(27) 2125-4761

Apresentação

O Curso foi estruturado para promover a melhoria das práticas de Gestão e a melhoria dos processos operacionais e estratégicos das organizações de saúde. Almeja-se identificar: 

  • Pré-requisitos necessários para atingir a chamada vantagem competitiva das organizações; 
  • Fatores preponderantes para mudança de postura gerencial, com a mudança de paradigmas, e adequação às mudanças nas formas de gerenciamento e estilos de liderança;
  • Componentes determinantes nas relações indivíduo-grupos-organizações; 
  • Elementos da organização, compondo um sistema aberto, em ambiente de atuação econômica e social.

 

Objetivos

O MBA Executivo em Saúde do FGV Management está direcionado a Empresários, Diretores, Gerentes e Profissionais que possuam curso de nível superior e que desejam atualizar-se nas técnicas empreendedoras da gestão de Hospitais e Clínicas. 

Público-Alvo

Profissionais graduados em qualquer área de atuação que necessitam aprofundar ou adquirir conhecimentos em gestão de saúde. Profissionais que atuam nos processos geradores de saúde, tanto em ambientes de negócio, quantos de ação psicosocial. Profissionais, dirigentes e gestores, responsáveis pela melhoria institucional de processos e de qualidade na área de saúde.

Estrutura Curricular

  • Gestão dos Serviços em Saúde
  • Aspectos Jurídicos em Saúde
  • Gestão de Custos em Saúde
  • Gestão de Pessoas em Saúde
  • Planejamento e Gestão Estratégica em Saúde
  • Marketing de Organizações em Saúde
  • Responsabilidade Social e Ética em Saúde
  • Sistemas Integrados de Gestão aplicados à Saúde 
  • Qualidade e Acreditação em Saúde
  • Logística aplicada à Saúde
  • Sistemas Integrados de Operadoras de Saúde
  • Plano de Negócios em Saúde
  • Hotelaria Hospitalar e Home Care
  • Elaboração e Gerenciamento de Projetos em Saúde
  • Governança Corporativa em Saúde
  • Diagnóstico Situacional em Saúde
  • Contabilidade para Executivos em Saúde
  • Negociação e Gestão da Mudança em Hospitais e Clínicas
  • Gestão Clínica baseada em Evidências

Ementas

GESTÃO DE SERVIÇOS EM SAÚDE
A participação dos serviços em uma Organização de Saúde. Especificidade do serviço e sua contribuição para as diretrizes estratégicas em Saúde. Avaliação quanto à terceirização/ quarteirização. Contratação de serviços. Equilíbrio custo/ benefício. Indicadores de desempenho para serviços
 


ASPECTOS JURÍDICOS EM SAÚDE
A Saúde na Constituição. Responsabilidade Civil em Saúde. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica do setor. Flexibilização dos Contratos de Trabalho. Judicialização no Setor Saúde. Direitos Básicos do Consumidor.
 

 
GESTÃO DE CUSTOS EM SAÚDE
Objetivo dos Sistemas de Custeamento. Planejamento e Controle de Custos.Tipos de Custos Existentes nas Empresas de Saúde: Fixos e Variáveis, Diretos e Indiretos. Métodos Tradicionais de Custeio: por Absorção, Direto, Padrão. Métodos Avançados de Apuração de Custos: Custeio Baseado em Atividades (ABC).
 


 
GESTÃO DE PESSOAS EM SAÚDE
Organização, Processos de Trabalho e Comportamento Humano em Ambiente de Permanente Mutação em Saúde. Capital Intelectual. Criatividade e Inovação. Liderança e Desenvolvimento de Equipe. Gerenciamento de Desempenho de Pessoal em Saúde.
 


PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA EM SAÚDE
Planejamento como instrumento de mudança organizacional. O conceito e característica do planejamento e Gestão Estratégica. Interpretação Estratégica do Negócio. Cenários. Análise dos Ambientes Externo e Interno. Vantagens Competitivas. Visão de Futuro e Plano de Ação Estratégico. Parâmetros de Avaliação.
 


MARKETING DE ORGANIZAÇÕES EM SAÚDE
As principais variáveis de análise em Marketing. Avaliação do macroambiente. Segmentação de Mercado e Concorrência. Canais de Distribuição. Pesquisa em Marketing. Estabelecimento do Plano de Ação em Marketing.
 


RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA EM SAÚDE
O papel da Responsabilidade Social, da Ética e dos Valores Pessoais e Profissionais para o Sucesso das Organizações de Saúde. Código de Ética como reflexo da Cultura Organizacional. Responsabilidade Social. Avaliação da Cidadania Corporativa – Balanço Social.
 


SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO APLICADOS À SAÚDE
Aspectos Lógicos do SIG. Arquitetura de Hardware e de Software. Ciclo da Vida Útil de um SIG. Sistemas Hospitalares. Sistemas Assistenciais e Administrativos. Custos do SIG em Saúde. Implantação de SIG em Organizações e Sistemas de Saúde.
 


QUALIDADE E ACREDITAÇÃO EM SAÚDE
Qualidade e Certificação dos Serviços de Saúde. Metodologia de Avaliação da Qualidade dos Serviços em Saúde. Ferramentas de Avaliação, Monitoramento e Controle. Acreditação em Saúde. Gerenciamento do Sistema de Garantia da Qualidade em Saúde.
  


LOGÍSTICA APLICADA À SAÚDE
Abordagem Sistêmica da Logística em Saúde. Qualificação de Fornecedores e Aquisição de Materiais e Medicamentos. Gerência de Estoques. Movimentação e Dispensação de Estoques. Ações de melhoria da eficiência logística em Saúde.
  


SISTEMAS INTEGRADOS DE OPERADORAS DE SAÚDE
Evolução dos Planos Privados de Saúde no Brasil. Características e Objetivos Básicos das Operadoras de Saúde. Gestão Técnica. Gestão Comercial. Gestão de Sinistros ou de Custos com Assistência Médica. Gestão Administrativa e Financeira. Gestão Tecnológica e da Informação. Gestão Jurídica.
  


PLANO DE NEGÓCIOS EM SAÚDE
Aspectos que envolvem um Plano de Negócios. Valor do Negócio. Pontos importantes para a efetividade do PN. O Estudo de Mercado. A Análise Estratégica. O Plano de Marketing. O Plano Econômico–financeiro. O Plano Operacional. A Estrutura Organizacional. O Sumário Executivo. A Postura do Empreendedor.
   


HOTELARIA HOSPITALAR E HOME CARE
Princípios de Hotelaria Hospitalar e Home Care. Gestão dos Serviços de Apoio em Hotelaria Hospitalar e Home Care. Gestão dos Serviços de Segurança Patrimonial e Física. Gestão de Manutenção Predial e de Equipamentos Hospitalares. Humanização Hospitalar. Gestão dos Resíduos Sólidos e Higienização.
   


ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM SAÚDE
Conceito e Metodologia para a Elaboração de Projetos. A natureza dos projetos em Saúde. Estrutura Analítica de Projetos (EAP). Técnicas de planejamento e de controle de Projetos em
Saúde. Ferramentas computacionais para Gerência de Projetos.
 


GOVERNANÇA CORPORATIVA EM SAÚDE
Conceito e Estrutura de Governança Corporativa. Modelos de Governança Corporativa. O ambiente brasileiro da Governança Corporativa. Principais aspectos da Lei das S.A. relacionados à Governança Corporativa. Implantação de procedimentos de Governança Corporativa em Organizações e Sistemas de Saúde.
 


DIAGNÓSTICO SITUACIONAL EM SAÚDE
Reflexão sobre Tema referente à Gestão em Saúde, que necessita ser avaliado no local onde ocorreu ou está ocorrendo a situação-alvo, devido ao bom ou mau resultado percebido em determinada Organização de Saúde. Contextualização: identificação da motivação principal. Diagnóstico Situacional: identificação das causas críticas e análise dos resultados alcançados. Relatório Gerencial sobre o Diagnóstico Situacional em Saúde.
 


CONTABILIDADE PARA EXECUTIVOS EM SAÚDE
Os princípios fundamentais da Contabilidade para Organizações e Sistemas de Saúde. Regime de Competência. Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado e Demonstração das mutações do Patrimônio Líquido. Fluxo de Caixa.
 


NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DA MUDANÇA EM HOSPITAIS E CLÍNICAS
Negociação como instrumento para o desenvolvimento de alianças estratégicas e colaborativas no ambiente da saúde. Principais tipos e modelos de negociação. Planejamento e organização. Estratégias e táticas de negociação. Maximização de resultados/relacionamento com as partes. O uso da informação, do tempo e do poder para gestão da mudança em Hospitais e Clínicas.
 


GESTÃO CLÍNICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS
Aspectos da gestão baseada em evidências e sua importância na atenção à saúde. Análise dos princípios, recursos e pessoas envolvidas na assistência. Avaliação dos Riscos inerentes à gestão clínica. Delineamento dos estudos clínicos para potencializar a tomada de decisão em Hospitais e Clínicas. 

Investimento

Condição de Pagamento:

À vista - R$ 22.215,00
R$ 10.980,00 de entrada mais 12 parcelas de R$ 998,00
R$ 5.850,00 de entrada mais 18 parcelas de R$ 998,00
R$ 1.000,00 de entrada mais 24 parcelas de R$ 998,00
      Outras formas de parcelamento sob consulta


Contratos com parcelamento superior a 12 meses, sofrerão, a partir da 13ª mensalidade, reajuste do IGPM/FGV.
Valores incluem material didático digital e taxa de emissão do certificado de conclusão da Fundação Getulio Vargas.


FINANCIAMENTO EXCLUSIVO BANESTES: R$ 1000,00 + 36 parcelas de R$ 698,00 (valor simulado e sujeito a confirmação). Conheça mais sobre esse produto e viabilize o seu crescimento profissional.

Documentação para Matrícula

  • Comprovante de graduação: cópia autenticada do diploma. Será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão de curso para aqueles que ainda não estão de posse do diploma;
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da CNH;
  • 2 fotos 3 x 4.

 

 Observações:

  • Para validação das cópias simples deverão ser apresentados os documentos originais.
  • Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da M.Murad/FGV.
  • Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

Corpo Docente

Os professores do convênio M.Murad/FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. A seguir, o currículo de professores que regularmente ministram aulas em Vitória-ES. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.
 


Rosa Maria Braga Porto
Mestre em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especializada em Desenvolvimento de Pessoas e de Organizações e atua em consultoria de empresas na área comportamental. Sua experiência profissional inclui docência na UFRGS e a area tecnológica e de RH-Universidade Corporativa da PETROBRAS. Atualmente é sócia-diretora da BELLATRIX Consultoria e Desenvolvimento Empresarial, empresa que presta serviços de docência e consultoria em desenvolvimento de competências e mudança organizacional.
 


Luiz Cláudio Gutierrez Duarte
Mestre em Engenharia de Produção (UFF), Engenheiro Eletricista (UVA) e Economista (UFF). Atualmente está cursando o Doutorado em Planejamento Energético na COPPE/UFRJ na área de Modelos Energéticos. Sua experiência profissional inclui a de consultor na área de Planejamento e Avaliação Econômica de projetos no segmento de geração de energia elétrica para diversas empresas (Eletrobrás, Intertechne, Andrade Gutierrez, Iberdrola); docência em diversas Instituições de Cursos de Pós-Graduação e nos Programas de Treinamento da Associação de Bancos no Estado do Rio de Janeiro (ABERJ), White Martins, Petrobrás e Companhia Siderúrgica Tubarão nas disciplinas de Métodos Quantitativos, Análise de Investimentos e Finanças Corporativas.
 


Zuinglio José Barroso Braga
Doutor em Administração de Negócios pela Flórida Christian University – Orlando, Flórida/USA. Mestre em Ciências Contábeis e Financeiras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Sua experiência profissional inclui treinamento e consultoria pela Hernandez & Associados, e ZHF Desenvolvimento Profissional Ltda, nas quais é sócio. Experiência em auditoria externa e contabilidade em empresas dos setores industriais e comerciais. No campo da docência, exerceu a função de coordenação de cursos de Ciências Contábeis em diversas oportunidades; docência em cursos de graduação e pós-graduação, desde 1995. Autor de diversos artigos científicos e coautor do livro Contabilidade Financeira, série Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria – FGV Management – Rio de Janeiro: Editora FGV.
 


Alfredo Luis Bravo
Alfredo Bravo, M.Sc. Professor, Consultor e Palestrante nos temas: Negociação, Vendas e Mudanças Organizacionais. Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Rosário – Argentina. Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense – UFF. MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor de Negociação e Vendas da IBM – Curso High Performance Selling – HPS, feito em Harvard e Huthwaite. Professor nos MBAs da FGV, UFF e FAB. Atualmente Consultor de Vendas da Paragon, uma empresa IBM Business Partner Atuou como Analista de Sistemas na White Martins e Bayer S.A. Experiência em Gerência de Projetos e Gerência de Mudanças. www.alfredobravo.com.br
 


Jorge Renato da Silva Bruno
Ex-funcionario de PETROBRAS. Trabalhou na Frota Nacional de Petroleiros – FRONAPE/Mar como Oficial de Maquinas, nas linhas de grande-cabotagem e longo-curso onde visitou 27 paises, diversos terminais, bases de apoio, plataformas de petroleo, estaleiros e empresas. Em particular no Japao, desenvolveu estudos sobre o milagre japones e os sistemas de gestao da qualidade segundo o modelo japones. Trabalhou na Refinaria Duque de Caxias – REDUC (Assessoria de Planejamento e Qualidade) onde tambem atuou como Coordenador de Qualidade, Coordenador de Certificacao ISO 9000 e Instrutor Interno para o Sistema Petrobras. No Servico de Materiais (EDISE - SERMAT – Assessoria de Planejamento) atuou no desenvolvimento de fornecedores e estrategias de fornecimento corporativo. Em 1997 desligou-se da Petrobras para atuar como Consultor de Empresas e Professor Universitario. Ex-Oficial de Maquinas da Marinha Mercante, Bacharel em Ciencias Nauticas pela Marinha do Brasil, Mestre em Administracao e Desenvolvimento Empresarial, Especialista em Qualidade e Produtividade, Professor/Sub-Coordenador do Programa de MBA em Petroleo e Gas da Fundação Getulio Vargas onde ministra as disciplinas: Competencias Gerenciais, Gestao de Pessoas, Planejamento Estrategico, Gestao da Qualidade e orienta diversas monografias sobre temas da industria de petroleo e outros. Como Consultor atende regularmente a Petrobras, BR Distribuidora, Transpetro, Furnas e outras empresas. Em 2005/2006 foi Consultor da Rede D´Or – Hospitais e Laboratorios onde treinou aproximadamente 5.000 pessoas no Programa de Qualidade Encanta D´Or. Em 2007 atuou como Consultor do Prominp Forum Pernambuco. Em 2008 atuou como Consultor do COMPERJ/GE. Atualmente e Consultor da Organizacao Nacional da Industria do Petroleo – ONIP.
 


Sérgio Luiz da Motta Nery 
Mestre em Engenharia pelo IME (Instituto Militar de Engenharia) Pós – Graduação lato sensu na UFRJ ,em medicina interna. Engenheiro Eletricista pelo IME Médico pela Universidade do Rio de Janeiro. Bacharel em Ciências Administrativas pela SUAM (Sociedade Universitária Augusto Motta) Analista de Sistemas – DATAMEC Foi professor da UERJ ( Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Universidade
Gama Filho, Escola Politécnica da Fundação de Ensino Superior de Pernambuco e Universidade Santa Úrsula. Cursos de especialização na França (Ecole Nationale Superieure de Techniques Avancees) Foi pesquisador do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento durante 11 anos. Sócio da empresa SLMN Consultores Associados Ltda.
 


Marcelo Almeida Magalhães
Marcelo Almeida Magalhães é Doutorando em Engenharia Civil pela UFF , Mestre em Administração de Empresas pela COPPEAD-UFRJ (Ênfase em Estratégia, Organizações e Tecnologia de Informação) e Engenheiro Civil pela UFRJ. Desde 1991 é Consultor e Palestrante nas áreas de Planejamento Estratégico, Arquitetura Organizacional, Gestão de Processos e Planejamento de Tecnologia da Informação.Docente em cursos de Pós Graduação desde 1993, atua nas áreas de Estratégia de Empresas, Arquitetura Organizacional, Gestão de T.I., Gestão de Processos Empresariais, Database Marketing e Sistemas de Informações Gerenciais.Sócio Diretor da Provision Consultoria Empresarial desde 1994. Autor de artigos publicados.
 


José Ferreira dos Santos
Especialista em Gestão de Serviços. Administrador de empresas, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Foi executivo de empresas multinacional e nacional, prestou serviços durante anos à área logística do Exército Brasileiro. Consultor de empresas, especializado em administração de serviços, terceirização e logística empresarial com mais de 30 anos de experiência. Fundador, Conselheiro e ex-Presidente do GRUPASE – RJ, Grupo de Profissionais Administradores de Serviços do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Conselho de Administração do CIEE – RJ periodo2002/2004. Diretor da SJ Consultoria, Recrutamento e Treinamento de Pessoal S/C Ltda. Professor convidado dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Fundação Getúlio Vargas - RJ em nível Brasil. Diversos artigos publicados em jornais e revistas especializadas, em nível nacional.
 


Nayra Assad Pinto
Advogada, com especialização em Direito do Consumidor pela EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro). Sócia do escritório Assad Pinto Advogados. Conferencista e consultora de empresas. Membro do Brasilcon (Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor). Co-Autora do livro "Aspectos jurídicos em saúde". Co-Autora do livro "Estratégias de comunicação em marketing". Professora homenageada anualmente, desde 2007, pelo IDE/FGV Management com o Prêmio "Excelência em Ensino". Em 2012 passa a integrar a categoria "Quadro de Honra", do qual fazem parte os professores contemplados com o prêmio por 5 anos consecutivos (quinquênio 2007/2011).



Wagner Cardoso de Pádua Filho 
Empresário, sócio proprietário do grupo CRW, empresa que atua nos setores de educação e de turismo. Fez o MBA Executivo Internacional em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e é Pós Doutorando em marketing em serviços na Faculdade de Economia e Administração – FEA-USP. Foi diretor da Ampeme Assistência Médica Hospitalar Ltda , empresa de planos de saúde e consultor de marketing em diversas industrias farmacêuticas, como os Laboratórios Biosintética Ltda. e Libbs Farmacêutica. Atua em inúmeras atividades de docência, coordenação e organização em congressos, simpósios e cursos. É medico, com doutorado pela Universidade de São Paulo – USP.
 


Betovem Antonio Lopes Rodrigues Coura
Graduação em Engenharia e Administração de Empresas com MBA em Engenharia Econômica e Financeira, ambos pela UFF, e Mestrado em Administração de Empresas com concentração em Finanças Corporativas pelo IBMEC, Doutorando em Contabilidade pela Universidade de Lisboa (ISCTE). Diretor da MVCon – Soluções em Controle Gerencial, prestando consultoria nas áreas de Gestão Estratégica de Custos, Posição Relativa de Custos (PRC), Benchmarking, Cadeia de Valores, Balanced Scorecard (BSC) e Alianças Estratégicas, tendo realizado trabalhos nos setores de Cimento, Têxtil, Bebidas e Refrigerantes, Informática, Construção Civil e Naval, Financeiro, Farmacêutico, Telecomunicações, Saúde e Cigarreira. Mais de 12 anos de experiência executiva em multinacional farmacêutica e banco de investimentos. Professor dos MBAs da Fundação Getulio Vargas, tendo lecionado na UFF e no IBMEC. Professor da Universidade de Lisboa (ISCTE). Coordenador acadêmico da Fundação Getulio Vargas com experiência na coordenação de programas com grandes empresas como Vale, Eletrobrás,Allianz, Cadbury-Adams, Queiroz Galvão, HP, GE, BNB, BRF, Banco do Brasil, entre outros. Coordenador acadêmico da FGV na parceria com a universidade corporativa do SEBRAE. Coordenador acadêmico do PÓS-MBA da FGV em Convergência para as normas contábeis internacionais.
 


Jamil Moysés Filho
Mestre em Administração (FGV). Aperfeiçoamento em Finanças Corporativas (FGV). Administrador. Engenheiro Civil. Professor do FGV Management. Coordenador Acadêmico do FGV Management do curso MBA em Logística Empresarial. Consultor Organizacional – áreas de atuação: Planejamento Organizacional Integrado (Estratégico, Tático e Operacional); Gerência de Projetos; Modelagem Organizacional; Gerência de Processos; Gerência de Desempenho Empresarial; Educação Empresarial. Desenvolveu e implantou projetos empresariais, entre acadêmicos e de consultoria, para organizações de diversos segmentos da economia. Co-autor do livro: “Estratégia de Empresas”, 8 ª Edição, Editora FGV, 2009.
 


Geraldo Luiz de Almeida Pinto
Administrador, pós-graduado em Gestão pela Qualidade Total pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Mestre em Sistemas de Gestão - Universidade Federal Fluminense – UFF (Dissertação: “Avaliação da atividade de suprimentos em Organizações Hospitalares”). Professor da FGV nas disciplinas de Gestão da Demanda e Estoques, Suprimentos, Compras, Negociação, Logística e Supply Chain Management, nos MBAs de Gestão Comercial, Gestão Empresarial, Gestão de Saúde, Gestão de Projetos e de Logística Empresarial. Foi Gerente de Suprimentos da Casa da Moeda do Brasil. Exerceu, na PETROBRAS, diversas gerências nas áreas de Orientação de Compras, Gestão de Estoques e Logística de Suprimentos. Participou como conferencista dos principais seminários nacionais de Logística. Diretor da GLAP Consultoria e Treinamento Empresarial, com trabalhos realizados para empresas em diversos segmentos da iniciativa privada e para instituições governamentais do país, em Gestão de Suprimentos, Logística Hospitalar e Negociação Empresarial. Atua como consultor da Área de Negócios Internacional da Petrobras, implementando projetos em diversos países.


Helidea de Oliveira Lima
Mestre em Gestão de Serviços de Saúde pelo Instituto Universitário de Lisboa. Formada em Medicina pela UFJF, com especialização em Pediatria, Neonatologia e Terapia Nutricional. Pós-graduada em Gestão de Serviços de Saúde pela UFJF e em Gestão Hospitalar pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Possui experiência em organizações privadas e públicas, com atuação em gestão hospitalar e gestão de sistemas de saúde. Sócia cotista do Hospital Monte Sinai em Juiz de Fora - MG. Foi Subsecretária de Políticas e Ações em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Avaliadora do Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA). Professora do MBA de Gestão da UFJF e professora convidada no MBA presenciais da Rede FGV Management. Membro da Câmara Técnica do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente. Atualmente é gestora da Qualidade no Hospital Barra D'Or.
 


Luciano Miguel Salamacha
Mestre em Engenharia de Produção pela UTFPR, com MBA pela Fundação Getulio Vargas, especialista em Gestão Industrial pela UTFPR, e Advogado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR. Integra o grupo de pesquisa do CNPQ “Promoção da Inovação Tecnológica nas Organizações”. É colunista para área empresarial para diversas emissoras da Rede CBN de Rádio e também para a Rede Record no Paraná e TV Bandeirantes em Curitiba - PR. É autor dos livros “Salve-se quem souber – conhecendo os caminhos do mundo empresarial” e “Seja promovido: seja diferente” e também de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior.
 


Sérgio Leal Caldas
Mestre em Administração Pública - FGV/EBAP, Pós-Graduado em Mercado de Capitais e em Controladoria Empresarial, FGV/EPGE/ISEC, Economista e Contador. Lastro profissional intensivo em contabilidade financeira, gerencial e avançada, análise de projetos industriais e avaliação de empresas e  orçamento empresarial. Funções técnicas, executivas e de assessoramento na Contamec - Contabilidade Mecanizada ltda., Cia Telefônica Brasileira (post.Telerj), CSN, BNDES, DIRECTA-BDO e PETROBRAS. É Diretor e do Centro Interamericano de Parcerias Empresariais - CIPE e Professor de pós-graduação, em nível de especialização e de mestrado da PUC-Rio (IAG) e FGV, tendo atuando no IBEMEC e UFRJ/COPPEAD. Autor da obra “A Correção Monetária na Demonstrações Contábeis”, Ed. Atlas, SP/95. Coautor, da obra Gestão Integrada de Ativos Intangíveis, Ed. QualityMark/Fundação Don Cabral, e de diversos trabalhos em revistas especializadas. Pesquisador autônomo de Filosofia e Psicologia.
 


Agnaldo Santos Pereira
Consultor especializado em Finanças Corporativas, formado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Administração com especialização em Finanças pelo Ibmec, Mestre em Administração com especialização em Finanças pelo COPPEAD/UFRJ (sem dissertação) e Pós-Graduado em Engenharia Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou do International Management Program da New York University. Atuou como Executivo em empresas como Control Data do Brasil, Companhia de Cigarros Souza Cruz, Gillette do Brasil, BNDES e Banco Fininvest, além de extensa experiência como consultor. Professor da Fundação Getulio Vargas e do IBMEC. Sócio- diretor da FinanceTech – Tecnologia em Finanças. Autor das fitas de vídeo para treinamento gerencial: “O Caixa é o Rei”; “Técnicas para Análise de Crédito” e “Administração Financeira em Tempos de Crise”. Palestrante em várias empresas e consultor para assuntos financeiros para vários jornais. Autor de vários artigos para jornais e revistas. Diretor do Instituto Brasileiro de Gestão.
 


Maria Candida Soltelino Torres
Mestre pelo IME. MBA reconhecimento Universidade de Tampa - Flórida, EUA. Engenheira Industrial pelo CEFET. Coaching pelo ICI. Autora de cinco livros da área de gestão e ainda do curso a distância de BSC peloFGVonline. Professora do Programa FGV Management da FGV e do Programa MBA da UFRJ. Consultora de empresas nas áreas de Gestão Empresarial e de Pessoas. Desenvolveu o Planejamento Estratégico e BSC para as seguintes empresas nos últimos anos: ID Logistics, CIAGA (Marinha); Base Almirante Castro e Silva (Marinha); Via Máxima (empresa de transporte de Fortaleza); IPLANRIO (Empresa Municipal de Informática); UNIMED Rio (Áreas de Imprensa e Conteúdo e Responsabilidade Social); Casa de Saúde São José e Bunge Alimentos.
 


Vera Lúcia de Souza
Doutora em Engenharia de Produção (UFSCar). Mestre em Administração Pública (EBAP/ FGV). Mestrado em Psicologia (CPGPA/ FGV). Especialista em Dinâmica de Grupo (SOBRAP). Terapeuta. Psicóloga (UFRJ). Docente em cursos de pósgraduação. Consultora. Ampla experiência gerencial em recursos humanos, tecnologia educacional e planejamento estratégico. Condução de workshops centrados no desenvolvimento de gestores, pessoas e equipes. Apresentação de trabalhos em administração, recursos humanos, psicologia e filosofia, no país e no exterior, destacando-se: 6ª Internacional Conference on Workplace Bullying (Université du Québec à Montréal, 2008), 1ª Conferência Portuguesa de Assédio Moral em Portugal (Universidade Técnica de Lisboa, 2007), VI Jornadas da Função Pública (Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, Luanda, setembro,2005), XIX Congress of Latin American Studies (Universidade do Texas, 1999). Autora de papers e da publicação Gestão de Desempenho: Julgamento ou Diálogo?, (RJ: FGV, 2009). Autora líder dos livros Gestão de Desempenho (RJ: FGV, 2009) Gestão com pessoas em saúde (RJ: FGV, 2009). Autora de cursos a distância (Gestão de Recursos Humanos, RJ:SENAI/ DN, 1998, traduzido em espanhol com o título Gestión de Recursos Humanos, OIT, CINTERFOR; Desafios Gerenciais Contemporâneos, Fiocruz, ENSP, 2007; Gestão com Pessoas (Banco do Brasil, 2007).

Estude na FGV em Vitória!

Pré-Inscrição

Líder Nacional no Ranking do MEC

Cursos
Relacionados

Ver Todos os cursos

Pós-Graduação • MBA

MBA em Gerenciamento de Projetos

Pós-Graduação • MBA

Pós-Graduação em Administração de Empresas

Pós-Graduação • MBA

MBA em Gestão: Incorporação e Construção Imobiliária

Pré-Inscrição