(27) 2125-4761

Apresentação

O Post MBA é um programa de ensino estruturado para profissionais experientes que desejam aprofundar seus conhecimentos em assuntos de complexidade estratégica e apurar a qualidade das decisões tomadas.

Como grande diferencial, o curso oferece um módulo dedicado ao desenvolvimento pessoal e profissional de cada participante, que analisa o potencial de liderança, identifica recursos e obstáculos para atingir objetivos de carreira, e ainda constrói um plano de ação.

Objetivos

  • Analisar os problemas relativos aos negócios e aos processos das organizações;
  • Capacitar os alunos para atuação em ambientes de alta complexidade e velocidade de transformação;
  • Entender as relações dinâmicas entre as diferentes funções dentro das organizações;
  • Antecipar tendências, dispondo de uma visão integradora, que permita aos participantes o entendimento da estrutura e do funcionamento do ambiente concorrencial em que atuam.

 

Público-Alvo

Profissionais, líderes, gerentes e executivos de diversos segmentos de negócio que já concluíram um MBA, cujo estágio de desenvolvimento em suas carreiras os impulsione à novos níveis de conhecimento prático e mercadológico.

Profissionais sem MBA podem fazer o curso, mas precisam comprovar experiência profissional relevante.

Critérios de Seleção

A coordenação da M.Murad/Fundação Getulio Vargas será responsável pela seleção e entrevista dos candidatos. Os interessados em participar do programa deverão encaminhar pré-inscrição pelo site www.mmurad.com.br e aguardar contato para entrevista. As vagas são limitadas.
 

Metodologia

A abordagem metodológica do curso privilegia a interação e valoriza a experiência, explorando casos, fazendo uso de ferramentas e técnicas de simulações e estimulando a interlocução com os professores.  Serão privilegiadas as aulas expositivas, os estudos de caso, os debates e as discussões em sala de aula.

Nesse curso, os alunos não fazem avaliações nem trabalho de conclusão de curso.

Estrutura Curricular

  • Complexidade do Ambiente Empresarial
  • Inteligência e Negociação com Fornecedores
  • Inteligência em Vendas
  • Estudos Avançados em Finanças
  • Modelos de Tomada de Decisão
  • Jogo de Negócios
  • Fórum de Debates
  • Developing Your Personal Business Agenda – DyPBA

Ementas

Complexidade do Ambiente Empresarial

Brasil: conjuntura político-econômica, mudanças estruturais e transições em médio prazo. Multipolaridade e o novo desenho político-ideológico mundial. América Latina: mudanças e tendências. Economia mundial, inserção brasileira e cenário econômico. O relacionamento entre o Estado brasileiro e os interesses empresariais.

 

Inteligência e Negociação com Fornecedores

Avaliação de Fornecedores e a necessidade de compreensão de seu plano de negócios. Prospecção de fornecedores. Estratégias de comunicação com fornecedores. Confirming. Dependência de insumos e cadeia de produção. Negociação com clientes internos. Controle dos níveis de estoque. Aspectos logísticos. Negociação de preços e prazos.

 

Inteligência em Vendas

Modelos e processos de previsão. Horizonte de previsão. Gestão do banco de dados de vendas. Informações qualitativas provenientes da força de vendas. Indicadores de desempenho. Comportamento do cliente e a importância de determinar o formato do atendimento. Comportamento da concorrência. Potencialização de vendas. Instâncias pós-vendas.

 

Estudos Avançados em Finanças

Estruturação financeira estratégica baseada em fontes de financiamento e no plano de negócios da empresa. Análise econômico-financeira do posicionamento estratégico da empresa para tomada de decisões. Decisão estratégia de financiamento: implementação e acompanhamento. Modelagem financeira, blindagens e alavancagens. Avaliação de ativos da empresa. Integração estratégica entre investimento, ativos financeiros e valor do negócio.

 

Modelos de Tomada de Decisão

Natureza da decisão, decisões estratégicas, fluxos de informação. Os modelos para tomada de decisão. Uma visão geral dos modelos matemáticos de otimização. Fatores intervenientes no processo decisório. Informação e intuição na tomada de decisão. Decisão negociada.

 

Jogo de Negócios

O curso aplicará o Mobile Conquest Game, desenvolvido pelo membro da equipe docente do programa, professor Fernando Arbache. O jogo, aplicado em sala de aula é 100% web, necessitando de acesso a Internet e preferencialmente de laboratório. O objetivo do Jogo é que cada equipe utilize os pilares da Inteligência Empresarial para diante das situações simuladas, tomarem decisões visando: a) conquistar cliente; b) gerar valor percebido de seu produto; c) gerar lucro; d) gerar valor intangível; e) reter clientes. 

 

Fórum de Debates

O fórum será organizado sempre com base em experiências de Núcleos de Inteligência existentes. Será discutido aspectos como: estratégias utilizadas para implantação; ferramentas e sistemas utilizados como base de atividades; casos de problemas ou criticidade tratados (forma e resultados); comparações de casos de sucesso que foram utilizados os pilares da inteligência vis a vis soluções por mecanismos tradicionais.

 

Developing Your Personal Business Agenda – DyPBA

Na atividade os alunos receberão ferramentas para desenvolver seu eneagrama, identificando a si mesmo; realizar a análise leadership gap identificando fraquezas e lacunas; preservar pontos fortes e desenvolver sua capacidade de liderança; identificar de recursos, apoios e obstáculos para atingir objetivos de carreira; compreensão dos benefícios existentes no objetivo e; construção do plano de ação, incluindo “tabela de etapas”.

Investimento

Condições de Pagamento:
À vista - R$ 9.650,00
R$ 5.850,00 de entrada mais 04 parcelas de R$ 973,00
R$ 3.950,00 de entrada mais 06 parcelas de R$ 983,00
R$ 1.500,00 de entrada mais 07 parcelas de R$ 1.211,00

Outros planos de pagamento podem ser formatados, consulte a coordenação da M.Murad/FGV.


 

Informações Adicionais

Documentos para Matrícula:

  • 2 fotos 3 x 4.
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da carteira de classe.
  • “Curriculum Vitae” resumido.
  • Cópia autenticada do diploma de graduação (na falta do diploma será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão do curso).
  • Cópia autenticada do certificado de pós-graduação.
  • Autorização para faturamento (contendo razão social, CNPJ, endereço e plano de pagamento) ou cheque para pagamento da parcela de entrada.

Corpo Docente

Os professores do convênio M.Murad/FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. A seguir, o currículo de professores que ministraram aulas em Vitória-ES na última turma de Pós-MBA. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.

 

Ronaldo Raemy Rangel 

Economista, pós-graduado em finanças, mestre em educação pela PUC e doutor Teoria Econômica pela Universidad de La Habana. Atualmente é doutorando em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP. Coordenador do programa de Pós-MBA em Inteligência Empresarial da FGV. Foi Pró-Reitor de Universidades no Rio e em São Paulo; membro do Conselho Federal de Economia; Presidente do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (2001-2002) e Conselheiro do CEDES - Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (2003-2004). Foi ainda Gerente de Projetos do Gabinete do Governador do Estado do Rio de Janeiro (2001) quando implementou o monitoramento municipal por indicadores locais de associação espacial e Subsecretário de Segurança Pública (2002) onde implantou sistema de georreferenciamento com interfaces estatísticas para apoio a decisão de planejamento e ações policiais.No setor produtivo, foi diretor de empresas de Construção Civil e de Brinquedos. Atualmente é diretor financeiro de empresa do setor de microeletrônicos. Autor de livros e artigos.

 

Fernando Saba Arbache

Graduado em Engenharia Civil, UFJF, Especialização em Curso de Análise, Projeto e Gerência de Sistemas, Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio, Doutorando em Sistemas de Informação - COPPE/UFRJ. Experiência Profissional: Foi CIO e responsável por novas soluções e parcerias para B2B e B2C para a empresa - Papel Virtual Editora. Atual Diretor da Arbache Tecnologia fazendo Consultorias e treinamento de logística e tecnologia (CRM, B2B, sistemas de integração) para clientes como: GE Silicones, Vivo, Souza Cruz, Rede Globo, Empresas aéreas Gol, Citibank, AON do Brasil, Electrolux, entre outras. Consultor para o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Experiência Pesquisa: Desenvolvedor de sistemas novas tecnologias em CRM, ERP e Business Intelligence. Pesquisador CNPq. Experiência Acadêmica: Professor da Fundação Getulio Vargas/Rio de Janeiro nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor do Alto comando da Marinha de Guerra Brasileira nas cadeiras de Logística e Sistemas de Informação. Professor da pós-graduação do IME (Instituto Militar de Engenharia). Livros escritos: Logística Empresarial, 2005 ; Editora Petrobras. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing, 2004; Editora FGV.

 

José Mauro Gonçalves Nunes 

Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Vice-Diretor do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias, Professor Adjunto do Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana (UERJ-IFHT). É Professor Convidado dos cursos de MBA e Pós-MBA do IDE-FGV Management. Foi Professor Visitante do Mestrado Execeutivo em Gestão Empresarial da Ebape (FGV). Foi Professor Adjunto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Convidado Centro de Pós-Graduação em Direito (CEPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi Coordenador do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Veiga de Almeida. É consultor de marketing, com atuações em empresas privadas e órgãos da administração pública estadual e municipal. É autor de livros como "Linguagem e Cognição" (Rio de Janeiro: Editora LTC, 2006) e "Comportamento do Consumidor" (Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011, 1a. edição), "Pesquisa de Mercado" (Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012, 1a. edição) e "Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado" (Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, 3a. edição, coleção FGV Management, série Marketing, em colaboração com outros autores. Recebeu o Prêmio "Excelência em Ensino" do IDE/FGV Management no ano de 2007 e 2010. Além disso, é autor do blog de marketing "Pragma: Linguagem e Cultura de Consumo" (www.josemauronunes.blogspot.com).

 

Bruno de Sousa Elia

Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE / UFRJ e Engenheiro de Produção formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ. Especialista em Finanças com MBA em Finanças Corporativas pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. Gerente de Marketing da Embratel - Área de Gerência de Preços e de Avaliação Econômico-Financeira de Novos Projetos. Especialista em Inteligência Competitiva - Diretoria de Negócios da Embratel Membro fundador do PROCEH -Programa de Capacitação em Ergonomia Hospitalar da COPPE / UFRJ. Participante da elaboração do mapeamento e otimização de processos logísticos em diversas empresas prestadoras de serviço, dentre elas: Banco do Brasil, Embratel, Aliança Navegação, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/RJ e Hospital Municipal Lorenço Jorge/RJ. Especialização em Logística Hospitalar pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ. Especialista em Regulamentação Econômica, Políticas Públicas de Emprego, Micro-crédito Produtivo e Terceiro Setor.

 

Patricia Riccelli Galante de Sá 

Mestre em Administração pela FGV/Ebape e Graduada em Comunicação Social/Relações Públicas. Especialista em Reputação Corporativa, leia-se: sustentabilidade, branding, marketing e ética empresarial e gestão de serviços, setor que reúne a maior parte de minha experiência profissional. Já exerci cargos executivos (comunicação e marketing) na TAM, Sheraton e Caesar Park e prestei consultorias para Natura, Tilibra, Monsanto, Disney, Mogiana, Henkel e Louis Vuitton por meio de minha empresa FastCo. Professora-convidada dos MBAs da FGV, da UFRJ/Escola Politécnica e Instituto de Economia (MBE 3o Setor) e Ibmec (cursos in-company) . Coordenadora do livro Comunicação Integrada de Marketing e co-autora do livro Gestão de Serviços e Marketing Interno (coleção Marketing) pela FGV Editora. Autora do blog Amor ao Planeta, especializado em sustentabilidade e reputação corporativa. Criadora e curadora do projeto comunitário Barra Sustentável (desde 2008); Diretora de Marketing da Associação de Imprensa da Barra e membro da Comissão de Assuntos Comunitários da OAB/RJ.

 

 

Estude na FGV em Vitória!

Pré-Inscrição

Líder Nacional no Ranking do MEC

Cursos
Relacionados

Ver Todos os cursos

Gestão e Negócios

MBA em Saúde - Gestão de Clínicas e Hospitais

Gestão e Negócios

MBA em Gestão Comercial

Gestão e Negócios

Técnicas de Vendas

Pré-Inscrição