(27) 2125-4761

(27) 99975-4248

Formação Avançada - Inteligência Empresarial

Apresentação

O programa de Formação Avançada da FGV visa habilitar os participantes a utilizar e criar procedimentos para a redução da incerteza e elevação da assertividade nas decisões empresariais por meio do tratamento e uso das informações antecipativas que passam a ser elementos de vantagens competitivas, na qual os processos de sense making e de decision making se sobrepõem.

Diferenciais

Objetivos

  • Analisar os problemas relativos aos negócios e aos processos das organizações;
  • Capacitar os alunos para atuação em ambientes de alta complexidade e velocidade de transformação;
  • Entender as relações dinâmicas entre as diferentes funções dentro das organizações;
  • Antecipar tendências, dispondo de uma visão integradora, que permita aos participantes o entendimento da estrutura e do funcionamento do ambiente concorrencial em que atuam.

 

Público-Alvo

O programa está voltado para empreendedores, executivos, consultores e profissionais de nível superior que buscam explorar com mais profundidade assuntos complexos do mundo corporativo. Destina-se a pessoas com maturidade profissional, que valorizam um networking qualificado e que encontram-se diante de novos desafios gerenciais e profissionais ou que vivem um momento de inflexão em suas carreiras.

Critérios de Seleção

Experiência profissional relevante como empreendedor sócio de negócio ativo, ou em cargos de gestão ou, ainda, de liderança de equipes.

A coordenação da MMurad - Conveniada FGV será responsável pela seleção e entrevista dos candidatos. Os interessados em participar do programa deverão encaminhar pré-inscrição pelo site www.mmurad.com.br e aguardar contato para entrevista. As vagas são limitadas.
 

Estrutura Curricular

  • Complexidade do Ambiente Empresarial;
  • Inteligência e Inovação;
  • Inteligência Comercial e Prospecção de Mercado;
  • Inteligência Financeira e Geração de Valor;
  • Modelos de Tomada de Decisão;
  • Design Thinking;
  • Seminário “Praticas de Inteligência Empresarial”;

Carga Horária: 120 h/a

Ementas

Complexidade do Ambiente Empresarial

Brasil: conjuntura político-econômica, mudanças estruturais e transições em médio prazo. Multipolaridade e o novo desenho político-ideológico mundial. América Latina: mudanças e tendências. Economia mundial, inserção brasileira e cenário econômico. O relacionamento entre o Estado brasileiro e os interesses empresariais.

 

Inteligência e Inovação

Fundamentos da Inovação. O processo de criatividade. Inteligência e tendências do mercado de Startups. Inteligência com foco em inovação.

Inteligência Comercial e Prospecção de Mercado

Condicionantes do Mercado. Macro tendências do ambiente de negócios. Consumer Insights. Inteligência e os softwares de gestão de vendas. Inteligência e análise dos nichos inexplorados.

Inteligência Financeira e Geração de Valor

Estruturação financeira e estratégica empresariais. Inteligência e decisões financeiras. Inteligência como apoio para a integração estratégica entre investimento, ativos financeiros e valor do negócio.

Modelos de Tomada de Decisão

Procedimentos de tomada de decisão. Inteligência e apoio a decisão. Seleção de variáveis. Fatores intervenientes no processo decisório. Social intelligence e decisões negociadas. Inteligência, sensibilidade e intuição na tomada de decisão. 

Design Thinking

Introdução ao Design Thinking. O Design Thinking centrado no ser humano: o Design Thinking como facilitador do processo de envolvimento das pessoas. O processo do Design Thinking, e ferramentas de inteligência com foco em inovação.

Seminário “Praticas de Inteligência Empresarial”

Como as mudanças do ambiente corporativo acontecem em velocidade avançada, o seminário busca ser o espaço para inserção de novas e emergentes temáticas surgidas no decorrer do curso. Para tanto, seu tema é livre e também tem o objetivo de aproximar os conhecimentos e experiências adquiridos pelos alunos, promovendo o fechamento e integração das temáticas tratadas no programa.

 

Investimento

Condições de Pagamento:

  • À vista - R$ 9.650,00
  • R$ 5.850,00 de entrada mais 04 parcelas de R$ 973,00
  • R$ 3.950,00 de entrada mais 06 parcelas de R$ 983,00
  • R$ 1.500,00 de entrada mais 07 parcelas de R$ 1.211,00
  • Outros planos de pagamento podem ser formatados, consulte a coordenação da MMurad - Conveniada FGV.



 

Corpo Docente

Os professores do convênio MMurad - Conveniada FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. A seguir, o currículo de professores que ministraram aulas em Vitória-ES na última turma de Pós-MBA. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.

 

Ronaldo Raemy Rangel 

Economista, pós-graduado em finanças, mestre em educação pela PUC e doutor Teoria Econômica pela Universidad de La Habana. Atualmente é doutorando em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP. Coordenador do programa de Pós-MBA em Inteligência Empresarial da FGV. Foi Pró-Reitor de Universidades no Rio e em São Paulo; membro do Conselho Federal de Economia; Presidente do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (2001-2002) e Conselheiro do CEDES - Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (2003-2004). Foi ainda Gerente de Projetos do Gabinete do Governador do Estado do Rio de Janeiro (2001) quando implementou o monitoramento municipal por indicadores locais de associação espacial e Subsecretário de Segurança Pública (2002) onde implantou sistema de georreferenciamento com interfaces estatísticas para apoio a decisão de planejamento e ações policiais.No setor produtivo, foi diretor de empresas de Construção Civil e de Brinquedos. Atualmente é diretor financeiro de empresa do setor de microeletrônicos. Autor de livros e artigos.

 

Fernando Saba Arbache

Graduado em Engenharia Civil, UFJF, Especialização em Curso de Análise, Projeto e Gerência de Sistemas, Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio, Doutorando em Sistemas de Informação - COPPE/UFRJ. Experiência Profissional: Foi CIO e responsável por novas soluções e parcerias para B2B e B2C para a empresa - Papel Virtual Editora. Atual Diretor da Arbache Tecnologia fazendo Consultorias e treinamento de logística e tecnologia (CRM, B2B, sistemas de integração) para clientes como: GE Silicones, Vivo, Souza Cruz, Rede Globo, Empresas aéreas Gol, Citibank, AON do Brasil, Electrolux, entre outras. Consultor para o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Experiência Pesquisa: Desenvolvedor de sistemas novas tecnologias em CRM, ERP e Business Intelligence. Pesquisador CNPq. Experiência Acadêmica: Professor da Fundação Getulio Vargas/Rio de Janeiro nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor do Alto comando da Marinha de Guerra Brasileira nas cadeiras de Logística e Sistemas de Informação. Professor da pós-graduação do IME (Instituto Militar de Engenharia). Livros escritos: Logística Empresarial, 2005 ; Editora Petrobras. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing, 2004; Editora FGV.

 

José Mauro Gonçalves Nunes 

Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Vice-Diretor do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias, Professor Adjunto do Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana (UERJ-IFHT). É Professor Convidado dos cursos de MBA e Pós-MBA do IDE-FGV Management. Foi Professor Visitante do Mestrado Execeutivo em Gestão Empresarial da Ebape (FGV). Foi Professor Adjunto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Convidado Centro de Pós-Graduação em Direito (CEPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi Coordenador do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Veiga de Almeida. É consultor de marketing, com atuações em empresas privadas e órgãos da administração pública estadual e municipal. É autor de livros como "Linguagem e Cognição" (Rio de Janeiro: Editora LTC, 2006) e "Comportamento do Consumidor" (Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011, 1a. edição), "Pesquisa de Mercado" (Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012, 1a. edição) e "Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado" (Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, 3a. edição, coleção FGV Management, série Marketing, em colaboração com outros autores. Recebeu o Prêmio "Excelência em Ensino" do IDE/FGV Management no ano de 2007 e 2010. Além disso, é autor do blog de marketing "Pragma: Linguagem e Cultura de Consumo".(www.josemauronunes.blogspot.com).

 

Bruno de Sousa Elia

Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE / UFRJ e Engenheiro de Produção formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ. Especialista em Finanças com MBA em Finanças Corporativas pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. Gerente de Marketing da Embratel - Área de Gerência de Preços e de Avaliação Econômico-Financeira de Novos Projetos. Especialista em Inteligência Competitiva - Diretoria de Negócios da Embratel Membro fundador do PROCEH -Programa de Capacitação em Ergonomia Hospitalar da COPPE / UFRJ. Participante da elaboração do mapeamento e otimização de processos logísticos em diversas empresas prestadoras de serviço, dentre elas: Banco do Brasil, Embratel, Aliança Navegação, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/RJ e Hospital Municipal Lorenço Jorge/RJ. Especialização em Logística Hospitalar pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ. Especialista em Regulamentação Econômica, Políticas Públicas de Emprego, Micro-crédito Produtivo e Terceiro Setor.

 

Patricia Riccelli Galante de Sá 

Mestre em Administração pela FGV/Ebape e Graduada em Comunicação Social/Relações Públicas. Especialista em Reputação Corporativa, leia-se: sustentabilidade, branding, marketing e ética empresarial e gestão de serviços, setor que reúne a maior parte de minha experiência profissional. Já exerci cargos executivos (comunicação e marketing) na TAM, Sheraton e Caesar Park e prestei consultorias para Natura, Tilibra, Monsanto, Disney, Mogiana, Henkel e Louis Vuitton por meio de minha empresa FastCo. Professora-convidada dos MBAs da FGV, da UFRJ/Escola Politécnica e Instituto de Economia (MBE 3o Setor) e Ibmec (cursos in-company) . Coordenadora do livro Comunicação Integrada de Marketing e co-autora do livro Gestão de Serviços e Marketing Interno (coleção Marketing) pela FGV Editora. Autora do blog Amor ao Planeta, especializado em sustentabilidade e reputação corporativa. Criadora e curadora do projeto comunitário Barra Sustentável (desde 2008); Diretora de Marketing da Associação de Imprensa da Barra e membro da Comissão de Assuntos Comunitários da OAB/RJ.

 

 

Depoimentos

Conheci a M.Murad/FGV e seus Diretores em 2003, ano em que fui aluno da 1ª Turma do MBA FAC – Finanças, Auditoria e Controladoria, concluído em 2004. Confesso que a excelência do atendimento, o compromisso com um alto padrão de ensino e o elevado nível do Corpo Docente, revelados em cada detalhe, cativaram-me. De lá para cá foram 05 MBAs (04 concluídos e 01 em andamento) na M.Murad/FGV, cuja construção e transmissão do conhecimento a cada MBA contribuiu de modo significativo para a evolução da minha carreira profissional, qualificando-me para posições de comando e liderança em grandes empresas. Sendo assim, resta apenas registrar os meus sinceros agradecimentos pela experiência positiva e construtiva vivenciada ao longo dos últimos 12 anos. Parabéns à M.Murad/FGV, seus Diretores e a sua fantástica equipe, pelos 15 anos desta sólida parceria com a Fundação Getúlio Vargas, cuja excelência e o compromisso com o ensino certamente foram determinantes para a conquista, ano após ano, do título de “Melhor Conveniada FGV do Brasil”

Fábio Ricardo Geremias, ex-aluno dos cursos de MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria, Direito Tributário, Gestão Empresarial e Pós-MBA em Inteligência Empresarial..

“Resultados excelentes ao lado de pessoas excelentes. Este é o maior saldo que obtive ao fim do curso de Pós-MBA em Inteligência Empresarial pela FGV. Só tenho a agradecer a oportunidade de estar com pessoas tão brilhantes por estes meses e desejar que os frutos desta experiência sejam ainda mais compensadores para todos. Novos desafios, there we go!”

Rana Gabriel Taquini, Pós-MBA em Inteligência Empresarial - Turma 04.

“Parabéns a todos os professores que ministraram com excelência as suas aulas para nossa Turma 04 do Pós-MBA em Inteligência Empresarial. Externamos os nossos agradecimentos a todos vocês e a FGV por ser uma instituição ímpar no Brasil no desenvolvimento intelectual de profissionais “alunos com mentes brilhantes” e de caráter irrefutável que colaboram de forma direta para o crescimento deste país.”

Danilo Sérgio Endringer Junior, Pós-MBA em Inteligência Empresarial - Turma 04.

Estude na FGV em Vitória!

Pré-Inscrição

Líder Nacional no Ranking do MEC

Cursos
Relacionados

Ver Todos os cursos

Gestão e Negócios

MBA em Logística e Supply Chain Management

Gestão e Negócios

MBA em Gestão: Incorporação e Construção Imobiliária

Gestão e Negócios

MBA em Gestão Estratégica de Pessoas

Pré-Inscrição