhecimentos Ltda.; e da PERFORM Consultoria e Assessoria Ltda. Empresas especializadas em Consultoria e Treinamento em Estratégia Empresarial, Marketing e Vendas.

 

José Mauro Gonçalves Nunes

Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Vice-Diretor do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias, Professor Adjunto do Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana (UERJ-IFHT). É Professor Convidado dos cursos de MBA e Pós-MBA do IDE-FGV Management. Foi Professor Visitante do Mestrado Execeutivo em Gestão Empresarial da Ebape (FGV). Foi Professor Adjunto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Convidado Centro de Pós-Graduação em Direito (CEPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi Coordenador do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Veiga de Almeida. É consultor de marketing, com atuações em empresas privadas e órgãos da administração pública estadual e municipal. É autor de livros como "Linguagem e Cognição" (Rio de Janeiro: Editora LTC, 2006) e "Comportamento do Consumidor" (Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011, 1a. edição), "Pesquisa de Mercado" (Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012, 1a. edição) e "Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado" (Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, 3a. edição, coleção FGV Management, série Marketing, em colaboração com outros autores. Recebeu o Prêmio "Excelência em Ensino" do IDE/FGV Management no ano de 2007 e 2010. Além disso, é autor do blog de marketing "Pragma: Linguagem e Cultura de Consumo" (www.josemauronunes.blogspot.com).

 

Fabiano Simões Coelho

Mestre em Contabilidade gerencial pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Pós graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e Graduado em Contabilidade pela UERJ. Coordena os cursos de MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria e MBA em Mercado de Capitais na Fundação Getulio Vargas (FGV). Consultor de empresas na área de pricing, gestão de custos e planejamento estratégico. Palestrante do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ) e autor dos livros "Formação Estratégica de Precificação", da Editora Atlas e "Gestão de Custos", da editora FGV.

 

Eduardo Santiago Spiller

Doutor em Ciências em Administração, D.Sc, e Mestre em Ciências em Administração, M.Sc., pelo COPPEAD/UFRJ; Diplomado no Curso de International Affairs, Defense and Hemispheric Security do Inter American Defense College, Washington D.C., onde foi professor e Advisor da Divisão de Pesquisas; Diplomado no curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, onde é professor adjunto da Divisão de Planejamento e Gestão Estratégica, nas áreas de Planejamento, Estratégia, Inteligência e Gestão do Conhecimento; Pós-graduado em Engenharia de Transporte Ferroviário Urbano pela COPPE/UFRJ e em Análise de Sistemas pela PUC/RJ; Graduado em Engenharia Mecânica na UFF e em Direito na UFRJ, havendo sido agraciado com dignidade acadêmica no grau de Cum Laude. É professor convidado da UFRJ, do IBMEC e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército - ECEME. Leciona nos cursos de pós-graduação em Marketing e Gestão Empresarial. Sua atuação profissional diversificada, inclui funções gerenciais em diversas áreas, como Coordenador de sobressalentes e Coordenador de programas de testes de navios e plataformas de petróleo nos estaleiros Verolme; Gerente de Controle de Suprimentos e Controle Financeiro; Assessor da Superintendência Administrativa-Financeira, da Diretoria de Administração e Finanças, e da Presidência da CBTU e Superintendente de Recursos Humanos e Informática. É Advogado e Sócio-Diretor da Spiller Consultoria e Pesquisa Empresarial Ltda.

 

Carlos Renato Seabra De Almeida

Mestre em Administração pela EGN/UFRJ e Engenheiro Mecânico, com pós-graduação em Eletrônica. Bacharel em Ciências Navais. Sua experiência profissional abrange o desempenho de funções nas áreas de Estratégia, Administração, Produção, Operações, Auditoria, Telecomunicações e Logística, nas quais, durante mais de 20 anos, ocupou cargos de direção, supervisão e gerência. Possui grande vivência na área de RH, incluindo planejamento e gerenciamento de carreiras e implantação e gestão de equipe multidisciplinar. Docente convidado de cursos de MBA e Pós-graduação e de concursos, de diversas Instituições, entre as quais a FGV, atua nas áreas de Logística, Produção, Trade Marketing, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. Foi empresário, Restaurateur, Diretor de Logística da EVM Ltda e Diretor Administrativo da ProJuris Assessoria, Consultoria e Planejamento Empresarial. É Sócio-Diretor da Pro-Acta Consultoria e Treinamento em Sistemas de Gestão e Marketing. É conferencista e consultor da Bluebeacon e da Lighthouse - Consultorias de Estratégia e Marketing, da Infratelecom - Consultoria, Projetos e Serviços em Telecomunicações, da POP Marketing - Agência de Trade Marketing, e da Perform Consultoria Técnica em Marketing, Vendas e RH. Possui experiência internacional, tendo visitado 19 países das Américas, Europa e África, e a Antártica, em viagens a trabalho.

 

Cláudio Goldberg

Consultor Sênior do Instituto MVC/SP ( www.insitutomvc.com.br ), Professor da Fundação Getulio Vargas, Professor do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul, Professor Universidade Federal do Rio de Janeiro. Palestrante da Associação Brasileira de Marketing Direto, Palestrante da ABA-Associação Brasileira de Anunciantes. É Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Graduado em Ciências Políticas pela Escola Superior de Guerra , MBA em Marketing de Varejo pela Fundação Getulio Vargas e Mestrado em Administración Estratégica de Negocios pela UNIVERSIDAD NACIONAL DE MISSIONES FACULDAD DE CIÊNCIAS ECONÓMICAS – AR. Sócio e diretor de Vendas da Gplux Consultoria Ltda, com 20 anos de experiência desenvolvidos na área de Vendas e Negociação Comercial nos segmentos de Varejo, Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Ministrou, Palestras e Treinamento para mais de 2.000 gerentes comerciais, vendedores, pré-vendas e atendentes em técnicas de vendas e negociação para diversas empresas como Cargill Foods Brazil , Bayer, Mosaic, Agrosul Catarinense distribuidora, Avery Deninson, Embratel, Brasilcenter , TIM Celular , Telefônicas Empresas , Correios , Tigre S.C. , Shopping Center Conjunto Nacional de Brasília, Shopping Interlagos , Associação de varejo de papelaria e livros, CDL – Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, Brasif , Cocamar – Cooperativa agrícola de Maringá , Rede Lab’s de exames , Ártico Refrigerador, , Banco do Nordeste, Sebrae MT , Sistema Coca Cola de distribuição , Cia Atlethica , Universidade do Corpo , Task –Soluções em Automação , Coca Cola Refrescos , White Martins, , Br Trubo, Brasil Cap , Banco do Brasil , Mangels . Autor de artigos publicados em mídia especializada no INSIGHT MVC, SDR, GOLRH, Venda MAIS , Internet Business, etc. 

 

Alfredo Luis Bravo

Alfredo Bravo, M.Sc. Professor, Consultor e Palestrante nos temas: Negociação, Vendas e Mudanças Organizacionais. Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Rosário – Argentina. Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense – UFF. MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor de Negociação e Vendas da IBM – Curso High Performance Selling – HPS, feito em Harvard e Huthwaite. Professor nos MBAs da FGV, UFF e FAB. Atualmente Consultor de Vendas da Paragon, uma empresa IBM Business Partner Atuou como Analista de Sistemas na White Martins e Bayer S.A. Experiência em Gerência de Projetos e Gerência de Mudanças. www.alfredobravo.com.br.

 

Igdal Parnes

Empresário, associado a empresas dos setores: editorial, de comunicação, de desenvolvimento digital e de mobilidade sustentável. Foi diretor-geral da Editora Campus-Elsevier, um dos mais importantes grupos editoriais do Brasil. A Elsevier é uma das maiores e mais tradicionais editoras técnico-científicas do mundo. Foi diretor comercial do Jornal do Brasil, responsável pela venda de espaço publicitário e pelo relacionamento com as agências de publicidade e anunciantes do jornal e das revistas do grupo. Era também o gestor da área de Marketing ligada aos anunciantes e participava das ações de Marketing ligadas à circulação dos veículos da empresa. Trabalhou em diversas agências de publicidade; como diretor de atendimento e planejamento da Caio Domingues, diretor de grupo de contas da Provarejo, diretor de contas da Promo Ogilvy Mather e como supervisor da Standard Ogilvy Mather. Estruturou áreas comerciais e tem grande experiência nessa área. Desenvolveu e participou do desenvolvimento de diversos projetos de marketing, tendo sido responsável pelo atendimento a grandes e importantes clientes, tais como: Petrobrás, Xerox, BNDES, Sony Music, Mesbla, Brahma, Fleischmann Royal, Bausch Lomb, Chase Manhattan, entre outros. Recebeu diversos prêmios, como Profissional de Planejamento do Ano da Associação Brasileira de Propaganda, Top de Vendas, Clio Awards, Marketing Best,Top de Marketing e Colunistas. Já sob a sua direção, a Campus-Elsevier recebeu a premiação de melhor editora da região sul (Jornal do Comércio e Caixa Econômica) e um Prêmio Jabuti (melhor livro jurídico). Fez parte da diretoria da ABMN (Associação Brasileira de Marketing e Negócios) e do CONAR (Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária). É professor do MBA da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, sendo convidado para cursos em outras cidades do Brasil.

 

Luiz Fernando Castro De Mello Leitão

Administrador com pós graduação em Marketing e mestrado em Gestão Mercadológica pela UnB (2002). Professor de graduação e pós graduação desde 1996 em diversas instituições de ensino, palestrante em marketing de relacionamento e planejamento estratégico de marketing. Trabalhou em empresas como Método Informática e SEBRAE. Sócio- Diretor da GRI Brasil, empresa de consultoria em marketing de relacionamento e planejamento estratégico de marketing. Autor do livro Tamanho não é Documento: Marketing de relacionamento para pequenas e micro empresas da editora Ciência Moderna, 2010.

 

Roberto Neme Assef

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC e Pós-Graduação em Marketing pela PUC-RJ. Formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (SP), é diretor da Lucre Consultoria de Lucratividade. Autor de livros, além de ter desenvolvido o software “Preço Certo”. É professor dos cursos de Pós-Graduação em Marketing e Varejo, na
Fundação Getúlio Vargas e Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Consultor Voluntário do Instituto Endeavor de Empeendedorismo.

 

Ronaldo Gitany Salim

Profissional com mais de 25 anos de atuação em Gestão de Vendas e Negociações Industriais. Trabalhou em multinacionais, como Eckardt (alemã); Ettore-Cella (italiana); Parker-Hannifin (americana). Eleito Homem de Vendas em duas oportunidades (1995 e 96), pela Parker Hannifin (lider mundial em automação e robótica). Atuou no fechamento de importantes contratos, com empresa como: Aluex (grupo Alcoa); Brahma; Ciferal; Valesul; Michelin; Coca-Cola; CSN; Usina Eletronuclear e Petrobras. É formado em Engenharia Elétrica, com especialização em Instrumentação pelo Instituto Brasileiro do Petróleo, Pós-Graduado em Finanças, MBA em Marketing e Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial, além de possuir o curso de reconhecimento internacional, The Sales Cycle (desenvolvido pela Parker Hannifin Corp. em parceria com a Ohio University). Professor do FGV Management, desde 2001, em MBA's de Gestão de Marketing; Gestão Empresarial; Gestão de Serviços, entre outros. Em 2011 foi homenageado por seu desempenho (reconhecimento FGV - Alunos), no primeiro curso de Formação de Analistas de Marketing e Vendas. É sócio da Motion & Control Consultoria e Treinamento Ltda, atuando na formação de gestores e análises de riscos.

 

Viviane Narducci Ferraz

Doutora em Administração de empresas pela EBAPE/FGV, Mestre em Administração Pública EBAPE/FGV e especialista em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ. Sua experiência acadêmica inclui a docência na graduação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, nos cursos de MBA da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/RJ e Fundação Getúlio Vargas –
FGV/RJ. Possui vasta experiência no âmbito gerencial de empresas públicas e, como consultora, atua na equipe da FGV Projetos.

 

Roberto Neme Assef

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC e Pós-Graduação em Marketing pela PUC-RJ. Formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (SP), é diretor da Lucre Consultoria de Lucratividade. Autor de livros, além de ter desenvolvido o software “Preço Certo”. É professor dos cursos de Pós-Graduação em Marketing e Varejo, na Fundação Getúlio Vargas e Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Consultor Voluntário do Instituto Endeavor de Empeendedorismo.

 

Eliane Bernardino

Mestre em Gestão Empresarial pela EBAPE-FGV - Fundação Getúlio Vargas (RJ); pós-graduada em Análise de Sistemas pela PUC-RJ e Marketing de Varejo pela ESPM-RJ; graduada em Engenharia Civil pela UFF. Sócia e Presidente da empresa franqueadora Mister Pizza, com cerca de 45 lojas no Brasil. Sócia-Diretora da Amplia Consultoria e Projetos, empresa de consultoria especializada na formatação de redes de franquias, já tendo atendido clientes como a Oi, Tigre, Fundação Roberto Marinho, BR Distribuidora, Yogoberry, Bagaggio, Autoglass, Koni Store, Rudge, Icatu Holding, Outback Steakhouse e outras (www.amplia.com.br). Fundadora e ex-Presidente da Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) por três biênios (1995, 2001 e 2003). Autora-líder do livro Marketing de Varejo, Editora FGV e Professora convidada da Fundação Getúlio Vargas (FGV Management) desde 1998, nas disciplinas Marketing de Varejo e Gestão de Redes de Franquias (MBA em Marketing e MBA em Vendas).

 

Alexandre Vianna

Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF, MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral (INSEAD & Kellogg), pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Engenheiro de Produção pela UFRJ. Sua experiência profissional inclui cargos de diretoria e gerência nas áreas de Marketing, Vendas e Operações em empresas como a Souza Cruz, Unibanco, Xerox, Brasil Telecom, tendo como última função executiva a função de C.O.O. (Chief Operating Officer) da Contax ¿ empresa de Contact Center do Grupo Telemar. Atualmente é Sócio-Diretor da PerformancePro - empresa de consultoria nas áreas de Desenvolvimento e Gestão de Negócios - Desenvolvimento de Negócios, Gestão Empresarial, Relacionamento com Clientes (CRM) e Educação. Participa freqüentemente como palestrante em eventos no Brasil e no exterior. É autor do livro de Gestão de Desenvolvimento de Produtos e Marcas pela Editora FGV.

 

José Mauro Gonçalves Nunes

Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Psicólogo e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vice-Presidente do Instituto de Desenvolvimento Municipal ¾ IDM, Professor Adjunto da PUC-Rio, Professor Adjunto da Universidade Veiga de Almeida, Professor da Universidade Estácio de Sá, Ex-Coordenador do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Veiga de Almeida. Desempenhou funções no Governo do Estado do Rio de Janeiro, no Grupo Executivo Delegacia Legal no ano de 2001. Autor de diversos artigos e capítulos de livros.

 

Newton Rodrigues Lima

Master of Science em Operations and Production Engineering pela Naval Postgraduate School, de Monterey, Califórnia, Estados Unidos da América, com Especialização em Simulações e Jogos de Decisão; Pós-graduado em Gestão Avançada de Serviços pela PDG-IBMEC Business School, e Pós-graduado em Telecomunicações pelo CIAW-MB, do Rio de Janeiro; é Engenheiro Mecânico. Participou do Seminário “The Disney Approach to Quality Service and Customer Loyalty” - pela Disney Institute.Consultor de Empresas. Especialista na formulação de Estratégias Empresariais e Estratégias de Marketing. É Diretor e Sócio da LIGHTHOUSE Consultoria. Possui mais de 20 anos de experiência como executivo nas áreas de Estratégia, Marketing, Operações e Serviços, tendo atuado seguintes organizações: Telecom Itália Móbile - TIM; Banco Boavista InterAtlântico; Monterey Tao Consultoria e Sistemas; e Ministério da Marinha. Experiência em trabalhos de consultoria tendo atuado em conjunto com a McKinsey & Company, Bain & Company e Master - Desenvolvimento Gerencial e Empresarial.

 

Valdecy Faria Leite

Doutor em Marketing pelo COPPEAD/UFRJ, onde obteve, em 1996, o título de Doctor of Science (D.Sc.). Desenvolveu parte da tese de doutoramento na Sheffield Business School (Inglaterra). Atua, há mais de 18 anos, em docência superior e exerceu, por 13 anos, funções gerenciais em empresas de grande porte. Atua em atividades de Pesquisa de Marketing através da Qualimetrica (www.qualimetrica.com.br). Revisor técnico de artigos da área de Marketing das Revistas de Administração de Empresas (RAE) e de Administração Contemporânea (RAC). Possui trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais (Brasil, Chile, Estados Unidos, Irlanda, México, Portugal, República Dominicana e Suécia). Autor de artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros.

Depoimentos

O curso é realmente muito bom! Recomendo para os profissionais que já estão há algum tempo no mercado, atuando na área, e que desejam ampliar ou atualizar seus conhecimentos. Os professores são bastante qualificados e possuem grande vivência de mercado, o que possibilita aliar teoria e prática em sala de aula. Os livros que são utilizados junto com as apostilas também constituem excelente fonte de pesquisa, auxiliando na formação de uma boa biblioteca específica na área para uso mesmo após o término do curso. A especialização da FGV ajudou muito a valorizar meu currículo. A organização e infraestrutura oferecidas pela MMurad também são diferenciais importantes. Receber todo o calendário de aulas e material didático previamente é muito importante quando se têm uma turma formada por profissionais que precisam organizar suas agendas com antecedência.

Maria Christine Vital de Mendonça, Turma 17.

Sou proprietário de uma Agência de Publicidade/Digital. Antes de entrar no MBA, conhecia mas não tinha prática em diversas funções, desde de rotinas administrativas, negociação, gerenciamento de projetos e a especialização em marketing, digo que a minha empresa e eu se encontrávamos “estagnados“, e com a FGV, tive o prazer de ter um aprendizado com uma equipe de professores bacana que alavancou a minha profissão e também a minha empresa, foi como se eu tomasse uma pancada na cabeça para acordar para a vida. Isso me fez um bom líder e com foco ao extremo, hoje a agência emprega 5 pessoas, antes eram 2, e o número de clientes, e a quantidade de pessoas que confiam em nosso trabalho está sempre em crescimento, acredito que 2014 foi o ano da mudança, pois fizemos muitos investimento em estrutura, sistemas, inovação, e agora 2015 será o ano do crescimento, espero até mesmo conversar sobre isso no início de 2016.

Gláucio Vasconcelos Bedim, Turma 23.

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